Tudo relacionado a personalização da linha C4.
loudenvier
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Re: C4L THP: Unichip Q ou Remapeamento da Central?!!!

Mensagem por loudenvier »

rpmstore.com.br escreveu:Concordo parcialmente com o amigo loudenvier. Tem como danificar o motor com piggy? Tem. Mas com remap mal feito também, e, inclusive e muito mais fácil rs.
Os piggybacks de precedência são programados para permanecer dentro dos limites seguros do carro, possuem processadores fortes para ajustar em tempo real as alterações nos valores dos sensores. Já os mais baratos de empresas desconhecidas são muito mais perigosos sim.
Você não leu o artigo que lhe enviei. Não importa a qualidade dos piggybacks eles sempre estarão adulterando as leituras da ECU, e, como existem muitos mais sensores nos carros atuais a central fica "perdida" tentando se reajustar o tempo todo. Nenhum piggyback, repito, NENHUM piggyback é capaz de controlar todos os parâmetros necessários para a operação segura do conjunto motor/injeção. Não importa a qualidade do piggyback, a única coisa que pode mudar é o tempo que o dano será permanente. Pode usar UNICHIP, RACECHIP, não importa, nenhum deles é seguro como um remapeamento sério com os da APR para motores VW/AUDI, ou BUGERSPORT para BMW, etc.

Mas claro, cada um tem sua opinião, seja ela baseado em fatos, ou mitos, e cada um escolhe o que colocar em seu carro, tem gente que bota óleo 0W20 para "economizar gasolina" no C4... Eu, particularmente, não compro carro que tem/teve piggyback.

loudenvier
Membros
Contato:

Em tempo, para o pessoal que acha que está colocando seu DS3 com 200cv usando um RACECHIP (e não está ferrando o carro), seria interessante que fizessem vários testes, além de 1 ou 2 corridas em um dino.

Remapeamento é uma coisa MUITO SÉRIA... Por exemplo, a temperatura do ar na admissão, que aumenta à medida que o carro é submetido à demandas mais altas por algum tempo, é muito importante. Na maioria dos "UPGRADES" o cara saí da "loja" todo feliz, que deu 200cv no dino, dá umas 4 arrancadas na rua e o carro já perdeu uns 30cv brincando... Tudo porque a temperatura do ar na admissão está altíssima, e o tune foi além do que seria seguro/indicado para um carro sem um intercooler que preste.

Quando vc pega um kit APR para um AUDI, ele é todo preparado para que este tipo de coisa não aconteça. Não é uma "propaganda enganosa" que dá um valor alto agora e em uso normal cai bastante. Se você pega um kit APR que eleva de 200cv para 280cv+, já vem um um intercooler novo, velas novas, escape novo... E é mais fácil levar de 200cv para 280cv, do que de 165/156cv para 210cv...

Lá fora o pessoal é mais sério do que aqui, e o pessoal dos foruns acreditam menos em historinhas da carochinha. O pessoal pega um DS3 THP e coloca, com segurança, sem modificações nos 185cv... Pra colocar acima disso já começa a ter que mudar mais coisas, não apenas remapear (e, estou falando de trabalho profissional, nada de piggyback que não controla todos os parâmetros necessários e estraga seu carro com o tempo, como já disse antes):

- Redução da folga/gap da ignição
- Mudança da válvula do turbo para uma melhor pode usar a com OEM 06F145710D (do RCZ 200cv)
- Filtro de ar esportivo
e mais outras mudanças...

Com isso tudo e um remapeamento sério, vai chegar nos 210cv possívelmente... Como não tem intercooler não vai manter esta performance em regime de uso e deve cair para uns 190~195cv.

Achar que vai comprar um RACECHIP, instalar e sair andando com 200cv é ser muito confiante na humanidade!!!

rpmstore.com.br
Membros
Estado: PR
Veiculo: Outros
Contato:

Mensagem por rpmstore.com.br »

loudenvier escreveu:
rpmstore.com.br escreveu:Concordo parcialmente com o amigo loudenvier. Tem como danificar o motor com piggy? Tem. Mas com remap mal feito também, e, inclusive e muito mais fácil rs.
Os piggybacks de precedência são programados para permanecer dentro dos limites seguros do carro, possuem processadores fortes para ajustar em tempo real as alterações nos valores dos sensores. Já os mais baratos de empresas desconhecidas são muito mais perigosos sim.
Você não leu o artigo que lhe enviei. Não importa a qualidade dos piggybacks eles sempre estarão adulterando as leituras da ECU, e, como existem muitos mais sensores nos carros atuais a central fica "perdida" tentando se reajustar o tempo todo. Nenhum piggyback, repito, NENHUM piggyback é capaz de controlar todos os parâmetros necessários para a operação segura do conjunto motor/injeção. Não importa a qualidade do piggyback, a única coisa que pode mudar é o tempo que o dano será permanente. Pode usar UNICHIP, RACECHIP, não importa, nenhum deles é seguro como um remapeamento sério com os da APR para motores VW/AUDI, ou BUGERSPORT para BMW, etc.

Mas claro, cada um tem sua opinião, seja ela baseado em fatos, ou mitos, e cada um escolhe o que colocar em seu carro, tem gente que bota óleo 0W20 para "economizar gasolina" no C4... Eu, particularmente, não compro carro que tem/teve piggyback.
Li sim,porém parcialmente. É apenas mais uma opinião.

Acho que você não leu a minha resposta. Concordo com você e sempre preferirei remap quando a opção é disponível. Mas piggy e uma opção viável em alguns casos (golf mk7, os novos Bmw etc).

