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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Caldas, só testando a peça nova com o motor frio para saber.
Porem, se só o óleo for o culpado, o motivo é que com o aquecimento do motor, o óleo se torna menos viscoso e consegue preencher e pressurizar os tuchos, acabando com o barulho.
Vapas, a especificação API é americana. A ACEA é europeia, mais moderna inclusive, pois ela atenta para o fato que um percentual pequeno do óleo é consumido com o combustível, produzindo gases poluentes que devem ser contabilizado nos padrões de emissão.
Deste modo, há uma leitura diferente entre os padrões. No padrão americano API usa 2 letras, onde o S na frente indica que é para motor ciclo Oto, que trabalha com centelha (Spark) e o C na frente indica que é usado para motores ciclo Diesel, que trabalha com compressão.
No padrão europeu, o ciclo Oto é ACEA A. O ciclo Diesel é ACEA B e C.
Resumindo:
A: Para motores a gasolina/alcool de veículos leves.
B: Para motores Diesel de veículos leves e comerciais.
C: Para veículos leves com filtros de partículas Diesel.
E: Para motores Diesel de veículos Pesados.
Assim, seu óleo esta errado. A autorizada vai te dizer que foi ordem da fabrica e não dá para acreditar que foi dada uma instrução absurda como esta!! Aqui em Pato Branco ocorreu a mesma coisa.
O problema é que os aditivos deste óleo ACEA C não são capazes de limpar a carbonização deixada pela gasolina e pelo alcool.
Tu vai reparar, se utilizar ACEA C que ao final dos 10 mil km, ele ira sair claro quase igual quando era novo, pois não absorveu a sujeira do motor. Oleo adequado fica escuro o mais rapido possivel, indicando que esta removendo a sujeira do motor.
Não utilize este óleo, pois sua classe aditivante esta incorreta.
O padrão A2/B1 ou A2/B2 indica que pode ser usado em Flex e Diesel leves.
A Total não fabrica bons óleos no Brasil. O óleo Total só é bom se for importado.
É um absurdo a PSA utilizar óleo padrão API SJ e SL quando já há SM e SN.
Esquerdo, pode ser utilizado o 5W30 ou o 5W40. Só que o 5W30 só funciona bem na cidade. foi o que aprendi rodando 1 ano com ele no meu carro. Na estrada ele é consumindo. Assim, se for para viajar, vá de 5W40. Use uma com API SN ou ACEA A3.
Porem, se só o óleo for o culpado, o motivo é que com o aquecimento do motor, o óleo se torna menos viscoso e consegue preencher e pressurizar os tuchos, acabando com o barulho.
Vapas, a especificação API é americana. A ACEA é europeia, mais moderna inclusive, pois ela atenta para o fato que um percentual pequeno do óleo é consumido com o combustível, produzindo gases poluentes que devem ser contabilizado nos padrões de emissão.
Deste modo, há uma leitura diferente entre os padrões. No padrão americano API usa 2 letras, onde o S na frente indica que é para motor ciclo Oto, que trabalha com centelha (Spark) e o C na frente indica que é usado para motores ciclo Diesel, que trabalha com compressão.
No padrão europeu, o ciclo Oto é ACEA A. O ciclo Diesel é ACEA B e C.
Resumindo:
A: Para motores a gasolina/alcool de veículos leves.
B: Para motores Diesel de veículos leves e comerciais.
C: Para veículos leves com filtros de partículas Diesel.
E: Para motores Diesel de veículos Pesados.
Assim, seu óleo esta errado. A autorizada vai te dizer que foi ordem da fabrica e não dá para acreditar que foi dada uma instrução absurda como esta!! Aqui em Pato Branco ocorreu a mesma coisa.
O problema é que os aditivos deste óleo ACEA C não são capazes de limpar a carbonização deixada pela gasolina e pelo alcool.
Tu vai reparar, se utilizar ACEA C que ao final dos 10 mil km, ele ira sair claro quase igual quando era novo, pois não absorveu a sujeira do motor. Oleo adequado fica escuro o mais rapido possivel, indicando que esta removendo a sujeira do motor.
Não utilize este óleo, pois sua classe aditivante esta incorreta.
