Tudo sobre áudio e vídeo para toda linha C4.
mmbdp
Moderador
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Re: Meu Navidrive não para de reiniciar. Me ajudem por favor.

Mensagem por mmbdp »

Werner C4 VTR escreveu:Nossa Marcello esse preço de mais ou menos R$ 1.200,00 está bem mais acessivel para um kit multimídia.
Veja no tópico MULTIMEDIA LSQ como fazer para comprar.
viewtopic.php?f=19&t=6894
Mas pessoal tenho uma boa noticia que acho que vai ser para todos e espero ser minha primeira colaboração como novo membro desse clube.
Encontrei uma luz no final do túnel hoje dia 08/04/11 em minha rotineira jornada em busca de uma solução que acho que vai servir para todos.
O Rafael da Ander' Sound em São Paulo capital na Av. João Dias é um intelecto no mundo dos sons para carro e computação e tratou do meu problema com se fosse um computador, e bem aparentemente é isso mesmo, a placa BGA que temos no modulo do som que serve para transmitir as informações de comando é igual a de uma TV de LCD, Computador entre outros, pois bem, o reinicia mento constante que está tendo no meu Navidrive é um sintoma de super aquecimento ou afrouxamento, acho que é essa a palavra, no íons ou plugs milimétricos que compõem essa placa.
Então ai a dica que acredito servir para todos, fazendo um REFLUXO dessa placa aproximamos mais ela dos íons ou plugs restaurando a conectividades entre eles que se desgasta com o tempo, esse procedimento custa em média R$ 350,00 mais ainda não é uma solução iminente mas como disse uma luz no final do túnel.
Então caso alguém tenha uma central multimídia que esteja dando pane ao invés de gastarem fortunas na assistência técnica pode ser um procedimento simples como esse.

Como diagnosticar:

Primeiro passo - Abra todo a caixa de proteção do modulo multimídia e localize a placa BGA geralmente ela sempre está no centro e tem uma luzinha amarela ou verde e sua extremidade.

Segundo passo – De pois de localizado a placa ligue o som normalmente e pressione levemente para baixo a placa apoiado em uma superfície, se por um instante tudo voltar ao normal, TÁ AI O SUPOSTO PROBLEMA, ai é só fazer esse REFLUXO e ver no que vai dar.

Obs. Essa teoria é com base no meu problema, entretanto conversei com uma assistência técnica de som, TV, Home theater, DVD, etc me disse que toda vez que teve os diagnósticos iguais ao meu multimídia e outros aparelhos usou dessa técnica e deu certo, mas são poucas pessoas que fazem por ser um processo muito sensível e com aparelhagem especifica.

Bom, vamos ver a cenas do próximo capítulo e torcer para dar certo, pois o que mais quero agora mesmo sendo tecnologia ultrapassada ou não é meu carrinho funcionando como imagino que deve ser.

Espero ter ajudado.

Abs.

Werner C4 VTR
Que bom que eu estava ERRADO, Werner!

Se realmente funcionar, avise-nos pois vou fixar um tópico com o nome e contato do "Rafael da Ander' Sound em São Paulo capital na Av. João Dias é um intelecto no mundo dos sons para carro e computação". Pois até agora ninguém havia aparecido com conhecimento e vontade para mexer nos (poucos) navidrives que habitam nossa terra Brasil.

No mais, vc verá que as skins e parte de funções do computador de bordo são realmente bonitos e eficazes. O problema é não ter DVD, não passar videos com o carro em movimento (isso o expert aí pode até resolver, tem tutorial aqui no c4clube), e, principalmente não ter GPS.

O Cyro chegou a adaptar soluções externas para cada uma dessas funções, antes do seu VTR 1 ser vitimado pelo Tamanduá. Ele postou tudo aqui, é só buscar.

Mas com o trabalho que deu e com o gasto que isso representou, qualquer um hoje instalaria uma central multimedia, principalmente porque àquela época um kit multimedia custava 5 mil reais, pelo menos.

Boa sorte, tomara que dê certo!

