-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Lanterna fumê - Proibida??
Ae ae pessoal!
Tava lendo umas resoluções do CONATRAN para ver o esquema da proibição do xenon e achei uma que me deixou em dúvida, dêem uma olhada:
RESOLUÇÃO No- 383, DE 2 DE JUNHO DE 2011
Altera a Resolução nº 227, de 09 de fevereiro de 2007, do CONTRAN, que estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o artigo 12 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização em veículos automotores; e CONSIDERANDO o constante nos processos nº 80001.003214/2008-22 e 80001.009502/2004-67;
RESOLVE:
Art. 1º Alterar o § 7 do art. 1º da Resolução nº 227/2007 -
CONTRAN, que passa a vigorar com a seguinte redação:
'Art. 1º.........................................
§ 7º Ficam limitados a instalação e o funcionamento simultâneo
de no máximo 8 (oito) faróis, independentemente de suas
finalidades.'
Art. 2º Acrescentar o § 9º ao art. 1º da Resolução nº
227/2007 - CONTRAN, com a seguinte redação:
§ 9º É proibida a colocação de adesivos, pinturas, películas
ou qualquer outro material nos dispositivos dos sistemas de iluminação
ou sinalização de veículos.'
Será q agora até minha lanterna fumê que não faz mal a ninguém, não ofusca ninguém tbm foi proibida? Tem um monte de modelo de carro que tá vindo com máscara negra ou lanternas escurecidas de fábrica. Que safadeza é essa?
Tava lendo umas resoluções do CONATRAN para ver o esquema da proibição do xenon e achei uma que me deixou em dúvida, dêem uma olhada:
RESOLUÇÃO No- 383, DE 2 DE JUNHO DE 2011
Altera a Resolução nº 227, de 09 de fevereiro de 2007, do CONTRAN, que estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o artigo 12 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização em veículos automotores; e CONSIDERANDO o constante nos processos nº 80001.003214/2008-22 e 80001.009502/2004-67;
RESOLVE:
Art. 1º Alterar o § 7 do art. 1º da Resolução nº 227/2007 -
CONTRAN, que passa a vigorar com a seguinte redação:
§ 7º Ficam limitados a instalação e o funcionamento simultâneo
de no máximo 8 (oito) faróis, independentemente de suas
finalidades.'
Art. 2º Acrescentar o § 9º ao art. 1º da Resolução nº
227/2007 - CONTRAN, com a seguinte redação:
§ 9º É proibida a colocação de adesivos, pinturas, películas
ou qualquer outro material nos dispositivos dos sistemas de iluminação
ou sinalização de veículos.'
Será q agora até minha lanterna fumê que não faz mal a ninguém, não ofusca ninguém tbm foi proibida? Tem um monte de modelo de carro que tá vindo com máscara negra ou lanternas escurecidas de fábrica. Que safadeza é essa?
- mmbdp
- Moderador
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Re: Lanterna fumê - Proibida??
Essa dá para entender:
Uma lanterna levemente escurecida como a do hatch do Fertulha, além de bonita, não deixa perceber o trabalho after market feito, pois a lanterna mantém sua funcionalidade.
Já um corsa antigo preto fosco pelo qual cruzei noite dessas, tinha insulfilm G5 (ou algo do gênero) sobre as lanternas traseiras. Não se percebia se estavam acesas ou se a luz era de freio ou lanterna. Uma bost@!
Pode parecer preconceito (e é, mas preconceito de carro AINDA é permitido no Brasil, rs): chevette velho com farol azul ofuscando astronauta e corsa velho com lanterna sem luminosidade alguma fundamentam muito bem cada uma dessas resoluções do contran. E olha que eu abomino essas resoluções.
Não acho que um C4 vá ser impedido de trafegar por ter lanternas escurecidas (desde que bem feito o serviço), pois não se saberá se vieram de fábrica assim.
Uma lanterna levemente escurecida como a do hatch do Fertulha, além de bonita, não deixa perceber o trabalho after market feito, pois a lanterna mantém sua funcionalidade.
Já um corsa antigo preto fosco pelo qual cruzei noite dessas, tinha insulfilm G5 (ou algo do gênero) sobre as lanternas traseiras. Não se percebia se estavam acesas ou se a luz era de freio ou lanterna. Uma bost@!
Pode parecer preconceito (e é, mas preconceito de carro AINDA é permitido no Brasil, rs): chevette velho com farol azul ofuscando astronauta e corsa velho com lanterna sem luminosidade alguma fundamentam muito bem cada uma dessas resoluções do contran. E olha que eu abomino essas resoluções.
Não acho que um C4 vá ser impedido de trafegar por ter lanternas escurecidas (desde que bem feito o serviço), pois não se saberá se vieram de fábrica assim.
- VTR2008
- Moderador
- Estado: RS
- Veiculo: C4 VTR
- Contato:
É...as proibições existem por causa dos exageros...também to cansado de ver gol quadrado com xenon ofuscando todos ou o mesmo gol com uma lanterna tão escura que você não ve nem o pisca quando o carra vai dobrar uma esquina....então...já que tá cheio de ''mano'' exagerando nas alterações...precisam existir essas proibições!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
www.pastorecc.com.br
-
- Membros
- Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Poisé..
Mas não acho que seja o caso de proibições e sim limitações!
Carro antigo, com farol sem preparação ou sem condições de receber xenon eu concordo plenamente.
Ou determinar uma "cor proibida" pro xenon, sei la os mto azuis ou os acima de 6k, sei lá. Coloca um limite mas não proibe todos.
