Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
Avatar do usuário
Lucas Lopes
Membros
Mensagens: 195
Registrado em: 07 Abr 2010, 09:30
Estado: SP
Cidade: Campinas
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por Lucas Lopes »

5w40???

Meu VTR é 2006 e sempre foi usado 15W50!
Qual o perigo disso???

Se não estou enganado o meu manual indica esse, eu conferi quando fui trocar.

Abraços
[img]http://www.brasilcasas.com.br/lucas/strada_c42.jpg[/img]

jfcastron
Membros
Mensagens: 200
Registrado em: 27 Jul 2008, 11:23
Estado: MA
Cidade: Caxias
Veiculo: C4 Pallas Exclusive Manual

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por jfcastron »

AdemirPinto escreveu:Vi falar que o 10W-40 é mais viscoso que o 5W-40, isto é verdade? Isso não pode dar algum problema no meu carro?
Tod mundo aqui fala que usaram o 5W-40 nas suas trocas.
Grato
Ademir - BH

Se estiver de acordo com as recomendações/especificações do fabricante, NÃO.
O óleo mais fino (5W) chega masi rápido à todas as partes do motor na partida que um mais grosso (20W), e isso gera um pouco mais de desgaste. Mas de 5 para 10W, a diferença é mínima, pois são dois óleos finos. Mas nem sempre o mais fino é o mais indicado pro seu veículo, se fosse assim usaríamos o Castrol SLX

Imagem

Siga as recomendações do fabricante e seja feliz
C4P Exclusive manual 07/08
JBL 12" + Roadstar 4510 + Bravox C60B 2vias + DB Audio coaxial

fljp
Membros
Mensagens: 553
Registrado em: 07 Mai 2010, 16:08
Estado: DF
Cidade: Brasília
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por fljp »

AdemirPinto escreveu:Vi falar que o 10W-40 é mais viscoso que o 5W-40, isto é verdade? Isso não pode dar algum problema no meu carro?
Tod mundo aqui fala que usaram o 5W-40 nas suas trocas.
Grato
Ademir - BH
Isso não é verdade. Olhem no manual, os números indicam a capacidade do óleo em manter suas características nos limites de temperatura. O 10W40 deve servir, veja os limites no manual...

Avatar do usuário
fabio_sd
Moderador
Mensagens: 2755
Registrado em: 11 Jun 2009, 20:45
Estado: MG
Cidade: Outra
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6 Pack Select

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por fabio_sd »

Tenho uma cópia em PDF de um guia da Citroen com explicações detalhadas sobre lubrificantes: "PSA Lubricant Guide: C4 - E4AB0MP0 - Maintenance - Recommended ingredients". Tem 11 páginas e está em inglês. Quem estiver interessado no assunto, me envie uma MP com o endereço de e-mail que mando o arquivo.

Reprodução de parte do guia de lubricação da Citroen (sem gráficos e figuras):
(...)

1. Standards in force

The classification of the engine oils is established by the following recognised bodies :

S.A.E. : Society of Automotive Engineers
API : American Petroleum Institute
ACEA : Association des Constructeurs Europeens d'Automobiles

2. S.A.E. standards

2.1. The choice of engine oil grade depends on the climate of the country .

2.2. Recommended viscosity grades

The choice of the various viscosity grades is again linked with a use which conforms to the types of climate. For example, the use of grade 10W 40 is limited to temperate countries (from -17 °C to +37 °C) or countries which have a hot climate .

3. ACEA standards

3.1. Petrol and diesel mixed oils recommended by PSA

The meaning of the first letter does not change, it always refers to the engine type:

A = Petrol and petrol/LPG dual fuel engines
B = Diesel engines

Types of oil :

3 = High performance oils
4 = Oils specific to certain direct injection diesel engines
5 = Oils with very high performance, favouring lower fuel consumption

Examples :

ACEA A3/B3 : High performance and petrol/LPG dual fuel mixed oils
ACEA A5/B5 : Blended oils with very high performance, for all engines, favouring fuel economy

CAUTION : Since 2004, the ACEA has imposed mixed oils : A1/B1 , A3/B3, A3/B4, A5/B5 . Therefore, all
lubricants recommended by PSA are mixed ; There are no longer any specific petrol or diesel oils .

