Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
leonardo atilio
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Lounge Exclusiv 1.6T Auto6

Re: C4 Lounge - sensor de ponto cego/SAM – SMART ALERT MOVE

Mensagem por leonardo atilio »

rubensmalheiro escreveu:Olá sei que o topico parece ja ter sido bem discutido, porém acabei de pegar um C4 lounge 14 Exclusive e ele tem as indicações do recurso no retrovisor porém mesmo desabilitando no multimedia ou habilitando ele não acenderaserá que essa versão poderia não ter este recurso como eu saberia? Por que nem quando eu ligo o carro as luzes do retrovisor não acendem, será que anem todas as exclusives tinham isso? ou pode ter sido inutilizado?

Se puderem ajudar agradeço!
os c4L exclusive até o 2015 tem sim. todavia estou com o mesmo problema que o seu.
no espelho do retrovisor vai ter uma indicação escrita e uma bolinha que acende uma luz laranja quando tem alguém no ponto cego. provavelmente é necessária uma reconfiguração do sistema assim como o meu.
a concessionaria de maringá me cobrou 100 reais; mas antes de levar vou tentar dar uma fuçada.

é bem provável que tenha outro recurso que influencie no não funcionamento.

rubensmalheiro
Membros
Estado: SP

Mensagem por rubensmalheiro »

leonardo atilio escreveu:
rubensmalheiro escreveu:Olá sei que o topico parece ja ter sido bem discutido, porém acabei de pegar um C4 lounge 14 Exclusive e ele tem as indicações do recurso no retrovisor porém mesmo desabilitando no multimedia ou habilitando ele não acenderaserá que essa versão poderia não ter este recurso como eu saberia? Por que nem quando eu ligo o carro as luzes do retrovisor não acendem, será que anem todas as exclusives tinham isso? ou pode ter sido inutilizado?

Se puderem ajudar agradeço!
os c4L exclusive até o 2015 tem sim. todavia estou com o mesmo problema que o seu.
no espelho do retrovisor vai ter uma indicação escrita e uma bolinha que acende uma luz laranja quando tem alguém no ponto cego. provavelmente é necessária uma reconfiguração do sistema assim como o meu.
a concessionaria de maringá me cobrou 100 reais; mas antes de levar vou tentar dar uma fuçada.

é bem provável que tenha outro recurso que influencie no não funcionamento.
Opa tomara que consiga algo por que isso faz falat lembro que tinha num Fusion e era muito bom, e como é chato ter isso no carro e não ver funcionando.

Hadesh
Membros

Mensagem por Hadesh »

o meu , um c4 lounge thp 1.6 exclusive 14/14, tem esses indicadores, e ao ligar/desligar a luz nos retrovisores piscam, mas funcionar que eh bom nada...

rubensmalheiro
Membros

Mensagem por rubensmalheiro »

É ainda nada, até passei na css porém olharam tudo resetaram as luzes se acendem no teste porém, nada disseram que quando encostar na revisão vão analisar. :(

bmpsp6
Membros

Mensagem por bmpsp6 »

O meu é 14/14 e não funciona também, vou esperar a próxima revisão para verificar.

bmpsp6
Membros

Mensagem por bmpsp6 »

Estou pensando em desmontar o retrovisor, desconectar e conectar. mas deve ser arriscado p quem n sabe muito.

andrerecker
Membros
Estado: RJ

Mensagem por andrerecker »

Muito bom camarada!
Eu cheguei a pensarem fazer isso, iria desativar e reativar e depois só desativar, mas me poupou um tempo aí :)
opapito escreveu:
BDELIBERATO escreveu:Olá, o meu também veio desligado. Tem que desativa-lo no computador de bordo, assim ele funcionará. Deve ser algum defeito de fabrica que será corrigido nas próximos meses. Houve vários relatos disto aqui no fórum.

opapito escreveu:Boa noite pessoal,

Comprei um C4 Lounge THP 165 Auto EXCLUSIVE Pack Select, que vem com o sistema de "Vigilância dos Pontos Cegos", segundo descrição no Manual, também chamado no próprio site da citroën como "SAM – SMART ALERT MOVE".

