- brunollo
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Re: acelerador kick down
Aaaaaaaahhhhhhhhh siiiiimmmmm....
Fato documentado: O Focus Duratec (não importa se é novo ou antigo) anda MUITO MENOS que o C4. Um certo C4 VTR deixou um Focus Duratec uma carreata pra trás numa arrancada em Alexânia... Tinha me esquecido da minha vítima mais ilustre, cheia de testemunhas, heheheh
Freaka, tou falando do Subaru 2.0 16v AWD, não do turbo. A tração integral mata o carro, ele parece um 2.0 8v.
Enduvidado dono do Sentra, relaxe. A caixa manual do C4 é curta o suficiente para fazer ele ter um desempenho BEM MELHOR que o de outros carros de mesma potência, inclusive o Sentra. De novo, basta seguir o que eu disse: tem que esticar o carro, ele é muito bom de alta, mesmo original. Ganha aí. Pra vc amaciar o bicho, ande com cuidado nos primeiros 500km. Depois, procure andar até os 5mil km de pé atochado até cerca de 4mil giros. Isso vai elevar o torque nessa faixa e, por consequência, a potência em todos os giros.
Fato documentado: O Focus Duratec (não importa se é novo ou antigo) anda MUITO MENOS que o C4. Um certo C4 VTR deixou um Focus Duratec uma carreata pra trás numa arrancada em Alexânia... Tinha me esquecido da minha vítima mais ilustre, cheia de testemunhas, heheheh
Freaka, tou falando do Subaru 2.0 16v AWD, não do turbo. A tração integral mata o carro, ele parece um 2.0 8v.
Enduvidado dono do Sentra, relaxe. A caixa manual do C4 é curta o suficiente para fazer ele ter um desempenho BEM MELHOR que o de outros carros de mesma potência, inclusive o Sentra. De novo, basta seguir o que eu disse: tem que esticar o carro, ele é muito bom de alta, mesmo original. Ganha aí. Pra vc amaciar o bicho, ande com cuidado nos primeiros 500km. Depois, procure andar até os 5mil km de pé atochado até cerca de 4mil giros. Isso vai elevar o torque nessa faixa e, por consequência, a potência em todos os giros.
Minha tolerância anda negativa com asneiras...
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Re: acelerador kick down
O Pallas é mais pesado que o Hatch e posso afirmar que anda bem e não fica na ladeira.Dady escreveu:Mas porque dizem tanto que o C4 é "preso"...não anda...não sobe ladeira...
Comparando o Pallas com o Sentra, observa-se uma proximidade muito grande tanto em potência (143/151 contra 143 cv) quanto em torque (20,4/21,6 contra 20,3 Kgf.m).
Com isso, espera-se que os dois andem mais ou menos juntos, com uma leve vantagem para o C4 (olhando só para os números).
Já com relação ao câmbio automático, existe uma grande diferença.
Enquanto o C4 tem câmbio de 4 marchas, o Sentra tem o CVT. Neste aspecto, no meu entender, este último leva uma pequena vantagem, tanto em desempenho quanto em economia de combustível.
A respeito das relações de marcha do C4 serem curtas ou longas e se isso é bom ou ruim, não tenho conhecimento técnico para comentar, mas no meu uso diário na cidade e na estrada, o câmbio do C4 tem me proporcionado grande satisfação (gosto muito de "brincar" com o tiptronic), embora concorde que um câmbio com um número de marchas maior (6, por exemplo) seria bem melhor.
Enfim, pode ficar tranqüilo. Receba seu C4, dê uma boa amaciada e curta bastante.
Editado pela última vez por HERON em 19 Fev 2010, 14:19, em um total de 1 vez.
Heron
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Re: acelerador kick down
O meu é automatico BVA 2.0......e agora amigo......e na ladeira...?? atocha o é ??? e na amaciação ??? atocha o pé ???? Abraçosssssbrunollo escreveu:Enduvidado dono do Sentra, relaxe. A caixa manual do C4 é curta o suficiente para fazer ele ter um desempenho BEM MELHOR que o de outros carros de mesma potência, inclusive o Sentra.
Dady Xbox 360/C4 hatch BVA 2.0 16 V
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Re: acelerador kick down
- TAÍ...GOSTEI DE LER ISSO.....ISSO ME AJUDOU A PENSAR MELHOR......HERON escreveu: O Pallas é mais pesado que o Hatch e posso afirmar que anda bem e não fica na ladeira.
Comparando o Pallas com o Sentra, observa-se uma proximidade muito grande tanto em potência (143/151 contra 143 cv) quanto em torque (20,4/21,6 contra 20,3 Kgf.m).
LEMBRA QUANDO CHEGOU O FIAT PÁLIO E VC PISAVA E ELE RESPONDIA NA HORA...NÃO DE FINAL MAS DE ARRANCADA...ISSO É O QUE EU SINTO NO SENTRA E NÃO QUERIA PERDER...... É TIPO A DIFERENÇA DA YAMAHA 1DT 180 PARA A HONDA XL 250.... A YAMAHA DAVA MAIS GOSTO....ARRANCAVA..ATÉ EMPINAVA...ISSO EU NÃO QUERIA PERDER......
