- Karakarioka
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Só drena e depois coloca água com aditivo.
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Pessoal, to usando fluído de freio DOT4 (ATE ou Varga). Em 2004 quando esse carro foi lançado lá fora, o sistema de ABS funcionava tudo com DOT4, era novidade o 5. Claro que o DOT5 tem ponto de ebulição maior e pra quem gosta de "alicatar" o disco até "soltar o azulão", é altamente recomendado. Mas para uso civilizado, DOT 4 de marca boa preocupa muito menos que rodar 20mil km com o carro sem trocar o fluído!
O fluído pra radiador:
LIMPEZA:
- Como disseram, as vezes limpar o sistema pode não ser interessante. Se tem muita corrosão, ao limpar, alguma junta ou selo do motor muito corroída pode ser limpa e a corrosão que segurava o vazamento passa a não segurar mais = resultado: água no óleo, vazamento de água em junto, água que vai parar dentro do cilindo.... ou seja, começa a consumir água D+. Tem que ir com calma. Fico pensando aquele maldito trocador de calor dos 2.0 16V que costuma dar problema e misturar água com óleo porque o alumínio oxida.
TIPO DA ÁGUA:
- Claro que água desmineralizada / destilada é melhor, mas 99% dos mecânicos usam água comum da torneira mesmo. Eu usei uma meio termo, é condensada mas não é sem impurezas... lojas de produtos cirúrgicos vendem água destilada, uns 20 reais 5 litros pra quem quiser. Um camarada que morou nos EUA e vendia carro falou que coletava água dos ar condicionados para completar o nível dos carros... hehehe, não é mineral pelo menos.
FLUÍDO:
- Uso o da total e vamos pro abraço. Depois de ver os testes onde o da STP era 90% água, é melhor ir com o da total e ser feliz. Sai entre 20 e 30 reais o litro, que é bem aceitável - normalmente 2 litros são suficientes. Detalhe, o amarelo custava uns 28 e o rosa uns 23 = a etiqueta atrás é a mesma, apenas o rosa é aprovado por uma montadora a mais - a audi (que deve exigir que seja rosa). Porque cobram mais caro o amarelo (na loja que comprei) eu não sei, deve ser preconceito ao rosa.
SANGRIA
- Felizmente a sangria é fácil, no meu 1.6 16V tem um bico tipo de pneu bem ao lado do filtro de ar, na peça plástica que conecta a mangueira superior do radiador. Tirar o ar por ali é mamão com açúcar.
NÍVEL - O MAIOR PROBLEMA!
- GALERA, TODO MUNDO QUER O NÍVEL NO MÁXIMO! MAS ACHO QUE NÃO É BOM!
Mas a belezura do meu motor 1.6 16V varia o nível entre o mínimo e o máximo!!! As vezes com motor frio o nível fica no mínimo e com o motor quente sobre pro máximo. As vezes com o motor frio ele fica no máximo, e com motor quente continua no máximo! Talvez porque aqui eu uso o ar quente de vez em quado, mas não achei uma lógica pra explicar o fato.
Ou seja, se o nível está no mínimo e você completa ao máximo, quando o motor esquenta, trabalha, gira ou sei lá o que - o nível vai pra além do máximo. Daí meus amigos, a pressão aumenta muito.
Pra vcs terem ideia, meu radiador estava vazando - pingando. Sem eu me ligar dessa mudança de nível, completei no máximo e saí rodar. Em um dado momento precisei parar o carro porque estava saindo fumaça (vapor) do capô - estava vazando muito por onde vazava bem pouco. Depois de algumas suspeitas, resolvi manter o nível baixo pra reduzir a pressão e rodar mais um pouco até conseguir um radiador substituto. Resultado, rodei mais uns 45 dias vazando poucas gotas do radiador - e o nível estava sempre pouquíssima coisa abaixo do mínimo com motor frio - embora as vezes mesmo com o motor frio, o nível subia.
PENSO QUE ISSO PODE TAMBÉM SACRIFICAR O RADIADOR DO AR QUENTE...
Agora com radiador novo, o nível sobe e desce entre o mínimo e o máximo. Já sangrei novamente, tentei ver se tinha ar no sistema, se a tampa do vaso de expansão estava vedando... mas está tudo certinho.
Então deixei de ser nerd e agora deixo pouquinha coisa acima do mínimo - o motor não vai quebrar por ter 150ml a mais de água, mas algum ponto fraco pode abrir o bico com esses 150ml a mais de água - certamente.
Bom, ficam as dicas. Depois reviso quando montar o tópico da odisséia do radiador. É mais fácil escolher sabão omo no mercado do que achar o radiador certo (e barato) pro C4.
Abs pra turma.
O fluído pra radiador:
LIMPEZA:
- Como disseram, as vezes limpar o sistema pode não ser interessante. Se tem muita corrosão, ao limpar, alguma junta ou selo do motor muito corroída pode ser limpa e a corrosão que segurava o vazamento passa a não segurar mais = resultado: água no óleo, vazamento de água em junto, água que vai parar dentro do cilindo.... ou seja, começa a consumir água D+. Tem que ir com calma. Fico pensando aquele maldito trocador de calor dos 2.0 16V que costuma dar problema e misturar água com óleo porque o alumínio oxida.
