- filipe411
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
Vocês acham que seria possível adaptar saída dupla no C4 Hatch da seguinte maneira:
Desse jeito a distribuição dos gases seria igual para ambas as saídas, mas não sei se há espaço suficiente para o cano que vem do motor ficar em paralelo (nesse caso leia-se grudado) ao que é bifurcado dele mesmo e vai para as saídas.
E sei que soa meio idiota, mas no Hatch o espaço atrás daquele pedaço de plástico preto onde tem a luz de ré e a luz de chuva parece ser um pouco mais apertado do que no VTR, e aí será que a proximidade entre o cano quente que liga as duas saídas de escape e essa parte do acabamento do para-choques em plástico preto pode danificar a mesma ao longo do tempo (ficar com a aparência meio derretida sei lá)? Não né??
Abçs.
Desse jeito a distribuição dos gases seria igual para ambas as saídas, mas não sei se há espaço suficiente para o cano que vem do motor ficar em paralelo (nesse caso leia-se grudado) ao que é bifurcado dele mesmo e vai para as saídas.
E sei que soa meio idiota, mas no Hatch o espaço atrás daquele pedaço de plástico preto onde tem a luz de ré e a luz de chuva parece ser um pouco mais apertado do que no VTR, e aí será que a proximidade entre o cano quente que liga as duas saídas de escape e essa parte do acabamento do para-choques em plástico preto pode danificar a mesma ao longo do tempo (ficar com a aparência meio derretida sei lá)? Não né??
Abçs.
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
Esse assunto é antigo, mas ainda tenho essa ideia na cabeça... Não entendi porque você incluiu essa parte laranja no seu esquema, ao invés de usar o esquema que eu postei (baseado num modelo que existe). Nesse esquema que você postou tem 2 curvas a mais no escape, ao passo que no esquema inglês é direto. Essas curvas vão restringir a saída de gazes...
- brunollo
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
Vamu lá.
1. A opção pra se fazer escape duplo funcinoal em hatches como o VTR e o hatch quase sempre recai sobre a solução 2 do Cyro. A solução 1 envolve muito cano embaixo do carro que pode não caber nas áreas em recesso.
2. A solução desenhada pelo Filipe, por incrível que pareça, não dá diferença quase nenhuma em quantidade de gases que a soluçaõ 2 do Cyro. Se o tubo antes da divisão entra reto no tubo divisor, a divisão do fluxo vai ser a mesma pra ambos os lados. O que pode ocorrer é que, em baixa rotação e com baixa carga, durante acelerações a coluna de ar menor saia com um pouco mais de força pois é menos massa.
3. Escape com ponteira dupla em carros que têm um primário único só faz o carro andar pra trás. A coluna de gás já queimado E FRIO se torna (bem) maior e consequentemente mais difícil de empurrar pelo escape do motor.
4. O tubo rente ao parachoque pode derreter sim e manchar o parachoque se estiver perto demais do plástico e ficar quente demais.
5. Justamente por fazer o carro andar pra trás, eu acho uma ideia de jirico. Só acho que, se for pra fazer, que seja bem-feito: tem que desmontar as lanternas de neblina do VTR, moldar ponteiras no metal com aquele formato pra saírem por aqueles buracos e cuidar para que tenham um cm de folga pra todos os lados, pra não derreter os parachoques. Ah! E também essas ponteiras têm que ter duas camadas, pra proteger o plástico do calor. Assim pelo menos a ideia de jirico fica bonita e valorizada. ME desculpem os donos de Hatch, mas eu acho que ele simplesmente não combina com ponteira dupla.
1. A opção pra se fazer escape duplo funcinoal em hatches como o VTR e o hatch quase sempre recai sobre a solução 2 do Cyro. A solução 1 envolve muito cano embaixo do carro que pode não caber nas áreas em recesso.
2. A solução desenhada pelo Filipe, por incrível que pareça, não dá diferença quase nenhuma em quantidade de gases que a soluçaõ 2 do Cyro. Se o tubo antes da divisão entra reto no tubo divisor, a divisão do fluxo vai ser a mesma pra ambos os lados. O que pode ocorrer é que, em baixa rotação e com baixa carga, durante acelerações a coluna de ar menor saia com um pouco mais de força pois é menos massa.
3. Escape com ponteira dupla em carros que têm um primário único só faz o carro andar pra trás. A coluna de gás já queimado E FRIO se torna (bem) maior e consequentemente mais difícil de empurrar pelo escape do motor.
4. O tubo rente ao parachoque pode derreter sim e manchar o parachoque se estiver perto demais do plástico e ficar quente demais.
