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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
Opa, comprei o Pallas (GLX Mec 10/11)... agora falta o alarme. Vou arriscar neste FKS, depois conto o resultado... :)
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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
Turma, atualizando: alarme comprado e em mãos, já comecei a preparar o chicote dele (gosto de ir para a instalação com tudo já pronto). Então, separei o fio da sirene e do sensor de capô, que terão de ir pra lá, e passei isolante para proteger... prendi o chicote principal do alarme com duas garrinhas plásticas, para organizar tbem, e fiz o mesmo no que vai para o módulo do alarme.
Link para o anuncio no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -eletr-_JM
O cara é bom mesmo, mandou no mesmo dia e veio tudo certinho... gostaria de ter ido buscar pessoalmente (em Floripa!!), mas não teve jeito e veio pelos Correios... hehe...
Infelizmente, na pressa, não tirei fotos do chicote do alarme 'como vem de fábrica', então, tenho só os do chicote já preparado (aviso, não é obrigatõrio fazer isso, eu que sou chato com acabamento e quis fazer tudo 'bunitinho' e organizado):
A caixa:

O conteúdo (1): manual, adesivo pro vidro, módulo (central), cápsula esquerda (com led), cápsula direita, botão de programação, sirene.

O chicote, aqui já quase pronto (falta apenas estender o fio do sensor de capô:

Vistas da central (controle de sensibilidade do ultra-som, e visão dos conectores):

Uma observação: a FKS avisa que no caso específico dos nossos C4, têm de se ligar o fio marrom (que é um dos que 'sai' do adaptador de chicotes/plugs originais, e recebe o +12v pós-chave) em um fio do carro que tenha +12v pós-chave: ou seja, tem de descascar e 'interceptar' um fio no carro. Nos outros PSA (206, 207, 307) não é necessário isso. Nosso C4 provavelmente vêm sem este sinal (12v pós chave) neste fio marrom... no chicote adaptador, a ligação permanece (até pq aquele fio alí tem um motivo né...rs...).
No 'meu' chicote, já desliguei ele deste adaptador (o com os dois plugs grandões) e puxei-o junto aos demais... vou estendê-lo também, para facilitar minha vida na hora de montar. Provavelmente, pegarei o +12v pós-chave no contato, se não conseguir uma dica de um amigo instalador.
Por fim, link pro manual da criança no site do fabricante (FKS):
http://fks.com.br/download.php?cd=21
Mandei email para o suporte técnico deles via site, muito rápidos para responder (um dia útil), me enviaram o manual por email e tiraram minhas dúvidas. Gostei mesmo! Ainda deixaram um 0800 para tirar dúvidas na hora H... espero não precisar, mas é bom saber que existe.
abs a todos, e quando eu tiver mais notícias sobre o alarme, posto aqui.
Link para o anuncio no ML:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -eletr-_JM
O cara é bom mesmo, mandou no mesmo dia e veio tudo certinho... gostaria de ter ido buscar pessoalmente (em Floripa!!), mas não teve jeito e veio pelos Correios... hehe...
Infelizmente, na pressa, não tirei fotos do chicote do alarme 'como vem de fábrica', então, tenho só os do chicote já preparado (aviso, não é obrigatõrio fazer isso, eu que sou chato com acabamento e quis fazer tudo 'bunitinho' e organizado):
A caixa:

O conteúdo (1): manual, adesivo pro vidro, módulo (central), cápsula esquerda (com led), cápsula direita, botão de programação, sirene.

O chicote, aqui já quase pronto (falta apenas estender o fio do sensor de capô:



Vistas da central (controle de sensibilidade do ultra-som, e visão dos conectores):


Uma observação: a FKS avisa que no caso específico dos nossos C4, têm de se ligar o fio marrom (que é um dos que 'sai' do adaptador de chicotes/plugs originais, e recebe o +12v pós-chave) em um fio do carro que tenha +12v pós-chave: ou seja, tem de descascar e 'interceptar' um fio no carro. Nos outros PSA (206, 207, 307) não é necessário isso. Nosso C4 provavelmente vêm sem este sinal (12v pós chave) neste fio marrom... no chicote adaptador, a ligação permanece (até pq aquele fio alí tem um motivo né...rs...).