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Mensagem por Cyro »

Andei ausente do C4C por questões de trabalho, mas to de volta...

Li todo o tópico e gostaria de tentar ajudar.

Inicialmente entenda o que é o Navidrive em termos de hardware: trata-se de um sistema de som, telefonia e GPS integrados PLENAMENTE aos sistemas do carro. A simples retirarada do Navidrive não é tão simples, pois é diferente de um RD4 comum (o som normal dos C4). Não sei o que pode acusar no sistema do carro se tirar o RT3 (unidade central do som) e a tela. Tenho desconfiança que afetará a leitura do carro e será constantemente sinalizado como erro pelo sistema acendendo sua luz de service direto.

O RT3 é uma unidade central totalmente integrada à tela. Se desmontar o sistema e verificar as conexões, verá que a tela é muito mais que uma tela convencional, já que parte do hardware do sistema está na tela. Existem duas placas controladoras principais: uma placa da Magnetti Marelli que conecta o sistema do Navidrive ao computador central do carro (por isso bloqueia a tela de vídeo acima de 5km/h) e uma tela Phillips que é esencialmente uma placa de vídeo.

O sistema é muito legal em termos de integração com o carro e infinitamente melhor que o computador de bordo tosco que os outros C4 tem. Posso dizer isso, pois tive um VTR com Navidrive e tenho agora outro VTR comum.... tenho MUITA saudade do anterior....

Hoje tem formas bem mais simples de desbloquear a tela do Navidrive e tem uma empresa dai de SP que faz isso por meio de um acessório conectado ao sistema que pode integrar inúmeras funções, como GPS, TV digital e captador de sinal de DVD externo. Não tenho aqui o nome da empresa, mas saiu uma reportagem sobre ela este mês na revista Car Stereo. Nada disso fica baratinho, mas acho muito mais negócio que essas centrais multimídia, que também posso opinar pois tenho uma no meu carro. A interface e a agilidade de acesso a funções das centrais perdem de longe para o Navidrive.

Passando agora para o seu problema, a primeira coisa fundamental é resetar o sistema, reinstalando o software original do Navidrive. Você deve ter dois discos em mãos: um da Navteq com a capa branca e azul que tem os mapas de GPS para a França, sem utilidade para você. Tem um segundo CD que é da Magnetti Marelli e tem a capa meio esverdeada, com o nome de Sistema Telemático. Ligue o carro, sem nada no local de CD do Navi e então insira este CD. Demora uns 15 minutos ou mais pra rodar totalmente. Não desligue o carro pois pode entrar em modo de economia e desligar tudo. Quando o sistema estiver totalmente reinstalado pode desligar. Faça novos testes. Se isso não resolver, então o problema é de hardware mesmo. A primeira coisa que eu faria seria desmontar todo o sistema, incluindo a tela e a unidade principal. Qualquer técnico em informática pode te ajudar. Ai começaria verificando as conexões dos cabos flat que tem no sistema. Só na tela do Navi tem 3 cabos flat, sendo um largo de 28 vias e dois pequenos. Verificar os contatos desses cabos, limpar seus terminais e reencaixá-los seria muito interessante, pois poderia solucionar o problema. Se nada disso funcionar, pegaria as placas controladoras e verificaria possíveis curtos (coisa que qualquer técnico em eletrônica faz). Uma boa limpeza nas placas pode ser útil. Por último verifique as ventoinhas que refrigeram o sistema. Em posição horizontal, acima da unidade principal do Navidrive, e abaixo da tela, existem duas ventoinhas montadas numa base branca. Se elas estiverem queimadas o sistema sobreaquece e reinicia. Acho essa possibilidade pouco provavel pois o sistema iria funcionar por algum tempo normalmente e só depois iria dar problema (após aquecer), mas não custa checar.