Segundo informado tanto no manual, quanto no site, um indicador situado no retrovisor exterior que acende-se e previne o motorista quanto da chegada de um veículo na área de detecção de pontos cegos.

Ocorre que já fiz várias manobras e essa luz nunca acendeu, e eu tinha certeza que existiam veículos nos pontos cegos.

Daí pensei que estava desativada, pois o manual também fala que no menu de parâmetros do veículo ela pode ser ativada/desativada, mas ao acessar tal menu, tal opção não é listada?

Alguém tem o mesmo problema?
Vamos lá pessoal,
Voltei há pouco da Concessionária e como o BDELIBERATO falou, trata-se de um "defeito" de fábrica.
Na verdade não é "defeito", pois todos os sensores estão funcionando. O que está errado é uma superposição de funções pela central.
Depois de um dia inteiro de investigação e adoção procedimentos com orientação da fábrica, o técnico descobriu qual é o "lance".
Primeiro, vamos combinar que o cara que faz a tradução do manual deveria ser demitido né.
A Citroën também não ajuda muito, pois chama "SAM – SMART ALERT MOVE" no site, de "sensor de ponto cego" no manual e de "ajuda para ultrapassagem" na seção de parâmetros do veículo...aí não dá né
Continuando, o SAM só funciona se você desligar ele. Isso mesmo. E ele é desligado no parâmetro "ajuda para ultrapassagem".
E por que isso acontece? Segundo o técnico, tanto o auxílio para estacionamento, quanto o de ultrapassagem utilizam os sensores fixados nos parachoques do veículo, mas cada um é comandado por uma central diferente.
O que estava acontecendo é que uma central estava interferindo na outra, ambas estavam fazendo o mesmo trabalho o que termina por anular o sistema.
Por isso que quando se desliga, ele passa a funcionar, pois o trabalho todo fica com apenas uma das centrais.
Bom, o técnico corrigiu isso e já informou à fábrica, de modo que, no meu veículo, quando se liga a opção "ajuda para ultrapassagem" o SAM agora é ativado e as centrais não mais interferem uma na outra.
É isso aí pessoal, espero que essas informações ajudem.
No mais, ainda bem que consegui ativar o SAM, pois ele é um excelente auxílio na condução segura do veículo.
Boa noite a todos

paulinholinux
Membros
Estado: MG

Mensagem por paulinholinux »

Pessoal boa noite,

Comprei a 4 dias um c4 lounge exclusive 14/15 e esse sensor estava funcionando. Alterei algumas coisas na central e tenho certeza que habilitei essa opção, pois achei estranho ela estar desabilitada (hahahahah) e ele simplesmente parou de detectar, mas nunca me passou pela cabeça que poderia ser isso.

Já estou desabilitando agora mesmo esta opção e torcendo para voltar a funcionar. Tomara que funcione, pois o meu já está fora da garantia.

valeu !

paulinholinux
Membros
Estado: MG

Mensagem por paulinholinux »

paulinholinux escreveu:Pessoal boa noite,

Comprei a 4 dias um c4 lounge exclusive 14/15 e esse sensor estava funcionando. Alterei algumas coisas na central e tenho certeza que habilitei essa opção, pois achei estranho ela estar desabilitada (hahahahah) e ele simplesmente parou de detectar, mas nunca me passou pela cabeça que poderia ser isso.

Já estou desabilitando agora mesmo esta opção e torcendo para voltar a funcionar. Tomara que funcione, pois o meu já está fora da garantia.

valeu !
Incrível, tá funcionando qdo desabilita. Sucesso !!! Muito obrigado pela dica , Abração !

Maraghatty
Membros
Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Automático

Mensagem por Maraghatty »

Boa tarde;
sou novo no grupo, o C4 exclusive 2.0 ar 13/14 estou com ele a 1 ano, quando comprei meu amigo falou que funcionava, Só tem o indicador no retrovisor direito, olhei e não tem esta função na multimídia que é uma S100.
Aliás não consigo entender quase nada nela.

Grato;
César

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”