No 'meu' chicote, já desliguei ele deste adaptador (o com os dois plugs grandões) e puxei-o junto aos demais... vou estendê-lo também, para facilitar minha vida na hora de montar. Provavelmente, pegarei o +12v pós-chave no contato, se não conseguir uma dica de um amigo instalador.
Por fim, link pro manual da criança no site do fabricante (FKS):
http://fks.com.br/download.php?cd=21
Mandei email para o suporte técnico deles via site, muito rápidos para responder (um dia útil), me enviaram o manual por email e tiraram minhas dúvidas. Gostei mesmo! Ainda deixaram um 0800 para tirar dúvidas na hora H... espero não precisar, mas é bom saber que existe.
abs a todos, e quando eu tiver mais notícias sobre o alarme, posto aqui.
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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
aliás, uma dúvida que ficou foi a saída auxiliar (fio amarelo/cinza): nos alarmes POsitron que instalei eu usava para uma infinidade de coisas (ligar o farol, abrir porta-malas remotamente, baixar os vidros do carro, ligar o canhão de luz do teto, acionar a moto-bomba da Jacuzzi, etc). No Pallas, ainda não achei uso pra ele (abrir porta-malas??? será?), já que portamalas abre com soft-touch, o farol já liga pelo chaveiro, os vidros já sobem automaticamente, etc... e outra, como aciona esta auxiliar?? Os caras não explicam no manual. Como este alarme (FK500) tem outras versões com controle remoto (um alarme convencional, como um positron FX/PX), creio que seja para eles... no nosso caso, não imagino uma combinação de teclas na chave canivete para acionar. De qualquer forma, vou escrever pra lá ou ligar pro 0800 especulando... :)
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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
Caramba... tirei o fim de semana para instalar o alarme, ou ao menos adiantar a parte mais crítica. Consegui montar as capsulas do ultra-som, botão mestre, sirene (na lateral da caixa elétrica do cofre, discreto e protegido), central (há um espaço pronto que parece feito pra ela, um suporte plástico ao lado do console... massa!!). Ainda faltam ligar o plug principal (tem quatro iguais na minha caixa de fusíveis, todos com 16 pinos e trava vermelha... caramba, qual deles agora???), o pós-chave (cabo marrom... fui desmontar o acabamento de volante do C4 e descobri que minha chave Torx não chegava no parafuso.), e passar a fiação para o cofre. Já liguei o terra, fixei a central, tudo ok.
Povo, nunca ví um carro tão 'selado' de corta-fogo como o C4... não tem UM furo, UMA borracha, nada... só o do ar-quente (descartado por motivos óbvios) e o do chicote principal. Eu fui nele... resumo da ópera:
Tirei a caixa do filtro de ar (ela sai, há um botão de pressão na lateral, vc. desliga a mangueira, empurra o botão no lado direito dela e ela se desencaixa para cima). Desliguei o positivo e tirei a capa da bateria (que tbem sai, puxando para cima e para frente, desencaixa dois pinos laterais e vem inteira... aí soltei a bateria (chave L 10mm), desliguei o terra (negativo), e tirei a bateria. Nada. Tirei o suporte da bateria (Torx perto do furo onde se prende a bateria e chave L 13mm no chassi do suporte), puxei o plástico para frente... blz... ví o servo-freio do carro, cilindro mestre, ok. E a corta-fogo láaaaa no fundo... com o chicote.... impossível chegar nele pra furar, e dá um medo danado de cortar um fio alí (o que seria desastroso).
Resultado: remontei TUDO novamente, 'bem alegre', e me resignei à solução de passar a fiação (sirene e sensor de capô) pela borracha sanfonada que faz a ligação com a porta. Fizeram assim na autorizada com meu Hatch, eu não gostei, mas aparentemente é a forma mais sensata, para cabos pequenos.
O cabo de alimentação (positivo) dos amplificadores, pelo que pesquisei, vai ter de ser da forma que fazem nos 307: pela canaleta dos tubos de freio, protegido com conduíte corrugado, e saindo embaixo do banco traseiro. A parte divertida disso é que terei de comprar mais cabo (o meu ficará curto)... mas tudo bem, é uma saída.
