Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
Cyro
Moderador
Estado: MG
Veiculo: Outros

Re: Navidrive RT3 - Desbloqueio Vídeo

Mensagem por Cyro »

Atualização sobre o desbloqueio do vídeo.

Após realizar o desbloqueio do vídeo, testei inicialmente o sistema com um iPod Vídeo e tudo funcionou perfeitamente conforme o vídeo que postei. Pro iPod funcionar era necessário mudar a configuração pra saída em Pal.
Quando instalei um DVD player (que tem saída de vídeo em NTSC e Pal-M) o sistema apresentou uma falha, não pensada e nem descrita nos tutoriais europeus.
O vídeo passando pelo sistema original, com a chave comutadora em posição fechada, era perfeito, com cores muito boas e resolução acima do esperado pra tela original do NaviDrive. Ao mudar a chave comutadora pra posição aberta e liberar o sinal de vídeo desbloqueado, o DVD player ficava preto e branco com interferência. Em resumo este fato se deve à origem francesa do carro e sua tela que opera em sistema nativo europeu Pal (diferente do brasileiro que é o Pal-M e do americano que é NTSC).
Quando se usa o vídeo com o sistema original, ele passa pela placa Phillips descrita nesse tutorial, que além de ser a interface com o computador de bordo, cortando o sinal ao passar de 5 km/h em movimento, também tem uma função secundária de converter o sinal de entrada de vídeo pra Pal que é o sinal nativo da tela.
Ao se realizar o desbloqueio, a tela passa a operar de forma nativa (ou pura) sem conversão, razão pela qual somente um DVD player com saída Pal europeu poderia mandar o sinal colorido. Como os tutoriais que li, antes deste desbloqueio, são da França e da Espanha, nunca foi relatado esse problema, já os DVD players a venda por lá também são em sistema Pal ou combinado Pal e NTSC. Ao ligar um DVD player Pioneer comprado no Brasil por meios oficiais, esse vem com sinal NTSC - Pal-M.
Solução para o problema é muito mais barata que se possa imaginar: comprar um conversor de sinal NTSC - Pal. Se o conversor de sinal for comprado no Brasil, seguramente não irá funcionar, pois será um conversor NTSC - Pal-M. Deve-se comprá-lo no Ebay e checar se é para o Pal europeu. Deixo aqui o link de onde comprei o meu que custou apenas 25 dolares, fora o frete:
http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?Vi ... SA:US:1123
Resultado final = tudo funcionando perfeitamente e em cores. Agora ficou show. Pra quem achar que é muito trabalho, eu digo o contrário. Que diversão espetacular pra esses meses. To na dúvida agora qual a próxima "diversão" arrumar. Abraços
Imagem

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

PRECISANDO DE AJUDA!!!!!!!!!

O conversor chegou e funciona perfeitamente pra iPod e pro GPS que estão muito bons. Quem tiver interesse veja o tópico http://www.c4clube.com/viewtopic.php?f= ... &sk=t&sd=d.

Agora o problema é outro: uma fdp, desgraçada, irritante, maledeta, imbecil, mala e porque não dizer imcompreensível FAIXA PRETA que aparece na tela ao reproduzir DVD. (ver a mardita no final)

A questão da cor está perfeita com o conversor NTSC-Pal, porém uma faixa preta que já aparecia no modo desbloqueado continua. A faixa aparece somente no modo desbloqueado, enquanto no modo normal fica perfeita.
No modo desbloqueado já aparecia esta faixa antes de colocar o conversor de NTSC pra Pal e a imagem era preto e branca. Ao comprar o conversor achei que o problema seria resolvido integralmente com a imagem sendo transmitida em cores e sem a faixa preta. Infelizmente pra minha surpresa a faixa continua com o conversor apesar da cor estar ótima.
Tenho quase certeza que o problema deve-se a frequência de atualização da tela. Ainda to pesquisando o assunto, mas pelo que vi a tela do Navi pode estar com uma frequência diferente daquela mandada pelo DVD player.
Já efetuei testes com 4 aparelhos diferentes: iPod vídeo 160 Giga (não sei se é 5ª ou 6ª geração), GPS com TV Digital 4,3' Infoscape (xing ling PO) e dois DVD players, sendo um automotivo sem tela Pioneer (montado em Manaus) e um portátil Phillips com tela (também nacional). No iPod e no GPS o sinal sai perfeitamente sem qualquer problema, seja no modo normal (bloqueado) e no modo desbloqueado. Os dois DVD players testados tem o mesmo problema da faixa preta (ver abaixo). Uma possibilidade que estou tentando é testar um DVD player fabricado no exterior. Será que faria diferença? Só testando pra saber.
Pra quem não se lembra, o desbloqueio do vídeo faz com que o sinal da entrada auxiliar faça um bypass pelas placas controladoras Magnetti Marelli e Phillips internas do NaviDrive. O problema existe pois o desbloqueio faz com que o sinal não seja mais decodificado pela placa de vídeo, indo de forma pura para a tela (nativa em Pal europeu).
Acho que aqui se encerram meus conhecimentos de eletrônica e vídeo (se é que eu tenho algum).
Se alguém tiver alguma dica, idéia, mandinga, macumba, ou similar que faça esse desgraçado funcionar direito eu agradeço.

