rodrigo cardozo escreveu:Fneres escreveu:"Bi-xenon é a xenon que é usada nos carros com farol monoparábola, mais encontrado em carros antigos ou populares. Neste caso uma única lâmpada faz tanto a função do farol baixo como do farol alto"
Se ele realmente fosse um bi-xenon,porque faz uso de uma lâmpada halogênia no alto e não apenas o xenon para essa função??
Ou melhor, pensando em termos de Marketing, por que a citroen não anuncia como bi-xenon??
Seria muito mais atrativo anunciar como Bi-xenon do que como Bifunção.
Bi-xenon é de carros como BMWs, Mercedes e outros segmentos acima, onde não existe o auxilio de uma lâmpada halogênia para essa função.
O xenon pode ajuda no alto sim, seja mudando o foco ou por não desligar ou por seja o que for, só que é exagero falar em bi-xenon. O fato é apenas uma questão de terminologia, que por sinal está fugindo totalmente do tópico, pois o funcionamento já foi explicado.
P E R F E I T O !!!
O auxílio por lâmpada halógena no farol alto se dá em razão de o acionamento de lâmpadas HID (xenon) ser lento. Assim, ao lampejar farol alto, a lâmpada que acende é a halógena, e não o xenon. Funciona assim em todos os carros que conheço, incluindo BMWs, Mercedes, Porsche, Range Rover, etc... e, em todos eles, a fábrica diz haver faróis bi-xenon.
É claro que pode haver algum automóvel que utilize um xenon independente para o farol alto, apesar de eu não conhecer.
Mas o sistema adotado no C4 não é exceção...