Desculpe, mas tecnicamente a suspensão traseira por eixo de torção é considerada no máximo semi-independente. Chamar o sistema do C4 de rodas independentes, como a Citroën erradamente faz, induz as pessoas a erro (me fez acreditar que fosse Multilink, por exemplo). Reafirmo que para ser suspensão independente (ou rodas independentes), como o próprio nome diz, não pode haver eixo de nenhum tipo ligando as rodas.fmiglior escreveu:não vejo problemas em chamar a suspenção traseira por barra de torção de independente, visto que a maior parte dos movimentos da roda ela é independente, só em movimento extremos à movimentação da roda oposta.
Grande parte dos carros possuem modelos de barras estabilizadoras ou barra anti rolagem, que liga uma torre da suspenção a outra, principalmente no eixo dianteiro. Estariam assim deixando a suspenção de ser independente...
Barras estabilizadoras minimizam o efeito de rolagem, não são considerados eixos, pois não transmitem os movimentos de uma roda para a outra (ligam apenas as torres), nem parcialmente, como o eixo de torção.