-
- Membros
- Mensagens: 11
- Registrado em: 29 Jun 2013, 18:55
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
Os amigos saberiam informar quando em qual ano/modelo esse câmbio AT8 entrou no lugar do famigerado AL4? Desde já agradeço...
- JohnZaccardi
- Membros
- Mensagens: 552
- Registrado em: 29 Mar 2011, 23:00
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
Salvo engano foi em 2012.
Pra ter certeza soh olhando no site da PSA com o número de chassi.
Pra ter certeza soh olhando no site da PSA com o número de chassi.
Agora: Audi A3 Sportback 2.0TSFI S-Tronic
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA
Antes: C4 Hatch Exclusive Sport BVA
-
- Membros
- Mensagens: 11
- Registrado em: 29 Jun 2013, 18:55
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Veiculo: Outros
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
Como é sabido, essa caixa utilizada por PSA e Renault é muito polêmica. Seus problemas crônicos são de conhecimentos de todos: solenóides, vazamentos, trancos e o polêmico fluido "long life".
Quando o Sandero automático fui lançado, a imprensa noticiou que a caixa tinha sido "aprimorada".
Diante disso, tentei obter informações técnicas em concessionárias Renault, mas os consultores me disseram apenas que "houve mudanças importantes".
Não satisfeito com a resposta, resolvi ligar diretamente para a fábrica no Paraná, e pedi para falar com o Gabriel Bella, que é o engenheiro responsável pela área de desenvolvimento de motor e câmbio da Renault do Brasil.
Fui muito bem atendido pelo Gabriel, que respondeu pacientemente às minhas dúvidas. Ele explicou o seguinte:
1) De fato houve problemas com essa caixa, quando utilizada no Mégane e na Scénic, pelo fato da mesma não ser adaptada às condições climáticas do Brasil , bem como o tráfego pesado das grandes cidades.
2) O problema consistia no superaquecimento do fluido, à faixa de 115/120º C, devido à refrigeração deficiente. Isso ocasionava alterações na pressão e no fluxo do fluido, ocasionando os famosos trancos.
3) O superaquecimento também ocasionava a degradação das juntas da caixa, contaminando o fluido e diminuindo sua vida útil, além de vazamentos.
4) O problema crônico dos solenóides já tinha sido resolvido anteriormente, na época do Mégane, com a substituição da Acutex pela Borg Warner.
5) A correção desses problemas levou 2 anos, pois a Renault considerou inadmissível usá-la em novos produtos sem as alterações necessárias, que foram as seguintes:
- Substituição do trocador de calor, por um de maior capacidade.
- Maior vazão nos dutos de refrigeração, nova arquitetura da tubulação.
- Novo calculador (módulo), adaptado às novas leis de emissões e aos parâmetros do motor flex.
Essas alterações foram adotadas em nível mundial pela Renault, que também usa essa caixa nos Logan e Sandero europeus. O Gabriel me disse que as condições brasileiras são de longe as mais severas submetidas à AL4/DP0. Admitiu a falta de tropicalização da mesma e disse que a Renault descartou imediatamente a hipótese de adaptá-la ao Logan e ao Sandero sem as devidas correções.
Acredito que a PSA mudou o nome da caixa justamente por causa dessas alterações. É fabricada por uma empresa onde a Renault tem 80% de participação e a PSA tem 20%. Confiram:
http://www.renault.com/en/groupe/develo ... ruitz.aspx
http://www.renault.com/fr/groupe/renaul ... ruitz.aspx
Quando o Sandero automático fui lançado, a imprensa noticiou que a caixa tinha sido "aprimorada".
Diante disso, tentei obter informações técnicas em concessionárias Renault, mas os consultores me disseram apenas que "houve mudanças importantes".
Não satisfeito com a resposta, resolvi ligar diretamente para a fábrica no Paraná, e pedi para falar com o Gabriel Bella, que é o engenheiro responsável pela área de desenvolvimento de motor e câmbio da Renault do Brasil.
Fui muito bem atendido pelo Gabriel, que respondeu pacientemente às minhas dúvidas. Ele explicou o seguinte:
1) De fato houve problemas com essa caixa, quando utilizada no Mégane e na Scénic, pelo fato da mesma não ser adaptada às condições climáticas do Brasil , bem como o tráfego pesado das grandes cidades.
2) O problema consistia no superaquecimento do fluido, à faixa de 115/120º C, devido à refrigeração deficiente. Isso ocasionava alterações na pressão e no fluxo do fluido, ocasionando os famosos trancos.
3) O superaquecimento também ocasionava a degradação das juntas da caixa, contaminando o fluido e diminuindo sua vida útil, além de vazamentos.
4) O problema crônico dos solenóides já tinha sido resolvido anteriormente, na época do Mégane, com a substituição da Acutex pela Borg Warner.
5) A correção desses problemas levou 2 anos, pois a Renault considerou inadmissível usá-la em novos produtos sem as alterações necessárias, que foram as seguintes:
- Substituição do trocador de calor, por um de maior capacidade.
- Maior vazão nos dutos de refrigeração, nova arquitetura da tubulação.
