Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
junassis
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Re: Consumo excessivo de óleo

Mensagem por junassis »

junassis escreveu:
loudenvier escreveu:Amigos, o C4 1.6 "parece" queimar mais óleo que o 2.0 por simplesmente ter muito menos óleo. Eu coloco 5L no meu VTR e "toca" no máximo... No 1.6 são 3L... Ou seja, tem muito mais o que "queimar" no 2.0 antes de dar aviso de nível baixo. Com o mesmo ritmo de queima 3L viram 2L enquanto 5L viram 4L (um chega no mínimo o outro nem na metade do nível).

Outro ponto muito importante a considerar: o tipo do óleo. O óleo de fazer pipoca usado pela Citroën certamente queima MUITO MAIS facilmente que um óleo de alto nível, 100% sintético (óleo semi-sintético é só propaganda). Portanto coloque um 5W40 ou 10W40 categorizado como API SN (o mais moderno, pode escolher a marca, todas serão infinitamente melhores que o Total - pentosin, mobil, havoline, lubrax supera, ipiranga f1 master, etc.) e seja feliz.

Te garanto que vai queimar menos óleo (ou nenhum), proteger melhor o motor durante as partidas e te fazer um dono de C4 mais feliz.
Vou tentar a sua dica...
Bom, disse q ia tentar e tentei...

Muito bem com o Total 15W40 o nivel caia a quase metade da vareta com 2000 km de uso.
Coloquei o Elaion 5W40, andei 2055 km e caiu NADA.

Daqui mais 3000 km eu venho falar como esta, mas aparentemente o problema esta resolvido.

dacoregio
Membros
Estado: PR
Contato:

Mensagem por dacoregio »

Mas andou com o carro onde amigão? Tenho percebido que na estrada, com temperatura constante a queima é muito mais acentuada.

Na cidade, rodando com o motor ligado por pouco tempo, portanto frio, a queima é muito menor.

Tu consegue especificar se os percursos foram os mesmos?
Preste atenção também se a condição de leitura é a mesma:
1) Piso plano.
2) Motor desligado por pelo menos 8 horas
3) Vareta de óleo após re-introduzida para leitura em contato com o óleo por uns 30 segundos.

Conte os traços de medição da vareta. A minha tem 17 traços. Cada traço corresponde a 50 ml de óleo.
Marcelo Monteiro Da Correggio

Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power

junassis
Membros

Mensagem por junassis »

dacoregio escreveu:Mas andou com o carro onde amigão? Tenho percebido que na estrada, com temperatura constante a queima é muito mais acentuada.

Na cidade, rodando com o motor ligado por pouco tempo, portanto frio, a queima é muito menor.

Tu consegue especificar se os percursos foram os mesmos?
Preste atenção também se a condição de leitura é a mesma:
1) Piso plano.
2) Motor desligado por pelo menos 8 horas
3) Vareta de óleo após re-introduzida para leitura em contato com o óleo por uns 30 segundos.

Conte os traços de medição da vareta. A minha tem 17 traços. Cada traço corresponde a 50 ml de óleo.
Praticamente os mesmos percursos... Usei pra ir no trabalho nos fins de semana como de costume, fui de Jundiaí pra Poços de Caldas MG na minha mae, fui pra Itanhaem, tudo isso é praticamente rotina. Eu lembro q quando viajei pra esse lugares usando o Total ja dava diferença no nivel quando eu voltava. A condição de leitura tambem é a mesma (na minha garagem) olhei com motor quente e frio. Eu verifiquei em varias condições como ja havia feito com o Total, estou observando o consumo de oleo direto desde quando detectei o problema e até o momento esta sendo positivo. Se isso manter ate 5000 km vou ficar muito satisfeito.
A minha vareta tbm tem 17 traços, medi com esses 30 segundos e matem normal.

rodrigo cardozo
Membros
Estado: RS
Veiculo: Outros

Mensagem por rodrigo cardozo »

dacoregio escreveu: A minha tem 17 traços. Cada traço corresponde a 50 ml de óleo.

Legal isso... Cada traço equivale a 50ml em quaisquer situações?

Também notei que 17x50ml= 850ml. Do início dos traços até o final da vareta "caberiam" o restante do óleo do cárter (4.150ml, no caso do 2.0), OU, a vareta não toca no fundo do cárter e seria projetada para dimensionar a partir de determinado ponto (novamente, a partir de 4.150ml, no 2.0, até 5.000, com todos os traços preenchidos)???

Desculpe as questões, mas achei a informação muito boa e, se me lembro, tu terias conhecimento na área...
RODRIGO
C4 HATCH EXCLUSIVE BVA

Imagem

dacoregio
Membros
Contato:

Mensagem por dacoregio »

Pois é Cardozo. Essa conta vale para o motor 1,6. O 2,0 tem volume de carter maior. Se ele usar a mesma medida de vareta e o carter for mais largo por conta do motor, acredito que cada traço irá valer mais de 50 ml.