Por fim veririque o sistema na concessionária e veja porque a luz de service está acesa. Essa conversa que é pelo neblina com xenon é asneira. Tanto o primeiro como o segundo VTR que tenho tem neblina com xenon e mais um milhão de outras mods, e nada disso faz acender luz de service. A luz está acesa pelo problema do Navidrive mesmo. Isso é até bom, pois pode ser que o scanner de leitura da concessionária consiga identificar o problema. Uma passada cuidadosa no Lexia/Proxia pode ajudar.

Espero ter ajudado e mantenha-nos informado sobre a solução do problema.
Imagem

Werner C4 VTR
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Werner C4 VTR »

Nossa Matte posso dizer que seu comentário foi simplesmente sensacional.

Realmente tenho os dois cd um do nividrive e um da magneti marelli CD 880, só uma duvida coloco ele direto no NIVIDRIVE ou na disqueteira, pois já coloquei uma vez no nividrive quando a tela estava funcionando em sua raridade e não apareceu nada instruindo que uma nova instalação estava sendo feita.

Quanto aos diagnósticos que me apontou o Rafael da Ander' Sound viu tudo fez até um breve limpeza, mas quando fizemos aquele teste de pressionar a placa mãe para baixo para verificar se tinha uma melhor conectividade com seus plugs de conexão foi que voltou a funcionar tudo por alguns instantes reiniciando todo o sistema.

Passei meu dia hoje lendo todos os posts do NIVIDRIVE - Original e Tudo sobre central multimídia, tenho um som DVD instalado no porta luva da MID ainda não o vi em funcionamento, mas sei que quando o carro estiver em movimento tbm não vou ver. rsrs... e o GPS que era umas das coisas que mais queria por ser um motorista perdido tbm não vou ter, mas realmente o que mais quero é ver tudo funcionando.

Porém, queria pedir uma ajuda sua e dos demais membros desse clube, nos dias de hoje você conhece alguma CM não sendo Caska que custe menos que R$ 2.500,00 e se possível como conectividade com o controle de volante e CB, caso não tudo bem.

Estou pedindo essa dica pq tenho dois orçamentos um de R$ 3.900,00 e outro de R$ 5.264,00 e pelo visto com esses valores a concessionária que me vendeu o carro com esse problema nem sonha em pagar, talvez mais barato consiga um acordo.

Referente à luz de SERVICE ligada no momento ela está desligada só acionando quanto tentei testa o sensor de ré que devem imaginar que foi sem êxito.

Fico aguardando mais essa dica e abraços a todos e espero estar com tudo funcionando até o próximo encontro do clube.
Werner C4 VTR

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Esse CD da Magnetti Marelli é o correto. esqueça o outro que é de mapas da França... não serve pra nada. Como expliquei, ligue o carro sem CD no CD original e então coloque o CD na unidade principal... por via das dúvidas retire todos os CDs da disqueteira. É na unidade principal que vai este CD.

Sinceramente pelo que falou não acho que o problema seja software, pois ao pressionar as placas como falou tudo voltou ao normal. É contato mesmo entre as placas que parece estar ruim. Ao invés de precionar as placas apenas tente precionar os cabos flat que conectam as placas, pois pode ser ai a fonte do problema. Eu conheço o Navi "por dentro", pois desmontei o meu várias vezes e fiz o desbloqueio por hardware do mesmo. Se o teste que você fez consertou o sistema mesmo que temporariamente, é ai que está o problema. Seria importante testar em separado a tela e a unidade principal, para detectar onde está o problema. Eu aposto na HU, pois a tela pode ser retirada que o som continua funcionando mas sem dados na tela. Iria inicialmente abrir a HU e verificar todas as conexões e procurar algum curto que possa estar afetando a unidade. Verifique também as conexões traseiras da unidade para ver se não há contato entre dois pinos, tanto na unidade principal (por dentro) como no cabo de comunicação da HU para a tela. Além do cabo de fibra ótica, há um cabo com conexão na parte traseira da HU com encaixe por presilha que faz a comunicação de hardware entre as duas partes do sistema.