Imagens de dois testes:

Teste 1 com DVD player Pioneer automotivo:
Modo bloqueado:
Imagem
Modo desbloqueado e a FDP da faixa preta:
Imagem

Teste 2 com DVD player portátil Phillips:
Modo bloqueado:
Imagem
Modo desbloqueado e ESSA DESGRAÇADA DESSA FAIXA PRETA QUE EU NÃO AGUENTO MAIS VER:
Imagem

Então é este o problema. Antes que parta pra baixaria e sai na porrada com a faixa preta, espero que alguém saiba algo sobre este assunto.
Até porque com faixa preta não se sai na porrada assim... Acaba apanhando da tela.
Imagem

Fertulha
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Mensagem por Fertulha »

Cyro, antes de vc instalar o conversor comprado no Ebay... quando ainda estava no preto e branco... aparecia a "faixa preta"? Pelo q vi nas fotos após a faixa preta ele começa a duplicar o vídeo... não seria um problema do conversor?
C4
Imagem

boldfinger
Membros
Estado: SP
Veiculo: Citroen Aircross

Mensagem por boldfinger »

Cyro,

Essa 'faixa preta' me parece que eh a continuaçao da tela, na parte de cima... pode ser algum tipo de regulagem vertical, como eram feitos nas TVs antigas lembra? Veja com algum tecnico de TV e SOM, talvez possa te ajudar..
BOLDFINGER
- AIRCROSS EXCLUSIVE BVA c/ NAV Rneg 2012
- C4 EXCLUSIVE SPORT 2.0 BVA 2012

Imagem

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Fertulha escreveu:Cyro, antes de vc instalar o conversor comprado no Ebay... quando ainda estava no preto e branco... aparecia a "faixa preta"? Pelo q vi nas fotos após a faixa preta ele começa a duplicar o vídeo... não seria um problema do conversor?
Não é o conversor, não. Antes da instalação do conversor já aparecia a faixa, mas com a imagem principal em branco e preto. O GPS e o iPod ligados pelo conversor também funcionam normalmente.
boldfinger escreveu:Cyro, Essa 'faixa preta' me parece que eh a continuaçao da tela, na parte de cima... pode ser algum tipo de regulagem vertical, como eram feitos nas TVs antigas lembra? Veja com algum tecnico de TV e SOM, talvez possa te ajudar..
Esse é o caminho mesmo bold. A questão do ajuste vertical envolve a frequência de atualização da tela em Hertz. Em PC pode-se inclusive alterar esse parâmetro. O que não sei é como fazer isso numa tela que não permite esse ajuste. To pesquisando o assunto. Assim que tiver novidades vou postar aqui.

Obrigado fertulha e bold pela atenção.
Imagem

Filipe_Teixeira
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Contato:

Mensagem por Filipe_Teixeira »

Boas,

Esse problema é falta de sincronismo vertical, eu penso te arranjar uma solução, vou procurar esquemas do display que tenho por aqui

bruno figueiredo
Moderador
Estado: RJ
Contato:

Mensagem por bruno figueiredo »

Filipe_Teixeira escreveu:Boas,

Esse problema é falta de sincronismo vertical, eu penso te arranjar uma solução, vou procurar esquemas do display que tenho por aqui
Filipe, com os conhecimentos que tu tens por aí, não arranjas um jeito de colocarmos o GPS com os mapas do Brasil, pra funcionar plenamente por aqui?

Abs.
Bruno Figueiredo.

Cyro
Moderador

Mensagem por Cyro »

Filipe, acho que o caminho para a solução é este mesmo. O que acontece por aqui no Brasil é que o sistema de vídeo é diferente do europeu, adotado em todo continente exceto na Inglaterra. Por aí vocês dispóe do sistema Pal, enquanto aqui no Brasil temos uma variante chamada Pal-M. Há diferença na taxa de atualização vertical do sinal. No meu sistema eu coloquei um conversor de NTSC (sistema americano) para Pal europeu. O problema está em meu DVD player que sendo nacionalizado apresenta conflito com a tela nativa do C4 que é francesa e opera em Pal europeu. Quando se faz o bypass de desbloqueio, perde-se os conversores de sinal. O sinal emitido pelo DVD player entra "puro" na tela, por isso o problema de atualização vertical e a faixa relatada. Ao conectar sistemas puros em NTSC como um iPod comprado nos USA e um GPS chinês genérico, não ocorre o problema.
Estou pesquisando o assunto mas até agora ainda não encontrei a solução. Quem sabe você pode me ajudar nesta etapa. Abraços e obrigado pela sua atenção.
Imagem

Filipe_Teixeira
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Contato:

Mensagem por Filipe_Teixeira »

Pois porque eu já fiz alguns desbloqueios desses cá noutros carros e já usei fontes de video distintas como cameras filmar, dvd Home etc, e nunca me aconteceu isso acho que o problema está mesmo na norma de video. Vocês tem o datasheet do display? Posso arranjar se precisarem.

Precisava ajuda não estou a conseguir postar assinatura nem consigo receber notificação por mail das menagens respondidas.

Nico
Moderador
Estado: BA
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por Nico »

Filipe_Teixeira escreveu: Precisava ajuda não estou a conseguir postar assinatura nem consigo receber notificação por mail das menagens respondidas.
Ola Filipe,

Estamos com alguns problemas técnicos no fórum. Algumas funções não estão funcionando a contento. Em breve tudo estará solucionado.
Nico
VTR e Hatch 1.6 (Patroa)
Multimedia/Rodas 20"/Pneus MAXX 225/35/20
Kit RF T162S/Amp Clarion APX4361/SUB Clarion SRW1052
Moto Buell Ulysses Preta

Imagem

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”