brunollo escreveu:PRONTO! O Cielo foi o exemplo perfeito. Se até um carrinho de motor 1.3 usa pra parecer potente, é exatamente pra isso que serve. PRA PARECER MAIS POTENTE. Num carro de 4cil aspirado, am menos que você coloque quatro tubos diretos ou dois em y pra levar até lá atrás e ter realmente menos contrapressão, não existe porque usar duas saídas. Até porque, como nos modelos que vocês citaram, o duto de escape é único e divide só lá na saída, gerando apenas mais coluna de gás frio e denso pro motor empurrar. Se vc acha que um TSi é forte porque tem duas saídas de escape, tente ler TUDO que eu levei um tempão pra escrever sobre escape nesses dias e refletir porque o Civic Si tem uma ponteira, porque os Subarus Impreza e Mitsubishis LAncer com 300cv tÊm uma saída de ponteira. tente refletir em porque carros de pista usam coletor e só uma saída de escape. ESCAPE DUPLO EM MOTOR COM APENAS UM CABEÇOTE É SÓ PRA APARECER, COISA DE TUNEIRO. Nunca vi um escape duplo em motor de 4 cilindros que realmente funcionasse melhor que o de saída única, seja aspro ou Turbo. Pronto, disse.
Naaaao, brunollo, eu não quero e nunca pensei que um carro é mais forte por ter uma ou duas ou mil saídas de escape.
Eu não sabia dessa história de cabeçotes e não sei mais o que.
Eu quis ponderar que, se um carro V6 de 175 cv pode ter escape dos dois lados, pq o 4L de 193cv do Si não poderia. Agora eu entendi que não é pela potencia, e sim pelo nº de cabeçotes.
Sendo assim, carros com 6 em linha também rendem menos com escape duplo ?
Quanto ao Cielo, falei pq achei as saídas legais, não que o carro seja forte por isso...
____________
Edit: quanto a ter escapamento dos dois lados para ser "mano", parecer xuning e etc eu discordo, pelo menos pra mim
Eu gosto da "igualdade", se é que vc me entende. Eu não gosto de carros com 1 lâmpada de ré, 1 lanterna de neblina (a menos que seja no meio) nem com 1 saida de escape (a menos que seja no meio, tb).
EU, SERGIO, acho que fica mais equilibrado.