Discussões gerais sobre todos os carros da linha C4.
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Nico
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Re: acelerador kick down

Mensagem por Nico »

leokb escreveu:dando um UP no tópico.
Nico, alguma novidade?

Esse fds fui pra Angra e mais uma vez fiz o teste pra saber se o carro desliga o Limitador quando pisa até o fundo. Mais uma vez, nada aconteceu.
Valeu,

Léo
Ola Leo,

Fiz o teste no 1.6. E funciona do mesmo jeito que no VTR. Por exemplo, vc ativa o limitador em 100 Km/h. Se quizer andar mais que isso sem ter que desativar a funçao é só pisar no acelerador até o final que ativa o "kick down", enquanto estiver acima da velocidade o limitador fica piscando, depois vc diminui a acelaração e ele volta ao normal com o limitador ativado.

Obs. Não confundir limitador de velocidade com o regulador de velocidade.
Nico
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Arr
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Re: acelerador kick down

Mensagem por Arr »

Dady escreveu: Arr. valeu pela dica....quer dizer se chegamos a 55 km na primeira do automatico ??? Muito bom né ?? Pelo menos tenho esta impressão..... e no Tip.....se não trocar de marcha ele vira em quanto ???? ou não vira ?
ahh..meu Sentra é mecanico.....6 marchas. Agora ta indo embora e espero goistar muito mais do Tip..apesar do espaço na traseira que apertado para 2 crianças.....abç.


Valeu.....forte abraco.
Ah, achei que o seu Sentra era com câmbio CVT.
Cara, o câmbio tem 3 modos no automático.
O D(Drive) que é o padrão, troca as marchas conforme manda o pé do acelerador. Acelerando na boa passa a marcha até com 1800 rpm. Se fincar o pé passa só nos 6.000, como disse o Heron..
O S(Sport) deixa a condução no automático mais esportiva, só troca as marchas em giros mais altos, como reduz com mais giros também.
Tem também o modo neve (*) que é para evitar que o carro patine. Nesse ele praticamente sai em 2ª marcha.

No tiptronic te dá um controle maior nas trocas, mas não chega a ser totalmente manual. O sistema impede as "burradas" do condutor, tanto o sobregiro como passar marcha com a rotação abaixo do recomendado. Ele também reduz sozinho quando a velocidade cai ou se para num semáforo.

Estou há um mês com o carro e particularmente achei o câmbio muito bom, apesar de se encontrar muitas avaliações criticando o câmbio dos PSA.
As trocas de marchas na condução normal são quase imperceptíveis e mesmo quando se finca o pé não há trancos e o conversor de torque trabalha muito bem. Também não sinto falta de uma quinta marcha. As 4 marchas levam o carro de 0 a 200 com muita competência, tanto que o C4 sempre mostrou desempenho melhor nas avaliações entre os carros de sua categoria. Na retomada de 80 a 120 ele é quase 2,5 segundos mais rápido que o Focus por exemplo (Teste QR).

Minha única crítica em relação ao câmbio é no kick down de 2ª para 1ª. Ás vezes ele fica um pouco indeciso e pode ocorrer um tranco. Nas outras marchas isso não acontece.

HERON
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Re: acelerador kick down

Mensagem por HERON »

Dady escreveu:a troca no Tip continua a ser automatica se vc passar do limite ??? É isso..meio que para controlar os nossos "erros" ??? Cara....6.000 é muita rotação não é ???
Acredito que seja isso mesmo. Das duas uma: ou é para aproveitar ao máximo a curva de potência do motor para proporcionar maior aceleração ou para proteger o motor, já que 6.000 rpm está bastante próximo da zona de rotação que poderia comprometê-lo (os mais entendidos me corrijam, por favor).
Dady escreveu:Poderiamos dizer que se eu deixar somente no Tip teria um carro automatico mais esportivo ou isso está totalmente errado....é possivel um cara passar uma tarde por exemplo num transito usando somente o TIP mas sem usar as maos para passar as marchas __????
No meu entender, ficaria bastante esportivo sim, mas de forma muito exagerada e prejudicial ao veículo. Não creio que seja prazeroso ficar tanto tempo com o motor nessa condição. Lembre-se que em 2ª ele pode chegar até 110 Km/h. Quem em sã consciência estaria dirigindo, na cidade, a 100 Km/h em 2ª marcha. Seria ao menos desconfortável.
Dady escreveu:Vc ficou quaanto tempo neste sistema de deixar no Tip e mandar o pé sempre ?????
Fiz isto uma única vez, atendendo ao indicado no manual do veículo (elevar a rotação do motor ao seu limite) com o objetivo de amaciá-lo e de conhecer um pouco mais as características do carro.
Heron

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Dady
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Re: acelerador kick down

Mensagem por Dady »