Como você não sabe a procedência do carro e não conhece o dono original, tem que apostar em tudo. O cara pode ter mexido na HU para puxar saída RCA direta do som para amplificador e ter algo errado nesta ligaçao, ou ao desfazê-la pra vender. Tudo tem que ser checado. Precisa encontrar alguém que manje de eletrônica para poder solucionar seu problema. Eu acho que o problema vai custar muito menos do que imagina.

Conselho de quem teve os dois sistemas: arruma o Navidrive e acople o seu DVD nele com desbloqueio da tela. É muito mais legal que as centrais multimídia... só pela interface e pela originalidade do carro já vale a pena o trabalho...

Se realmente quiser retirar o Navidrive do carro pra colocar uma central multimídia, tem centrais que podem incorporar ALGUMAS funções do CD mas de forma bem tosca na minha opinião. Estou usando uma central da Witson e você pode conseguir uma por menos de 1400...

A primeira coisa que eu te recomendo é ler muito sobre o Navidrive aqui no C4C e também sobre centrais multimídia.

PS: se for retirar o Navidrive completo do carro e quiser vender quebrado me passa uma MP e faça uma proposta... tenho interesse se o preço for razoável...
Imagem

Werner C4 VTR
Membros

Mensagem por Werner C4 VTR »

Oi Cyro pelo visto daqui apouco vamos abrir uma assistência técnica NIDRIVER. rsrsrsrs........

Como comentou fiz o teste na HU o som funcionou normalmente e pensamos em fazer um REFLUXO na tela, pois ela que estava perdendo o sinal, mas ai deu poucos minutos e tudo começou a reiniciar novamente e ai pensei, bom já testamos todos os cabos onde os mesmo se mostram novos e intactos, olhamos o cabo com pino na parte traseira da tela e do modulo para ver se não tinha algo solto, quebrado ou entupido e nada.

Foi ai que testamos a placa BGA e vimos que parecia que o problema era ali segunda-feira dia 11/04/11 vamos fazer o refluxo nela, pois como comentado é o mesmo problema que da em algumas TV's de LCD e computadores, onde esse procedimento geralmente resolve, vai custar uns R$ 350,00, mas é no escuro.
O difícil é que ninguém tem aparelhagem para mexer nesses aparelhos, até penSei em ir em desmanche para ver se acho uma quebrada para fazer testes iguais os Japoneses fizeram pós-gerra, porque no nosso caso como li toda sua trajetória com NAVIDRIVE foi tendo que gastar dinheiro do seu bolso e se estressar, gastar tempo para resolver alguns problemas onde quem tinha que fazer é a própria Citroen.

Como disse mesmo sendo ultrapassado e sem GPS, TV, Touch Screen e bluetooth prefiro meu Navidrive, pois é isso que dá o charme do carro sua originalidade procurei muito esse modelo de carro quando achei tá com problema tudo bem, mas como tenho o DVD no porta luva + USB tá blz depois pesquiso como desbloquear, uma coisa de cada vez, já o telefone coloco um chip CLARO no carro fixo e toda vez que entrar nele redireciono minhas ligações do celular para ele bem simples.

Mas Cyro de qualquer forma vou pegar todos esses comentários e levar lá no Ander' Sound com o Rafael para ver se conseguimos descobrir mais alguma coisa.

O pior que segundo volto com minha rotina e vai ser difícil continuar com essa correria que já dura um mês.

Abs.

Werner C4 VTR

BICUDO
Moderador
Estado: SP
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

Werner, apos ler todo o seu relato, acredito que o seu problema seja realmente Hardware, sou da mesma opniao do Cyro.
Hoje eu tenho o RT3 instalado no meu C2 e estou plenamente satisfeito com ele...é simplesmente como dizia um colunista social.....(um LUXO)....rsrsrsrs
Eu fix o caminho ao contrario do Cyro
O sistema é muito legal em termos de integração com o carro e infinitamente melhor que o computador de bordo tosco que os outros C4 tem. Posso dizer isso, pois tive um VTR com Navidrive e tenho agora outro VTR comum.... tenho MUITA saudade do anterior....
e nao tenho saudades nenhuma do CB do VTR, e nem penso em colocar um sistema multimidia nele...
tenho outras opçoes muito melhores....
Bom mas vamos falar de RT3 NAVIDRIVE, hoje uso ele com um iPod, e pretendo comprar um iPhone para melhorar.
apos alguns teste consegui intalar varios aplicativos no iPod e consigo mandar a area de trabalho (icones) para a tela do Navi...com isso consigo ter, GPS, Videos, MP3, Games e tudo que estiver intalado no iPod na tela do carro
simplesmente um LUXO...hehehe

