-
- Membros
- Mensagens: 45
- Registrado em: 19 Fev 2010, 08:22
- Estado: SP
- Cidade: Santo André
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Costumo usar o meu no tip para economizar combustível, e a economia é grande.
Da 1ª para 2ª mudo assim que o carro sai da imobilidade.
Da 2ª para 3ª mudo a exatos 38 Km/h.
Da 3ª para 4ª mudo aos 52 Km/h.
Mas é muito importante também ao utilizar a função tip usar e abusar das reduzidas para economizar freios e combustível.
Isso é capaz de diminuir o consumo em pelo menos 10 a 15%.
Outra coisa que reparei é que ao deixar o câmbio em D, o sistema usa muito a "meia-marcha", quando usamos o tip isso não acontece.
Da 1ª para 2ª mudo assim que o carro sai da imobilidade.
Da 2ª para 3ª mudo a exatos 38 Km/h.
Da 3ª para 4ª mudo aos 52 Km/h.
Mas é muito importante também ao utilizar a função tip usar e abusar das reduzidas para economizar freios e combustível.
Isso é capaz de diminuir o consumo em pelo menos 10 a 15%.
Outra coisa que reparei é que ao deixar o câmbio em D, o sistema usa muito a "meia-marcha", quando usamos o tip isso não acontece.
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Cara... isso eu achei HORRÍVEL!!!!!!! Fizeram esta programação no meu carro e achei MUITO RUIM!!!!! GRAÇAS A DEUS consegui desprogramar isso!!!!!
Essa programação estica mais as marchas mesmo.... o carro consome mais, mais ruido.... isso tudo mesmo se pisar "pianinho"!!!! Mas o q achei o PIOR DISSO.... é q na redução da 2º pra 1º é feita com 19, 20km/h!!!!!! Dai acontece aquele tranco HORRÍVEL!!!!!! Mas horrível meeeeeeeeeeeeeesmooooooooo!!!!
Com o cambio sem essa programação a redução é feita com 9km/h e o tranco praticamente nem existe!!!! Agora com essa programação, ficou horrivel!!!!!
EU ODIEI!!!!!!
Reclamei um monte depois q fizeram isso... e a css me informou q não tinha como voltar atras!!!!! Mas fui atras de outra css, q conseguiu desinstalar e voltar o q era!!!!!
Essa programação estica mais as marchas mesmo.... o carro consome mais, mais ruido.... isso tudo mesmo se pisar "pianinho"!!!! Mas o q achei o PIOR DISSO.... é q na redução da 2º pra 1º é feita com 19, 20km/h!!!!!! Dai acontece aquele tranco HORRÍVEL!!!!!! Mas horrível meeeeeeeeeeeeeesmooooooooo!!!!
Com o cambio sem essa programação a redução é feita com 9km/h e o tranco praticamente nem existe!!!! Agora com essa programação, ficou horrivel!!!!!
EU ODIEI!!!!!!
Reclamei um monte depois q fizeram isso... e a css me informou q não tinha como voltar atras!!!!! Mas fui atras de outra css, q conseguiu desinstalar e voltar o q era!!!!!
Arr escreveu:O meu não troca antes de 70km/h nem com reza brava, nem se eu mandar alguém empurrar o carro, heheherodrigo cardozo escreveu:Catarioca escreveu:Andando manso sem pisar... o meu troca para a 4º em exatos 60km/h!!!!!
Acho q a troca prematura é muito valida no consumo e ruido....
X2 Perfeito, o meu também...
É que a galera não percebeu que se mantida velocidade constante, alcançada "de leve", ele realmente muda aos 60, no máximo aos 63km/h para 4ª... Agora se quiser chegar aos 60 rapidinho, ele só vai trocar lá pelo 70 e poucos p/4ª... Não adianta, tem de andar "virando roda", bem tiozão... Aí a troca fica em torno dos 60km/h ou pouco acima...
Antigamente trocava aos exatos 60km/h, mas depois da reprogramação no câmbio em ago/10 ele passou a esticar mais as marchas. Se estou num trânsito anda e para, ou locais onde a velocidade tem realmente que ser baixa uso o modo neve para andar só em segunda.
Se ando entre 55 / 70 uso o tiptronic pra por 4ª.
