- brunollo
- Membros
- Estado: DF
- Veiculo: C4 VTR
Re: Preparação - Tudo sobre coletores e escapamentos
vamu lá.
Ricardo, eu botei esse valor porque, normalmente, um motor com essa cilindrada fica com mais força a partir de 4 mil rpm com um coletor desse tamanho. Como vc mesmo postou, é uma coisa de tentativa e erro. Mas eu me baseei no coleotr do Xsara VTS de 167 cv, um dos melhores coletores que eu já vi. Ele possui exatamente 79cm de comprimento por 1pol e 3/4 de diâmetro. Como o nosso motor já dá uma estilingada depois de 4 mil rotaçõess, eu quero melhorar o comportamento a partir daí, que é a faixa de uso do giro em aceleração. Quero dizer, quando de segunda a 7 mil RPM, vc passar para a terceira marcha, vai cair pra mais de 4 mil, onde o motor já vai ter mais força. Entendeu?
Lincão, eu não tou falando da peça 8, eu tou falando da peça 1. Essa peça é o coletor de escape com o catalisador incorporado. Essa m***a que ferra com o desempenho do EW10A. O resto (flexível, curvas loucas) sai no pacote, e melhora muito o comportamento do motor.
Ettore, eu só acho qeu o Giba cobra caro como se o escape tivesse sido resfriado no toba de freiras lésbicas assassinas virgens. Não precisa disso tudo. Um escape bem dobrado em aço carbono por um cara que sabe o que está fazendo fica em uns 600 contos, 800 se for aço inox.
Ricardo, eu botei esse valor porque, normalmente, um motor com essa cilindrada fica com mais força a partir de 4 mil rpm com um coletor desse tamanho. Como vc mesmo postou, é uma coisa de tentativa e erro. Mas eu me baseei no coleotr do Xsara VTS de 167 cv, um dos melhores coletores que eu já vi. Ele possui exatamente 79cm de comprimento por 1pol e 3/4 de diâmetro. Como o nosso motor já dá uma estilingada depois de 4 mil rotaçõess, eu quero melhorar o comportamento a partir daí, que é a faixa de uso do giro em aceleração. Quero dizer, quando de segunda a 7 mil RPM, vc passar para a terceira marcha, vai cair pra mais de 4 mil, onde o motor já vai ter mais força. Entendeu?
Lincão, eu não tou falando da peça 8, eu tou falando da peça 1. Essa peça é o coletor de escape com o catalisador incorporado. Essa m***a que ferra com o desempenho do EW10A. O resto (flexível, curvas loucas) sai no pacote, e melhora muito o comportamento do motor.
Ettore, eu só acho qeu o Giba cobra caro como se o escape tivesse sido resfriado no toba de freiras lésbicas assassinas virgens. Não precisa disso tudo. Um escape bem dobrado em aço carbono por um cara que sabe o que está fazendo fica em uns 600 contos, 800 se for aço inox.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
- 28spawn
- Membros
- Estado: SP
- Veiculo: Outros
Bacana ver o apoio da galera =)
Vlw a explanação Bruno, mto bom!!!
Entao realmente vai melhorar!
Vou juntar tudo que foi conversado + fotos e ver se consigo que o Tico " quem fez meu escape" faça o coletor, ele vai fazer o do bicudo
Abs
Vlw a explanação Bruno, mto bom!!!
Entao realmente vai melhorar!
Vou juntar tudo que foi conversado + fotos e ver se consigo que o Tico " quem fez meu escape" faça o coletor, ele vai fazer o do bicudo
Abs
March SR 2013 com H&R =)
-
- Membros
qndo fui no giba ele iria cobvrar 750 realhos pra fazer o escape.. num achei tõ absurdo... e pra qm qr conforto ele intala um butão no carro q vc aperta ele fica com ronco esportivo... aperta d novo e fica com o som original... achei bem interessante...