Arr escreveu:
No tiptronic te dá um controle maior nas trocas, mas não chega a ser totalmente manual. O sistema impede as "burradas" do condutor, tanto o sobregiro como passar marcha com a rotação abaixo do recomendado. Ele também reduz sozinho quando a velocidade cai ou se para num semáforo.
Boa....isso ajuda quando minha mulher dirigir e errar a marcha...rsrsrsrsrsrs.....
Imaginei que ocorresse isso mesmo...mas sem duvidas vale tocar o carro no D...
Boa usar o Tip nas ultrapassagens mais calculadas imagino eu.....
Arr escreveu: Estou há um mês com o carro e particularmente achei o câmbio muito bom, apesar de se encontrar muitas avaliações criticando o câmbio dos PSA.
As trocas de marchas na condução normal são quase imperceptíveis e mesmo quando se finca o pé não há trancos e o conversor de torque trabalha muito bem. Também não sinto falta de uma quinta marcha. As 4 marchas levam o carro de 0 a 200 com muita competência, tanto que o C4 sempre mostrou desempenho melhor nas avaliações entre os carros de sua categoria. Na retomada de 80 a 120 ele é quase 2,5 segundos mais rápido que o Focus por exemplo (Teste QR).
Duas coisas aqui: Como o conversor de torque trabalha neste caso ??? Ele altera com o giro ??
outra coisa: Seu carro ainda está amaciando......neste caso tem andado somente com gasolina ou ja colocou alcool ___???
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Re: acelerador kick down

Mensagem por Dady »

heron escreveu:No meu entender, ficaria bastante esportivo sim, mas de forma muito exagerada e prejudicial ao veículo. Não creio que seja prazeroso ficar tanto tempo com o motor nessa condição. Lembre-se que em 2ª ele pode chegar até 110 Km/h. Quem em sã consciência estaria dirigindo, na cidade, a 100 Km/h em 2ª marcha. Seria ao menos desconfortável.
sem duvidas seria pessimo....isso é coisa que só ocorreria por engano do motorista ou numa situação extrema.. tipo uma serra....talvez um trafego pesado.....nem sei.....
dá para sentir que o carro anda bem...isso ficou bem claro.....
Dady escreveu:Vc ficou quaanto tempo neste sistema de deixar no Tip e mandar o pé sempre ?????
Heron escreveu:Fiz isto uma única vez, atendendo ao indicado no manual do veículo (elevar a rotação do motor ao seu limite) com o objetivo de amaciá-lo e de conhecer um pouco mais as características do carro.
Isso é muito bom saber....vou ler de cabo a rabo e fazer igualzinho......
minha mulher só vai poder dirigir se for no D.....se não estou perdido....

Uma unica coisa totalmente fora deste topico mas que preciso saber e nao achei onde.........
O som dele que vem com 6 alto falantes e acho que 2 tweeters é bom ??? tem qualidade ou distorce muito ???
Valeu
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HERON
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Re: acelerador kick down

Mensagem por HERON »

Dady escreveu:minha mulher só vai poder dirigir se for no D.....se não estou perdido....
É, a minha, quando senta no banco do motorista (raramente isso acontece), só dirige no Drive...rs
Primeiro porque ela não gosta de ficar trocando de marcha (para ela o câmbio é só P, D e R, o resto ela não usa).
Segundo porque ela já percebeu que é necessário ter um pouco de "manha" para conduzir o carro em Tip.

Um erro muito comum em quem está começando a utilizar é esquecer que o carro está em Drive e tentar trocar a marcha (aumentar) empurrando a alavanca para frente. Neste caso, o câmbio vai para o Neutro, a rotação vai lá em cima (às vezes dando um baita susto), dependendo da velocidade do carro, e depois baixa.
Se este problema acontecer contigo, é só aguardar a rotação baixar ao nível de ponto morto (700 a 800 rpm) e colocar em Drive (empurrar a alavanca para trás) e seguir em frente.
Com o tempo, esse tipo de erro (do condutor) costuma ficar menos freqüente e até desaparecer.

Esqueci de comentar antes, mas uma coisa muito interessante é tentar determinar trocas de marcha usando apenas o acelerador. Com o câmbio em Drive, dependendo da forma de pisar e da situação (subida/descida, velocidade, rotação, etc) vc consegue reduzir uma marcha, duas (kick down) ou subir uma marcha. E quando digo determinar quero dizer que vc "diz para o carro" exatamente como e quando vc quer que ele faça (do tipo: reduza uma agora, aumente uma agora, etc). É uma boa experiência também.

