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Possível reset cambio automático
Caros companheiros de fórum, Algumas semanas atrás meu cambio resolveu começar a dar leves trancos na passagem da primeira para segunda marcha. Ora um pouco mais intensos, ora mais fracos, e as vezes desapareciam, mas daqui a pouco voltavam. Logo, observei se existia algum outro sintoma como os descritos aqui que indicassem os defeitos clássicos da odiada AL4. Notei que nada além disto ocorria, e o defeito não aparecia na fase fria ou na quente, mas sim mantinha-se presente em todos os estados. Também não aparecia mensagem de defeito algum. Pesquisei então se existia alguma maneira de “resetar” o modulo ou ao menos a memória do modulo do cambio automático. Encontrei em uma serie de fóruns de fora, entre eles BMW, Mercedes e vw, usuários descrevendo uma “tática” para zerar a memória de câmbios auto-adaptativos. Seria esta -
1- ligar a chave até que ascendam as luzes do contato mas não dar a partida
2- pressionar o acelerador até o fundo além do kick-down por 30 segundos
3-soltar o acelerador e dar a partida no carro
Neste final, existe nos fóruns divergências que são as seguintes: Existe quem diga que pode-se retirar a chave do contato logo após, sem necessidade de dar a partida de imediato e os que afirmam que depois de soltar o pedal do acelerador deve-se dar a partida de imediato assim como afirmei acima. Por via das duvidas executei ambos os procedimentos. Não sei se foi alguma coincidência mas realmente os trancos praticamente desapareceram, só aparecem em um momento em que sabe-se que esta caixa tem essa mania, engarrafamentos e muito anda e para, mesmo assim de maneira mais suave que antes. Trago esta informação para que os companheiros possam testar e compartilhar as suas experiências. Tal procedimento pareceu resolver o meu caso, quem sabe consigamos avaliar se realmente é eficaz. Abraços.
1- ligar a chave até que ascendam as luzes do contato mas não dar a partida
2- pressionar o acelerador até o fundo além do kick-down por 30 segundos
3-soltar o acelerador e dar a partida no carro
Neste final, existe nos fóruns divergências que são as seguintes: Existe quem diga que pode-se retirar a chave do contato logo após, sem necessidade de dar a partida de imediato e os que afirmam que depois de soltar o pedal do acelerador deve-se dar a partida de imediato assim como afirmei acima. Por via das duvidas executei ambos os procedimentos. Não sei se foi alguma coincidência mas realmente os trancos praticamente desapareceram, só aparecem em um momento em que sabe-se que esta caixa tem essa mania, engarrafamentos e muito anda e para, mesmo assim de maneira mais suave que antes. Trago esta informação para que os companheiros possam testar e compartilhar as suas experiências. Tal procedimento pareceu resolver o meu caso, quem sabe consigamos avaliar se realmente é eficaz. Abraços.
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Re: Possível reset cambio automático
Interessante.
Seria bom q aqueles que estiverem com algum problema no funcionamento da AL4 podiam fazer este "reset" para termos um retorno positivo ou nao deste procedimento.
Parabens por publicar este relato.
Abrcs
Seria bom q aqueles que estiverem com algum problema no funcionamento da AL4 podiam fazer este "reset" para termos um retorno positivo ou nao deste procedimento.
Parabens por publicar este relato.
Abrcs
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Re: Possível reset cambio automático
Nossa Luiz Santos muito interessante isso. Tenho um C4 Pallas 07/08 Aut. que quando eu levo num mecanico aqui de BH ele zera o cambio e ele para de dar estes arranquinhos. Mas depois de uns 2 meses volta. Como que vc ficou sabendo disso? Acho que interessa a muita gente, parabens pela dica....vou testar....rssss
Abraço
Ademir - BH
Abraço
Ademir - BH
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Re: Possível reset cambio automático
Muito bom hein! Ja estou disseminando a informação para quem reclama do cambio..
Galera que realizar o possivel reset, favor postar as impressoes.
Abs
Galera que realizar o possivel reset, favor postar as impressoes.
