- dacoregio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Concordo.
A não ser que tu tem somente percurso curto, onde o carro chega ao destino sem nem esquentar o motor. Neste caso, 5 mil km deve ser o prazo.
Se tu tem uso misto, sendo que na cidade o motor nem esquenta, vá de 7.500 km.
Eu só rodo com o meu em estrada. Para a cidade eu tenho minha Parati quadrada guerreira. Dos 21.600 km rodados com o meu, 72% foi em estrada. Mas não venço os 10 mil km em um ano. Acabo trocando com o prazo máximo de 1 ano no motor.
Falta 3 meses para 1 ano de uso do Mobil Eco Power e não rodei nem 6 mil km ainda.
A não ser que tu tem somente percurso curto, onde o carro chega ao destino sem nem esquentar o motor. Neste caso, 5 mil km deve ser o prazo.
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Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Dacoregio, é piloto, então é comando também.dacoregio escreveu:Comando ou Dacoregio?
- GuiCastro
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
É uma velha discussão essa de trocar o óleo antes dos 10mkm.
Eu procuro seguir o que o manual do fabricante diz, e se o manual está falando para trocar a cada 10mkm ou 1 ano é isso que eu faço.
Eu procuro seguir o que o manual do fabricante diz, e se o manual está falando para trocar a cada 10mkm ou 1 ano é isso que eu faço.
zz
- dacoregio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Essa é fácil de entender: Se tu trocar o óleo mais cedo, tu compra óleo mais vezes...
Dai tu sai feliz achando que teu carro ta bem (como ficaria também se não tivesse trocado o óleo), e eles que ficam com o teu dinheiro.
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Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Exato, os mecânicos se aproveitam da dúvida e aproveitam para vender mais serviços.
Eu cheguei a conversar com um mecânico amigo meu a respeito disso.
Algumas pessoas vêem o óleo saindo um pouco escuro depois dos 10mkm rodados, e então por isso acham que o óleo já estava muito sujo e que ele deveria ter sido trocado antes.
Mas ele me explicou, que ele aprendeu em um curso dado pelos próprios fabricantes de óleo, que esse comportamento é perfeitamente normal e previsível. Na verdade é exatamente isso que deve acontecer.
Mas por que deixar óleo sujo dentro do motor se eu posso deixar um óleo novo?
O fabricante, quando projeta o motor, faz os devidos testes e verifica quanta sujeira o sistema despeja no óleo. Depois de um tempo, o óleo fica saturado e aí realmente ele não retém mais sujeira e isso é prejudicial ao motor. Então, se a especificação diz que é para trocar após 10mkm rodados, é por que a essa altura o óleo irá começar a ficar mais sujo e menos eficiente, antes disso ele não terá problemas.
Eu cheguei a conversar com um mecânico amigo meu a respeito disso.
Algumas pessoas vêem o óleo saindo um pouco escuro depois dos 10mkm rodados, e então por isso acham que o óleo já estava muito sujo e que ele deveria ter sido trocado antes.
Mas ele me explicou, que ele aprendeu em um curso dado pelos próprios fabricantes de óleo, que esse comportamento é perfeitamente normal e previsível. Na verdade é exatamente isso que deve acontecer.
Mas por que deixar óleo sujo dentro do motor se eu posso deixar um óleo novo?
O fabricante, quando projeta o motor, faz os devidos testes e verifica quanta sujeira o sistema despeja no óleo. Depois de um tempo, o óleo fica saturado e aí realmente ele não retém mais sujeira e isso é prejudicial ao motor. Então, se a especificação diz que é para trocar após 10mkm rodados, é por que a essa altura o óleo irá começar a ficar mais sujo e menos eficiente, antes disso ele não terá problemas.
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Sim, e complementando, quanto mais rápido o óleo ficar sujo, melhor. Comportando-se dessa maneira, quer dizer que o óleo esta fazendo um dos trabalhos deles que é retirar os depósitos de carbono nas paredes internas do motor.
