Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
nandoluzes
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 VTR

Re: C4 hatch 2.0 aut direção pesada

Mensagem por nandoluzes »

Tenho um VTR e meu irmão um Tiida, o Tiida é muitissimo mais leve, não é que a do C4 seja pesada, mas é que a do Tiida realmente é muito boa...E a do Tiida tb tem assistência elétrica

Maluko
Membros
Estado: SP
Veiculo: Outros

Mensagem por Maluko »

Acho q acdireção é pesadinha tbem, comparada com a do stilo, nossa, nem se fala.

Será q não tem nenhuma atualização de software q resolva isso?

Falow...
C4 Hatch 2.0GLX ++

twu_raves
Membros

Mensagem por twu_raves »

Galera, nao confundam direcao eletro-hidraulica com direcao mais macia que a hidraulica.

O sistema eletro-hidraulico, como ja relatado, se diferencia apenas porque utiliza um motor eletrico para acionar a bomba hidraulica. Nos carros de direcao hidraulica convencional, este "acionamento" eh realizado pelo proprio motor do carro, com o uso de correias.

Agora vamos às perguntas. Quao dimensionado foi este motor eletrico para realizar o servico de bombeamento do fluido da direcao? Igual ao realizado pela correia? Mais forte? Ou mais fraco?

Percebem?

Não há nenhum compromisso direto com o peso final da direcao. Esta poderia ser dimensionada para mais leve ou mais pesada simplesmente pela potencia do motor eletrico.
A maior vantagem da direcao eletro-hidraulica (ou da eletrica) para a hidraulica convencional esta no alivio deste "trabalho" ao motor do carro, resultando em economia de combustivel, menos perca de potencia e ate simplicidade de reparo por ser um sistema independente.

Desta forma, creio que o peso da direcao do C4 tenha sido dimensionada um pouco mais pesada que os concorrentes de proposito mesmo, pela seguranca e proposta mais esportiva que a linha C4 tem.

A Citroen poderia tranquilamente dimensionar o sistema para que fosse mais leve (independente de escolher utilizar hidraulica convencional, eletro-hiraulica ou mesmo eletrica), o fato eh que nao o fez. Comparando com os concorrentes realmente é mais pesada que a maioria, mas nao deixa de ser assistida, principalmente se a comparacao for feita com qualquer carro que NAO tenha assistencia na direcao.

diegocm
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por diegocm »

Engraçado, estou a 3 semanas com o carro e também estou achando a direção um pouco pesada.
A direção do meu antigo Punto era mais macia..

Não sei se é impressão minha, mas parece que ao virar em algumas esquinas mais apertadas a direção treme um pouco...

kkjf
Membros
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por kkjf »

Só pra constar.... peguei meu C4 mês passado e tbm to achando a direção pesada, e não é por culpa de calibragem nem das rodas 16 originais do Hatch não. O Honda CRV do meu pai tem um pneu 225/65 R17, tem direção elétrica que é tão leve quanto a do C3....só não fiquei preocupado com isso pq o C4 do teste drive tbm tinha a direção pesada. Enfim...ponto negativo do carro.

luiztsj
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por luiztsj »

Moçada, comprei um C4 hatch automático a duas semanas e recentemente começou a dar um estalo qdo viro o volante a baixas velocidades. Junto com o estalo vem uma trepidaçao no assoalho próximo aos pedais.
Será que é algum problema na direçao elétrica?

Fneres
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual

Mensagem por Fneres »

Pegue uma estrada e a 120km/h vejam se o peso da direção é ou não adequado...
C4 tem outra proposta, é besteira comprar a direção dele com a de um C3, C3 é carro de usar na cidade. Os nossos C4s são para um fim mais esportivo, controle de tração, ESP, xenon direcional. Os itens que diferem esse carro dos outros são justamente voltado para a esportividade e comportamento em estradas. Por esse e outros motivos a direção segue a linha do conjunto, sendo um pouco mais pesada na cidade.

twu_raves
Membros

Mensagem por twu_raves »

Bando de molengas!

Pedrinho
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático
Contato:

Mensagem por Pedrinho »

tb estranhei muito pois vim de um stilo.

mais realmente essa é uma característica do C4
Citroen C4 Exclusive Sport BVA 2011 - CRÉATIVE TECHNOLOGIE
Fiat 500 Sport 2010
Citroen C4 Exclusive Sport BVA 2011
Fiat Stilo 1.8 8v 2003

twu_raves
Membros

Mensagem por twu_raves »

E tem mais! Vcs ja viram algum carro com a "direcao hidraulica" funcionando com o motor desligado??
No C4 funciona! Basta que a chave esteja virada (painel aceso), quando voce comecar a virar o volante a direcao eletrica liga e alivia o peso, mesmo com o motor do carro desligado.
Essa eh uma das vantagens do sistema.

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”