5. Justamente por fazer o carro andar pra trás, eu acho uma ideia de jirico. Só acho que, se for pra fazer, que seja bem-feito: tem que desmontar as lanternas de neblina do VTR, moldar ponteiras no metal com aquele formato pra saírem por aqueles buracos e cuidar para que tenham um cm de folga pra todos os lados, pra não derreter os parachoques. Ah! E também essas ponteiras têm que ter duas camadas, pra proteger o plástico do calor. Assim pelo menos a ideia de jirico fica bonita e valorizada. ME desculpem os donos de Hatch, mas eu acho que ele simplesmente não combina com ponteira dupla.
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
Mais uma vez obrigado pelas respostas clarificadoras pessoal!
Quanto ao no. 5 listado pelo Brunollo, certamente que num VTR isso ficaria top mesmo! Mas acho até que uma saída de cada lado cortando aquele plástico preto do jeito "normal" mesmo já fica show, quanto a ponteiras duplas, fica um tanto demais botar duas delas em qualquer um dos carros..
No meu hatch eu ainda não tenho certeza do que farei.. Acho que o ideal seria remodelar aquele para-choque traseiro, pois é uma das poucas coisas no carro que deixa a desejar. A peça preta de plástico devia continuar um pouco a mais e ser menos chanfrada/reta, talvez até com uns recortes aerodinâmicos bem pequenos. Mas pra fazer isso sairia caro e talvez o resultado final ficasse uma bosta se comparado com a idéia.. É o tipo de coisa que já deveria vir diferenciada no modelo "Exclusive Sport".
Quanto ao no. 5 listado pelo Brunollo, certamente que num VTR isso ficaria top mesmo! Mas acho até que uma saída de cada lado cortando aquele plástico preto do jeito "normal" mesmo já fica show, quanto a ponteiras duplas, fica um tanto demais botar duas delas em qualquer um dos carros..
No meu hatch eu ainda não tenho certeza do que farei.. Acho que o ideal seria remodelar aquele para-choque traseiro, pois é uma das poucas coisas no carro que deixa a desejar. A peça preta de plástico devia continuar um pouco a mais e ser menos chanfrada/reta, talvez até com uns recortes aerodinâmicos bem pequenos. Mas pra fazer isso sairia caro e talvez o resultado final ficasse uma bosta se comparado com a idéia.. É o tipo de coisa que já deveria vir diferenciada no modelo "Exclusive Sport".
- brunollo
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
Isso é verdade. Se tem uma coisa que eu aprendi vendo esses kits de fibra é que eles ficam superexagerados e com uma cara horrorosa, desproporcional, se comparados aos parachoques originais. Melhor seria não mexer ou, se o cara for MUITO animado mesmo, tentar adaptar o parachoque do VTR. O dianteiro entra fácil, não sei se o traseiro entra. Se a citro tivesse feito isso no Exclusive Sport, já ficava melhor. Agora, realmente, não consigo enxergar nenhuma justificativa plausível para ponteiras duplas em carros de quatro cilindros.
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
Ah, as vezes tem sentido sim, hoje tem carros 4cc bem fortes, só olhar esses TSI. Nem precisa ir a tanto, o 2.4 da Airtrek (minha mãe teve, o carro andava super bem e roncava alto) tinha 160 e poucos cv, e os 2.7v6 da Hyundai tinham 175.brunollo escreveu:Isso é verdade. Se tem uma coisa que eu aprendi vendo esses kits de fibra é que eles ficam superexagerados e com uma cara horrorosa, desproporcional, se comparados aos parachoques originais. Melhor seria não mexer ou, se o cara for MUITO animado mesmo, tentar adaptar o parachoque do VTR. O dianteiro entra fácil, não sei se o traseiro entra. Se a citro tivesse feito isso no Exclusive Sport, já ficava melhor. Agora, realmente, não consigo enxergar nenhuma justificativa plausível para ponteiras duplas em carros de quatro cilindros.
Eu acho legal o escapamento dos dois lados, gostei muito do Cielo pq ele tem isso (ao menos o que eu vi na rua). Da um visual mais agressivo e se o cara por um catalisador de alto fluxo e tirar o intermediário, pode por duas surdinas nas pontas pro som ficar abafado e grave.
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
O escapamento duplo do cielo é pura moda Chinesa, é algo muito forte lá porem é apenas estética. O 308 (projeto chines) pelo que vi tambem tem escapamento duplo.. nem sei se aquilo funciona mesmo ou é apenas enfeite.