- Novo calculador (módulo), adaptado às novas leis de emissões e aos parâmetros do motor flex.
Essas alterações foram adotadas em nível mundial pela Renault, que também usa essa caixa nos Logan e Sandero europeus. O Gabriel me disse que as condições brasileiras são de longe as mais severas submetidas à AL4/DP0. Admitiu a falta de tropicalização da mesma e disse que a Renault descartou imediatamente a hipótese de adaptá-la ao Logan e ao Sandero sem as devidas correções.
Acredito que a PSA mudou o nome da caixa justamente por causa dessas alterações. É fabricada por uma empresa onde a Renault tem 80% de participação e a PSA tem 20%. Confiram:
http://www.renault.com/en/groupe/develo ... ruitz.aspx
http://www.renault.com/fr/groupe/renaul ... ruitz.aspx
- ernanidamasceno
- Membros
- Mensagens: 353
- Registrado em: 04 Jul 2013, 04:34
- Estado: RJ
- Cidade: Campos dos Goytacazes
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
Qual site PSA é esse?JohnZaccardi escreveu:Salvo engano foi em 2012.
Pra ter certeza soh olhando no site da PSA com o número de chassi.
Quero colocar o numero do chassi no meu e saber se ele é AT8.
sds
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
http://service.citroen.comernanidamasceno escreveu:Qual site PSA é esse?JohnZaccardi escreveu:Salvo engano foi em 2012.
Pra ter certeza soh olhando no site da PSA com o número de chassi.
Quero colocar o numero do chassi no meu e saber se ele é AT8.
sds
Tem que fazer um cadastro lá para ter acesso.
- ernanidamasceno
- Membros
- Mensagens: 353
- Registrado em: 04 Jul 2013, 04:34
- Estado: RJ
- Cidade: Campos dos Goytacazes
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
Fiz o cadastro, mas não achei onde colocar o chassis para pegar essas informações.
-
- Membros
- Mensagens: 1243
- Registrado em: 31 Dez 2009, 11:10
- Estado: SP
- Cidade: Itapecerica da Serra
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
Depois de logar, lá em cima à esquerda, tem um campo para colocar o VIN (8 últimos caracteres).
- ernanidamasceno
- Membros
- Mensagens: 353
- Registrado em: 04 Jul 2013, 04:34
- Estado: RJ
- Cidade: Campos dos Goytacazes
- Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
2231 L4 - CAMBIO-DIFERENCIAL AUTO NE CP 20X73 REPÈRE TS68 (TS68)
Cheguei nesse cod. Acho que é a famosa AL4 mesmo. Fabricada mes 07/2011, embora meu carro seja 2012.
Adorei o site. Muito obrigado pela dica.
Vi que algumas documentações são pagas, porem nao consegui pagar devido informar um erro aparentando erro de servidor (site fora).
Vale a pena pagar? Será que é caro?
Cheguei nesse cod. Acho que é a famosa AL4 mesmo. Fabricada mes 07/2011, embora meu carro seja 2012.
Adorei o site. Muito obrigado pela dica.
Vi que algumas documentações são pagas, porem nao consegui pagar devido informar um erro aparentando erro de servidor (site fora).
Vale a pena pagar? Será que é caro?
- balanel
- Membros
- Mensagens: 6
- Registrado em: 18 Mai 2015, 16:01
- Estado: Outros
- Cidade: Outra
- Veiculo: Outros
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
Please use the browser translate option, from english to portuguese.
I understand from this topic that the new torque converter, on the AT8 gearbox, has the lock-up function improved, and the cooling radiator enlarged (to cool the gearbox fluid better).
But I don't understand if the lock-up function can occur now in the first gear? On the AT8 type.
Before, on the AL4 type, the torque converter was locked from the second gear. It would be a great improvement if this lock-up can take place from the first gear! Great fuel economy on city driving.
Anyone knows more on this issue?
Thank you.
I understand from this topic that the new torque converter, on the AT8 gearbox, has the lock-up function improved, and the cooling radiator enlarged (to cool the gearbox fluid better).
But I don't understand if the lock-up function can occur now in the first gear? On the AT8 type.
Before, on the AL4 type, the torque converter was locked from the second gear. It would be a great improvement if this lock-up can take place from the first gear! Great fuel economy on city driving.
Anyone knows more on this issue?
Thank you.
- piolho
- Membros
- Mensagens: 514
- Registrado em: 09 Jul 2009, 16:02
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Veiculo: Outros
Re: AL4 x AT8 - Qual a diferença?
I've had cars with both gearboxes and I guess is only on second, third and fourth gear, even on AT8.balanel escreveu:Please use the browser translate option, from english to portuguese.
I understand from this topic that the new torque converter, on the AT8 gearbox, has the lock-up function improved, and the cooling radiator enlarged (to cool the gearbox fluid better).
But I don't understand if the lock-up function can occur now in the first gear? On the AT8 type.
Before, on the AL4 type, the torque converter was locked from the second gear. It would be a great improvement if this lock-up can take place from the first gear! Great fuel economy on city driving.
Anyone knows more on this issue?
Thank you.