O padrão A2/B1 ou A2/B2 indica que pode ser usado em Flex e Diesel leves.
A Total não fabrica bons óleos no Brasil. O óleo Total só é bom se for importado.
É um absurdo a PSA utilizar óleo padrão API SJ e SL quando já há SM e SN.
Esquerdo, pode ser utilizado o 5W30 ou o 5W40. Só que o 5W30 só funciona bem na cidade. foi o que aprendi rodando 1 ano com ele no meu carro. Na estrada ele é consumindo. Assim, se for para viajar, vá de 5W40. Use uma com API SN ou ACEA A3.
Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Valeu Dacoregio! fiquei meio cabreiro mesmo, mas o pior é que na concessionária eles estão usando este óleo nos novos 308!
tive dando uma olhada no site da mobil, eles tem alguns óleos com especificação API SM e até SN (http://www.lubadmin.com/Restitution.asp ... rametre1=2). como o quartz 9000 5w40, o pior é que como comprei na concessionária, vou ter que trocar por outro de lá mesmo. e eles só tem o quartz 7000 10w40, o mesmo que a concessionaria da citröen daqui coloca nos carros, mas esse é um óleo muito ultrapassado!
vou ver se consigo encomendar o quartz 9000 5w40, o que acha? já que não tenho outra opção?
abraço.
tive dando uma olhada no site da mobil, eles tem alguns óleos com especificação API SM e até SN (http://www.lubadmin.com/Restitution.asp ... rametre1=2). como o quartz 9000 5w40, o pior é que como comprei na concessionária, vou ter que trocar por outro de lá mesmo. e eles só tem o quartz 7000 10w40, o mesmo que a concessionaria da citröen daqui coloca nos carros, mas esse é um óleo muito ultrapassado!
vou ver se consigo encomendar o quartz 9000 5w40, o que acha? já que não tenho outra opção?
abraço.
- dacoregio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Primeiro de tudo, veja se o teu carro não esta na garantia ainda.
Qualquer coisa feita fora dos padrões será motivo de alegação de descumprimento de normas e finalização de garantia.
Me lembro que na primeira troca de óleo, deixei colocar essa "lavagem para porcos" chamada Total 20W50 API SJ (cara, isso é óleo para fusca!!!) para não me perturbar com a garantia.
Como meu carro só veio com 1 ano de garantia, passou o prazo, troquei e coloquei óleo de verdade. Que foi a história que me motivou a iniciar este tópico, o dia que a autorizada de Pato Branco não queria nem permitir uma garrafa de óleo da Mobil dentro dela...
Qualquer coisa feita fora dos padrões será motivo de alegação de descumprimento de normas e finalização de garantia.
Me lembro que na primeira troca de óleo, deixei colocar essa "lavagem para porcos" chamada Total 20W50 API SJ (cara, isso é óleo para fusca!!!) para não me perturbar com a garantia.
Como meu carro só veio com 1 ano de garantia, passou o prazo, troquei e coloquei óleo de verdade. Que foi a história que me motivou a iniciar este tópico, o dia que a autorizada de Pato Branco não queria nem permitir uma garrafa de óleo da Mobil dentro dela...
Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
A garantia ja se foi há um ano!
liguei na concessionária hoje e me infirmaram que não é possível fazer uma encomenda. ou seja, tenho duas opções: colocar quartz 7000 10w40 (API SL) ou o 5W30 para motores à Diesel. ou ainda tentar pegar o dinheiro de volta, o que acho dificil, ainda mais porque paguei no cartão de crédito. :/
oooo troca de óleo dificil essa, viu!?
liguei na concessionária hoje e me infirmaram que não é possível fazer uma encomenda. ou seja, tenho duas opções: colocar quartz 7000 10w40 (API SL) ou o 5W30 para motores à Diesel. ou ainda tentar pegar o dinheiro de volta, o que acho dificil, ainda mais porque paguei no cartão de crédito. :/
oooo troca de óleo dificil essa, viu!?
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Marcelo, o que acha dos óleos da Shell?
sempre usamos essa marca nos carros daqui de casa.
abraço
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- dacoregio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Em um artigo que li uma vez que não acho onde guardei mas salvei a classificação, houve uma comparação entre óleo a venda nos EUA.