Amanhã levo na loja de um conhecido para terminar alguns pontos da instalação, e vejo o que sai. Vou montar o sensor de estacionamento (SPAL), aproveito e peço para terminarem o trampo... a parte mais 'sensível' e que me dava medo era montar capsulas e passar a fiação dentro do painel, esta eu fiz do jeito que queria. Agora o restante deixo para eles. Caso contrário, eu teria de esperar o próximo final de semana... dureza não ter tempo de segunda a sexta.
Ah, foi comentado sobre as colunas (acabamento). Consegui tirar sem danificar muito, mas 'quase' quebraram... o plástico é BEM frágil, as presilhas quebram muito fácil. Recomendo pra quem for fazer já ter uma super-bonder por perto, eu aproveitei e reforcei as presilhas e sua fixação nas colunas... uma quebrou na base (ficou pendurada), outra a presilha mesmo. Como o plástico não se rompeu, fiz um reforço power em super-bonder e ficou OK. Mas não se sintam mal se quebrar, pq. o trem é feito pra isso mesmo... só tenham a cola por perto, ok?
abs,
Ricardo.
Povo, nunca ví um carro tão 'selado' de corta-fogo como o C4... não tem UM furo, UMA borracha, nada... só o do ar-quente (descartado por motivos óbvios) e o do chicote principal. Eu fui nele... resumo da ópera:
Tirei a caixa do filtro de ar (ela sai, há um botão de pressão na lateral, vc. desliga a mangueira, empurra o botão no lado direito dela e ela se desencaixa para cima). Desliguei o positivo e tirei a capa da bateria (que tbem sai, puxando para cima e para frente, desencaixa dois pinos laterais e vem inteira... aí soltei a bateria (chave L 10mm), desliguei o terra (negativo), e tirei a bateria. Nada. Tirei o suporte da bateria (Torx perto do furo onde se prende a bateria e chave L 13mm no chassi do suporte), puxei o plástico para frente... blz... ví o servo-freio do carro, cilindro mestre, ok. E a corta-fogo láaaaa no fundo... com o chicote.... impossível chegar nele pra furar, e dá um medo danado de cortar um fio alí (o que seria desastroso).
Resultado: remontei TUDO novamente, 'bem alegre', e me resignei à solução de passar a fiação (sirene e sensor de capô) pela borracha sanfonada que faz a ligação com a porta. Fizeram assim na autorizada com meu Hatch, eu não gostei, mas aparentemente é a forma mais sensata, para cabos pequenos.
O cabo de alimentação (positivo) dos amplificadores, pelo que pesquisei, vai ter de ser da forma que fazem nos 307: pela canaleta dos tubos de freio, protegido com conduíte corrugado, e saindo embaixo do banco traseiro. A parte divertida disso é que terei de comprar mais cabo (o meu ficará curto)... mas tudo bem, é uma saída.
Amanhã levo na loja de um conhecido para terminar alguns pontos da instalação, e vejo o que sai. Vou montar o sensor de estacionamento (SPAL), aproveito e peço para terminarem o trampo... a parte mais 'sensível' e que me dava medo era montar capsulas e passar a fiação dentro do painel, esta eu fiz do jeito que queria. Agora o restante deixo para eles. Caso contrário, eu teria de esperar o próximo final de semana... dureza não ter tempo de segunda a sexta.
Ah, foi comentado sobre as colunas (acabamento). Consegui tirar sem danificar muito, mas 'quase' quebraram... o plástico é BEM frágil, as presilhas quebram muito fácil. Recomendo pra quem for fazer já ter uma super-bonder por perto, eu aproveitei e reforcei as presilhas e sua fixação nas colunas... uma quebrou na base (ficou pendurada), outra a presilha mesmo. Como o plástico não se rompeu, fiz um reforço power em super-bonder e ficou OK. Mas não se sintam mal se quebrar, pq. o trem é feito pra isso mesmo... só tenham a cola por perto, ok?
abs,
Ricardo.
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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
Olá, Riquati.
E quanto aos interruptores do porta-malas e portas? Onde você pega os fios para a conexão? Também pretendo instalar o alarme no meu C4, e tenho dúvidas quanto a mexer na fiação. Pensei que fosse "plug-and-play", uma vez que o módulo já possui o conector padrão da Citroen, interligado na caixa de fusíveis. Gostaria, se possível, de mais algumas dicas suas, já que você está com "a mão na massa"...
Um grande abraço.
