Acho que é muita ingenuidade acreditar que Toyota e Honda não são mecanicamente muito mais resistentes que 95% dos demais carros do mercado. E não é apenas isto, é o atendimento nas concessionárias que é TOTALMENTE diferenciado. Tanto que eu pensei que nunca mais compraria outra coisa, se não tivesse me apaixonado pelo VTR desde seu lançamento.
Uma historinha: fui com meu antigo Corolla na concessionária pq tinha certeza que a bomba de combustível tinha ido pro brejo, pois o antigo dono me falara que tinha trocado as velas já, mas o carro estava sem força. Cheguei lá e pedi o preço de trocar a bomba de combustível, mão de obra e tudo: R$ 480,00... Mas o atendente não me deixou fazer o serviço e me convenceu a deixar 1h na mão do mecânico. Eu perguntei se ele não detectasse problema se a mão de obra seria cobrada, ou seja, eu pagaria a bomba + mão de obra de troca + mão de obra de detecção do problema... Ele disse que não... e achava que eram os bicos injetores e/ou velas e que eu iria economizar dinheiro... Aprovei e fiquei esperando. 30 minutos volta ele: "Felipe, já detectamos o problema. Eram as velas e os bicos injetores. Já usamos esta 1h para limpar os bicos (de graça) e trocar as velas (R$ 72,40). O carro está pronto."
Onde vc já viu disso? Somando R$ 200 da mão de obra não gastei nem R$ 300. O vendedor LUTANDO para economizar o MEU DINHEIRO?
Sem falar que as peças de Corolla são do preço de GOL...
O Honda Fit da minha esposa, com 120.000km foi para a revisão: total R$ 440,00... O Hyundai Tucson da minha sogra foi para a revisão de 40.000km. Total: R$ 3.400,00...
Além disso Corolla e Honda não usam correia dentada, só aí vc deixa de ter risco de perder o motor com uma correia rompida e ainda deixa de gastar R$ 1.500 à cada 60.000km ;-)
Mas não troco meu VTR por nenhum Civic, exceto o Si!!!
AMBN escreveu:Eu tenho uma teoria meio maluca sobre durabilidade dos carros.
Todos são bons, se usados corretamente. A diferença entre os diversos modelos é que uns aceitam maus-tratos, outros nao.
Qualquer carro hj em dia, se usado dentro de suas especificacoes, roda 200 mil kms tranqüilamente.
O lance é que, no geral, quem entende de carros ( e nao é rico) prefere nao arriscar e acaba comprando carros comuns tidos como "de qualidade" (Civic, Corolla). São pessoas que lêem manual, que tratam bem do carro. É por isso que, no geral, nao se escuta muitas reclamações destes carros.
Os demais carros (c4), que tem fama de frágeis (nao são, é só fama), são comprados por quem acha que carro é meio de transporte, aqueles que compram pq acharam bonito, e nao entendem muito do assunto (nao tem interesse em aprender, são muito ocupados, costumam dizer). Esses carros serão mal utilizados, e por isso vão apresentar problemas. Civic e Corolla, se comprados por uma pessoa desta categoria, vão agüentar bem o tranco. Já o C4, se mal utilizado, nao se comportaria tão bem.