A classificação foi a seguinte:
1. AMSOIL - (NÃO TEM NO BRASIL)
2. BP Visco 5000 - (NÃO TEM NO BRASIL)
3 e 4. Mobil 1 - (DIFERENCIADOS PELO PREÇO - TEM NO BRASIL)
5. Hi-Tec HTO - (NÃO TEM NO BRASIL)
6. Shell Helix Ultra - (TEM NO BRASIL)
7. Royal Purple - (NÃO TEM NO BRASIL)
8. Castrol R - (TEM NO BRASIL)
9. Castrol SLX - (TEM NO BRASIL)
10. Torco - (NÃO TEM NO BRASIL)
Assim, entende-se quem lidera no segmento QUALIDADE.
Acho que a tua opção é trocar o óleo por serviço em uma próxima oportunidade.
Não use de maneira nenhuma esse óleo para Diesel.
Sobre os óleos da Shell, não tenho nada contra, mas veja que os Mobil se classificaram melhor.
A classificação foi a seguinte:
1. AMSOIL - (NÃO TEM NO BRASIL)
2. BP Visco 5000 - (NÃO TEM NO BRASIL)
3 e 4. Mobil 1 - (DIFERENCIADOS PELO PREÇO - TEM NO BRASIL)
5. Hi-Tec HTO - (NÃO TEM NO BRASIL)
6. Shell Helix Ultra - (TEM NO BRASIL)
7. Royal Purple - (NÃO TEM NO BRASIL)
8. Castrol R - (TEM NO BRASIL)
9. Castrol SLX - (TEM NO BRASIL)
10. Torco - (NÃO TEM NO BRASIL)
Assim, entende-se quem lidera no segmento QUALIDADE.
Acho que a tua opção é trocar o óleo por serviço em uma próxima oportunidade.
Não use de maneira nenhuma esse óleo para Diesel.
Sobre os óleos da Shell, não tenho nada contra, mas veja que os Mobil se classificaram melhor.
Marcelo Monteiro Da Correggio
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- Gabriel Guedes
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Dacoregio.
Parabéns por todos os textos técnicos postados aqui.
Tenho um conhecimento elevado sobre óleos e por anos utilizo 5w40 em meus carros. Evoluindo com API.
Hoje rodo no meu C3 1.6 16v com 100k km 5w40 SN Mobil. Baixa menos de 500 ml por troca. Que é feita rigorosamente aos 7000km. Costumo andar sempre em regimes de rotação elevados.
Assino abaixo de tudo que explicou pacientemente para todos.
Este tópico deveria ser fixo.
Abraços
Parabéns por todos os textos técnicos postados aqui.
Tenho um conhecimento elevado sobre óleos e por anos utilizo 5w40 em meus carros. Evoluindo com API.
Hoje rodo no meu C3 1.6 16v com 100k km 5w40 SN Mobil. Baixa menos de 500 ml por troca. Que é feita rigorosamente aos 7000km. Costumo andar sempre em regimes de rotação elevados.
Assino abaixo de tudo que explicou pacientemente para todos.
Este tópico deveria ser fixo.
Abraços
Gabriel Guedes
C4 Pallas Exclusive Flex- BVA Tech
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Obrigado Gabriel.
Mas o vespeiro ainda não terminou.
Hoje tentei trocar o óleo na autorizada de Pato Branco e não deixaram o Lubrax Tecno 15W40 API SN ser colocado.
Escrevi a Citroen o relato abaixo sob numero de chamado 0243175:
Senhores, diante de tantos problemas grandes possíveis, tentei, mas não consegui deixar minha pequena indignação calada.
Favor endereçar minha redação diretamente a parte técnica. Sem instrução mínima na área de lubrificantes, minhas palavras não irão ter valia.
Meu nome é Marcelo Monteiro Da Correggio, proprietário de Citroen C4 Hatch GLX 1,6 Flex ano 2009/2010.
Não queria aparecer com um “carteiraço”, porem sinto-me na obrigação CIVIL!!
Sou Engenheiro Mecânico sob CREA SC-68780/D e Responsável Técnico de Inspeção Veicular InMetro com Desempenho de Cargo/Função sob número de ART 20113387964 com contrato atual desde 05/08/2011, porem exercendo cargo desde Janeiro de 2009.