E quanto aos interruptores do porta-malas e portas? Onde você pega os fios para a conexão? Também pretendo instalar o alarme no meu C4, e tenho dúvidas quanto a mexer na fiação. Pensei que fosse "plug-and-play", uma vez que o módulo já possui o conector padrão da Citroen, interligado na caixa de fusíveis. Gostaria, se possível, de mais algumas dicas suas, já que você está com "a mão na massa"...
Um grande abraço.
[color=#FF0000][b]"[i]A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.[/i]"[/b][/color]
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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
Mais uma coisa: não seria possível adaptar os sensores no teto do carro, no plafon das luzes internas (como no original)? Não sei se os sensores ficam bem acomodados, pois desconheço as medidas dos mesmos. Caso caibam, parece-me que com um pouco de cuidado dá para fazer as furações e apontá-los para fora. Agora, quanto ao LED de advertência...
Um grande abraço.
Um grande abraço.
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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
Opa, blz Intrax!!
Então, como estava sem tempo durante a semana, levei na loja de um amigo para terminar a ligação dos sensores de porta-malas e capô, e passagem da fiação (sensor+sirene) pra frente do carro. Não pude acompanhar (trampo+estudo, não consigo uma folga) mas ficou muito caprichado, conseguiram um milagre lá (uma passagem de fiação do interior para o compartimento do motor) e fizeram a ligação do interruptor do porta-malas, puxando um fio lá de trás (tampa) até a central, e usando um diodo para evitar que, ao ligar a lâmpada, pudesse vir +12V por este fio. Como eles já teriam de tirar os acabamentos (entre o carpete e a porta) para passar a fiação do sensor de estacionamento, aproveitei o trabalho... :)
A sirene eu havia fixado ao lado da caixa da central elétrica, no compartimento do motor; foi bem fácil, um único furo na caixa plástica (aquela ao lado da bateria) e uma presilha de nylon (garra), a sirene ficou voltada para baixo (para não pegar poeira ou água) e a fiação passa por dentro da caixa plástica, ficando bem discreta. Para passar a fiação para dentro do carro, eles tiraram os limpadores de para-brisas (hastes), e conseguiram um espaço embaixo da grelha... disseram que furaram uma borracha, eu não pude ver ainda, mas questionei se poderia usar para passar um fio 13mm para alimentar o meu som (estou montando um sonzinho mais caprichado no Pallas e um dos grandes problemas, depois do player original, era por onde passar o positivo para os amps). Então, me disseram que é tranquilo, e inclusive poderiam fazer para mim; quando fizer esta operação, fotografo o passo-a-passo na loja, pq. sei que é algo que interessa a bastante gente tbem.
A rota 'tradicional', que seria furar a borracha da fiação original, eu cheguei a tentar, desmontei tudo (caixa do filtro de ar, bateria, suporte da bateria), trampo considerável para descobrir que é quase inviável... o C4 é um carro de projeto beeem moderno e cheio de inovações, e isso significa dor-de-cabeça para 'brincar' com ele. É a antítese do Corolla, por exemplo, que é facílimo de mexer, mas usa soluções de espaço/engenharia bem mais convencionais. Outra idéia (e que eu estava resignado a adotar, embora me desagrade) era passar o fio como foi feito no meu ex-C4 hatch, pela borracha da porta... mas, como conseguiram esta alternativa lá, dei graças a Deus e sosseguei com ela.
A centralina do alarme foi para um 'suporte' em plástico logo acima do acelerador, naquela parte que fica fechada atrás de uma placa de carpete (novidade, no hatch não tinha isso... no Pallas tem!). Cabe certinho, prendi com duas cintas de nylon grossas emendadas, mas daria para usar dupla-face tbem... o chicote para a central prendi com outra cinta fina no pedaço de plástico que suporta a tampa abaixo da coluna de direção, para que não ficasse batendo e fazendo barulhos. Minha preocupação era não deixar nada solto, para não escorregar e ou causar um curto (deusolivre) ou fazer barulhos (idem).
