Dady escreveu:minha mulher só vai poder dirigir se for no D.....se não estou perdido....
É, a minha, quando senta no banco do motorista (raramente isso acontece), só dirige no Drive...rs
Primeiro porque ela não gosta de ficar trocando de marcha (para ela o câmbio é só P, D e R, o resto ela não usa).
Segundo porque ela já percebeu que é necessário ter um pouco de "manha" para conduzir o carro em Tip.
Um erro muito comum em quem está começando a utilizar é esquecer que o carro está em Drive e tentar trocar a marcha (aumentar) empurrando a alavanca para frente. Neste caso, o câmbio vai para o Neutro, a rotação vai lá em cima (às vezes dando um baita susto), dependendo da velocidade do carro, e depois baixa.
Se este problema acontecer contigo, é só aguardar a rotação baixar ao nível de ponto morto (700 a 800 rpm) e colocar em Drive (empurrar a alavanca para trás) e seguir em frente.
Com o tempo, esse tipo de erro (do condutor) costuma ficar menos freqüente e até desaparecer.
Esqueci de comentar antes, mas uma coisa muito interessante é tentar determinar trocas de marcha usando apenas o acelerador. Com o câmbio em Drive, dependendo da forma de pisar e da situação (subida/descida, velocidade, rotação, etc) vc consegue reduzir uma marcha, duas (kick down) ou subir uma marcha. E quando digo determinar quero dizer que vc "diz para o carro" exatamente como e quando vc quer que ele faça (do tipo: reduza uma agora, aumente uma agora, etc). É uma boa experiência também.
Por fim, convém lembrar que no início, enquanto o carro estiver amaciando, vc vai sentir ele meio amarrado mesmo (pelo menos eu senti). Primeiramente porque vc terá que evitar andar em altas rotações (pelo menos nos primeiros 1.500km) e também porque vc ainda estará aprendendo a lidar com o carro. Mas passada essa fase, vc vai poder experimentar toda a potência e torque desse motor.
Dady escreveu:Grato e desculpe tanta pergunta. Abraco.
Não se preocupe, o C4Clube é para isso mesmo (troca de experiências). Abraços e aproveite bem o carro.