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Re: Possível reset cambio automático
Realizei o procedimento, tanto desligando a chave, como dando a partida logo em seguida e...
não notei nenhuma diferença.
O câmbio continuou com o comportamento anterior, o normal.
O meu dá uns tranquinhos nas 2 ou 3 primeiras passagens do dia da 1ª para 2ª. Depois que começa a esquentar as trocas ficam suaves como têm que ser. A 3ª entra aos 40km/h e a 4ª aos 70km/h. No meu caso nada mudou depois do reset.
não notei nenhuma diferença.
O câmbio continuou com o comportamento anterior, o normal.
O meu dá uns tranquinhos nas 2 ou 3 primeiras passagens do dia da 1ª para 2ª. Depois que começa a esquentar as trocas ficam suaves como têm que ser. A 3ª entra aos 40km/h e a 4ª aos 70km/h. No meu caso nada mudou depois do reset.
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Re: Possível reset cambio automático
Mas a ideia é essa mesma! Observar se ocorre alguma mudança ou não. Quando comecei a perceber os trancos, procurei alguma coisa referente a um possível reset da memorias das caixas adaptativas. Esse "reset" apenas eliminaria os parâmetros "aprendidos" pela caixa, não faria a caixa mudar drasticamente de comportamento. Pode sim sanar vícios salvos na ECU, que poderiam causar interferência negativa no comportamento da caixa. Procurei primeiro claro por algum procedimento a respeito da al4. Nos fórum em português, tanto os do Brasil como os de Portugal, não encontrei nada. Resolvi tentar em fóruns de língua inglesa, mas novamente não encontrei nada sobre a al4. Porém, achei muita informação a respeito desse tipo de procedimento em caixas adaptativas de outros fabricantes, equipando carros de algumas marcas como Vw, Bmw e Mercedes. Como são marcas diversas de caixa e uma quantidade considerável de pessoas teria informado ter obtido sucesso eu resolvi postar aqui depois de ter testado e realmente notado alguma coisa. Mas com certeza pode ser uma coincidência. O fato de caixas de marcas diferentes supostamente contarem com um procedimento similar também chamou a minha atenção, mas repito que apenas observei o relato dos proprietários destes carros. E o procedimento em geral é esse mesmo com pequena mudança na questão de retirar a chave ou não. Ah sim, encontrei relatos dos mesmos procedimentos em fóruns Norte Americanos também. Abraço!
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Re: Possível reset cambio automático
Oi Pessoal,
Deparei-me com este problema de tranco de 1ª para 2ª a 3 meses atrás, meu carro e um c4 2011 2.0 BVA, logo levei na ccs para verificar o diagnostico era que o software estava com versão antiga, sendo assim eles atualizaram e zeraram os contadores, por 1 semana os trancos pararam mais logo em depois voltaram passado alguns dias o tranco aumento... até parece que na troca de 1ª para 2ª o carro leva um batidinha na traseira, bom levei de novo a ccs, deva vez tive que deixar o carro lá por 2 dias ... ADIVINHEM SÓ QUAL FOI O DIAGNOSTICO? software estava com versão antiga DENOVO... só rindo mesmos... a solução foi -> atualizaram software e zeraram os contadores. Tudo ao normal desta vez por 2 dias, depois os trancos voltaram em menor intensidade mais estão de volta. Não acho que isto é normal, levei novamente na ccs e me disseram que pode ser um possível problema com a eletro-válvula, mais para a sanar este problema o carro teria que ficar 10 DIAS na ccs. Infelizmente isto é inviável, pois trabalho com o carro. Vou tentar o procedimento descrito acima, mais acho lamentável um carro automático trocar de marcha como se fosse um carroça. Há fiz um questionamento no e-mail do fale com o presidente Citroen, assim que eles me responderem colocarei a resposta aqui.