Quanto a montar os sensores no alto, como nos alarmes originais (meu Focus tinha assim, não sei se o original do C4 é assim tbem) teria de testar. Pode funcionar, mas realmente não faço idéia... preferi montá-los no vidro mesmo, pela facilidade e pela garantia de funcionar assim. Não sei se muda alguma coisa nas cápsulas ou no módulo para 'ler' o ambiente nesta posição, creio que talvez mude (ganho ou direcionalidade do mic). Eu acabei não ligando o fio da porta, no C4 pelo que sei são 4 (um sinal para cada uma), não quis bagunçar muito o sistema... como já havia sensores para quebra de vidro e, caso uma porta seja arrombada pela maçaneta, a abertura dela disparará o ultra-som, deixei sem. Esta informação vou ficar devendo pra tí. Vou ver se tiro fotos do que conseguir, e posto por aqui. Por hora, tenho fotos só do espaço sem a bateria (medonho, meio metro pra dentro do carro).
No chicote que vem de fábrica é necessário tirar o fio marrom que vai para a central de alarme, e ligá-lo no pós-chave (tem na coluna de direção que, contrariando a normalidade, exige uma chave Torx bem longa para abrir). Creio que seja esse o motivo de algumas queixas quanto ao alarme ficar ligado com o carro em movimento, o led piscando e etc., que foram relatados aqui no tópico. No meu, ao desligar o carro, o led acende (infelizmente, não gostei disso), mas ao ligar a chave, ele apaga totalmente - eu não ando com o led azul aceso. Menos mal.
abração, e qqer coisa que eu possa ajudar, é só falar!
Então, como estava sem tempo durante a semana, levei na loja de um amigo para terminar a ligação dos sensores de porta-malas e capô, e passagem da fiação (sensor+sirene) pra frente do carro. Não pude acompanhar (trampo+estudo, não consigo uma folga) mas ficou muito caprichado, conseguiram um milagre lá (uma passagem de fiação do interior para o compartimento do motor) e fizeram a ligação do interruptor do porta-malas, puxando um fio lá de trás (tampa) até a central, e usando um diodo para evitar que, ao ligar a lâmpada, pudesse vir +12V por este fio. Como eles já teriam de tirar os acabamentos (entre o carpete e a porta) para passar a fiação do sensor de estacionamento, aproveitei o trabalho... :)
A sirene eu havia fixado ao lado da caixa da central elétrica, no compartimento do motor; foi bem fácil, um único furo na caixa plástica (aquela ao lado da bateria) e uma presilha de nylon (garra), a sirene ficou voltada para baixo (para não pegar poeira ou água) e a fiação passa por dentro da caixa plástica, ficando bem discreta. Para passar a fiação para dentro do carro, eles tiraram os limpadores de para-brisas (hastes), e conseguiram um espaço embaixo da grelha... disseram que furaram uma borracha, eu não pude ver ainda, mas questionei se poderia usar para passar um fio 13mm para alimentar o meu som (estou montando um sonzinho mais caprichado no Pallas e um dos grandes problemas, depois do player original, era por onde passar o positivo para os amps). Então, me disseram que é tranquilo, e inclusive poderiam fazer para mim; quando fizer esta operação, fotografo o passo-a-passo na loja, pq. sei que é algo que interessa a bastante gente tbem.
A rota 'tradicional', que seria furar a borracha da fiação original, eu cheguei a tentar, desmontei tudo (caixa do filtro de ar, bateria, suporte da bateria), trampo considerável para descobrir que é quase inviável... o C4 é um carro de projeto beeem moderno e cheio de inovações, e isso significa dor-de-cabeça para 'brincar' com ele. É a antítese do Corolla, por exemplo, que é facílimo de mexer, mas usa soluções de espaço/engenharia bem mais convencionais. Outra idéia (e que eu estava resignado a adotar, embora me desagrade) era passar o fio como foi feito no meu ex-C4 hatch, pela borracha da porta... mas, como conseguiram esta alternativa lá, dei graças a Deus e sosseguei com ela.
A centralina do alarme foi para um 'suporte' em plástico logo acima do acelerador, naquela parte que fica fechada atrás de uma placa de carpete (novidade, no hatch não tinha isso... no Pallas tem!). Cabe certinho, prendi com duas cintas de nylon grossas emendadas, mas daria para usar dupla-face tbem... o chicote para a central prendi com outra cinta fina no pedaço de plástico que suporta a tampa abaixo da coluna de direção, para que não ficasse batendo e fazendo barulhos. Minha preocupação era não deixar nada solto, para não escorregar e ou causar um curto (deusolivre) ou fazer barulhos (idem).