TIPO DA ÁGUA:
- Claro que água desmineralizada / destilada é melhor, mas 99% dos mecânicos usam água comum da torneira mesmo. Eu usei uma meio termo, é condensada mas não é sem impurezas... lojas de produtos cirúrgicos vendem água destilada, uns 20 reais 5 litros pra quem quiser. Um camarada que morou nos EUA e vendia carro falou que coletava água dos ar condicionados para completar o nível dos carros... hehehe, não é mineral pelo menos.
FLUÍDO:
- Uso o da total e vamos pro abraço. Depois de ver os testes onde o da STP era 90% água, é melhor ir com o da total e ser feliz. Sai entre 20 e 30 reais o litro, que é bem aceitável - normalmente 2 litros são suficientes. Detalhe, o amarelo custava uns 28 e o rosa uns 23 = a etiqueta atrás é a mesma, apenas o rosa é aprovado por uma montadora a mais - a audi (que deve exigir que seja rosa). Porque cobram mais caro o amarelo (na loja que comprei) eu não sei, deve ser preconceito ao rosa.
SANGRIA
- Felizmente a sangria é fácil, no meu 1.6 16V tem um bico tipo de pneu bem ao lado do filtro de ar, na peça plástica que conecta a mangueira superior do radiador. Tirar o ar por ali é mamão com açúcar.
NÍVEL - O MAIOR PROBLEMA!
- GALERA, TODO MUNDO QUER O NÍVEL NO MÁXIMO! MAS ACHO QUE NÃO É BOM!
Mas a belezura do meu motor 1.6 16V varia o nível entre o mínimo e o máximo!!! As vezes com motor frio o nível fica no mínimo e com o motor quente sobre pro máximo. As vezes com o motor frio ele fica no máximo, e com motor quente continua no máximo! Talvez porque aqui eu uso o ar quente de vez em quado, mas não achei uma lógica pra explicar o fato.
Ou seja, se o nível está no mínimo e você completa ao máximo, quando o motor esquenta, trabalha, gira ou sei lá o que - o nível vai pra além do máximo. Daí meus amigos, a pressão aumenta muito.
Pra vcs terem ideia, meu radiador estava vazando - pingando. Sem eu me ligar dessa mudança de nível, completei no máximo e saí rodar. Em um dado momento precisei parar o carro porque estava saindo fumaça (vapor) do capô - estava vazando muito por onde vazava bem pouco. Depois de algumas suspeitas, resolvi manter o nível baixo pra reduzir a pressão e rodar mais um pouco até conseguir um radiador substituto. Resultado, rodei mais uns 45 dias vazando poucas gotas do radiador - e o nível estava sempre pouquíssima coisa abaixo do mínimo com motor frio - embora as vezes mesmo com o motor frio, o nível subia.
PENSO QUE ISSO PODE TAMBÉM SACRIFICAR O RADIADOR DO AR QUENTE...
Agora com radiador novo, o nível sobe e desce entre o mínimo e o máximo. Já sangrei novamente, tentei ver se tinha ar no sistema, se a tampa do vaso de expansão estava vedando... mas está tudo certinho.
Então deixei de ser nerd e agora deixo pouquinha coisa acima do mínimo - o motor não vai quebrar por ter 150ml a mais de água, mas algum ponto fraco pode abrir o bico com esses 150ml a mais de água - certamente.
Bom, ficam as dicas. Depois reviso quando montar o tópico da odisséia do radiador. É mais fácil escolher sabão omo no mercado do que achar o radiador certo (e barato) pro C4.
Abs pra turma.
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Boa tarde Pessoal!
Gostaria da opinião de vocês.
O meu Pallas 2007/2008 está com 78.000km, e até os 40.000km revisões na CSS e depois a cada 10.000km em mecânico de confiança.
Já troquei todo o kit correias, com 65.000km, e o mecânico disse que não era necessário a troca da bomba d'água (sei que deveria ter aproveitado a mão-de-obra). Olhando a água do carro, está limpa, mas não percebe-se cor alguma e tem cheiro de aditivo. Pensei em drenar o sistema e inserir o aditivo da HONDA (bom preço, já diluído em 50/50 e R$ 70,00 o galão de 3,75l na CSS) e aproveitaria (sei que seria por precaução...) para trocar a bomba d'água e a válvula termostática (mesmo sabendo que vou ter que colocar uma nova correia dentada....), para ficar tranquilo. O que vocês acham?!
Grande abraço!
Gostaria da opinião de vocês.
O meu Pallas 2007/2008 está com 78.000km, e até os 40.000km revisões na CSS e depois a cada 10.000km em mecânico de confiança.