Deveria ter uma resolução falando quais modelos de carros NÃO poderiam receber xenon td bem, mas proibir td mundo aí é exagero. Preguiça do pessoal do CONATRAN em listar os carros, as situações.
O mesmo vale para as lanternas escurecidas, já tem carro vindo com lanterna escurecida de fábrica.
O trabalho de escurecimento da minha lanterna eu achei super bem feito e bem discreto. E não gostaria de me incomodar por conta disso. Afinal, trocar as lâmpadas de xenon por uma lâmpada halógena com luz branca é até tranquilo, mas e a lanterna que escureci e coloquei LED na parte de cima? não rola trocar td e mandar refazer a instalação dos LED's.
Isso sem falar que a resolução do CONATRAN ferrou td, desde tamanho de roda, pneu e altura dos carros. Acabou-se rebaixamento, acabou colocação de mola esportiva, etc etc.
Agora só vale trator com lâmpada amarela. É rally nas cidades!!
Mas não acho que seja o caso de proibições e sim limitações!
Carro antigo, com farol sem preparação ou sem condições de receber xenon eu concordo plenamente.
Ou determinar uma "cor proibida" pro xenon, sei la os mto azuis ou os acima de 6k, sei lá. Coloca um limite mas não proibe todos.
Deveria ter uma resolução falando quais modelos de carros NÃO poderiam receber xenon td bem, mas proibir td mundo aí é exagero. Preguiça do pessoal do CONATRAN em listar os carros, as situações.
O mesmo vale para as lanternas escurecidas, já tem carro vindo com lanterna escurecida de fábrica.
O trabalho de escurecimento da minha lanterna eu achei super bem feito e bem discreto. E não gostaria de me incomodar por conta disso. Afinal, trocar as lâmpadas de xenon por uma lâmpada halógena com luz branca é até tranquilo, mas e a lanterna que escureci e coloquei LED na parte de cima? não rola trocar td e mandar refazer a instalação dos LED's.
Isso sem falar que a resolução do CONATRAN ferrou td, desde tamanho de roda, pneu e altura dos carros. Acabou-se rebaixamento, acabou colocação de mola esportiva, etc etc.
Agora só vale trator com lâmpada amarela. É rally nas cidades!!
- VTR2008
- Moderador
- Contato:
Sim, eles iam passar o ano inteiro pensando em quais carros poderiam ter, quais não poderiam, quando lança um determinado carro teriam que estudar o farol do carro...é fácil falar...difícil é achar argumento técnico para um carro poder usar e outro não..aí o Sr. Advogado vem com a história de que se aquela modelo X pode o Y também vai poder aí anula a multa...recorre..e assim vai...PROIBE DE UMA VEZ que é mais fácil! quem quer carro com Xenon..que compre o modelo que vem de fábrica e que o fabricantes se liguem e comecem a oferecer como opcional em sua linha....MUITO MAIS FÁCIL!
Li uma reportagem onde fala que todos os carros que tem xenon de fábrica tem farol de bloco elíptico...DEVERIAM TER...mas o Corolla SEG (Altis) não tem! E aí....como se explica isso?
Li uma reportagem onde fala que todos os carros que tem xenon de fábrica tem farol de bloco elíptico...DEVERIAM TER...mas o Corolla SEG (Altis) não tem! E aí....como se explica isso?
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
www.pastorecc.com.br
- VTR2008
- Moderador
- Contato:
Provavelmente vc nem vai se estressar coma lanterna traseira...
1- Duvido que haverá fiscalização forte pra qualquer coisa...mas se tiver vai ser pro xenon...uma lanterna escurecida...todos os carros em suas versões mais esportivas tem...dando pra ver que tem as lampadas ligadas..ou o pisca...fica tranquilo....
o problema como disse é que bota 2 camadas de G5 em cima..fica 100% e vc não ve nada...esse tem que dá com um pau na cabeça!
1- Duvido que haverá fiscalização forte pra qualquer coisa...mas se tiver vai ser pro xenon...uma lanterna escurecida...todos os carros em suas versões mais esportivas tem...dando pra ver que tem as lampadas ligadas..ou o pisca...fica tranquilo....
o problema como disse é que bota 2 camadas de G5 em cima..fica 100% e vc não ve nada...esse tem que dá com um pau na cabeça!
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
www.pastorecc.com.br
- DITREVELIN
- Membros
- Estado: SP
A verdade é uma só, no Brasil o que mais tem é LEI agora funcionar ou fazer validar isso não existe aqui!!!! LIXO DE PAÍS!!!
[color=#FF0000][size=150]VENDO - Caneta Reparadora[/size][/color]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7877[/color]
[color=#FF0000][size=150]VENDO - Clean UP[/size][/color]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7625[/color]
[img]http://img43.imageshack.us/img43/6381/bannerrrc.jpg[/img]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7877[/color]
[color=#FF0000][size=150]VENDO - Clean UP[/size][/color]
[color=#0000FF]http://www.c4clube.com/forum/viewtopic.php?f=45&t=7625[/color]
[img]http://img43.imageshack.us/img43/6381/bannerrrc.jpg[/img]
- VTR2008
- Moderador
- Contato:
DITREVELIN escreveu:A verdade é uma só, no Brasil o que mais tem é LEI agora funcionar ou fazer validar isso não existe aqui!!!! LIXO DE PAÍS!!!
concordo com vc...é muita lei e pouca fiscalização...aí ''todos'' andam fora da lei! Eita Brasil! Nada funciona direito
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
www.pastorecc.com.br
Ex:
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007