3.2. Introduction of oils which have a low ash content ( LOW SAPS )

Oils which have a low ash content permit limiting of the ash at the exhaust and therefore contribute to increasing the service life of the particle filter. The ash content changes from 1,3 % in current oils to 0,8 % in these new oils (maximum authorised values) .

New ACEA specifications

C3 : Moderate ash content
C2 : Moderate ash content and fuel economy
C1 : Very low ash content and fuel economy

The C2 oil, specific to PSA, corresponds to a request to reduce ash within a reasonable cost limit while retaining the required fuel economy. The C2 oil is a petrol and diesel mixed oil with fuel economy most particularly suited to engines fitted with a particle filter .

4. API oil standards

The meaning of the first letter does not change, it always refers to the engine type :

S = Petrol and petrol/LPG dual fuel engines
C = Diesel engines

The second letter corresponds to the evolution level of the oil (in rising order).

Example : The standard SL is stricter than the standard SJ and corresponds to an improved level of performance.

5. Quality of the engine oils

The engine lubrication oils are classified in line with 3 quality levels :

Mineral oil or level 1 PSA
Semi-synthetic oil or level 2 PSA
Synthetic oil or level 3 PSA

(...)
Fabio_SD

Avatar do usuário
VTR2008
Moderador
Mensagens: 3957
Registrado em: 17 Jun 2008, 10:34
Estado: RS
Cidade: Bento Gonçalves
Veiculo: C4 VTR
Localização: BG
Contato:

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por VTR2008 »

Só para constar!

No Manual do meu VTR tem dois óleos "recomendados"

TOTAL QUARTZ 7000 15W-50 SL/CF
TOTAL QUARTZ 9000 5W-40 SL/CF

Mas logo abaixo tem uma tabela com outros e diz que é para escolher de acordo com as condições climáticas do país!
Então na verdade existem várias possibilidades de óleos para usar na linha C4 desde que esses atinjam as normas API e ACEA.
Citroën DS3 1.6THP
Ex:
Citroën C4 Hatch Exclusive BVA 2010
Citroën C4 VTR 2008
Citroën C4 VTR 2007
Citroën C3 Exclusive 2006

www.pastorecc.com.br

fljp
Membros
Mensagens: 553
Registrado em: 07 Mai 2010, 16:08
Estado: DF
Cidade: Brasília
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por fljp »

É isso aí, o importante do "xxWyy" é que o intervalo de temperatura esteja adequado à região de uso. O manual exemplifica bem isso.
Agora, ele não menciona se é mais indicado o uso do 7000 (semi-sintético) ou 9000 (sintético), nem fala qual vem com o carro. Já li que é perigoso misturar óleo, então só completo nível depois de fazer uma troca completa, pois saberei qual é o óleo que está lá. Felizmente não precisei ainda.
Quando trocar, vou para um sintético 5W40 (Castrol, Mobil, BR... o que for mais barato) e manterei um litro no porta-malas como precaução.

b00m
Membros
Mensagens: 258
Registrado em: 15 Jun 2010, 01:22
Estado: SP
Cidade: Ribeirão Preto
Veiculo: C4 VTR

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por b00m »