Deparei-me com este problema de tranco de 1ª para 2ª a 3 meses atrás, meu carro e um c4 2011 2.0 BVA, logo levei na ccs para verificar o diagnostico era que o software estava com versão antiga, sendo assim eles atualizaram e zeraram os contadores, por 1 semana os trancos pararam mais logo em depois voltaram passado alguns dias o tranco aumento... até parece que na troca de 1ª para 2ª o carro leva um batidinha na traseira, bom levei de novo a ccs, deva vez tive que deixar o carro lá por 2 dias ... ADIVINHEM SÓ QUAL FOI O DIAGNOSTICO? software estava com versão antiga DENOVO... só rindo mesmos... a solução foi -> atualizaram software e zeraram os contadores. Tudo ao normal desta vez por 2 dias, depois os trancos voltaram em menor intensidade mais estão de volta. Não acho que isto é normal, levei novamente na ccs e me disseram que pode ser um possível problema com a eletro-válvula, mais para a sanar este problema o carro teria que ficar 10 DIAS na ccs. Infelizmente isto é inviável, pois trabalho com o carro. Vou tentar o procedimento descrito acima, mais acho lamentável um carro automático trocar de marcha como se fosse um carroça. Há fiz um questionamento no e-mail do fale com o presidente Citroen, assim que eles me responderem colocarei a resposta aqui.
C4 use com moderação...
[img]http://img25.imageshack.us/img25/2305/32501378.jpg[/img]
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Re: Possível reset cambio automático
luizsantos22 escreveu:Caros companheiros de fórum, Algumas semanas atrás meu cambio resolveu começar a dar leves trancos na passagem da primeira para segunda marcha. Ora um pouco mais intensos, ora mais fracos, e as vezes desapareciam, mas daqui a pouco voltavam. Logo, observei se existia algum outro sintoma como os descritos aqui que indicassem os defeitos clássicos da odiada AL4. Notei que nada além disto ocorria, e o defeito não aparecia na fase fria ou na quente, mas sim mantinha-se presente em todos os estados. Também não aparecia mensagem de defeito algum. Pesquisei então se existia alguma maneira de “resetar” o modulo ou ao menos a memória do modulo do cambio automático. Encontrei em uma serie de fóruns de fora, entre eles BMW, Mercedes e vw, usuários descrevendo uma “tática” para zerar a memória de câmbios auto-adaptativos. Seria esta -
1- ligar a chave até que ascendam as luzes do contato mas não dar a partida
2- pressionar o acelerador até o fundo além do kick-down por 30 segundos
3-soltar o acelerador e dar a partida no carro
Neste final, existe nos fóruns divergências que são as seguintes: Existe quem diga que pode-se retirar a chave do contato logo após, sem necessidade de dar a partida de imediato e os que afirmam que depois de soltar o pedal do acelerador deve-se dar a partida de imediato assim como afirmei acima. Por via das duvidas executei ambos os procedimentos. Não sei se foi alguma coincidência mas realmente os trancos praticamente desapareceram, só aparecem em um momento em que sabe-se que esta caixa tem essa mania, engarrafamentos e muito anda e para, mesmo assim de maneira mais suave que antes. Trago esta informação para que os companheiros possam testar e compartilhar as suas experiências. Tal procedimento pareceu resolver o meu caso, quem sabe consigamos avaliar se realmente é eficaz. Abraços.
Não sei se foi coincidência, mas comigo o cambio ficou bem melhor depois de ter feito o procedimento acima. Inclusive o consumo instantâneo no CB esta marcando um aproveitamento melhor do combustível.