PERFEITO !!!HERON escreveu:Já com relação ao câmbio automático, existe uma grande diferença.
ISSO AQUI EU TINHA MUITA DÚVIDA...DÁ PARA PEGAR MANHA BOA NO TIP ???? É BOM DE DIRIGIR O BICHO NO TIP ???HERON escreveu: gosto muito de "brincar" com o tiptronic), embora concorde que um câmbio com um número de marchas maior (6, por exemplo) seria bem melhor.
Abç.
Dady Xbox 360/C4 hatch BVA 2.0 16 V
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Re: acelerador kick down
Uso bastante o tiptronic.Dady escreveu:DÁ PARA PEGAR MANHA BOA NO TIP ???? É BOM DE DIRIGIR O BICHO NO TIP ???
O bom é que vc pode dirigir do modo que vc quiser.
Cada um pode ter o seu método.
Normalmente conduzo da seguinte maneira:
Quando há predominância de subidas, coloco em Drive e deixo.
Quando a pista é mais ou menos horizontal, arranco em Drive e, geralmente após a troca automática para 3ª, acelero um pouco mais e passo a 4ª, e a partir daí fico no Tip até a parada completa (semáforo, faixa de pedestre, etc), reduzindo quando preciso de mais potência e avançando quando não preciso.
Quando há predominância de descida, uso sempre o Tip, procurando jogar as marchas mais altas, acelerando menos e deixando o carro "deslizar" o máximo possível.
Antes de parar, costumo reduzir no Tip para obter freio-motor.
Como vc pôde observar, é uma espécie de uso misto do câmbio.
O uso do Tiptronic é bastante interessante e divertido.
Heron
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Re: acelerador kick down
Dady,
Nunca andei no Sentra, mas se o cambio CVT for como era no antigo Honda FIT talvez você sinta alguma diferença no início da arrancada. O FIT tinha a relação beeeeem reduzida e era um foguetinho... até os 30 km/h. Depois é claro não era nada de espetacular, mas a versão antiga, apesar do motor mais fraco, dá um pau no New Fit de câmbio automático convencional.
O C4 BVA tem a primeira marcha um pouco longa, estica até cerca de 55 km/h, mas o carro não tem nada de xoxo graças ao comando variável.
Na minha antiga Xsara Break o câmbio é mais longo ainda, chega a 70km/h em primeira marcha! O motor é quase o mesmo, pai da versão do C4, sem o comando variável (e sem ser Flex). No início da arrancada perde para qualquer escort velho, mas depois dos 3000 rpm dispara feito boi brabo e deixa muito carro mais novo para trás.
Nunca andei no Sentra, mas se o cambio CVT for como era no antigo Honda FIT talvez você sinta alguma diferença no início da arrancada. O FIT tinha a relação beeeeem reduzida e era um foguetinho... até os 30 km/h. Depois é claro não era nada de espetacular, mas a versão antiga, apesar do motor mais fraco, dá um pau no New Fit de câmbio automático convencional.
O C4 BVA tem a primeira marcha um pouco longa, estica até cerca de 55 km/h, mas o carro não tem nada de xoxo graças ao comando variável.
Na minha antiga Xsara Break o câmbio é mais longo ainda, chega a 70km/h em primeira marcha! O motor é quase o mesmo, pai da versão do C4, sem o comando variável (e sem ser Flex). No início da arrancada perde para qualquer escort velho, mas depois dos 3000 rpm dispara feito boi brabo e deixa muito carro mais novo para trás.
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Re: acelerador kick down
Heron, agradeço muito toda a sua explicação pois era isso mesmo que eu queria saber....queria entender se com o tempo a gente REALMENTE usa o Tip...me pareceu que usa e bem.... Isso é muito bacana... o pouco que andei o vendedor nem deixou direito eu rodar...falava sem parar...bem empolgado mas sem deixar eu testar o carro direito...me pareceu algo bem inovador....sem te deixar preso....imagino que se consegue esticar mais o carro com o Tip..ou estou enganado ??? este automático deve trocar de marcha com 4.000 ou 5.000 giros e fico pensando...numa subida deve ser difícil manter o giro alto se não estiver no Tip mas aqui vc me disse que usa em descida o automático, claro que está certo pois coloca uma 4a e poupa combustivel......porém em subida imagino que para o giro subir se coloque tb no tip mas em marcha baixa ??? to errado ???HERON escreveu:Uso bastante o tiptronic.Dady escreveu:DÁ PARA PEGAR MANHA BOA NO TIP ???? É BOM DE DIRIGIR O BICHO NO TIP ???
O bom é que vc pode dirigir do modo que vc quiser.
Cada um pode ter o seu método.
Normalmente conduzo da seguinte maneira:
Quando há predominância de subidas, coloco em Drive e deixo.
Quando a pista é mais ou menos horizontal, arranco em Drive e, geralmente após a troca automática para 3ª, acelero um pouco mais e passo a 4ª, e a partir daí fico no Tip até a parada completa (semáforo, faixa de pedestre, etc), reduzindo quando preciso de mais potência e avançando quando não preciso.