A numeração do óleo lubrificante deve ser lida da seguinte forma:
5W40: quer dizer que no inverno (winter), ou motor frio, a viscosidade dele é 5, e ao esquentar, ele se torna viscosidade 40, isso é uma característica do óleo multiviscoso.
Existe ainda no mercado óleo monoviscoso, SAE 40, 50, etc. Mas para os carros modernos seu uso é totalmente contra-indicado.
Para o clima brasileiro, que raramente varia para menos de 0 grau e mais de 50 graus celsius, pode usar os 10W40, 15W50, etc sem problema algum. O 5W40 seria dinheiro jogado fora, caso fosse levada em conta apenas a viscosidade, afinal ninguém vai dar partida no carro com temperatura a 20 graus negativos aqui no BR hehehe...
Veja bem, SERIA um desperdício, se não fosse uma coisa: O óleo 5W40 é 100% sintético, e o 10W40 é semi sintético. Na prática, isto quer dizer que o semi sintético tem uma parcela do seu conteúdo sintética, feita em laboratório mesmo, a grande parte dele é óleo retirado do petróleo mineral.
A vantagem do óleo sintético é imensa. Como ele é um produto criado do zero, com um controle de qualidade rigoroso, ele é uma peça de engenharia. É como comparar um lobo domesticado com um poodle. O óleo mineral, apesar de ser analisado e bem refinado, é um tanto "selvagem", não dá pra prevenir seu comportamento futuro com total segurança. Já o sintético dá.
A consequência disso é que o mineral costuma perder suas propriedades lubrificantes ao longo do uso, de maneira desigual, gerando a famigerada "borra" de carbonização, que não combina muito com o sistema de recirculação de gases utilizado em praticamente todos os carros atuais. Já o sintético, dá pra prever com certeza seu funcionamento perfeito por X kilometros, sendo que depois de determinado prazo ele perderá suas propriedades, mas só a partir de então.
Além de que pelo fato do sintético ser um produto de engenharia, ele permite um funcionamento adequado da lubrificação, gerando economia de combustível, diminuição de ruídos, maior durabilidade, etc.
Agora, porque eles fazem o sintético só com especificação pra frio? (0W30, 5W40, etc) - Porque nos países que usam estes óleos faz muito frio geralmente, e o óleo mineral degrada facilmente nessas condições extremas. Se o BR fosse o dono do mundo como os EUA, teríamos 20W60 sintético hehe...
Resumindo:
Qualquer óleo com viscosidade frio menor que 10 para o BR é bobagem.
Ao comprar o 5W40 vc está pagando pela não formação de borra, e não pela proteção durante a partida a frio (já que aqui não faz frio).
Espero que isso esclareça na hora de qual óleo comprar, pois eu vivia com essa dúvida também. =)
Segue uma tabela que achei sobre a viscosidade versus temperatura:
Imagem
abrax

Avatar do usuário
28spawn
Membros
Mensagens: 667
Registrado em: 22 Fev 2010, 15:33
Estado: SP
Cidade: Vinhedo
Veiculo: Outros

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por 28spawn »

Poodles (ou melhor cachorrinho do capeta) podem ser perigosos sim! aehuieueauie

tinha um na casa da minha avó que era quse um lobo selvagem rs
March SR 2013 com H&R =)

fredfaria
Membros
Mensagens: 27
Registrado em: 12 Abr 2010, 19:42
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Aut.

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por fredfaria »

Olá,

Bem me lembro que quando fui pesquisar sobre isso tempos atrás descobri a recomendação de usar óleo 15w50 para motores mais potentes, creio que um motor de 143 cv enquadre-se nesta categoria.
Para quem quiser comprar o óleo da Total, recomendo em SP o Rei do óleo, eles tem toda a gama de produtos Total a preços muito bons.

Valeu!
C4 VTR - 2006/2007. Comprado 0km (Set/2006). Completo com couro + xenon + rodas. Só alegria. Primeiro C4 VTR Rouge vendido no Brasil!!!

fljp
Membros
Mensagens: 553
Registrado em: 07 Mai 2010, 16:08
Estado: DF
Cidade: Brasília
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Re: Óleo Shel Helix Ultra 5W40

Mensagem por fljp »

E em BSB, alguma recomendação de onde comprar ??

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”