Assustei-me como este motor 1,6 consome óleo lubrificante de motor. Porem, dentro do prazo de 1 ano de garantia, fiz tudo que a autorizada recomendava.
Inclusive, observei com extremo desgosto a ordem absurda que foi passada a outros clientes, proprietário de veículos com motor 2,0.
É de conhecimento técnico comum e publico, que na classificação API que fala sobre capacidades detergentes do óleo, um óleo que tem o API iniciado pela letra S deve ser usado somente em veículos com motor ciclo Otto. Assim, um API SJ, SL, SM e atualmente SN, só pode ser utilizados em veículos Gasolina, Etanol, Flex e GNV.
Óleo com API iniciado por C, só devem ser utilizados por veículos com motores ciclo Diesel.
Há óleo que tem API especificado como por exemplo SL/CF, que permitem seu uso tanto em ciclo Otto como em ciclo Diesel
Pois a minha pergunta A formula-se agora: Por que a montadora recomendou o uso de óleo Total com API CF, onde no rótulo é clara a mensagem DIESEL em letras garrafais para motores ciclo Otto 2,0, acionados por gasolina e etanol?
Ou seja, abastecem C4 Hatch, Pallas, Picasso e o escambal com o óleo para o motor da Jumper!!!
O aditivo do óleo ajuda a recolher os depósitos de carbono resultante da queima incompleta de combustível. Com o uso do aditivo errado, os depósitos não são adequadamente removidos e o óleo praticamente sai tão claro como entrou no motor. Um absurdo esta instrução da montadora!!
Quantos clientes não estão sendo lesados por tão ignorantes instrução, onde seus motores circulam utilizando óleo inadequado ao tipo de carbonização que produz? Ao findar da garantia, quem irá pagar a conta do monte de lixo carbonizado dentro destes equipamentos?
Vamos ao caso 2:
Em Outubro de 2011, passado o prazo de troca do óleo do meu veículo, me dirigi à autorizada Citroen, levando o óleo de minha preferência.
Prefiro não comentar ainda qual é a autorizada, pois sei que tais ordens partiram da montadora.
Lá, ao vislumbrarem minhas reluzentes garrafas de óleo Mobil Eco-Power 5W30 API SM, a princípio me foi negado à troca de óleo, pois somente é permitida a substituição por lubrificantes Total.
Dada minha experiência de saber que a Engenharia da Citroen do Brasil não sabe diferenciar tipos de lubrificantes, me senti totalmente à vontade para escolher o óleo adequado para meu veículo. Se com a minha instrução eu não puder fazer, quem o fará?
Como eu tinha me deslocado 65 km para fazer esta troca de óleo, me senti muito indignado em perder a viagem. Disse que se a troca não fosse feita, que poderiam riscar meu nome do cadastro.
A contra gosto, sob anotação na ordem de serviço onde eu me responsabilizei, foi feita a troca.
Um ano depois, mais especificamente hoje, liguei novamente a mesma autorizada agendando uma troca de óleo. Avisei que eu levaria o óleo e o serviço me foi negado.
Ou seja, posso entender que alem de ter que cumprir com a norma da montadora que cita a utilização exclusiva de lubrificantes Total, eu estava em um típico caso de compra casada, onde eu somente teria o óleo trocado se comprasse o óleo na autorizada.
É mais ou menos como se eu fosse a uma feira e só pudesse levar maças se também comprasse laranjas.
A PSA francesa é proprietária das marcas Citroen, Peugeot, Michelin, Total...
Assim, é mais que claro que seus produtos, pela política de cooperação entre os departamentos, sejam conjugados.
No Brasil, infelizmente, não temos os melhores óleo da Total.
A última e mais moderna classe de aditivação disponível para motores ciclo Otto é a API SN (norma americana) e ACEA A5 (norma européia).
No manual de manutenção do meu veículo é instruído na página 12 que a norma a ser seguida para lubrificantes é SAE 5W40 ou 15W50 com ACEA A3 e API SL.
Esta disposição de qualidade é mínima, ou seja, posso utilizar um óleo mais atualizado, coisa que a Citroen não tem em estoque e a Total não disponibiliza no Brasil.