Uma curiosidade que gostaria de saber se acontece com o carro dos colegas também:
Se estou no modo "neve" em 2ª marcha e mudo a alavanca para o tiptronic o câmbio automaticamente passa para terceira marcha, mesmo que eu esteja a 10 por hora. E não sai mais da 3ª mesmo que eu pare o carro. (o impressionante é que ele não arranca tão mal em 3ª não, o conversor de torque compensa bastante)
Aí se eu reduzo uma vez o tiptronic no modo "neve" volta a ter o comportamento normal, reduz as marchas quando a velocidade cai, etc.
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Esta "meia marcha" por acaso seria aquela redução na rotação q ele faz dentro das marchas????Edgard escreveu: Outra coisa que reparei é que ao deixar o câmbio em D, o sistema usa muito a "meia-marcha", quando usamos o tip isso não acontece.
- adal_abade
- Membros
- Mensagens: 235
- Registrado em: 09 Fev 2011, 13:48
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Também gostaria de saber o que é "meia marcha"....
Vejo tb todo mundo usar a velocidade como unidade de medida, só um colega usou o RPM... Achoe que essa é a medida mais correta.
Mas como eu disse anteriormente, já estiquei terceira até uns 130 no D com "kick down" direto. O giro chegou a 5mil... e depois trocou para a quarta...
Além disso, o manual diz que quando estiver amaciando nunca se deve passar além dos 2/3 do giro máximo. Se o cambio fosse tão esperto assim ele poderia dar uma limitada nisso trocando para quarta bem antes.
PS: Aprendi pra que posso usar a tecla neve no Brasil... (graças a esse post)
Vejo tb todo mundo usar a velocidade como unidade de medida, só um colega usou o RPM... Achoe que essa é a medida mais correta.
Mas como eu disse anteriormente, já estiquei terceira até uns 130 no D com "kick down" direto. O giro chegou a 5mil... e depois trocou para a quarta...
Além disso, o manual diz que quando estiver amaciando nunca se deve passar além dos 2/3 do giro máximo. Se o cambio fosse tão esperto assim ele poderia dar uma limitada nisso trocando para quarta bem antes.
PS: Aprendi pra que posso usar a tecla neve no Brasil... (graças a esse post)
[b][color=#000040]Imagina nóis de Audi, ou de [u]Citröen[/u], indo aqui, indo ali, Só pam, De vai e vem,
Aí truta, é o que eu acho, Quero também,
[u]Mas em São Paulo, Deus é uma nota de 100,[/u]
VIDALOKA!!![/color][/b]
Aí truta, é o que eu acho, Quero também,
[u]Mas em São Paulo, Deus é uma nota de 100,[/u]
VIDALOKA!!![/color][/b]
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
É a "patinação" do conversor de torque.adal_abade escreveu:Também gostaria de saber o que é "meia marcha"....
Repare que ao entrar 2ª em baixa velocidade a rotação vai até uns 2800rpm a 30km/h depois cai para 2000rpm quando o conversor bloqueia.
-
- Membros
- Mensagens: 45
- Registrado em: 19 Fev 2010, 08:22
- Estado: SP
- Cidade: Santo André
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
É isso aí. Quando o câmbio está no tip esta "patinação" quase não acontece.Arr escreveu:É a "patinação" do conversor de torque.adal_abade escreveu:Também gostaria de saber o que é "meia marcha"....
Repare que ao entrar 2ª em baixa velocidade a rotação vai até uns 2800rpm a 30km/h depois cai para 2000rpm quando o conversor bloqueia.
-
- Membros
- Mensagens: 21
- Registrado em: 26 Nov 2010, 19:34
- Estado: RJ
- Cidade: Rio de Janeiro
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Fiquei contente que o "meu problema" tenha sido percebido por outros tantos usuários. Será que em prol da economia não seria interessante "pedir" a citroen uma análise de mapeamento do câmbio para uma "tocada" mais econômica? Ou ao menos um teste sério da parte deles com números reais que pudessem demonstrar o "ganho" real entre a config. atual x outra com trocas em giro/velocidade mais baixos?
Entendo que o carro tem um motor ótimo, que é bom sentir, mas acho que o bolso dói mais neste caso, além do mais, se quiser andar mais forte aperta o S e deixa o bichinho mostrar toda a sua cavalaria na hora desejada.
Será que conseguimos algo deste tipo?
Peço ajuda aos moderadores para verificar se temos esse poder de alcance e quem sabe alguém da Citroen nos escuta e realiza um estudo deste tipo.
Minha impressão é que a economia seria maior que 15%.
Agradeço ao pessoal que deixou sua opinião.
