Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
ricksnape
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Trocar lâmpada do freio

Mensagem por ricksnape »

Caros amigos do C4C,

A lâmpada esquerda do freio queimou (ou está com mal contato) e eu não sei como fazer para retirá-la. Levei em um amigo que "entende" de carro mais que eu, e ele disse que não faz a menor idéia de como conseguir chegar até ela, mesmo com o manual.

Alguém já trocou, e pode me explicar como se faz? Amanhã vou pegar a estrada e não quero ter problemas com isso ...

Abração a todos!

Ricardo

Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Re: Trocar lâmpada do freio

Mensagem por Cyro »

Passo a passo:

Remover o acabamento de carpete do porta-malas do lado afetado: tem umas presilhas pretas que tem dois círculos concêntricos. O do meio deve ser levantado com alguma coisa fina (chave de fenda bem pequena) e só então puxar a presilha que estará solta.

Com a proteção de carpete solta, puxe-a no sentido contrário.

Coloque a mão neste espaço e perceberá uma borboleta de plástico de uns 3 cm. Desenrosque esta borboleta que faz a fixação do conjunto da lanterna traseira toda.

Com a borboleta totalmente retirada, puxe a lanterna inteira pra fora pela parte de trás do carro. Puxe com movimento firme mas não muito amplo, pois a fiação da lanterna tem limite de uns 10 cm pra ser puxada.

Com a lanterna solta na mão, basta apenas soltar as presilhas que fixam a base das lâmpadas da carcaça da lanterna.

Você está com as lâmpadas a vista e basta trocar a do meio que corresponde ao freio.

Pra montar basta fazer os passos acima ao contrário.

Espero que tenha entendido. Caso ainda fique na dúvida avisa que amanhã ou tiro a minha e fotografo pra você.
Imagem

ricksnape
Membros

Mensagem por ricksnape »

Opa! Por isso que eu estou viciando nesse Clube! Rapidamente alguém vem aqui e tira as nossas dúvidas, na maior boa vontade!

Vou tentar retirar isso agora a noite, caso eu não consiga deixo uma mensagem aqui ...

Muito obrigado, amigo!

ricksnape
Membros

Mensagem por ricksnape »

Com o seu passo-a-passo, consegui retirar a lâmpada que está queimada, mas infelizmente por conta do horário não consegui arrumar um lugar pra comprar outra ... Amanhã pela manhã vou comprar 2 lâmpadas de freio pra trocá-las, e vou tirar fotos pra auxiliar alguém que venha a ter a mesma dúvida que eu tive ...

Cyro
Moderador
Estado: MG

Mensagem por Cyro »

Legal! Que bom que as "explicações" ajudaram na solução. Depois posta mesmo umas fotos do processo pra quem precisar no futuro. Esse é o espírito do C4C: hoje eu te ajudo, amanhã você ajuda mais um monte. Valeu.
Imagem

Lucas Lopes
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por Lucas Lopes »

Desculpe ressucitar o tópico, mas achei esse topico na busca e é de realmente grande ajuda. Amanhã vou tirar a lanterna do meu e fotografar (andei em uns paralelepipedos e a lanterna traseira esquerda apagou), acredito que tenha soltado só.

Amanhã tiro as fotos pra dar um help pra quem tiver a mesma dúvida.

Abraços
[img]http://www.brasilcasas.com.br/lucas/strada_c42.jpg[/img]

Lucas Lopes
Membros
Estado: SP
Contato:

Mensagem por Lucas Lopes »

Como prometi, aqui estão as fotos.

A retirada da lanterna é realmente fácil, só tirar as presilhas da forração:

Imagem

Eu tirei também uma terceira, que fica no fundo do falante, deu mais espaço pra mexer a mão:

Imagem

Feito isso, só puxar a forração para abrir o espaço e....
Voilà, a borboleta:

Imagem

Só girar no sentido anti-horário (é mais dificil fazendo, ela é bem presa e sugiro que deixe assim quando fechar, se não pode entrar água).
Com a borboleta retirada a lanterna não vai cair na tua mão (graças a deus né), ela tem um pino preso por uma borracha para ficar bem fixada:

Imagem
Imagem

Só puxar com um pouco de força a parte de cima da lanterna que aí sim ela sai.
Feito isso, o chicote sai uns 10 cm, só desplugar ele que você fica com a lanterna e as lampadas em mãos.
Pra retirar as lampadsa é bem fácil, esqueci de tirar fotos mas é só soltar as travinhas que tem que saí uma placa com as 3 lampadas. Unica foto que tenho da placa é essa aqui:

Imagem

minha lanterna queimada ¬¬

Valeu pelo tutorial aí Cyro.

Abraço
[img]http://www.brasilcasas.com.br/lucas/strada_c42.jpg[/img]

federalbm
Membros
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Mensagem por federalbm »

Obrigado pelo Tutorial amigos, consegui fazer a troca da minha lâmpada antes do feriado de páscoa com esse passo-a-passo!
abraço

bruno figueiredo
Moderador
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

federalbm escreveu:Obrigado pelo Tutorial amigos, consegui fazer a troca da minha lâmpada antes do feriado de páscoa com esse passo-a-passo!
abraço
Obrigado a vc, por ter procurado no forum pela solução do seu problema. A maioria dos novos usuários, se limita a abrir um novo Tópico perguntando. Parabéns!

Abs.
Bruno Figueiredo.

leonardotesti
Membros

Mensagem por leonardotesti »

Pessoal,
tambem troquei a lampada do meu com a ajuda deste tutorial.

Muito bom o post!

Abraços!

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”