Estive lendo em alguns fóruns internacionais e não tem como recalibrar o sensor de chuva. A recomendação é utilizar algum produto que facilite o escoamento da água no vidro:
Exemplos:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 9525.shtml
Parece fazer sentido. De acordo com o "HowStuffWorks" (http://carros.hsw.uol.com.br/limpadores ... brisa4.htm), o funcionamento do sensor se dá da seguinte forma:
Em míudos, se a água que escorre pelo vidro for escoada mais rapidamente, o sensor funcionará melhor (na teoria)...rsrsrsContudo, um novo tipo de sistema capaz de detectar o volume de água no pára-brisa e controlar os limpadores está começando a aparecer nos carros. Um deles é desenvolvido pela TRW Inc. Aqui está uma descrição do seu sistema de sensor de chuva (em inglês). A TRW utiliza sensores ópticos para detectar a umidade. O sensor é colocado em contato com a parte interna do pára-brisa, perto do espelho retrovisor.
Ele projeta uma radiação infravermelha no pára-brisa em um ângulo de 45 graus. Se o vidro estiver seco, grande parte da radiação é refletida de volta no sensor pela parte da frente do pára-brisa. Se o vidro estiver molhado, as gotas refletirão a luz em direções diferentes. Quanto mais molhado o vidro, menos luz é refletida de volta.
Os dispositivos eletrônicos o o software do sensor acionam os limpadores quando a intensidade de luz refletida diminui até um nível predeterminado. A velocidade do limpador é regulada de acordo com a velocidade de formação de gotículas entre um movimento e outro. O sistema opera em todas as velocidades e se auto-regula de acordo com o exigido pela freqüência de acúmulo de água.
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Lincão!