Quanto a montar os sensores no alto, como nos alarmes originais (meu Focus tinha assim, não sei se o original do C4 é assim tbem) teria de testar. Pode funcionar, mas realmente não faço idéia... preferi montá-los no vidro mesmo, pela facilidade e pela garantia de funcionar assim. Não sei se muda alguma coisa nas cápsulas ou no módulo para 'ler' o ambiente nesta posição, creio que talvez mude (ganho ou direcionalidade do mic). Eu acabei não ligando o fio da porta, no C4 pelo que sei são 4 (um sinal para cada uma), não quis bagunçar muito o sistema... como já havia sensores para quebra de vidro e, caso uma porta seja arrombada pela maçaneta, a abertura dela disparará o ultra-som, deixei sem. Esta informação vou ficar devendo pra tí. Vou ver se tiro fotos do que conseguir, e posto por aqui. Por hora, tenho fotos só do espaço sem a bateria (medonho, meio metro pra dentro do carro).
No chicote que vem de fábrica é necessário tirar o fio marrom que vai para a central de alarme, e ligá-lo no pós-chave (tem na coluna de direção que, contrariando a normalidade, exige uma chave Torx bem longa para abrir). Creio que seja esse o motivo de algumas queixas quanto ao alarme ficar ligado com o carro em movimento, o led piscando e etc., que foram relatados aqui no tópico. No meu, ao desligar o carro, o led acende (infelizmente, não gostei disso), mas ao ligar a chave, ele apaga totalmente - eu não ando com o led azul aceso. Menos mal.
abração, e qqer coisa que eu possa ajudar, é só falar!
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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
Olá, Riquati.
Legal! Grato pelas dicas e pela ótima explanação! Já comprei o meu kit também (no ML, indicação do site), e pretendo começar a instalação esta semana, assim que chegar o produto.
Só gostaria que me informasse, se possível, qual o fio que você puxou à partir da coluna de direção, para que não fique na "tentativa e erro". E assim que começar a mexer no meu, caso tenha novidades além das que você postou, com certeza vou deixá-las por aqui. É muito legal essa cooperação entre os usuários. Trabalho com consultoria em TI, e por muitas vezes vejo o pessoal escondendo dicas e pequenos macetes que ajudariam outros, só para ganhar uma graninha a mais. Não observo isso por aqui. É muito legal.
Parabéns pela iniciativa, e um grande abraço.
Ricardo - Intrax C4 Clube
Legal! Grato pelas dicas e pela ótima explanação! Já comprei o meu kit também (no ML, indicação do site), e pretendo começar a instalação esta semana, assim que chegar o produto.
Só gostaria que me informasse, se possível, qual o fio que você puxou à partir da coluna de direção, para que não fique na "tentativa e erro". E assim que começar a mexer no meu, caso tenha novidades além das que você postou, com certeza vou deixá-las por aqui. É muito legal essa cooperação entre os usuários. Trabalho com consultoria em TI, e por muitas vezes vejo o pessoal escondendo dicas e pequenos macetes que ajudariam outros, só para ganhar uma graninha a mais. Não observo isso por aqui. É muito legal.
Parabéns pela iniciativa, e um grande abraço.
Ricardo - Intrax C4 Clube
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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
Amigos alguem instalou este modulo em uma Xsara picasso? Estou na duvida, gostaria que meu alarme original fizesse mais que apenas travar as portas, depois de instalado é possível ao acionar o alarme pelo controle original o mesmo subir automaticamente os vidros?
Obrigado!
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Re: Alarme - instale você mesmo FKS já com Plug
Opa, blz Intrax!! Desculpe a demora na resposta, acho que pulei a notificação de resposta ao tópico no email, agora que tou vendo ele... bom, o fio com o pós-chave foi ligado na loja e, como sempre, eu não pude acompanhar (trabalho, trabalho, trabalho... queria um dia com 48 horas!!!). Tentei em casa mas não consegui por conta da tal chave Torx com cabo longo, o jeito foi deixar na loja para eles montarem... depois de montado, à noite, cheguei a dar uma olhada nas conexões, mas esta em especial foi feita dentro da coluna (que precisa da tal chave pra desmontar), aí já viu... se eles tivessem captado o sinal mais para baixo do painel, eu teria como te informar.