- rodrigo cardozo
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Re: Possível reset cambio automático
Ligando o carro em seguida ou desligando a chave...???eliasmarques escreveu:luizsantos22 escreveu:Caros companheiros de fórum, Algumas semanas atrás meu cambio resolveu começar a dar leves trancos na passagem da primeira para segunda marcha. Ora um pouco mais intensos, ora mais fracos, e as vezes desapareciam, mas daqui a pouco voltavam. Logo, observei se existia algum outro sintoma como os descritos aqui que indicassem os defeitos clássicos da odiada AL4. Notei que nada além disto ocorria, e o defeito não aparecia na fase fria ou na quente, mas sim mantinha-se presente em todos os estados. Também não aparecia mensagem de defeito algum. Pesquisei então se existia alguma maneira de “resetar” o modulo ou ao menos a memória do modulo do cambio automático. Encontrei em uma serie de fóruns de fora, entre eles BMW, Mercedes e vw, usuários descrevendo uma “tática” para zerar a memória de câmbios auto-adaptativos. Seria esta -
1- ligar a chave até que ascendam as luzes do contato mas não dar a partida
2- pressionar o acelerador até o fundo além do kick-down por 30 segundos
3-soltar o acelerador e dar a partida no carro
Neste final, existe nos fóruns divergências que são as seguintes: Existe quem diga que pode-se retirar a chave do contato logo após, sem necessidade de dar a partida de imediato e os que afirmam que depois de soltar o pedal do acelerador deve-se dar a partida de imediato assim como afirmei acima. Por via das duvidas executei ambos os procedimentos. Não sei se foi alguma coincidência mas realmente os trancos praticamente desapareceram, só aparecem em um momento em que sabe-se que esta caixa tem essa mania, engarrafamentos e muito anda e para, mesmo assim de maneira mais suave que antes. Trago esta informação para que os companheiros possam testar e compartilhar as suas experiências. Tal procedimento pareceu resolver o meu caso, quem sabe consigamos avaliar se realmente é eficaz. Abraços.
Não sei se foi coincidência, mas comigo o cambio ficou bem melhor depois de ter feito o procedimento acima. Inclusive o consumo instantâneo no CB esta marcando um aproveitamento melhor do combustível.
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Re: Possível reset cambio automático
Por garantia fiz duas vezes o procedimento, na primeira vez desligando a chave e na segunda vez ligando o carro.rodrigo cardozo escreveu:Ligando o carro em seguida ou desligando a chave...???eliasmarques escreveu:luizsantos22 escreveu:Caros companheiros de fórum, Algumas semanas atrás meu cambio resolveu começar a dar leves trancos na passagem da primeira para segunda marcha. Ora um pouco mais intensos, ora mais fracos, e as vezes desapareciam, mas daqui a pouco voltavam. Logo, observei se existia algum outro sintoma como os descritos aqui que indicassem os defeitos clássicos da odiada AL4. Notei que nada além disto ocorria, e o defeito não aparecia na fase fria ou na quente, mas sim mantinha-se presente em todos os estados. Também não aparecia mensagem de defeito algum. Pesquisei então se existia alguma maneira de “resetar” o modulo ou ao menos a memória do modulo do cambio automático. Encontrei em uma serie de fóruns de fora, entre eles BMW, Mercedes e vw, usuários descrevendo uma “tática” para zerar a memória de câmbios auto-adaptativos. Seria esta -
1- ligar a chave até que ascendam as luzes do contato mas não dar a partida
2- pressionar o acelerador até o fundo além do kick-down por 30 segundos
3-soltar o acelerador e dar a partida no carro
Neste final, existe nos fóruns divergências que são as seguintes: Existe quem diga que pode-se retirar a chave do contato logo após, sem necessidade de dar a partida de imediato e os que afirmam que depois de soltar o pedal do acelerador deve-se dar a partida de imediato assim como afirmei acima. Por via das duvidas executei ambos os procedimentos. Não sei se foi alguma coincidência mas realmente os trancos praticamente desapareceram, só aparecem em um momento em que sabe-se que esta caixa tem essa mania, engarrafamentos e muito anda e para, mesmo assim de maneira mais suave que antes. Trago esta informação para que os companheiros possam testar e compartilhar as suas experiências. Tal procedimento pareceu resolver o meu caso, quem sabe consigamos avaliar se realmente é eficaz. Abraços.
Não sei se foi coincidência, mas comigo o cambio ficou bem melhor depois de ter feito o procedimento acima. Inclusive o consumo instantâneo no CB esta marcando um aproveitamento melhor do combustível.
O cambio esta se comportando diferente, como se tivesse "aprendendo" de novo. Talvez seja até melhor dar umas "aulas" usando mais o tiptronic dessa vez.
Mas repito, pode ser tudo coincidência. Seria bom que algum técnico comprovasse isso.