Quando é um piggyback que altera as medições dentro dos limites do carro, não tem perigo. E aumentar 15-20% de potencia sem alterações de hw e muito comum, e é o caso do motor thp também.
É menos eficaz do que um remap bem feito, claro. Porém dizer que é perigoso é exagero na minha opinião.
Se fosse tudo isso que você falou acho que teríamos visto muitos relatos de danos.
http://www.rpmstore.com.br
(43) 3351-5949
(43) 9150-0580 (Claro / Whatsapp)

loudenvier
Membros
Contato:

rpmstore.com.br escreveu:Li sim,porém parcialmente. É apenas mais uma opinião.

Acho que você não leu a minha resposta. Concordo com você e sempre preferirei remap quando a opção é disponível. Mas piggy e uma opção viável em alguns casos (golf mk7, os novos Bmw etc).

Quando é um piggyback que altera as medições dentro dos limites do carro, não tem perigo. E aumentar 15-20% de potencia sem alterações de hw e muito comum, e é o caso do motor thp também.
É menos eficaz do que um remap bem feito, claro. Porém dizer que é perigoso é exagero na minha opinião.
Se fosse tudo isso que você falou acho que teríamos visto muitos relatos de danos.
Sugiro que leia integralmente o artigo (não é o único no assunto, mas o mais amigável para leigos em Injeção Eletrônica, motores de combustão, etc.). Não é uma questão de estar DENTRO dos limites do carro. Você pode diminuir a potência para ter mais economia com um PIGGYBACK que ainda vai estar destruindo seu carro.

O problema é a luta constante entre a ECU e a "enganação" do PIGGYBACK. Sensores avançadíssimos de detonação dizendo uma coisa, e o PIGGYBACK fazendo a ECU resultar em outra... Leia o artigo, é mais didático do que eu.

E sim, os UNICHIP da vida dão problema no carro, mas quem instala isso tem perfil de ficar com o carro pouco tempo e logo trocar. Diferente do perfil de quem compra SUBARU WRX, NIssan GTR, etc. por exemplo, que faz REMAP de verdade, coloca upgrades, etc.

Procure, principalmente lá fora, onde o perfil do consumidor é menos "inocente" que o Brasileiro, sobre problemas com PIGGYBACKS.

Os de qualidade, mais caros, como UNICHIP, são menos problemáticos, mas não é possível não causarem danos ao médio/longo prazo por sua própria natureza. Não se esqueça que eles surgiram como uma solução porca e barata para ganhar potência, principalmente quando não se tinham as chaves de criptografia de certas ECUs para reprogramação de verdade.

E existem remapeadores especializados no motor THP, que é Mini/BMW.. por que recorrer para a solução mais barata de segurança no mínimo discutível? Um carro de 80K, economizar R$ 1000 em um upgrade?

Slater76
Membros
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Mensagem por Slater76 »

Muito bom loudenvier!! Obrigado pelas dicas e por compartilhar do seu conhecimento!! Ja tinha lido algo e até ja tinham me falado das desvantagens e problemas que os chips dão!! Agora com seu texto tive a certeza!! Certamente não colocarei isso no meu carro!! Pensarei muito ainda se farei o remapeamento!! Até pq meu carro já é turbo e tem um torque acima da media da grande maioria dos carros que vimos no dia a dia!! Salvo é claro, pros carros mais tops e caros!! E morando nesse RJ com um transito infernal nem da pra se usar muito toda a potência! Rs...de qq forma obrigado mesmo pela participação de todos!!
Abrs,
Slater76

fabio_sd
Moderador
Estado: MG

C4L THP: Unichip Q ou Remapeamento da Central?!!!

Mensagem por fabio_sd »

fmiglior escreveu:Vou esperar ver o review do fabio pra optar por um ou por outro hehehehe.
Fechei a compra para o Lounge e paguei US$259. Com frete ficou tudo por R$643.

Comprei o modelo indicado para o C4 1.6 THP 150 PS (C4 hatch francês, modelo novo, carroceria B7, com mecânica praticamente igual ao Lounge).

http://m.ebay.com/itm/290834365685

Quando chegar, farei a instalação junto com a GFB DV+
Fabio_SD

oscasir
Membros
Estado: MT

Mensagem por oscasir »

Parece que a estrutura da placa do chipweurke é bem parecida com a do r.c pro2 né?

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

oscasir escreveu:Parece que a estrutura da placa do chipweurke é bem parecida com a do r.c pro2 né?
No DSClube tem foto dos dois abertos.
Fabio_SD

fabio_sd
Moderador

Mensagem por fabio_sd »

Consegui o VIN de um DS3. Confirmei no service.citroen que os sensores de pressão do turbo são diferentes do THP do C4 Lounge. No DS3 o sensor é o 1922V7 e no Lounge THP é o 1922R6. A princípio creio que o sensor de pressão do turbo do DS3 também é diferente do DS4 e DS5. Tem que confirmar através do VIN. Provavelmente a diferença é em função do recurso overboost presente apenas no DS3.

Sendo assim, tudo indica que o cabo de adaptação do ChipWerke e RaceChip para o DS3 é o 7333 e para o Lounge THP é o 7230. DS4 e DS5 teria que confirmar com o VIN. De qualquer forma, é bom olhar fisicamente no carro para confirmar qual o sensor está instalado.

Portanto, cuidado na hora de encomendar o seu chip!
Fabio_SD

oscasir
Membros
Estado: MT

Mensagem por oscasir »

Sorte que pedi o meu especificamente pro C4, se nao tinha dançado nessa..

Responder

Voltar para “Personalização e Tuning”