Index
1 - Introdução e Motivação
2 - Peças
3 - Gabinete
4 - Monitor
5 - Projeto no carro
Histórico
01/07/2011 - Draft do DIY
1 - Introdução e Motivação
Bom, alguns já estão sabendo a tempos que entrei a pouco tempo pro clube do CAR-PC. Não sou igual ao Marcelo que desmonta o carro todo para colocar uma tela, mas irei desmontar uma parte para colocar meu PC no carro.
Trabalho com informática e por isso eu tenho certa facilidade. Em alguns momentos pensei em fazer um sistema próprio para utilização, na verdade já existe uma DLL de comunicação com o ODBII da Citroen quem comecei fazer a tempos atrás, mas isto fica para um futuro e outro post.
2 - Peças
Inicialmente trabalhei com o material do CAR-PC, não conhecia peças tão pequenas e potentes para colocar e logo descobrir que existe, placas-mães do tipo:
Micro-ITX - 17.1 x 17.1 cm (não se vê muito pelo mercado ou são vendidas como mini)
Mini-ITX - 17 x 17 cm
Nano-ITX - 12 x 12 cm
Pico-ITX - 10 x 7.2 cm !!
Claro que o tamanho ainda é documento, questão de tempo. Hoje podemos encontrar PICO-ITX com processadores mobile da Intel e AMD, mas não com Core2Duo ou Core i7 como a Mini-ITX.
No meu caso fui grosseiro, comprei uma Mini-ITX Zotac com socket para Core2Duo no site http://www.mo-co-so.com
GF9300-G-E

Garantindo assim minha placa de vídeo, performance para um emulador de ps2 ou n64 ou atrevendo-se a alguns jogos de PC.
Para acompanhar um Intel Core 2duo E8500 comprado no ML.
Um par de memória Cosair para gerar dual channel, comprado no InfoCentro*.
Um HD de 650gb de 2.5'', o mesmo tipo de HD de notebook, comprado no InfoCentro*.
Achar um Cooler para um Core2duo pequeno foi uma grande dificuldade, fiz umas pesquisas e descobri o [NOMEMARCA] o qual me servia em relação ao custo inclusive e me permitira um gabinete menor, também comprando no InfoCentro*.
* InfoCentro é uma área de vários estandes de venda somente de informática e tecnologia no centro da cidade do Rio de Janeiro
Com todos os materiais na mão realizei o primeiro teste utilizando uma fonte normal de PC para fazer todas as validações e me atenderam bem.
Agora tenho em mãos um computador de 18 x 20 x 11 cm, o menor possível para minhas exigências, mas existe um item ainda não visto, como enviar energia a todos esses equipamentos?
Existe muitas fontes de entrada 12v DC, algumas da mais conhecidas são M#ATX.

Comprei este à cima, M4ATX, para ligar o sistema. Uma fonte razoavelmente grande e de alta potência e com a principal qualidade que buscava um estabilizador de potencia para o circuito interno do carro.
A variação de voltagem do C4 gira em torno de 10voltz a 14voltz, não é qualquer tipo de equipamento que agüenta esta modificação bruta. Existem registros de maiores variações em sites estrangeiros e outros carros, mas este foi o que consegui medir no meu.
3 - GabineteComprei uma fonte M3ATX antes da M4ATX mas não deu potência suficiente, erro de calculo. =/
Com todas peças para fazer o sistema funcionar, faltava descobrir aonde colocá-las no carro. Fui em uma loja de acrílico e mandei fazer um cubo de 21x21x18cm para encaixar tudo lá dentro, ao pedir o cubo encomendei os dois furos para os fans superior e lateral.

Algumas perfurações para os encaixes utilizando uma micro-retifica e tudo aparafusado.
[FOTO - Case tampado]
Como ao montar o projeto do acrílico estava utilizando a fonte M3ATX, algo fico de fora a M4ATX que é bem maior, além de algumas dificuldades com a furação do espelho traseiro

4 - Monitor
Até agora todos os teste ocorreram com um monitor normal com saída DVI, logo precisava de um monitor touch-screen para o painel do carro, como na grosseria eu comprei um Lilliput 669GL-70NP/C/T/HB , devido a sua entrada HDMI e Brilho alto.

Sei que muitos vão me questionar, porque HDMI em um monitor tão pequeno, simples: mesmo que o monitor seja pequeno e a resolução seja simulada, a quantidade de pixels mostrados em resolução alta e maior ocasionando um borrão dos contornos, são esses borrões que diminuem a visibilidade do famoso quadriculado na tela, quando escutamos falar de Engine XPTO da TV lero lero é justamente isso, uma sobre posição do pixels ocasionando um borrão que invés de diminuir a qualidade aumenta em relação da visão humana.
5 - Projeto no carro
Com um cubo verde montado com tudo lá dentro menos a fonte, me questionei aonde irei colocar isso, possibilidades:
- Porta Luvas
Perda de muito espaço do porta luvas além de nova dificuldade com a fonte me fez negar esse lugar.
- Banco Carona
Fragilidade do sistema e disposição dos cabos me incomodava nesta disposição
- Malas
Sobrou para malas, que sempre carrega peças de teste do carro... Além de disputar com o Subwoof e amplificador.
Colocando o CAR-PC no porta malas, terei a vantagem de já tem a fonte de energia, mesma utilizado pelo amplificador, além de um espaço curto para alocação dos fios de RCA para o Amp. Mas também terei desvantagens como a necessidade de enviar dois cabos para o painel, um USB e outro HDMI e possivelmente uma saída de 5w ou 12w de suporte a USB e aparatos.

Para montar este esquema:
5 Metros de HDMI
5 Metros de USB com replicador
3 Conversor de P2 para RCA
1 Cabo artesanal UBS-P4 para dar força ao monitor.