Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
Arr
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos

Mensagem por Arr »

Rodrigo Santana escreveu:
Como é possível?? 10 a 11???
e o meu 5 a 6???
alguém explica??
Brasília é toda plana.
E onde não é plano é descida... não tem subida. ;-)

As melhores média em cidade são sempre em Brasília. Dá uma inveja danada.

Lugon
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático

Mensagem por Lugon »

carloshreis escreveu:Olá pessoal!

Adquiri um Pallas Exclusive 2010, com 60mil km, no último dia 13. Anteriormente eu tinha um uno 1.0 que tirei 0km e com 3 anos (94mil) eu fazia 14,5 na cidade e 13,5 na estrada. Para minha surpresa, eu pensava que ia gastar muito com esse carro, mas estou fazendo 10/11 km/l (cidade) e surpreendentes 16km/l na estrada, com velocidade variando entre 100 e 120 km/h.
Estou muito feliz e satisfeito com essa aquisição.
e o meu 5 a 6???
alguém explica??
Usa o ar-condicionado 100% do tempo?
Os pneus são originais?
Qual a calibragem recomendada de fábrica?
Qual a calibragem que você efetivamente usa?

Carlos,
Essas médias vão muito além dos registros mais otimistas aqui do fórum. Você chegou a medir o consumo de outra forma que não o informado pelo computador de bordo? Pressuponho que você abasteceu com 100% de gasolina.
Os pneus são originais?

Rodrigo,
Ainda vou descobrir o porquê destas variações absurdas. De todos os veículos que tive (Opala, Del Rey, Passat, Megane I, Laguna, Astra, Focus, Megane II) nenhum, repito NENHUM apresentou diferenças de consumo tão grandes dentro dos seus respectivos modelos. Faço minhas as suas palavras: como é que pode? 16 km/l na estrada e o meu não passa de 10,5 Km/l?
Lugon de Souza

andre.tolledo
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Manual

Mensagem por andre.tolledo »

Consumo na estrada (fui e voltei para RJ) = 13,6
Consumo em SP (transito com ar-condicionado direto) = 11

Uso gasolina V-Power

carloshreis
Membros
Estado: DF

Mensagem por carloshreis »

Lugon escreveu:
carloshreis escreveu:Olá pessoal!

Adquiri um Pallas Exclusive 2010, com 60mil km, no último dia 13. Anteriormente eu tinha um uno 1.0 que tirei 0km e com 3 anos (94mil) eu fazia 14,5 na cidade e 13,5 na estrada. Para minha surpresa, eu pensava que ia gastar muito com esse carro, mas estou fazendo 10/11 km/l (cidade) e surpreendentes 16km/l na estrada, com velocidade variando entre 100 e 120 km/h.
Estou muito feliz e satisfeito com essa aquisição.
e o meu 5 a 6???
alguém explica??
Os pneus são originais?

Carlos,
Essas médias vão muito além dos registros mais otimistas aqui do fórum. Você chegou a medir o consumo de outra forma que não o informado pelo computador de bordo? Pressuponho que você abasteceu com 100% de gasolina.
Os pneus são originais?

Rodrigo,
Ainda vou descobrir o porquê destas variações absurdas. De todos os veículos que tive (Opala, Del Rey, Passat, Megane I, Laguna, Astra, Focus, Megane II) nenhum, repito NENHUM apresentou diferenças de consumo tão grandes dentro dos seus respectivos modelos. Faço minhas as suas palavras: como é que pode? 16 km/l na estrada e o meu não passa de 10,5 Km/l?
Boa tarde aos que também estão surpresos!

PNEUS: são sim originais, Michellin 215/55/R16 com calibragem especificada na coluna do veículo;
COMBUSTÍVEL: 100% Gasolina
MÉTODO DE LEITURA DE DADOS: Somente do CB
IDA VELOCIDADE: Variando entre 100 e 110 km/h e AR CONDICIONADO: Não utilizei na ida, quando o CB marcava 5.9 l/100
VOLTA:Variando entre 100 e 120 com raros momentos de ultrapassagem 145 km/h e AR CONDICIONADO: ligado com uma pétala, quando o CB marcava 6.5 l/100 (isso ele também pegou a média da ida)

*Obs.: Em ambos trechos (ida/volta) tem um percurso de cidade de aproximadamente 60km que a velocidade varia entre 60 e 80km/h
**Obs.: Outro detalhe é que não afundo o pé para sair, deixo o carro desenvolver e também não deixo para frear em cima, o que faz toda diferença, no meu ponto de vista.

Rodrigo Santana
Membros
Estado: MS

Mensagem por Rodrigo Santana »

Bom, o meu está com aro 17 e aki na minha cidade (Campo Grande -MS) nao possui muitas subidas e descidas, até q é plano, nao pego transito pesado, pois saio cedo para o trabalho, almoço por perto e a noite quando volto pra casa tbem ja nao ha transito... ja fiz a media com ar e sem ar: Utilizando o AC o tempo todo fez 5.5 km/l e nao utilizando fez 7.2 km/l... essa media sem ar tbem utilizei somente o cambio manual e quando estava com ar esta no automático.
Imagem Imagem
Xenon 10000k M-1
Multmidia
Câmera de ré
Rodas 17''

Lugon
Membros

Mensagem por Lugon »

Rodrigo Santana escreveu:Bom, o meu está com aro 17 e aki na minha cidade (Campo Grande -MS) nao possui muitas subidas e descidas, até q é plano, nao pego transito pesado, pois saio cedo para o trabalho, almoço por perto e a noite quando volto pra casa tbem ja nao ha transito... ja fiz a media com ar e sem ar: Utilizando o AC o tempo todo fez 5.5 km/l e nao utilizando fez 7.2 km/l... essa media sem ar tbem utilizei somente o cambio manual e quando estava com ar esta no automático.
Rodrigo,

Reli o tópico de novo, desde o início, e destaquei os seguintes pontos:

1. O forista Jairo em postagem de 16/09/10 14 km/l foi o dono de C4 automático a informar o melhor consumo até agora: 14 km/l, embora em 26/07/11 tenha refeito as contas e mudou para 13,1 km/l.

