Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
José Eduardo Lima
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Re: Ficha técnica inverídica

Mensagem por José Eduardo Lima »

fmiglior escreveu:não vejo problemas em chamar a suspenção traseira por barra de torção de independente, visto que a maior parte dos movimentos da roda ela é independente, só em movimento extremos à movimentação da roda oposta.

Grande parte dos carros possuem modelos de barras estabilizadoras ou barra anti rolagem, que liga uma torre da suspenção a outra, principalmente no eixo dianteiro. Estariam assim deixando a suspenção de ser independente...
Desculpe, mas tecnicamente a suspensão traseira por eixo de torção é considerada no máximo semi-independente. Chamar o sistema do C4 de rodas independentes, como a Citroën erradamente faz, induz as pessoas a erro (me fez acreditar que fosse Multilink, por exemplo). Reafirmo que para ser suspensão independente (ou rodas independentes), como o próprio nome diz, não pode haver eixo de nenhum tipo ligando as rodas.

Barras estabilizadoras minimizam o efeito de rolagem, não são considerados eixos, pois não transmitem os movimentos de uma roda para a outra (ligam apenas as torres), nem parcialmente, como o eixo de torção.

Pedrinho
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Contato:

Mensagem por Pedrinho »

José Eduardo Lima escreveu:
Para que uma suspensão seja independente, não pode haver um eixo ligando as rodas (exemplo: McPherson e Multilink)
acho que você se expressou errado, pois varios carros que tem suspensão multilink são suspensão independente.

Ex: Focus e I30.
Citroen C4 Exclusive Sport BVA 2011 - CRÉATIVE TECHNOLOGIE
Fiat 500 Sport 2010
Citroen C4 Exclusive Sport BVA 2011
Fiat Stilo 1.8 8v 2003

José Eduardo Lima
Membros

Pedrinho escreveu:
Para que uma suspensão seja independente (exemplo: McPherson e Multilink), não pode haver um eixo ligando as rodas.
acho que você se expressou errado, pois varios carros que tem suspensão multilink são suspensão independente.

Ex: Focus e I30.
Desculpe, mas você é que me entendeu errado: eu disse justamente isso, que a suspensão Multilink, presente no Focus e o no i30, é independente, bem como a McPherson (geralmente dianteira) também.

José Eduardo Lima
Membros

fmiglior escreveu:não vejo problemas em chamar a suspenção traseira por barra de torção de independente, visto que a maior parte dos movimentos da roda ela é independente, só em movimento extremos à movimentação da roda oposta.

Grande parte dos carros possuem modelos de barras estabilizadoras ou barra anti rolagem, que liga uma torre da suspenção a outra, principalmente no eixo dianteiro. Estariam assim deixando a suspenção de ser independente...
Eu insisto que tecnicamente a suspensão traseira por eixo de torção é considerada no máximo semi-independente. Chamar o sistema do C4 de rodas independentes, como a Citroën erradamente faz, induz as pessoas a erro (me fez acreditar que fosse Multilink, por exemplo). Reafirmo que para ser suspensão independente (ou rodas independentes), como o próprio nome diz, não pode haver eixo de nenhum tipo ligando as rodas.

Barras estabilizadoras minimizam o efeito de rolagem e não são consideradas eixos, pois não transmitem os movimentos de uma roda para a outra (ligam apenas as torres), nem parcialmente, como o eixo de torção.

rodrigo cardozo
Membros
Estado: RS
Veiculo: Outros

Mensagem por rodrigo cardozo »

Eu insisto que tecnicamente a suspensão traseira por eixo de torção é considerada no máximo semi-independente. Chamar o sistema do C4 de rodas independentes, como a Citroën erradamente faz, induz as pessoas a erro (me fez acreditar que fosse Multilink, por exemplo). Reafirmo que para ser suspensão independente (ou rodas independentes), como o próprio nome diz, não pode haver eixo de nenhum tipo ligando as rodas.

Barras estabilizadoras minimizam o efeito de rolagem e não são consideradas eixos, pois não transmitem os movimentos de uma roda para a outra (ligam apenas as torres), nem parcialmente, como o eixo de torção.
Concordo plenamente... Bela explicação!
RODRIGO
C4 HATCH EXCLUSIVE BVA

Imagem

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”