Quem colabora para isso ocorrer é a classe API do óleo. Por isso a minha insistência a todos para o uso do API SN, a mais adiantada das classes de aditivação para limpeza.
Óleo que fica claro na saída do motor é porque não tem boas capacidades detergentes.
Vi um pirado que aceitou a indicação do mecânico dele, colocando óleo para motores a Diesel no motor VW AP dele. Depois de 5 mil km retirou o óleo claro, idêntico ao novo e ficou super contente, pois o óleo era melhor mesmo, tinha saído limpo do motor... otário...
O óleo não fez nada dentro daquele motor.
Quem colabora para isso ocorrer é a classe API do óleo. Por isso a minha insistência a todos para o uso do API SN, a mais adiantada das classes de aditivação para limpeza.
Óleo que fica claro na saída do motor é porque não tem boas capacidades detergentes.
Vi um pirado que aceitou a indicação do mecânico dele, colocando óleo para motores a Diesel no motor VW AP dele. Depois de 5 mil km retirou o óleo claro, idêntico ao novo e ficou super contente, pois o óleo era melhor mesmo, tinha saído limpo do motor... otário...
O óleo não fez nada dentro daquele motor.
Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Bom dia dacoregio, tinha aberto um outro tópico, mas me orientarão a postar neste aqui, vamos lá:
Comprei meu C4 VTR a 1 semanas, e está chegando perto da troca de óleo.
Verifiquei que na etiqueta colada no vidro, a descrição do óleo está como "Havoline 20w50" Eu uso este óleo em meu Civic VTI 95, imagino que por ser mais novo (2007) a recomendação seja usar óleo semi-sintético ou sintético.
Dei um pesquisar e vi que o original de fábrica parece ser 5w30, meu carro tem 70 mil km e minha dúvida é:
Posso trocar o óleo para o original de concessionária, ou como o antigo dono já usou um óleo com viscosidade maior, posso ter problemas em colocar um mais fino?
A segunda é: o Havoline 20w50 é mineral, posso trocar para sintético sem ter perigo de criar borra? Já li em alguns lugares que ao se trocar de um óleo para outro é preciso dar um bom flush antes, caso contrário pode haver a criação de borra, se é verdade não sei, pois nunca tive que fazer este processo.
Ainda não peguei o Manual dele, por isso estou aqui perguntando, já que terei de trocar o óleo antes de pegar o manual.
Obrigado desde já.
Comprei meu C4 VTR a 1 semanas, e está chegando perto da troca de óleo.
Verifiquei que na etiqueta colada no vidro, a descrição do óleo está como "Havoline 20w50" Eu uso este óleo em meu Civic VTI 95, imagino que por ser mais novo (2007) a recomendação seja usar óleo semi-sintético ou sintético.
Dei um pesquisar e vi que o original de fábrica parece ser 5w30, meu carro tem 70 mil km e minha dúvida é:
Posso trocar o óleo para o original de concessionária, ou como o antigo dono já usou um óleo com viscosidade maior, posso ter problemas em colocar um mais fino?
A segunda é: o Havoline 20w50 é mineral, posso trocar para sintético sem ter perigo de criar borra? Já li em alguns lugares que ao se trocar de um óleo para outro é preciso dar um bom flush antes, caso contrário pode haver a criação de borra, se é verdade não sei, pois nunca tive que fazer este processo.
Ainda não peguei o Manual dele, por isso estou aqui perguntando, já que terei de trocar o óleo antes de pegar o manual.
Obrigado desde já.
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Antes de tudo verifique com o antigo dono se o óleo usado foi esse havoline mesmo. Muitas vezes os postos ou auto center pegam a etiqueta que tem disponível sem necessariamente ser a mesma do óleo, só para lembrar da próxima troca. Diga-se de passagem, desnecessário nos Citroen que avisam no painel os KMs da manutenção.
- dacoregio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
1) Posso trocar o óleo para o original de concessionária, ou como o antigo dono já usou um óleo com viscosidade maior, posso ter problemas em colocar um mais fino?
