- José Eduardo Lima
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual
Ficha técnica inverídica
O site da Citroën informa que a suspensão traseira do C4 (Hatch e Pallas) tem rodas independentes, mas isso não é verdade, pois o sistema é o de eixo de torção, no qual as rodas são consideradas semi-independentes quando muito. Rodas traseiras independentes tem o Focus (Multilink), por exemplo.
Editado pela última vez por José Eduardo Lima em 13 Mai 2011, 12:13, em um total de 1 vez.
- VTR2008
- Moderador
- Estado: RS
- Veiculo: C4 VTR
- Contato:
Re: Ficha técnica inverídica
Então, não entendo muito disso...estou só interpretando
Mas lendo...o que vc escreveu..
ao meu ver RODA independente é uma coisa SUSPENSÃO independente seria outra.
as rodas na teoria são independentes sim....já a suspensão tarseira não...o Focus tem suspensão independente. Até pq ao meu ver roda é uma coisa, suspensão é outra
Mas o site da citroën sempre tem erros...já achamos vários por lá no decorrer do tempo
as rodas na teoria são independentes sim....já a suspensão tarseira não...o Focus tem suspensão independente. Até pq ao meu ver roda é uma coisa, suspensão é outra
Mas o site da citroën sempre tem erros...já achamos vários por lá no decorrer do tempo
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
-
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
No site já botaram até um C3 1.4 com câmbio automático certa vez.... versão que nunca existiu.
- José Eduardo Lima
- Membros
Para que uma suspensão seja independente (exemplo: McPherson e Multilink), não pode haver um eixo ligando as rodas, ainda que o mesmo seja de torção, como na linha C4. Este sistema pode ser considerado no máximo semi-independente, pois ao se torcer o eixo absorve parte dos movimentos de uma roda que seriam transmitidos para a outra. Contudo, jamais pode-se dizer que neste caso as rodas são independentes. Suspensão independente e rodas independentes significam a mesma coisa. Ou seja, para que as rodas sejam independentes a suspensão tem que ser independente.VTR2008 escreveu:Então, não entendo muito disso...estou só interpretando
Editado pela última vez por José Eduardo Lima em 23 Mai 2011, 11:07, em um total de 2 vezes.
- adal_abade
- Membros
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Texto da Best Cars
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/susp-1.htm
Esclarece na página 4 se eu não me engano o que é o Eixo de torção e que foi inclusive invenção da Citroen. Essa é a suspensão usada nos C4.
O Focus tem a multilink sim....
http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/susp-1.htm
Esclarece na página 4 se eu não me engano o que é o Eixo de torção e que foi inclusive invenção da Citroen. Essa é a suspensão usada nos C4.
O Focus tem a multilink sim....
[b][color=#000040]Imagina nóis de Audi, ou de [u]Citröen[/u], indo aqui, indo ali, Só pam, De vai e vem,
Aí truta, é o que eu acho, Quero também,
[u]Mas em São Paulo, Deus é uma nota de 100,[/u]
VIDALOKA!!![/color][/b]
VIDALOKA!!![/color][/b]
- José Eduardo Lima
- Membros
Foi o que eu disse, a suspensão traseira do C4 é por eixo de torção, realmente invenção da Citroën (nos anos 30), assim como a revolucionária e patenteada Hydractive. Só que as rodas do C4 não são independentes. Aliás, muitos puristas dizem que nem sequer semi-independentes podem ser consideradas, e aí está a inverdade! O sistema do C4 é muito inteligente até, barato e eficiente, mas que não é igual ao Multilink, isso não é. Tanto que todo carro de um nível pra cima tem suspensão independente nas 4 rodas, é um fato incontestável! E acho que o C4, por suas muitas qualidades, merecia ter também. Mas, já que não tem, a ficha técnica não poderia dizer o contrário (me parece propaganda enganosa até). Mesmo assim estou apaixonado pelo meu! No geral, ele é muito superior à concorrência.
Editado pela última vez por José Eduardo Lima em 27 Mai 2011, 10:46, em um total de 4 vezes.
- adal_abade
- Membros
Também a título de curiosidade, já que você falou que, de um nível pra cima todos têm suspensão independente.
Saibam que o DS4 é Multilink.....
Saibam que o DS4 é Multilink.....
[b][color=#000040]Imagina nóis de Audi, ou de [u]Citröen[/u], indo aqui, indo ali, Só pam, De vai e vem,
VIDALOKA!!![/color][/b]
VIDALOKA!!![/color][/b]
- digovp_rj
- Membros
- Estado: RJ
Existe sim.. Eu tinha um C3 1.4 Exclusiv AUT alugado e devolvi o mesmo semana retrasada. Fiquei com ele 1 ano.Arr escreveu:No site já botaram até um C3 1.4 com câmbio automático certa vez.... versão que nunca existiu.
Abs
Peugeot 207 1.4 :/
Insulfilm G5 metálico + GPS C/ TV Digital + Amplificador Kenwood KAC-3604S + Sub Clarion WM2510 + 8AWG TEAC + Friso vermelho + LED Farol branco + LED Placa + Mini-Antena + Adesivo C4C
OLD - C4 Sport BVA TOP - Prata
Insulfilm G5 metálico + GPS C/ TV Digital + Amplificador Kenwood KAC-3604S + Sub Clarion WM2510 + 8AWG TEAC + Friso vermelho + LED Farol branco + LED Placa + Mini-Antena + Adesivo C4C
OLD - C4 Sport BVA TOP - Prata
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Bom, esse caso aconteceu há uns três meses, e pelo que eu saiba nunca venderam esse carro ao público, tanto que tiraram o carro do site (estava na capa, mas não tinha na configuração) uns dois dias depois.digovp_rj escreveu:Existe sim.. Eu tinha um C3 1.4 Exclusiv AUT alugado e devolvi o mesmo semana retrasada. Fiquei com ele 1 ano.Arr escreveu:No site já botaram até um C3 1.4 com câmbio automático certa vez.... versão que nunca existiu.
Abs
Esse seu carro talvez seja um daqueles que a fábrica faz de experiência. Quando fui ver o Peugeot 307, tinham um sedã 1.6 automático para test-drive, versão que não havia à venda também.
- fmiglior
- Moderador
- Veiculo: C4 VTR
não vejo problemas em chamar a suspenção traseira por barra de torção de independente, visto que a maior parte dos movimentos da roda ela é independente, só em movimento extremos à movimentação da roda oposta.
Grande parte dos carros possuem modelos de barras estabilizadoras ou barra anti rolagem, que liga uma torre da suspenção a outra, principalmente no eixo dianteiro. Estariam assim deixando a suspenção de ser independente...
Grande parte dos carros possuem modelos de barras estabilizadoras ou barra anti rolagem, que liga uma torre da suspenção a outra, principalmente no eixo dianteiro. Estariam assim deixando a suspenção de ser independente...
EX C4 VTR