Agora vamos as Luz no fim do Tunel...
Tem a venda no ebay, RNEG, RT4 e com sorte achar o RT3 mas é muito antigo...dificil
Conseguir junto a CITROEN o RNEG (tropicalizado) que vem no AIRCROSS...mas esse nao tem a funçao Video
mas tem mapas Brasil e funciona muito bem....( bem lembrado tenho que abrir um topico falando de um teste Drive feito por min no AIRCROSS da M.A usei e abusei do carro e todos os seus recusrsos....heheh)

Caso queira posso dar uma olhada nesse navidrive...ja tinha me prontificado com o Beto quando ele viu esse VTR

veja topico
viewtopic.php?f=19&t=2470

Abraços

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Algumas imagem pra ajudar no seu conserto:

A tela do Navidrive desmontada e vista por trás, expondo a placa controladora Magneti Marelli:
Imagem

Dois cabos flat a vista: um na minha mão e outro apontado pela seta:
Imagem
Muito importante checar o estado destes cabos pois podem estar partidos em alguma das vias. O teste é feito com um multímetro em baixa amperagem.

Tirando a tampa metálica abaixo da placa Magneti Marelli aparece a segunda placa controladora que é a placa Phillips:
Imagem
Repare que aparece o 3o. cabo flat (mais uma possível fonte de problemas)

É isso ai, boa sorte e vai nos contando o avnaço da coisa...
Imagem

alvarovix
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por alvarovix »

Werner C4 VTR escreveu:
Como comentou fiz o teste na HU o som funcionou normalmente e pensamos em fazer um REFLUXO na tela
Alguém pode me explicar o que é REFLUXO? Eu nunca ouvi este termo na informática...... quero aprender!
Abraço, Alvaro .·.

[size=85]C4 Hatch GLX 2.0 BVA + Couro + G5 + Angel Eyes + Neblina c/ Xenon 6000K + Central Mult. + Câm Diant. e Tras. [/size]
http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=26&t=7078

[img]http://img713.imageshack.us/img713/5075/assinf.jpg[/img]

brunollo
Membros
Estado: DF

Mensagem por brunollo »

Tb nunca ouvi, li tudo curioso pra saber o que é. Acho q é aquela parada que vc sente queimando o estômago quando vc arrota depois de comer muita carne com gordura.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...

alvarovix
Moderador
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por alvarovix »

brunollo escreveu:Tb nunca ouvi, li tudo curioso pra saber o que é. Acho q é aquela parada que vc sente queimando o estômago quando vc arrota depois de comer muita carne com gordura.
hehehhe..... como nunca mexi com eletrônica, fiquei imaginando que talvez seja um termo ligado a trilhas, contatos, soldas, etc...... talvez refazer uma trilha, ou uma solda fria.....

Se este problema fosse em um PC eu olharia 2 coisas primeiro:

1 - Aquecimento;
2 - Energia elétrica (fonte fornrcendo pouca).

Óbvio que um PC reiniciando pode ser pau em váários componentes, mas normalmente é uma das duas situações que mencionei.

Ah, e a tal ta placa BGA que vc fala não seria VGA, como nos PCs?
Abraço, Alvaro .·.

[size=85]C4 Hatch GLX 2.0 BVA + Couro + G5 + Angel Eyes + Neblina c/ Xenon 6000K + Central Mult. + Câm Diant. e Tras. [/size]
http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=26&t=7078

[img]http://img713.imageshack.us/img713/5075/assinf.jpg[/img]

Responder

Voltar para “Som & Multimedia”