Minha sugestão: descole a tal chave longa, e um multímetro. Atrás do 'cilindro' da chave, deve haver um conector elétrico... alí, experimente ligação a ligação qual fornece os +12v pós-chave (com a chave ligada apenas). É o procedimento que eu usualmente fazia, e pretendia fazer no C4. Aliás, falando nisso, o instalador me mostrou uns dias atrás uma chave de testes com isolamento... sinistro o negócio! São 3 leds, -12v (invertido), 0v (sem tensão) e +12v... segundo ele, totalmente isolado, ou seja, pode fazer a prova sem risco de afetar algum circuito (eles usam em IE e em circuitos digitais tbem, para descobrir rompimentos, etc...). Tou atrás de uma destas, chique demais a ferramenta!
Outro dia levei um susto na estrada, a partir dos 90 por hora ficava informando que o portamalas estava aberto e tocando um alerta no CB... bom, logo descobri a causa: o sensor do capô vai ligado junto ao do portamalas (original), o que faz com que, ao abrir o capô, o CB pense que o PMalas está aberto... com a maior pressão do ar, o capô 'flutuava' um pouco, e a regulagem do sensor estava muito justa, fazendo com que qqer vento maior (carreta, ou mesmo velocidades acima de 80 por hora) fizessem o CB dar o alerta em falso. Regulei a altura do sensor (uma porca sextavada) e ficou OK.
Também trabalho com T.I. (na verdade, ando tentando sair dela...rs... tou com 40 anos e trabalho com isto desde os 13, 14 anos... querendo trocar de área) e sei o quanto é prejudicial a prática do 'segredinho profissional'. Caramba, é algo que me tira do sério... tudo o que sei repasso, seja profissionalmente (já lidei com um pouco de tudo, redes, bd, soft, web, só tenho alergia à governança...kkkk...), seja em car audio, seja em mecânica. Não sei muito, mas o que sei, 'está à disposição'. E é uma das coisas que acho bacana aqui no C4clube, o clima saudável e a troca de informações sem mimimi, sem 'isso só eu sei', e atitudes semelhantes.
abração, e desculpe a mancada (demora) e tbem não ter como descobrir pra tí qual a fiação do pós-chave... mas qqer outra info que precise, estou aqui pra ajudar.
Minha sugestão: descole a tal chave longa, e um multímetro. Atrás do 'cilindro' da chave, deve haver um conector elétrico... alí, experimente ligação a ligação qual fornece os +12v pós-chave (com a chave ligada apenas). É o procedimento que eu usualmente fazia, e pretendia fazer no C4. Aliás, falando nisso, o instalador me mostrou uns dias atrás uma chave de testes com isolamento... sinistro o negócio! São 3 leds, -12v (invertido), 0v (sem tensão) e +12v... segundo ele, totalmente isolado, ou seja, pode fazer a prova sem risco de afetar algum circuito (eles usam em IE e em circuitos digitais tbem, para descobrir rompimentos, etc...). Tou atrás de uma destas, chique demais a ferramenta!
Outro dia levei um susto na estrada, a partir dos 90 por hora ficava informando que o portamalas estava aberto e tocando um alerta no CB... bom, logo descobri a causa: o sensor do capô vai ligado junto ao do portamalas (original), o que faz com que, ao abrir o capô, o CB pense que o PMalas está aberto... com a maior pressão do ar, o capô 'flutuava' um pouco, e a regulagem do sensor estava muito justa, fazendo com que qqer vento maior (carreta, ou mesmo velocidades acima de 80 por hora) fizessem o CB dar o alerta em falso. Regulei a altura do sensor (uma porca sextavada) e ficou OK.
Também trabalho com T.I. (na verdade, ando tentando sair dela...rs... tou com 40 anos e trabalho com isto desde os 13, 14 anos... querendo trocar de área) e sei o quanto é prejudicial a prática do 'segredinho profissional'. Caramba, é algo que me tira do sério... tudo o que sei repasso, seja profissionalmente (já lidei com um pouco de tudo, redes, bd, soft, web, só tenho alergia à governança...kkkk...), seja em car audio, seja em mecânica. Não sei muito, mas o que sei, 'está à disposição'. E é uma das coisas que acho bacana aqui no C4clube, o clima saudável e a troca de informações sem mimimi, sem 'isso só eu sei', e atitudes semelhantes.
abração, e desculpe a mancada (demora) e tbem não ter como descobrir pra tí qual a fiação do pós-chave... mas qqer outra info que precise, estou aqui pra ajudar.