E o maior dos “poréns” me faz formular a pergunta B: Se eu, com minha formação e minha experiência de trabalho, não tiver poder para formar opinião na área, quem o teria?
Minha indignação se concentra no ponto de que, se tenho capacidade de técnica para avaliar qual o melhor lubrificante para o meu automóvel, se vejo que a Citroen não tem, se vejo que a Citroen e a Total não disponibiliza produtos que eu acho adequado ao veículo de MINHA PROPRIEDADE, sob MINHA RESPONSABILIDADE, por que ainda não posso comprar a mão de obra da autorizada Citroen?
Sem querer esperar uma resposta que me satisfaça (que, aliás, acho que não terei...), fui ao mecânico de minha confiança, que fez a troca e me cobrou R$ 29,50 incluído o filtro do óleo. Lá, ele sem comentários contra, pois eu aprendo com ele e vice-versa, abasteceu meu motor com Lubrax Tecno 15W40 API SN – ACEA A3.
Não acho adequado o controle de qualidade dos produtos e serviços Citroen estarem no CLIENTE.
Claro que muito mais gente deve saber destes fatos e assim melhor avaliarem suas futuras compras, pois o dinheiro para compra dos espetaculares veículos fabricados por esta marca foi ganho com muito trabalho.
Assim, me sinto no dever CIVIL de debater tais assuntos em redes sociais como o Facebook e fóruns na internet como o C4 Clube.
Uma cópia em inglês desta redação será enviada a matriz na França.
Minha escala de valores ganha dados para pontuar se serei novamente cliente Citroen ou não. Na certeza que eu não farei muita falta, pois, uma andorinha só não faz verão, no mínimo, deixarei outros atuais e futuros clientes da marca cientes da política desta empresa, que na minha visão, não é a correta.
Sinceramente
Engº Marcelo Monteiro Da Correggio
dacoregio@gmail.com
(46) 9114-4387
Mas o vespeiro ainda não terminou.
Hoje tentei trocar o óleo na autorizada de Pato Branco e não deixaram o Lubrax Tecno 15W40 API SN ser colocado.
Escrevi a Citroen o relato abaixo sob numero de chamado 0243175:
Senhores, diante de tantos problemas grandes possíveis, tentei, mas não consegui deixar minha pequena indignação calada.
Favor endereçar minha redação diretamente a parte técnica. Sem instrução mínima na área de lubrificantes, minhas palavras não irão ter valia.
Meu nome é Marcelo Monteiro Da Correggio, proprietário de Citroen C4 Hatch GLX 1,6 Flex ano 2009/2010.
Não queria aparecer com um “carteiraço”, porem sinto-me na obrigação CIVIL!!
Sou Engenheiro Mecânico sob CREA SC-68780/D e Responsável Técnico de Inspeção Veicular InMetro com Desempenho de Cargo/Função sob número de ART 20113387964 com contrato atual desde 05/08/2011, porem exercendo cargo desde Janeiro de 2009.
Assustei-me como este motor 1,6 consome óleo lubrificante de motor. Porem, dentro do prazo de 1 ano de garantia, fiz tudo que a autorizada recomendava.
Inclusive, observei com extremo desgosto a ordem absurda que foi passada a outros clientes, proprietário de veículos com motor 2,0.
É de conhecimento técnico comum e publico, que na classificação API que fala sobre capacidades detergentes do óleo, um óleo que tem o API iniciado pela letra S deve ser usado somente em veículos com motor ciclo Otto. Assim, um API SJ, SL, SM e atualmente SN, só pode ser utilizados em veículos Gasolina, Etanol, Flex e GNV.
Óleo com API iniciado por C, só devem ser utilizados por veículos com motores ciclo Diesel.
Há óleo que tem API especificado como por exemplo SL/CF, que permitem seu uso tanto em ciclo Otto como em ciclo Diesel
Pois a minha pergunta A formula-se agora: Por que a montadora recomendou o uso de óleo Total com API CF, onde no rótulo é clara a mensagem DIESEL em letras garrafais para motores ciclo Otto 2,0, acionados por gasolina e etanol?