c4 vtr preto ralado com teto vinil preto fosco, NASCARchips, filtro simota, 170cv (PRA MIM CONTINUA COM 170 FUI CLARO????????????????) e um retardado dirigindo uhauhauhuhauhauhuha
-
- Membros
- Contato:
Boa! Valeu! Entendi tudiiimmm...brunollo escreveu: Lincão, eu não tou falando da peça 8, eu tou falando da peça 1. Essa peça é o coletor de escape com o catalisador incorporado. Essa m***a que ferra com o desempenho do EW10A. O resto (flexível, curvas loucas) sai no pacote, e melhora muito o comportamento do motor.
Ultima dúvida: o coletor novo manteria as mesmas dimensões do original só que confeccionado num material melhor (aço carbono ou inox), ou ele teria um novo desenho (por exemplo, com “curvas mais suaves” - hmmmmm, baitola!)? E dele pra frente (pra trás, na verdade)?
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
- brunollo
- Membros
Lincão, o novo coletor deve seguir um conceito chamado 4x1. É o seguinte: sai um tubo comprido de cada boca de escape do cabeçote. Ele transofrma o fluxo pulsado e quente do cabeçote num fluxo mais contínuo, mas ainda quente. Os quatro dutos se unem no duto principal do escape, também chamado primário. Os gases chegam quentes até a boca do duto principal, mais largo que os dutos individuais. Lá, eles desaceleram, pois o duto primário é mais largo, e também resfriam, pois o duto primário não tem revestimento térmico. Isso gera... tchan tchan tchan tchan... o grande pulo do gato do coletor dimensionado: os gases mais frios e menos velozes se contraem, a pressão no tubo primário é menor em comparação à dos tubos individuais do coletor, mas a inércia faz os gases, mais densos agora, continuarem a se mover pelo duto primário. Isso faz com que, no próximo duto individual, já haja uma queda de pressão ao abrir a válvula de escape. Essa queda vai auxiliar na "limpeza" da cãmara de combustão, que poderá se encher mais de... mistura ar-combustível não queimada. Por isso os dutos são compridos. Por isso eles têm um diâmetro mais ou menos definido. O padrão na preparação de rua é usar dutos de 25 polegadas de comprimento, que rendem bem na faixa de 4 a 8 mil rpm, e diâmetro variável de acordo com o deslocamento de cada cilindro. Pra carros de pista o comprimento diminui, mas apenas uma ou duas polegadas. Espero que agora, depois dessa explicação, a galera entenda porque não adianta usar tubos primários de mais largura nem surdinas ou "abafadores esportivos" no final do escape, que não fazem absolutamente nada em termos de dinãmica de gases (além de gerar barulho). O que funciona na preparação aspro em termos de escape é um coletor dimensionado 4x1 para o motor, que consegue fazer esse delta de pressão na câmara de combustão e proporcionar uma maior lipeza dos gases de escape da cãmara. Outra coisa. Aumentar a largura do tubo primário pode auxiliar nesse resfriamento rápido... até um certo ponto. Depois de um certo ponto os gases desaceleram tão rapido que vocÊ perde o delta de pressão e o carro fica chocho. Para um motor 2.0 de rua que girará até 7500 rpm duas polegadas no tubo primário já são suficientes e mais que 2 e 1/4 polegadas já começa a engazopar o motor, e ele perde torque e fica chato.
- BICUDO
- Moderador
- Veiculo: C2 VTS do Bicudo
bom...vou postar aqui algums coletores que andei vendo para o meu motor
TU5JP4S
Empresa site:
http://www.sportex-exhausts.com/
Coletor 4x1 eles nao indincao para o C2- VTS
http://www.sportex-exhausts.com/store_m ... ct_id=4423
Coletor 4x2x1
esse é indicado para 1.6-16v
http://www.sportex-exhausts.com/store_m ... ct_id=4424