Por fim, convém lembrar que no início, enquanto o carro estiver amaciando, vc vai sentir ele meio amarrado mesmo (pelo menos eu senti). Primeiramente porque vc terá que evitar andar em altas rotações (pelo menos nos primeiros 1.500km) e também porque vc ainda estará aprendendo a lidar com o carro. Mas passada essa fase, vc vai poder experimentar toda a potência e torque desse motor.
Dady escreveu:Grato e desculpe tanta pergunta. Abraco.
Não se preocupe, o C4Clube é para isso mesmo (troca de experiências). Abraços e aproveite bem o carro.
Heron

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Dady
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Re: acelerador kick down

Mensagem por Dady »

Heron escreveu:É, a minha, quando senta no banco do motorista (raramente isso acontece), só dirige no Drive...rs
Primeiro porque ela não gosta de ficar trocando de marcha (para ela o câmbio é só P, D e R, o resto ela não usa).
Imaginei Heron.....só muda de endereço mesmo....rsrs.
Para a minha mulher haver um forum onde a gente só fala sobre este assunto, carros, já é algo inacreditável.....ontem ela disse para minha filha mais velha.....- filha é como quando a gente só fica falando de roupa...entendeu ????
Eu tive que rir !!!!!!
Heron escreveu:Um erro muito comum em quem está começando a utilizar é esquecer que o carro está em Drive e tentar trocar a marcha (aumentar) empurrando a alavanca para frente. Neste caso, o câmbio vai para o Neutro, a rotação vai lá em cima (às vezes dando um baita susto), dependendo da velocidade do carro, e depois baixa.
Se este problema acontecer contigo, é só aguardar a rotação baixar ao nível de ponto morto (700 a 800 rpm) e colocar em Drive (empurrar a alavanca para trás) e seguir em frente.
Com o tempo, esse tipo de erro (do condutor) costuma ficar menos freqüente e até desaparecer.
Tinha esta impressão...de que algo seria difícil no início pois fazemos isso no manual normalmente de forma mecanica ( sem pensar muito ) pois nem percebemos.....não tem como ser igual, pois farei bobagem.
No Tip imagino que se tem que pensar mesmo antes de mudar para acertar o torque certo e ganhar ou reduzir potencia.......
estou acostumado que marcha para baixo, tambem é para andar mais tipo a 2a. a 4a e no meu caso até a 6a.......
no Tip, para baixo é reduzir sempre e para cima elevar as marchas......isso vai ser dureza !!!!
Heron escreveu:Esqueci de comentar antes, mas uma coisa muito interessante é tentar determinar trocas de marcha usando apenas o acelerador. Com o câmbio em Drive, dependendo da forma de pisar e da situação (subida/descida, velocidade, rotação, etc) vc consegue reduzir uma marcha, duas (kick down) ou subir uma marcha. E quando digo determinar quero dizer que vc "diz para o carro" exatamente como e quando vc quer que ele faça (do tipo: reduza uma agora, aumente uma agora, etc). É uma boa experiência também
Isso realmente é um show....quando pegar esta manha..estarei ficando fera !!! Muito boa dica.
Conseguimos ficar com o carro na mão...
Dady escreveu:Grato e desculpe tanta pergunta. Abraco.
Heron escreveu:Não se preocupe, o C4Clube é para isso mesmo (troca de experiências). Abraços e aproveite bem o carro.
Uma outra coisa: este motor é muito barulhento ???
Blz !!!!
Dady Xbox 360/C4 hatch BVA 2.0 16 V

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Re: acelerador kick down

Mensagem por HERON »

Dady escreveu:este motor é muito barulhento ???
Não o considero barulhento.
Só dá para ouvir bem o motor a partir de 4.000 rpm.
O isolamento acústico é bom.
Heron

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Re: acelerador kick down

Mensagem por leokb »

Nico, valu pela resposta.
Eu ja tinha conseguido fazer funcioar tb, mas nao tinha voltado aqui pra dar o feed back.
Meu problema era que eu nao tava pisando até o fundo da vala mesmo.... eu achava que era o fundo mas não era...

valeu

leokb

Nico escreveu:
leokb escreveu:dando um UP no tópico.
Nico, alguma novidade?

Esse fds fui pra Angra e mais uma vez fiz o teste pra saber se o carro desliga o Limitador quando pisa até o fundo. Mais uma vez, nada aconteceu.
Valeu,

Léo
Ola Leo,

Fiz o teste no 1.6. E funciona do mesmo jeito que no VTR. Por exemplo, vc ativa o limitador em 100 Km/h. Se quizer andar mais que isso sem ter que desativar a funçao é só pisar no acelerador até o final que ativa o "kick down", enquanto estiver acima da velocidade o limitador fica piscando, depois vc diminui a acelaração e ele volta ao normal com o limitador ativado.

Obs. Não confundir limitador de velocidade com o regulador de velocidade.

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Re: acelerador kick down

Mensagem por Pael »

O meu Pallas 2.0 exclusive flex parece não ter kickdown no limitador.
Setei em 60km/h e fui levando apenas tocando suave o acelerador, num passava de 61km/h tava trancado mesmo. pisei um pouco mais forte e nada, legal essa função, então resolvi testar o kickdown, dei um chute no acelerado, soquei mesmo... e nada... 61km/h na paz... Essa função do kickdown só funciona no piloto automatico? ou o meu pallas veio com defeito?

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