Já troquei todo o kit correias, com 65.000km, e o mecânico disse que não era necessário a troca da bomba d'água (sei que deveria ter aproveitado a mão-de-obra). Olhando a água do carro, está limpa, mas não percebe-se cor alguma e tem cheiro de aditivo. Pensei em drenar o sistema e inserir o aditivo da HONDA (bom preço, já diluído em 50/50 e R$ 70,00 o galão de 3,75l na CSS) e aproveitaria (sei que seria por precaução...) para trocar a bomba d'água e a válvula termostática (mesmo sabendo que vou ter que colocar uma nova correia dentada....), para ficar tranquilo. O que vocês acham?!
Grande abraço!
- Sbrobos
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Amigos, estou com uma duvida. Vi aqui no forum que a galera recomenda usar 2l de aditivo original e 3 de agua desmineralizada, já o mecanico da citroen recomendou usar 5 ou 6l de aditivo puro. Seria gasto de dinheiro usar 6 litros de aditivo puro ?
Outra duvida, ele disse que o que ele tem é mineral, disseram aqui que se usa organico, não sei a diferença, qual seria ? A cor é azul mesmo ou rosa ?
Outra duvida, ele disse que o que ele tem é mineral, disseram aqui que se usa organico, não sei a diferença, qual seria ? A cor é azul mesmo ou rosa ?
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Bom dia a todos!
Existe algum dreno para retirar todo o liquido do sistema?
Ontem fiz o procedimento de troca do liquido de arrefecimento, optei pelo Liquido da Texaco Orgânico. Fiz a limpeza do sistema com limpador de sistemas da Bardal e troquei a água após a limpeza. Comprei os produtos no MercadoCar e no sistema o atendente me informou que são no total de 8 litros, sendo 4 litros do aditivo e mais 4 de água. Após drenar o sistema retirando a mangueira inferior do radiador, iniciei o enchimento do sistema com o aditivo, onde consegui colocar os 4 litros, mas não foi possível colocar a água desmineralizada, pois o sistema já estava completo. Acho que isso ocorre por não ter sido drenado a água que esta no motor. A pergunta é!, existe algum dreno para retirar todo o liquido do sistema?
Existe algum dreno para retirar todo o liquido do sistema?
Ontem fiz o procedimento de troca do liquido de arrefecimento, optei pelo Liquido da Texaco Orgânico. Fiz a limpeza do sistema com limpador de sistemas da Bardal e troquei a água após a limpeza. Comprei os produtos no MercadoCar e no sistema o atendente me informou que são no total de 8 litros, sendo 4 litros do aditivo e mais 4 de água. Após drenar o sistema retirando a mangueira inferior do radiador, iniciei o enchimento do sistema com o aditivo, onde consegui colocar os 4 litros, mas não foi possível colocar a água desmineralizada, pois o sistema já estava completo. Acho que isso ocorre por não ter sido drenado a água que esta no motor. A pergunta é!, existe algum dreno para retirar todo o liquido do sistema?
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
O aditivo é bom com base de polímeros
Ai trocar a bomba dagua parte do líquido vaza entao espere trocar para fazer a limpeza
É facil limpar. Retire a mangueira de retorno do reservatório de espansao e ligue uma mangueira no lugar e deixe a mangueira de retorno no baixo com o motor ligado ele vai espulsando agua pelo retorno e puxando oelo reservatório quando ver que está linpo adicione o aditivo
Quanto ao limpa radiar pode ir sem medo mas se tiver muito suno vai aparecer vazamento mas não porque a limpeza estragou o sistemas mas sim por estar oxidado e o produto removeu a sujeira que evitava o vazamento
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Ai trocar a bomba dagua parte do líquido vaza entao espere trocar para fazer a limpeza
É facil limpar. Retire a mangueira de retorno do reservatório de espansao e ligue uma mangueira no lugar e deixe a mangueira de retorno no baixo com o motor ligado ele vai espulsando agua pelo retorno e puxando oelo reservatório quando ver que está linpo adicione o aditivo
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Este procedimento evita a formação de bolhas de ar?pclinkgmor escreveu:O aditivo é bom com base de polímeros
Ai trocar a bomba dagua parte do líquido vaza entao espere trocar para fazer a limpeza
É facil limpar. Retire a mangueira de retorno do reservatório de espansao e ligue uma mangueira no lugar e deixe a mangueira de retorno no baixo com o motor ligado ele vai espulsando agua pelo retorno e puxando oelo reservatório quando ver que está linpo adicione o aditivo
Quanto ao limpa radiar pode ir sem medo mas se tiver muito suno vai aparecer vazamento mas não porque a limpeza estragou o sistemas mas sim por estar oxidado e o produto removeu a sujeira que evitava o vazamento
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Lugon de Souza
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Sim desde que não deixe o reservatório de água secar
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Obrigado pela resposta.pclinkgmor escreveu:Sim desde que não deixe o reservatório de água secar
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Vou fazer e depois posto aqui.
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Olá amigos,
o pessoal que já usou o aditivo diluído da Honda, poderia me dizer a coloração dele?
o pessoal que já usou o aditivo diluído da Honda, poderia me dizer a coloração dele?
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