A vareta não toca o fundo do carter. Ela fica amparada por um pescoço de apoio visível. Alias, já sei de 2 ou 3 elementos que fundiram o motor de outros veículos porque o apoio da vareta estava danificado e ela fica mais no fundo do que deveria, dando a impressão que há óleo suficiente no motor quando não havia... uma cagada... O AP da VW tem esse problema. O plástico é meio pilantra e quando fica bem velho e deixa a vareta ir mais no fundo.

Os 5.000 ml ou 5 litros correspondem ao volume do carter completamente abastecido. Porem não há necessidade. O nível correto é a metade da distância entre o máximo e o mínimo.

Sempre deixo mais ou menos pelo 14º a 15º traço.

Abraço.

rodrigo cardozo escreveu:
dacoregio escreveu: A minha tem 17 traços. Cada traço corresponde a 50 ml de óleo.

Legal isso... Cada traço equivale a 50ml em quaisquer situações?

Também notei que 17x50ml= 850ml. Do início dos traços até o final da vareta "caberiam" o restante do óleo do cárter (4.150ml, no caso do 2.0), OU, a vareta não toca no fundo do cárter e seria projetada para dimensionar a partir de determinado ponto (novamente, a partir de 4.150ml, no 2.0, até 5.000, com todos os traços preenchidos)???

Desculpe as questões, mas achei a informação muito boa e, se me lembro, tu terias conhecimento na área...
Editado pela última vez por dacoregio em 12 Ago 2016, 22:43, em um total de 1 vez.

RaphaelF
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por RaphaelF »

Obrigado pelo conteúdo!!!!
Achei muito interessante a curta aula, sempre me perguntei como era feita a medição pela vareta, que descuido da Vw, hein?Coisas que não aprendemos em revistas 4R etc.

O proprietário anterior usava esse Total 15w50 e imediatamente passei pro 10w40(92000 kms), ainda bem que não esta baixando, tenho ouvido muito dessa "característica do motor" 1.6 16v no forum clube do Peugeot, tem muita gente que fica indignada com isso hehe.No 2.0 tenho visto menos reclamações...

Alguém recomenda esse flush na troca de óleo?É verdade essa história de que ele pode "agredir" certos materiais dentro do motor....????

dacoregio
Membros
Contato:

Mensagem por dacoregio »

Eu também não recomendo. Mas um esquema que inventaram para cartar nosso dinheiro. Só tem um jeito de limpar motor por dentro: desmontado e esfregando na escovinha...

Ele ataca o que é de plástico e borracha que faz a vedação. Tinha um Ford Ka no condomínio que eu morava que depois desse flush pingava óleo por todos os poros.

RaphaelF escreveu:Obrigado pelo conteúdo!!!!
Achei muito interessante a curta aula, sempre me perguntei como era feita a medição pela vareta, que descuido da Vw, hein?Coisas que não aprendemos em revistas 4R etc.

O proprietário anterior usava esse Total 15w50 e imediatamente passei pro 10w40(92000 kms), ainda bem que não esta baixando, tenho ouvido muito dessa "característica do motor" 1.6 16v no forum clube do Peugeot, tem muita gente que fica indignada com isso hehe.No 2.0 tenho visto menos reclamações...

Alguém recomenda esse flush na troca de óleo?É verdade essa história de que ele pode "agredir" certos materiais dentro do motor....????

emersongunsnroses
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por emersongunsnroses »

Eu usava 10w40, e o consumo era absurdo no meu VTR.

Após uma revisão na Flafersa, o Flávio me recomendou utilizar o 15w50, a partir dai não tiver mais problema de consumo excessivo.....meu VTR tá com 80 mil km.
Il excuse la poussière, achète un Citroën ! ! !

junassis
Membros

Mensagem por junassis »

Concluido o meu teste com oleo 5W40 API SN. Apos 5000km baixou 3 traços na vareta. Apesar de ainda ter ocorrido um consumo acho q melhorou muito, com Total quarts 15W50 eu completava com um litro e nesse caso nem precisei completar. La no posto de troca de óleo onde levo, o mecanico disse que esta acima do normal e fiquei ate mais aliviado quando ele falou de outros carros que aparecem la quase sem óleo. O chato mesmo é ter que ficar sempre olhando e essa impressão de que tem alguma coisa errada. Bom, vou trocar o óleo a cada 5000km e o filtro a cada 10000km.

paulinholinux
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Mensagem por paulinholinux »

Revivendo o tópico ! :)

Meu nome é Paulo e recentemente adquiri um C4 Hatch 1.6 GLX e tbm me assustei com o consumo de óleo. Resolvi então ler todas as páginas deste tópico e posso assegurar que aprendi muito com a experiência de todos, principalmente com as dicas do @dacoregio (tenho certeza que, muitos aprenderam muito sobre óleo com a sua ajuda), tanto que após ler todas as páginas fui trocar o óleo do motor, e opte pelo 5w40 API SN Shell HelixUltra.

Ainda aproveitando um pouco mais o seu conhecimento, encontrei no mercado um produto denominado "aprimorador de óleo" (aditivo para óleo do motor, exemplo:https://www.varejocar.com.br/produto.ph ... ml-unidade ) que promete auxiliar a função já exercida para o óleo. Já ouviu falar sobre este produto?

Alguém já experimentou este tipo de produto ?

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”