Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
pamonha
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático

Re: TROCA ÓLEO CAMBIO AUTOMÁTICO AL4

Mensagem por pamonha »

Bruno Laport escreveu:olá,

tenho para venda o LT71141 por R$ 78,90 e o Dexron VI por R$ 49,90 ambos MOBIL e compra acima de 5L consigo fazer com frete grátis, vendo aqui e vendo no Mercado Livre também....

sou do Rio de janeiro

fico a disposição para quaisquer duvidas

24 98135 1085 tim
24 99267 2840 claro
Amigo os dois servem no citroen c4? Comprei um exclusive e nao sei quando foi trocado

trendkill
Membros
Estado: DF
Veiculo: Outros

Mensagem por trendkill »

Nessa troca de óleo preventiva não é necessário substituir as eletroválvulas não né?

jonathansiqueira
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático
Contato:

Mensagem por jonathansiqueira »

Neste esquema de troca de óleo, eu faria o seguinte.

Tirava o velho e enchia a caixa com álcool combustível até a tampa e drenava umas 4 ou 5 vezes.

Sem funcionar a caixa, como o álcool é mais fino deve entrar no conversor de torque e ir lavando.

Dá para gastar uns 20 litros de álcool que ainda sai barato.

Depois eu colocava os 4 litros de óleo novo e funcionava o carro durante uns 10min.

Tira o óleo e coloca mais 4 litros, tá zero.

Que vocês acham?

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

jonathansiqueira escreveu: Depois eu colocava os 4 litros de óleo novo e funcionava o carro durante uns 10min.

Que vocês acham?
Troca esses 4 litros por 6.
Quando se retira o óleo sempre sobram uns 2 litros no conversor de torque. O risco de fazer essa lavagem com alcool é ficar uma parte no conversor que não tem como drenar, só desmontando o câmbio.

jonathansiqueira
Membros
Contato:

Mensagem por jonathansiqueira »

Agora que li o material sobre o câmbio Al4, lá informa que dá pra drenar apenas 3 litros.

Já comprei o óleo, quando fizer a troca vou gravar um vídeo passo a passo.

Valeu

mardang
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por mardang »

Oi boa tarde, desculpa talvez minha ignorância, é que adquiri um c4 automatico a pouco tempo e pesquisei muito sobre esse "temido" cambio al4, no manual do carro nao vi em nenhum lugar a indicação de troca do fluido do cambio ... perguntei em varias csc, liguei para sac da montadora e todos foram bem categóricos na resposta. Esse fluido não se troca sem necessidade, só se troca se precisar fazer manutenção corretiva. E agora estou na dúvida, gostaria de mais informações.

EstefanoJPA
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Mensagem por EstefanoJPA »

mardang escreveu:Oi boa tarde, desculpa talvez minha ignorância, é que adquiri um c4 automatico a pouco tempo e pesquisei muito sobre esse "temido" cambio al4, no manual do carro nao vi em nenhum lugar a indicação de troca do fluido do cambio ... perguntei em varias csc, liguei para sac da montadora e todos foram bem categóricos na resposta. Esse fluido não se troca sem necessidade, só se troca se precisar fazer manutenção corretiva. E agora estou na dúvida, gostaria de mais informações.

Companheiro, estou na mesma situação que você, perguntei à oficina da Citroen e eles me falaram a mesma coisa, este fluído não se troca, apenas em caso de correção... o que se faz é verificar o nível na revisão de 60.000 km e o site Portal do Mecânico nos confirma isso. Então eu não vou mexer, vou esperar bater os 60k e fazer a revisão normalmente.
Estéfano Garcia
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA
Rio de Janeiro - RJ

Badudf
Membros

Mensagem por Badudf »

EstefanoJPA escreveu:
mardang escreveu:Oi boa tarde, desculpa talvez minha ignorância, é que adquiri um c4 automatico a pouco tempo e pesquisei muito sobre esse "temido" cambio al4, no manual do carro nao vi em nenhum lugar a indicação de troca do fluido do cambio ... perguntei em varias csc, liguei para sac da montadora e todos foram bem categóricos na resposta. Esse fluido não se troca sem necessidade, só se troca se precisar fazer manutenção corretiva. E agora estou na dúvida, gostaria de mais informações.

Companheiro, estou na mesma situação que você, perguntei à oficina da Citroen e eles me falaram a mesma coisa, este fluído não se troca, apenas em caso de correção... o que se faz é verificar o nível na revisão de 60.000 km e o site Portal do Mecânico nos confirma isso. Então eu não vou mexer, vou esperar bater os 60k e fazer a revisão normalmente.
Comprei o meu C4 PALLAS e o rapaz que comprei fez boa parte do câmbio, gastou R$ 5.000,00.
Conversei com o responsável que executou o serviço e o mesmo disse que não é necessário pois não tem como saber qual o problema se não acusar no computador do carro.
Então realmente ele tem razão! Como saber da solução se não tem um problema,
O meu carro no mês passado começou a dar/ apresentar trancos e quando levei no rapaz que fez o câmbio ele passou o scaner/leixa etc, e era a chave seletora.
Gastei R$ 400 e o carro ficou zero.

Então fica a dica. " Não adianta quebra, tem que ter certeza de qual é o problema ".

ricardobsb
Membros

Mensagem por ricardobsb »

Ola pessoal,
Alguém sabe então aonde posso adquirir esse óleo do câmbio AL4? Estou pesquisando no mercadolivre mas não achei nada.

Grato

pclinkgmor
Membros
Estado: MG

Mensagem por pclinkgmor »

jonathansiqueira escreveu:Neste esquema de troca de óleo, eu faria o seguinte.

Tirava o velho e enchia a caixa com álcool combustível até a tampa e drenava umas 4 ou 5 vezes.

Sem funcionar a caixa, como o álcool é mais fino deve entrar no conversor de torque e ir lavando.

Dá para gastar uns 20 litros de álcool que ainda sai barato.

Depois eu colocava os 4 litros de óleo novo e funcionava o carro durante uns 10min.

Que vocês acham?
Tu é loko? alcool? já vi inúmeros conversores de torque com problema devido a "lavagem" que o pessoal faz com alcool, agua raz, ou solventes, dentro do conversor possui a "ALOCAP", responsável por travar o conversor, realizar o bloqueio, isso ocorre já na segunda marcha, e na quarta marcha o conversor fica sempre bloqueado, ou seja, a alocap é responsável por manter a mesma velocidade tanto na bomba primária quanto na turbina do conversor (entrada e saida de rotação)
se danificar a alocap, é retirar o cambio, para retificar o conversor, peça muito sensível no AL4
uma retífica fica perto dos 1000, tirando mão de obra com a retirada do cambio e troca do óleo novamente, pois ao retirar o conversor o óleo vaza do cambio.

querem limpar o cambio? façam a troca, deixa rodar por uma hora mais ou menos e drena o óleo novamente, tem oficinas que fazem esse procedimento umas duas vezes pra somente depois colocar o óleo definitivo, fica caro, mas é o serviço correto a se realizar.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”