- brunollo
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
PRONTO! O Cielo foi o exemplo perfeito. Se até um carrinho de motor 1.3 usa pra parecer potente, é exatamente pra isso que serve. PRA PARECER MAIS POTENTE. Num carro de 4cil aspirado, am menos que você coloque quatro tubos diretos ou dois em y pra levar até lá atrás e ter realmente menos contrapressão, não existe porque usar duas saídas. Até porque, como nos modelos que vocês citaram, o duto de escape é único e divide só lá na saída, gerando apenas mais coluna de gás frio e denso pro motor empurrar. Se vc acha que um TSi é forte porque tem duas saídas de escape, tente ler TUDO que eu levei um tempão pra escrever sobre escape nesses dias e refletir porque o Civic Si tem uma ponteira, porque os Subarus Impreza e Mitsubishis LAncer com 300cv tÊm uma saída de ponteira. tente refletir em porque carros de pista usam coletor e só uma saída de escape. ESCAPE DUPLO EM MOTOR COM APENAS UM CABEÇOTE É SÓ PRA APARECER, COISA DE TUNEIRO. Nunca vi um escape duplo em motor de 4 cilindros que realmente funcionasse melhor que o de saída única, seja aspro ou Turbo. Pronto, disse.
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
No caso do Cielo pode até parecer bonito mas é fudido mesmo, 1.3 lol que piada. Racionalmente nosso amigo Brunollo fogo na caveira tem toda a razão, mas pô dependendo do carro e principalmente do gosto do dono, a estética, por mais que irracional, fala mais alto.. Desde que não ponha um "Kadrão" pra ensurdecer os outros tá baum.
Ah e o Subaru Impreza WRX STi atual tem duas saídas duplas, e acredite se quiser, o duto de escape só se divide no final tb (os japas devem ter pensado "Ah o carro tem 310 cv, f**a-se isso, faz o que for mais barato mesmo" heheh).
Ah e o Subaru Impreza WRX STi atual tem duas saídas duplas, e acredite se quiser, o duto de escape só se divide no final tb (os japas devem ter pensado "Ah o carro tem 310 cv, f**a-se isso, faz o que for mais barato mesmo" heheh).
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Re: Escapamento 4x1 e saida dupla!!!!
Naaaao, brunollo, eu não quero e nunca pensei que um carro é mais forte por ter uma ou duas ou mil saídas de escape.brunollo escreveu:PRONTO! O Cielo foi o exemplo perfeito. Se até um carrinho de motor 1.3 usa pra parecer potente, é exatamente pra isso que serve. PRA PARECER MAIS POTENTE. Num carro de 4cil aspirado, am menos que você coloque quatro tubos diretos ou dois em y pra levar até lá atrás e ter realmente menos contrapressão, não existe porque usar duas saídas. Até porque, como nos modelos que vocês citaram, o duto de escape é único e divide só lá na saída, gerando apenas mais coluna de gás frio e denso pro motor empurrar. Se vc acha que um TSi é forte porque tem duas saídas de escape, tente ler TUDO que eu levei um tempão pra escrever sobre escape nesses dias e refletir porque o Civic Si tem uma ponteira, porque os Subarus Impreza e Mitsubishis LAncer com 300cv tÊm uma saída de ponteira. tente refletir em porque carros de pista usam coletor e só uma saída de escape. ESCAPE DUPLO EM MOTOR COM APENAS UM CABEÇOTE É SÓ PRA APARECER, COISA DE TUNEIRO. Nunca vi um escape duplo em motor de 4 cilindros que realmente funcionasse melhor que o de saída única, seja aspro ou Turbo. Pronto, disse.
Eu não sabia dessa história de cabeçotes e não sei mais o que.
Eu quis ponderar que, se um carro V6 de 175 cv pode ter escape dos dois lados, pq o 4L de 193cv do Si não poderia. Agora eu entendi que não é pela potencia, e sim pelo nº de cabeçotes.
Sendo assim, carros com 6 em linha também rendem menos com escape duplo ?
Quanto ao Cielo, falei pq achei as saídas legais, não que o carro seja forte por isso...
____________
Edit: quanto a ter escapamento dos dois lados para ser "mano", parecer xuning e etc eu discordo, pelo menos pra mim
Eu gosto da "igualdade", se é que vc me entende. Eu não gosto de carros com 1 lâmpada de ré, 1 lanterna de neblina (a menos que seja no meio) nem com 1 saida de escape (a menos que seja no meio, tb).
EU, SERGIO, acho que fica mais equilibrado.
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