Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
chrismazzola
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Detector de Radar

Mensagem por chrismazzola »

Ola pessoal.
Estava procurando um aparelho para auxiliar na estrada e não passar distraido por algum radar movel.
Encontrei alguns modelos mas estou com uma duvida. Ao contrario do Gps, o anti-radar (modelos cobra) aparentemente são ilegais. Alguém tem mais informações?
Vi no proprio forum um topico especifico comparando sob as leis o Gps e o Anti Radar.
Mas gostaria de ir alem. Alguem possui? Funciona?
Me parece que como ele funciona emitindo ondas de rádio, assim como os radares, eles são facilmente detectados e rastreados. Isso é verdade? Sei que alguns modelos até desligam sozinhos, mas seria uma preocupacao a mais ter q ficar desligando o aparelho ao avisar que esta sendo rastreado.
Alguém usa, conhece ou sabe como proceder? Ele funciona instalado abaixo do banco/painel?
obrigado e abs!

VTR2008
Moderador
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Re: Detector de Radar

Mensagem por VTR2008 »

São ilegais sim, meu pai tinha trazido um do japão uma vez...pena que queimou..era show de bola..apitava quando tinha radar...podia deixar embaixo do banco tranquilo...hehe
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

chrismazzola
Membros

pois é colega... vejo pessoas elogiando. E parece ajudar e auxiliar bastante na condução principalmente nas estradas com os radares moveis escondidos.
meio receio está sendo o fato deles não serem permitidos. Há paises que nao só autorizam como sugerem o uso, mas enfim. Aqui, estou na duvida se pego um desses, porque conviver com a insegurança de ser parado ou rastreado talvez seja mais desagradavel que passar pelo pardal na estrada..
Você acha que ocultando ele debaixo do banco resolve?

VTR2008
Moderador
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

Então....meu pai já tinha sido parado ...mas nunca viram o detector de radar...pra te falar a verdade nem sei se eles tem como saber que vc está usando um detector de radar....a não ser que estejam preparador pra isso...coisa que duvido muito...mas como disse não tenho certeza sobre isso...o aparelho é ligado no acendedor de cigarro..aí se for parado desconecta o fio..e joga debaixo do banco...

Eu pra falar a verdade nem sei onde tem pra vender aqui o detector de radares...quanto tá custando um hj?
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007

www.pastorecc.com.br

chrismazzola
Membros

La fora, tem a rodo.
Aqui tem que ser pelo Ebay, Amazon e raramente ML.
Pelo que pesquisei os melhores sao os da marca Cobra, com vários modelos. Os mais recentes me parece ser o 9770.
Em media U$ 150. Aqui, encontro por +/- R$ 500.
Estava pensando em pegar um usado para ver se funciona mesmo.. Mas esse lance de ser rastreado me incomoda e muito, até pq já olham torto pro carro que é lacrado com G5 (segurança mesmo).
Como também nãop achei muitos sites para desvendar esse assunto, vou pulando de informação em informação para somar e tentar entender. Os modelos mais recentes funcionam com mais de 12 bandas de frequencias, entre lasers, infravermelho e ondas de radio. O problema é que da mesma forma que capta ondas de radio ele emite ondas e aí é facilmente (?) detectavel.
Sendo ilegal, provavel ser multa gravissima e apreensao do veiculo. E isso nao me cheira bem, ainda mais sortudo do jeito que eu sou.
Ao meu ver, ilegal são os detectores que alem de detectar ondas de radares emitem ondas tão fortes que embaralham e prejudicam os radares policiais. Aí sim, crime indiscutivel.
Mas não foi totalmente esclarecido sobre a legalidade desses aparelhos. A principio é ilegal, e o gps "legais" pois nao funcionam com detectores de ondas e sim com base de dados pre programadas.
Aí a ideia de abrir um topico aqui para ver se alguem conhece mais sobre o assunto...

VTR2008
Moderador
Contato:

Mensagem por VTR2008 »

É..deveria ser ilegal aqueles que bloqueiam ou atrapalham o sinal do radar e não aqueles que somente detectam..
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007

www.pastorecc.com.br

Arr
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Pessoal, não tenho a base legal nem links importantes para passar... mas pelo que sei os detectores de radares são ilegais, de qualquer tipo.
Há alguns anos lí uma notícia que a polícia pegou um cara com o detector em Campinas, apreendeu o carro e ainda o fichou na delegacia por descaminho (contrabando), o que eu acho que já foi um completo abuso dos políciais.