Ou seja, abastecem C4 Hatch, Pallas, Picasso e o escambal com o óleo para o motor da Jumper!!!
O aditivo do óleo ajuda a recolher os depósitos de carbono resultante da queima incompleta de combustível. Com o uso do aditivo errado, os depósitos não são adequadamente removidos e o óleo praticamente sai tão claro como entrou no motor. Um absurdo esta instrução da montadora!!
Quantos clientes não estão sendo lesados por tão ignorantes instrução, onde seus motores circulam utilizando óleo inadequado ao tipo de carbonização que produz? Ao findar da garantia, quem irá pagar a conta do monte de lixo carbonizado dentro destes equipamentos?
Vamos ao caso 2:
Em Outubro de 2011, passado o prazo de troca do óleo do meu veículo, me dirigi à autorizada Citroen, levando o óleo de minha preferência.
Prefiro não comentar ainda qual é a autorizada, pois sei que tais ordens partiram da montadora.
Lá, ao vislumbrarem minhas reluzentes garrafas de óleo Mobil Eco-Power 5W30 API SM, a princípio me foi negado à troca de óleo, pois somente é permitida a substituição por lubrificantes Total.
Dada minha experiência de saber que a Engenharia da Citroen do Brasil não sabe diferenciar tipos de lubrificantes, me senti totalmente à vontade para escolher o óleo adequado para meu veículo. Se com a minha instrução eu não puder fazer, quem o fará?
Como eu tinha me deslocado 65 km para fazer esta troca de óleo, me senti muito indignado em perder a viagem. Disse que se a troca não fosse feita, que poderiam riscar meu nome do cadastro.
A contra gosto, sob anotação na ordem de serviço onde eu me responsabilizei, foi feita a troca.
Um ano depois, mais especificamente hoje, liguei novamente a mesma autorizada agendando uma troca de óleo. Avisei que eu levaria o óleo e o serviço me foi negado.
Ou seja, posso entender que alem de ter que cumprir com a norma da montadora que cita a utilização exclusiva de lubrificantes Total, eu estava em um típico caso de compra casada, onde eu somente teria o óleo trocado se comprasse o óleo na autorizada.
É mais ou menos como se eu fosse a uma feira e só pudesse levar maças se também comprasse laranjas.
A PSA francesa é proprietária das marcas Citroen, Peugeot, Michelin, Total...
Assim, é mais que claro que seus produtos, pela política de cooperação entre os departamentos, sejam conjugados.
No Brasil, infelizmente, não temos os melhores óleo da Total.
A última e mais moderna classe de aditivação disponível para motores ciclo Otto é a API SN (norma americana) e ACEA A5 (norma européia).
No manual de manutenção do meu veículo é instruído na página 12 que a norma a ser seguida para lubrificantes é SAE 5W40 ou 15W50 com ACEA A3 e API SL.
Esta disposição de qualidade é mínima, ou seja, posso utilizar um óleo mais atualizado, coisa que a Citroen não tem em estoque e a Total não disponibiliza no Brasil.
E o maior dos “poréns” me faz formular a pergunta B: Se eu, com minha formação e minha experiência de trabalho, não tiver poder para formar opinião na área, quem o teria?
Minha indignação se concentra no ponto de que, se tenho capacidade de técnica para avaliar qual o melhor lubrificante para o meu automóvel, se vejo que a Citroen não tem, se vejo que a Citroen e a Total não disponibiliza produtos que eu acho adequado ao veículo de MINHA PROPRIEDADE, sob MINHA RESPONSABILIDADE, por que ainda não posso comprar a mão de obra da autorizada Citroen?
Sem querer esperar uma resposta que me satisfaça (que, aliás, acho que não terei...), fui ao mecânico de minha confiança, que fez a troca e me cobrou R$ 29,50 incluído o filtro do óleo. Lá, ele sem comentários contra, pois eu aprendo com ele e vice-versa, abasteceu meu motor com Lubrax Tecno 15W40 API SN – ACEA A3.
Não acho adequado o controle de qualidade dos produtos e serviços Citroen estarem no CLIENTE.
Claro que muito mais gente deve saber destes fatos e assim melhor avaliarem suas futuras compras, pois o dinheiro para compra dos espetaculares veículos fabricados por esta marca foi ganho com muito trabalho.