Original

E ai Doutor qual seria a melhor opçao para fazer para o chaverinho.
penso em trazer ou tentar achar as medidas e fazer aqui....mas acho dificil....
abraços
TU5JP4S
Empresa site:
http://www.sportex-exhausts.com/
Coletor 4x1 eles nao indincao para o C2- VTS
http://www.sportex-exhausts.com/store_m ... ct_id=4423

Coletor 4x2x1
esse é indicado para 1.6-16v
http://www.sportex-exhausts.com/store_m ... ct_id=4424

Original

E ai Doutor qual seria a melhor opçao para fazer para o chaverinho.
penso em trazer ou tentar achar as medidas e fazer aqui....mas acho dificil....
abraços
- BICUDO
- Moderador
- Veiculo: C2 VTS do Bicudo
Vou postar mais fotos...como na epoca nao tinha achado uma soluçao para a segunda sonda do escapamento e tirar de vez o catalisador, comprei no Ebay um magnaflow STD de alto fluxo de 2 polegadas
fotos:
catalisador original

Novo catalisador semdo preparado com uma flange quadrada para ser fixado no coletor original

Já pronto pintado e com suporte para a segunda sonda.

Já instalado no Carro

Essa semana achei a soluçao para a elimiar a segunda sonda sem ter problemas com o injeçao eletronica
fui em uma instaladora de KIT gas e eles fazem um Jamper ligando a 2 segunda com a 1 sonda em paralelo e assim podendo ser isntalada no local mas fica inoperante.
Com isso devo tirar esse catalisador que acabei fazendo com o magnaflow e vou fazer um coletor dimensionado
O resto do escapamento foi feito com tudo de aco carbono de 2 com um silencioso intermediario modelo JK e na altura do eixo trazeiro um (Y) e mais dois silenciosos esses mais restritivo para deixar o som agradavel e nao ter problemas como o Spawn...no sabado agente falava com ele e tudo respondia....com um HA...de nao escutei...rssss
fotos do escape completo nao saiu legal...vou ficar devendo...e das ponteiras tambem....mas depois tiro umas melhores
fotos:
catalisador original

Novo catalisador semdo preparado com uma flange quadrada para ser fixado no coletor original

Já pronto pintado e com suporte para a segunda sonda.

Já instalado no Carro

Essa semana achei a soluçao para a elimiar a segunda sonda sem ter problemas com o injeçao eletronica
fui em uma instaladora de KIT gas e eles fazem um Jamper ligando a 2 segunda com a 1 sonda em paralelo e assim podendo ser isntalada no local mas fica inoperante.
Com isso devo tirar esse catalisador que acabei fazendo com o magnaflow e vou fazer um coletor dimensionado
O resto do escapamento foi feito com tudo de aco carbono de 2 com um silencioso intermediario modelo JK e na altura do eixo trazeiro um (Y) e mais dois silenciosos esses mais restritivo para deixar o som agradavel e nao ter problemas como o Spawn...no sabado agente falava com ele e tudo respondia....com um HA...de nao escutei...rssss
fotos do escape completo nao saiu legal...vou ficar devendo...e das ponteiras tambem....mas depois tiro umas melhores
-
- Membros
- Contato:
Caceta brunollo!!
Valeu pela explicação!!!
[]'s
Lincão!
Valeu pela explicação!!!
[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais! Clique aqui e saiba mais!
C4Clube no Facebook
C4Clube no Facebook
- brunollo
- Membros
Bicudo, dá pra entender porque a Sportex não indica o 4x1 e sim o 4x2x1. Como eles fizeram os coletores para os modelos específicos, eles testaram bastante os carros e chegaram nesses valores. Você deve observar que o coletor 4x1 é realmente curto e com dutos largos pra ele. Agora, eu não recomendo fazer artesanalmente o 4x2x1 porque, pra fazer os seis dutos do tamanho certo pra cada motor é necessário muito cálculo, não cálculos mais simples como os do 4x1. tem outra: o 4x2x1 segura torque em baixa, mas não responde tão bem em alta (mais de 4mil rpm) como o 4x1. O seu carro ganharia bem se usasse um coletor de dimensões semelhantes às do meu Tigra (Que gira até 8 mil rpm e possui a msm cilindrada): Um coletor 4x1 de 78cm de comprimento em cada duto individual do coletor e 1pol e 1/2 de largura. Porque 1 e 1/2? Porque o carro é 1.6, não 2.0... muita gente esquece disso. NO primário, faça de duas polegadas que vai render bastante. Não faça maior que vai deixar o carro chocho.
Sobre o catalisador. Mantenha o catalisador de alto fluxo no seu projeto. É só colocar ele um meio metro mais longe do coletor. Como ele tem alto fluxo ele não vai interferir (muito) na saída dos gases.
Sobre o catalisador. Mantenha o catalisador de alto fluxo no seu projeto. É só colocar ele um meio metro mais longe do coletor. Como ele tem alto fluxo ele não vai interferir (muito) na saída dos gases.
- filipe411
- Membros
- Estado: ES
- Veiculo: C4 Hatch VTS do Filipe
Po Brunollo, muito boas as suas explicações. Fiquei ancioso com esse projeto e vou acompanhar o tópico, pois tenho interesse. Muito legal mesmo.