Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Lincão
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros
Contato:

Re: Sensor de Chuva - funciona 100% ?

Mensagem por Lincão »

Comigo é a mesma coisa.

Estive lendo em alguns fóruns internacionais e não tem como recalibrar o sensor de chuva. A recomendação é utilizar algum produto que facilite o escoamento da água no vidro:

Exemplos:
http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 9525.shtml

Parece fazer sentido. De acordo com o "HowStuffWorks" (http://carros.hsw.uol.com.br/limpadores ... brisa4.htm), o funcionamento do sensor se dá da seguinte forma:
Contudo, um novo tipo de sistema capaz de detectar o volume de água no pára-brisa e controlar os limpadores está começando a aparecer nos carros. Um deles é desenvolvido pela TRW Inc. Aqui está uma descrição do seu sistema de sensor de chuva (em inglês). A TRW utiliza sensores ópticos para detectar a umidade. O sensor é colocado em contato com a parte interna do pára-brisa, perto do espelho retrovisor.

Ele projeta uma radiação infravermelha no pára-brisa em um ângulo de 45 graus. Se o vidro estiver seco, grande parte da radiação é refletida de volta no sensor pela parte da frente do pára-brisa. Se o vidro estiver molhado, as gotas refletirão a luz em direções diferentes. Quanto mais molhado o vidro, menos luz é refletida de volta.

Os dispositivos eletrônicos o o software do sensor acionam os limpadores quando a intensidade de luz refletida diminui até um nível predeterminado. A velocidade do limpador é regulada de acordo com a velocidade de formação de gotículas entre um movimento e outro. O sistema opera em todas as velocidades e se auto-regula de acordo com o exigido pela freqüência de acúmulo de água.
Em míudos, se a água que escorre pelo vidro for escoada mais rapidamente, o sensor funcionará melhor (na teoria)...rsrsrs

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

rdomingues escreveu:Amigos, o meu funciona exatamente como descrito. Como tenho que descer 3 subsolos todo dia pra parar o carro, fica "descendo" água pelo parabrisa e "viajo" quase os 3 andares com ele ligado, ao entrar na garagem de casa. Estranho é que eu tive um 206 feline com esse sensor e funcionava que era uma maravilha.
Minha esposa tem um C3 com o sensor de chuva e tirando o fato dele ser um pouco tímido para começar a trabalhar enquanto a garoa está fraca, de resto funciona OK.
Inclusive peguei um temporal na estrada no final do ano e funcionou muito bem, conforme variava a intensidade da chuva.

helderlima
Membros
Estado: RN
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por helderlima »

O sensor de chuva tem que ser colocado no modo "automático" toda vez que liga o carro? É que, quando eu desligo, ele volta para "manual", isto é, se chover ele não liga sozinho...

helderlima
Membros
Estado: RN
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por helderlima »

Ninguém sabe dizer se é preciso ativar o sensor de chuva toda vez que liga o carro??

fmiglior
Moderador
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por fmiglior »

helderlima escreveu:Ninguém sabe dizer se é preciso ativar o sensor de chuva toda vez que liga o carro??
sim, é preciso ativar o sensor toda vez q liga o carro.
EX C4 VTR

ThiagoJansen
Membros

Mensagem por ThiagoJansen »

ThiagoJansen escreveu:É pessoal,
Tenho o meu a quase um mês e o pouco de experiência que tive com chuviscos foi o suficiente pra não usar o limpador automático. Fico muito incomodado com incompatibilidades na velocidade do limpador, sem contar que em pouca chuva costumo ficar ativando a limpeza manualmente...acho que isso é umas daquelas manias de louco! hehe
valeu.
Segunda chance, foi o que eu dei para o sensor e finalmente ele funcionou como deveria. Não ficou louco, mais estava calibrando de acordo com a intensidade da chuva, variando entre forte e fraca. Sobre o ativamento sempre que se liga o carro, realmente percebi isso hj, ele se desativa ao desligar o carro.
PS.: Não fiz nada com relação à limpeza do vidro para melhorar seu funcionamento, simplesmente usei novamente.
Thiago Jansen

Jairo L. Corso
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Jairo L. Corso »

No manual, página 23 está tudo explicado.

piolho
Membros
Estado: DF
Veiculo: Outros

Mensagem por piolho »

Que bom que não sou só eu... :-)
Também acho meio exagerado o funcionamento do limpador automático. Muitas vezes coloco no manual mesmo.

Fabio Trima
Membros

Mensagem por Fabio Trima »

Pessoal,
Na cidade não gostei muito o automatico... tenho os mesmos problemas aqui relatados por colegas do C4C, mais na estrada funciona ao agrado, acelerando e parando nas ocasiões certas.
C4 use com moderação...
[img]http://img25.imageshack.us/img25/2305/32501378.jpg[/img]

julianocortes
Membros
Estado: DF
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual

Mensagem por julianocortes »

O meu limpador automático também fica funcionando um tempão mesmo quando entro na garagem. Não sou usuário deste sistema em automatico porque fico incomodado com afalta de precisão no seu funcionamento. Nao testei na estrada ainda.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”