Não terá problema nenhum. Pode colocar o óleo menos viscoso. Lembre-se de trocar o filtro. OS caras da autorizada adoram deixar o óleo no nível MAX da vareta. Não precisa. Isso é jogar óleo fora e se passar a marca o motor pode ter problemas de compressão no carter a atrito hidrodinâmico.
O ideal é deixar entre 1/2 e 3/4 da vareta. Eu deixo o meu em 3/4.
2) o Havoline 20w50 é mineral, posso trocar para sintético sem ter perigo de criar borra? Já li em alguns lugares que ao se trocar de um óleo para outro é preciso dar um bom flush antes, caso contrário pode haver a criação de borra, se é verdade não sei, pois nunca tive que fazer este processo.
Não é verdade. Substituindo completamente o óleo alem de trocar o filtro, o filme de óleo antigo que fica no motor forma um volume mínimo. Pode colocar o sintético por cima sem problemas. E jamais faça o Flushing... Não se limpa motor sem abri-lo. Isso é coisa de oficina pilantra tentando de catar grana. Motor sujo, carbonizado, só é bem limpo abrindo e esfregando. Detonei um TCC semestre passado de um aluno que defendia a ideia. Quebre o texto dele no meio nas perguntas no final da apresentação.
Para o VTR recomendo o mesmo óleo citado por esse forum, na sequencia:
1) Lubrax 5W40 API SN Sintetico - R$ 33 o litro
2) Lubrax 10W40 API SN Semi Sintético - R$ 18 o litro
3) Lubrax 15W40 API SN Semi Sintético - R$ 18 o litro
4) Mobil 5W30 API SM Semi Sintético - R$ 26 o litro
Tem também o Mobil 5W40 API SN sintético, mas esse ainda não vi ao vivo e não sei o preço do litro. Fica empatado em 1º com o Lubrax 5W40 API SN Sintetico.
Não terá problema nenhum. Pode colocar o óleo menos viscoso. Lembre-se de trocar o filtro. OS caras da autorizada adoram deixar o óleo no nível MAX da vareta. Não precisa. Isso é jogar óleo fora e se passar a marca o motor pode ter problemas de compressão no carter a atrito hidrodinâmico.
O ideal é deixar entre 1/2 e 3/4 da vareta. Eu deixo o meu em 3/4.
2) o Havoline 20w50 é mineral, posso trocar para sintético sem ter perigo de criar borra? Já li em alguns lugares que ao se trocar de um óleo para outro é preciso dar um bom flush antes, caso contrário pode haver a criação de borra, se é verdade não sei, pois nunca tive que fazer este processo.
Não é verdade. Substituindo completamente o óleo alem de trocar o filtro, o filme de óleo antigo que fica no motor forma um volume mínimo. Pode colocar o sintético por cima sem problemas. E jamais faça o Flushing... Não se limpa motor sem abri-lo. Isso é coisa de oficina pilantra tentando de catar grana. Motor sujo, carbonizado, só é bem limpo abrindo e esfregando. Detonei um TCC semestre passado de um aluno que defendia a ideia. Quebre o texto dele no meio nas perguntas no final da apresentação.
Para o VTR recomendo o mesmo óleo citado por esse forum, na sequencia:
1) Lubrax 5W40 API SN Sintetico - R$ 33 o litro
2) Lubrax 10W40 API SN Semi Sintético - R$ 18 o litro
3) Lubrax 15W40 API SN Semi Sintético - R$ 18 o litro
4) Mobil 5W30 API SM Semi Sintético - R$ 26 o litro
Tem também o Mobil 5W40 API SN sintético, mas esse ainda não vi ao vivo e não sei o preço do litro. Fica empatado em 1º com o Lubrax 5W40 API SN Sintetico.
Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Aproveitando o conhecimento desse tópico, uma pergunta besta que não está no manual, quantos litros vão no 1.6?