Assim, me sinto no dever CIVIL de debater tais assuntos em redes sociais como o Facebook e fóruns na internet como o C4 Clube.
Uma cópia em inglês desta redação será enviada a matriz na França.
Minha escala de valores ganha dados para pontuar se serei novamente cliente Citroen ou não. Na certeza que eu não farei muita falta, pois, uma andorinha só não faz verão, no mínimo, deixarei outros atuais e futuros clientes da marca cientes da política desta empresa, que na minha visão, não é a correta.
Sinceramente
Engº Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Resposta: 28/12/2012 20:02
Olá
Senhor Marcelo,
Agradecemos seu contato e informamos que abrimos um registro de reclamação em seu nome, sob o número 454946, em nosso Serviço de Atendimento ao Cliente Citroën (SACC), e o redirecionamos à concessionária Provence - Pato Branco para que se possam tomar providências e para que o senhor possa ser contatado em resposta à sua reclamação.
Continuamos à disposição para eventuais esclarecimentos, por meio do telefone 0800 011 80 88. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 h às 20 h, e um de nossos analistas poderá ajudá-lo.
Merci,
CITROËN DO BRASIL
No Facebook:
Olá Engº Marcelo! Muito obrigado por sua colaboração para com nosso facebook. Iremos encaminhar suas observações para que sejam avaliadas pelo nosso departamento responsável. Enquanto isso gostaríamos de saber se chegou a efetuar algum registro de sua reclamação aqui http://goo.gl/JsLPu, pois neste link você poderá nos informar os seus dados pessoais, o chassis do seu Citroën C4, e a concessionária a qual lhe prestou tal serviço insatisfatório. Após o devido registro, pedimos a gentileza de nos informar aqui no Facebook o número do chamado fornecido, para que assim possamos tomar as medidas cabíveis ao seu caso. Aguardamos um breve retorno e obrigado mais uma vez por compartilhar o seu conhecimento em nosso mural. Atenciosamente, Citroën do Brasil.
Olá
Senhor Marcelo,
Agradecemos seu contato e informamos que abrimos um registro de reclamação em seu nome, sob o número 454946, em nosso Serviço de Atendimento ao Cliente Citroën (SACC), e o redirecionamos à concessionária Provence - Pato Branco para que se possam tomar providências e para que o senhor possa ser contatado em resposta à sua reclamação.
Continuamos à disposição para eventuais esclarecimentos, por meio do telefone 0800 011 80 88. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 h às 20 h, e um de nossos analistas poderá ajudá-lo.
Merci,
CITROËN DO BRASIL
No Facebook:
Olá Engº Marcelo! Muito obrigado por sua colaboração para com nosso facebook. Iremos encaminhar suas observações para que sejam avaliadas pelo nosso departamento responsável. Enquanto isso gostaríamos de saber se chegou a efetuar algum registro de sua reclamação aqui http://goo.gl/JsLPu, pois neste link você poderá nos informar os seus dados pessoais, o chassis do seu Citroën C4, e a concessionária a qual lhe prestou tal serviço insatisfatório. Após o devido registro, pedimos a gentileza de nos informar aqui no Facebook o número do chamado fornecido, para que assim possamos tomar as medidas cabíveis ao seu caso. Aguardamos um breve retorno e obrigado mais uma vez por compartilhar o seu conhecimento em nosso mural. Atenciosamente, Citroën do Brasil.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Marcelo, já fiz algumas reclamações junto à Citröen semelhantes à essas você fez. Posso dizer que é uma grande perda de tempo! Eles vão ficar te ligando com uma frequência quase irritante, perguntado se a concessionária entrou em contato ou se seu problema foi resolvido e resolver de verdade, dar-lhe a solução, que é bom nada! É um saco! Eles até que são atenciosos, mas só. Soluções nada!
Sinceramente, dou-lhe a maior razão em faze-la. Mas será inútil! Mantenha-nos atualizados por este tópico. Boa sorte!
abraço.
Sinceramente, dou-lhe a maior razão em faze-la. Mas será inútil! Mantenha-nos atualizados por este tópico. Boa sorte!
abraço.