Vasculhando no google achei isso:

http://pt.scribd.com/doc/7709609/Manual ... -Aduaneira
Lá no final página 81:
6.6.8. DETECTOR DE RADAR Os aparelhos detectores de radar não têm sua importação proibida. O que existe é a proibição da circulação de veículos que os estejam portanto, conforme artigo 1º da Resolução CONTRAN nº. 528, de 26.12.1977. Essa vedação, entretanto, por si só, não é suficiente para justificar proibição quanto à importação de tais aparelhos.
Nesse sentido já se pronunciou a DISIT/10ª RF, no parecer nº. 16, de 24 de junho de 1999, ratificado pela Informação COANA/CONOF/DINOR nº. 025/1999, de 20.08.1999, ficando estabelecido que não deverão ser apreendidos tais equipamentos quando encontrados em bagagem de viajante procedente do exterior. O procedimento, nesse caso, quando da entrada no Território Nacional, é o de encaminhá-los ao regime de importação comum, observando-se todos os trâmites regulamentares do despacho.
Em decorrência do exposto, depreende-se que, quando estes aparelhos forem encontrados em zona secundária sem comprovação de sua importação regular deverão ser apreendidos, com proposta de pena de perdimento, pelo artigo 514, inc. X, do Regulamento Aduaneiro.

chrismazzola
Membros

Vasculhando mais ainda no google, uma notícia recente:

Procurador defende proibição de aparelho que detecta radar

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região emitiu parecer contrário à solicitação de um motorista que entrou com Mandando de Segurança solicitando às autoridades que se abstenham de autuar, multar, apreender ou remover o seu veículo, por estar equipado com aparelho detector de radar XRS 9345 14-Band Radar/Laser Detector. O dispositivo tem como função informar a distância e o local onde os radares estão posicionados.

O motorista alega que o aparelho não se confunde com os equipamentos antirradares, proibidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Isso porque não interfere no funcionamento dos mesmos. Apenas detecta a existência e alerta o motorista.

O procurador regional da República Paulo Leivas, responsável pelo parecer, sustenta que a palavra antirradar, referida no CTB, é polissêmica, ou seja, possui mais de um significado. Segundo ele, o termo "pode ser aplicado tanto para aparelho que neutraliza e inibe a atuação de radares controladores de velocidade, quanto para aparelho que detecta a atuação dos referidos radares".

Leivas salienta que quem compra um aparelho que apenas detecta radares, a priori, tem como intenção infringir a lei. Ou seja, trafegar excedendo o limite de velocidade, diminuindo somente quando revelada a presença dos controladores de velocidade.

O condutor ingressou na Justiça Federal de Santa Catarina em novembro de 2011 e viu o processo ser extinto sem julgamento do mérito. O juiz responsável afirmou que Mandado de Segurança não é a via jurídica adequada, pois é concedido para garantir direito líquido e certo. No caso em questão, há necessidade de comprovar se o equipamento não tem a capacidade de interferir no funcionamento dos radares existentes nas rodovias, impedindo, de alguma maneira, a verificação da velocidade do veículo e a consequente autuação. Com o revés na primeira instância, o condutor recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Com informações da Assessoria de Imprensa da PRR-4. Revista Consultor Jurídico, 5 de maio de 2011

Apoio: http://www.aprovando.com.br Concursos Públicos e Exames OAB / Fonte: http://www.aprovando.com.br/noticias.asp?id=1344

adal_abade
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por adal_abade »

Masss o código de transito diz que todo radar deve ser avisado de sua existência. Se existir o radar em algum lugar mas a placa não existir, pode-se recorrer da multa.
[b][color=#000040]Imagina nóis de Audi, ou de [u]Citröen[/u], indo aqui, indo ali, Só pam, De vai e vem,
Aí truta, é o que eu acho, Quero também,
[u]Mas em São Paulo, Deus é uma nota de 100,[/u]
VIDALOKA!!![/color][/b]

NovoRei
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por NovoRei »

O detector de radar, os comuns, nao intereferem no radar. Tem modelos que sim. E qualquer detector de radar tem como ser detectado mas é muito complicado e acho que nao existe equipamento no brasil pra isso.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”