Quando há predominância de descida, uso sempre o Tip, procurando jogar as marchas mais altas, acelerando menos e deixando o carro "deslizar" o máximo possível.
Antes de parar, costumo reduzir no Tip para obter freio-motor.
Como vc pôde observar, é uma espécie de uso misto do câmbio.
O uso do Tiptronic é bastante interessante e divertido.
Muito boa explicação.....fiquei bem empolgado tb em pegar o carro...
Abç.
Dady Xbox 360/C4 hatch BVA 2.0 16 V
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Re: acelerador kick down
Arr. valeu pela dica....quer dizer se chegamos a 55 km na primeira do automatico ??? Muito bom né ?? Pelo menos tenho esta impressão..... e no Tip.....se não trocar de marcha ele vira em quanto ???? ou não vira ?Arr escreveu:Dady,
Nunca andei no Sentra, mas se o cambio CVT for como era no antigo Honda FIT talvez você sinta alguma diferença no início da arrancada. O FIT tinha a relação beeeeem reduzida e era um foguetinho... até os 30 km/h. Depois é claro não era nada de espetacular, mas a versão antiga, apesar do motor mais fraco, dá um pau no New Fit de câmbio automático convencional.
O C4 BVA tem a primeira marcha um pouco longa, estica até cerca de 55 km/h, mas o carro não tem nada de xoxo graças ao comando variável.
Na minha antiga Xsara Break o câmbio é mais longo ainda, chega a 70km/h em primeira marcha! O motor é quase o mesmo, pai da versão do C4, sem o comando variável (e sem ser Flex). No início da arrancada perde para qualquer escort velho, mas depois dos 3000 rpm dispara feito boi brabo e deixa muito carro mais novo para trás.
ahh..meu Sentra é mecanico.....6 marchas. Agora ta indo embora e espero goistar muito mais do Tip..apesar do espaço na traseira que apertado para 2 crianças.....abç.
Valeu.....forte abraco.
Dady Xbox 360/C4 hatch BVA 2.0 16 V
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Re: acelerador kick down
Na verdade, é possível esticar a marcha no Drive, pisando bem o acelerador. A diferença é que nesta situação, assim que vc aliviar um pouco o pé, as trocas começam (para cima). No Tip só vai ocorrer troca para cima quando chegar em 6.000 rpm, que é a rotação de máxima potência.Dady escreveu:imagino que se consegue esticar mais o carro com o Tip..ou estou enganado ???
a troca pode ocorrer mesmo antes de 2.000 (como da 1ª para a 2ª ao sair devagar com o carro) ou com mais de 5.000 (em uma forte arrancada, por exemplo). Tudo depende da solicitação que vc está fazendo ao motor em termos de potência.Dady escreveu:este automático deve trocar de marcha com 4.000 ou 5.000 giros
Em subida do tipo rampa normalmente uso o Drive e ele sobe com rotação baixa (até 2.000), mas usar o Tip em marcha baixa (1ª ou 2ª) também seria uma solução.Dady escreveu:porém em subida imagino que para o giro subir se coloque tb no tip mas em marcha baixa ??? to errado ???
Apenas complementando, quando ainda estava amaciando o carro (com cerca de 1.500km), coloquei o câmbio em manual e, a partir da 2ª marcha, acelerei bem para que ele atingisse o máximo de rotação. Resultado: trocou para 3ª em 6.000 rpm a 110 Km/h e para 4ª também em 6.000 rpm a 160 Km/h (a partir daí tirei o pé do acelerador, senão ele certamente passaria dos 200 Km/h).
Editado pela última vez por HERON em 20 Fev 2010, 00:21, em um total de 1 vez.
Heron
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Re: acelerador kick down
Heron...pelo que entendi a troca no Tip continua a ser automatica se vc passar do limite ??? É isso..meio que para controlar os nossos "erros" ??? Cara....6.000 é muita rotação não é ???HERON escreveu:No Tip só vai ocorrer troca para cima quando chegar em 6.000 rpm, que é a rotação de máxima potência.
Poderiamos dizer que se eu deixar somente no Tip teria um carro automatico mais esportivo ou isso está totalmente errado....é possivel um cara passar uma tarde por exemplo num transito usando somente o TIP mas sem usar as maos para passar as marchas __????
Vc ficou quaanto tempo neste sistema de deixar no Tip e mandar o pé sempre ?????HERON escreveu:Apenas complementando, quando ainda estava amaciando o carro (com cerca de 1.500km), coloquei o câmbio em manual e, a partir da 2ª marcha, acelerei bem para que ele atingisse o máximo de rotação. Resultado: trocou para 3ª em 6.000 rpm a 120 Km/h e para 4ª também em 6.000 rpm a 160 Km/h (a partir daí tirei o pé do acelerador, senão ele certamente passaria dos 200 Km/h).
Grato e desculpe tanta pergunta. Abraco.
Dady Xbox 360/C4 hatch BVA 2.0 16 V