2. Os melhores consumos registrados aqui no tópico para C4 (Pallas ou Hatch, alguns membros do clube não detalham se o câmbio é automático ou não) foram:
- Jairo em postagem de 16/09/10: 14 km/l.
- Adal em postagem de 11/04/11: 14,9 Km/l.

3. O forista Weberhb em postagem de 20/10/10 informou que o computador de bordo indicou uma média que não correspondia à realidade.

4. O forista Loudenvier em uma postagem de 20/08/13 compartilhou a informação que a gasolina VPower da Shell pode ser a melhor para o C4. Abastecer com a Podium é inócuo.

Conheci três donos de C4, dois Hatchs e um Pallas. Os três (que não se conhecem) me deram um consumo que bate com média dos testemunhos aqui no fórum, ou seja, entre 5,5 e 7,5 na cidade e entre 10 e 11 na estrada. Portanto, eu e você estamos na média.

Agora, não dá para confiar no CB. Para se fazer uma medição precisa, somente usando o método tradicional que todo mundo conhece:

- deixar o marcador de combustível alcançar a reserva.
- completar o tanque com somente um tipo de combustível até o automático da bomba dar o primeiro estalo.
- zerar o odômetro pressionando o botão "trip".
- pegar direto a estrada evitando ao máximo o trânsito urbano.
- rodar no mínimo uns 70km, menos que isso não adianta. O ideal seria abastecer somente quando chegar na reserva, mas na estrada pode ser perigoso.
- sem que ainda tenha pegado trânsito urbano, parar em um posto, completar novamente o tanque e registrar o volume de combustível abastecido.
- dividir o número de quilômetros rodados pelo número de litros abastecidos.
- O resultado é o consumo médio em km/l na estrada.

Perdoe-me a postagem longa, mas estou extremamente incomodado com essa diferença enorme entre as médias. Quatorze quilômetros por litro ????
Lugon de Souza

GugaTampa
Membros
Estado: AL
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Mensagem por GugaTampa »

Tenho um C4 pallas Glx 2.0 16v 2008 automático e fiz o q vc acabou de falar. Enchi o tanque do carro e comecei uma longa viagem. Quando estava perto de chegar na reserva reabasteci e fiz os cálculos.

Resultado: O computador de bordo marcava uma média de 6.5 Km/L enquanto q o resultado do cálculo foi de 8,9 Km/L, lembrando q esse consumo foi durante uma viagem e sempre com o ar condicionado ligado, nada de trânsito e com uma velocidade entre 120 e 160.

Ainda estou achando muito alto o consumo, visto que não cheguei na casa dos dois dígitos.

Semana que vem vou trocar as velas pra ver se melhora alguma coisa no consumo.
Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo.
Pitágoras

ozzybra
Membros
Estado: SC
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por ozzybra »

Minha média com um VTR:

Dentro da Cidade: 8.3-8.4km/L (Trânsito pesado aqui)
Misto: 9.8km/L (1500KM, 750 cidade/750 estrada aproximadamente)
Estrada: 11.5km/L Aproximadamente

Detalhes:
Pneus: 225/45R17 - 35lbs Frente | 34 lbs Trás
Gasolina Comum
Dados do CB

Velas e filtros trocados recentemente. O carro ta dando uma engasgada as vezes pra arrancar, SOMENTE em baixas rotações, parece que afoga, sei lá, tenho que ver isso, em alta fica perfeito.
C4 VTR 2007

RaphaelF
Membros
Veiculo: C4 VTR

Mensagem por RaphaelF »

Começa trocando o filtro de combustível(fica embaixo do banco traseiro, lado passageiro isso no VTR), depois parte pro mais complicado...

pvitorinosantos
Membros
Estado: PE
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático
Contato:

Mensagem por pvitorinosantos »

Há 2 semanas atrás, fiz a revisão dos 20.000 km. Esta semana, percorri com o carro o trajeto entre Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho (PE); aproximadamente 25 km (trecho curto). Normalmente, minhas médias antes da manutenção eram 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, com gasolina aditivada da Petrobrás.
Não sei se tem influência, mas de lá para cá tenho abastecido com gasolina aditiva V-POWER da SHELL (para experimentar) e no trecho citado acima a média conseguida foi de 15,1 km/l. Considero que tenha sido uma exceção (consegui rodar todo o percurso sem parar, bem tranquilo, a 70 km/h em média.
Mas acho que na cidade também houve uma melhora, a média tem ficado próxima de 10 km/l. Com ainda estou na primeira semana, acho cedo, mas não sei se o consumo melhorou por causa da troca do filtro de combustível (e também do ar condicionado), ou por causa da troca do posto de combustível.
Pode ser tudo efeito placebo, mas me chamou a atenção. Ando quase sempre com o ar condicionado ligado no mínimo, os pneus são originais e a calibragem utilizada é 32 nos 4 pneus.

Minha expectativa é conseguir médias de 10 km/l na cidade e próximos de 14 km/l na estrada.

Imagem

Responder

Voltar para “Assuntos Gerais”