Quem tiver mais comentário a expor fique a vontade.
Abs,
Marcelo / Observer
Entendo que o carro tem um motor ótimo, que é bom sentir, mas acho que o bolso dói mais neste caso, além do mais, se quiser andar mais forte aperta o S e deixa o bichinho mostrar toda a sua cavalaria na hora desejada.
Será que conseguimos algo deste tipo?
Peço ajuda aos moderadores para verificar se temos esse poder de alcance e quem sabe alguém da Citroen nos escuta e realiza um estudo deste tipo.
Minha impressão é que a economia seria maior que 15%.
Agradeço ao pessoal que deixou sua opinião.
Quem tiver mais comentário a expor fique a vontade.
Abs,
Marcelo / Observer
-
- Membros
- Mensagens: 50
- Registrado em: 21 Set 2010, 23:45
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Observer escreveu:Fiquei contente que o "meu problema" tenha sido percebido por outros tantos usuários. Será que em prol da economia não seria interessante "pedir" a citroen uma análise de mapeamento do câmbio para uma "tocada" mais econômica? Ou ao menos um teste sério da parte deles com números reais que pudessem demonstrar o "ganho" real entre a config. atual x outra com trocas em giro/velocidade mais baixos?
Entendo que o carro tem um motor ótimo, que é bom sentir, mas acho que o bolso dói mais neste caso, além do mais, se quiser andar mais forte aperta o S e deixa o bichinho mostrar toda a sua cavalaria na hora desejada.
Será que conseguimos algo deste tipo?
Peço ajuda aos moderadores para verificar se temos esse poder de alcance e quem sabe alguém da Citroen nos escuta e realiza um estudo deste tipo.
Minha impressão é que a economia seria maior que 15%.
Agradeço ao pessoal que deixou sua opinião.
Quem tiver mais comentário a expor fique a vontade.
Abs,
Marcelo / Observer
Concordo perfeitamente. O câmbio tem a opção "S" que poderia esticar mais as marchas se necessário. Eu também ficaria muito satisfeito em conseguir uma outra configuração com a Citroen. Se eu puder ajudar de alguma forma, tô nessa!
Quanto ao meu carro, ele não passa da 3ª pra 4ª antes dos 70km/h nem por decreto. Eu já testei, configurei o piloto automático para 69km/h numa reta plana, o que acontece é que ele fica "gritando" a quase 4000 RPM e NÃO passa para a 4ª de jeito nenhum.
Mas outro dia, eu fui andar um pouco no Pallas da minha sogra e ele realmente mudou da 3ª pra 4ª em uns 62km/h, muito mais suave que o meu. Achei aquela configuração bem melhor... Principalmente porque se eu apertar a tecla "S" do câmbio, ele estica tão bem quanto o meu.
-
- Membros
- Mensagens: 11
- Registrado em: 25 Mar 2011, 22:54
- Estado: SC
- Cidade: Florianópolis
- Veiculo: Outros
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Blz gurizada
Estou com um C4 Pallas a dois dias apenas e ainda estou conhecendo o carro.
Prestei atenção para ver quando as trocas acontecem no meu..
de terceira para quarta a troca acontece entre 61 e 62 km/h..
Estou com um C4 Pallas a dois dias apenas e ainda estou conhecendo o carro.
Prestei atenção para ver quando as trocas acontecem no meu..
de terceira para quarta a troca acontece entre 61 e 62 km/h..
Abs
EDUARDO
C4Pallas_GLX_08/08
EDUARDO
C4Pallas_GLX_08/08
- jroberto
- Membros
- Mensagens: 50
- Registrado em: 05 Jan 2011, 00:38
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: Outros
Re: Troca de 3 para 4 marcha câmbio automático
Pessoal, comparei o câmbio do meu C4 Picasso e cheguei à conclusão que, comparando com o Xsara Picasso manual que eu possuía antes, foi retirada a 3ª marcha. Isso mesmo: a 3ª do automático equivale à 4ª do manual, dá para colocar por volta dos 40 km/h. Já a 4ª me pareceu levemente mais LONGA que a 5ª do manual, pois a 100 km/h o motor gira a cerca de 2.800 rpm.
Realmente, ao acelerar suavemente, o câmbio troca mais cedo. Se pisar um pouco mais, ele vai esticar e gritar.
Realmente, ao acelerar suavemente, o câmbio troca mais cedo. Se pisar um pouco mais, ele vai esticar e gritar.