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serginhoarnoud
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por serginhoarnoud »

Zeppelin escreveu:Agora com as molas mais duras e com menor curso, os amortecedores com mais carga fizeram diferença sim. Ficou realmente mais duro.
E com as molas originais e os amortecedores mais curtos ficou melhor que original ?
Nas oficinas de susp aqui de Poa que são mais conceituadas (Beto Paraná e Kratina), o pessoal recomenda nao mexer nas molas, manter sempre as originais e baixar o carro no amortecedor e no prato da suspensão, pro carro nao ficar duro e tal. Eu tenho um pouco de receio de mexer nos pratos, no C4 eu vou ver se consigo a altura só no amortecedor =)
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kneotti
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por kneotti »

serginhoarnoud escreveu:
Zeppelin escreveu:Agora com as molas mais duras e com menor curso, os amortecedores com mais carga fizeram diferença sim. Ficou realmente mais duro.
E com as molas originais e os amortecedores mais curtos ficou melhor que original ?
Nas oficinas de susp aqui de Poa que são mais conceituadas (Beto Paraná e Kratina), o pessoal recomenda nao mexer nas molas, manter sempre as originais e baixar o carro no amortecedor e no prato da suspensão, pro carro nao ficar duro e tal. Eu tenho um pouco de receio de mexer nos pratos, no C4 eu vou ver se consigo a altura só no amortecedor =)

Que eu saiba o principal para baixar o carro são as molas.
Molas regulam a distância do carro com o chão.
Amortecedores regulam a volta do curso da mola. Seguram para o carro não quicar...
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Zeppelin
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por Zeppelin »

serginhoarnoud escreveu:
Zeppelin escreveu:Agora com as molas mais duras e com menor curso, os amortecedores com mais carga fizeram diferença sim. Ficou realmente mais duro.
E com as molas originais e os amortecedores mais curtos ficou melhor que original ?
Nas oficinas de susp aqui de Poa que são mais conceituadas (Beto Paraná e Kratina), o pessoal recomenda nao mexer nas molas, manter sempre as originais e baixar o carro no amortecedor e no prato da suspensão, pro carro nao ficar duro e tal. Eu tenho um pouco de receio de mexer nos pratos, no C4 eu vou ver se consigo a altura só no amortecedor =)
Não instalei as molas originais com os Cofap, mas segundo opinião de quem já fez melhora muito. Os amortecedores não são significativamente mais curtos. Eu só percebi que o carro baixou mais porque agora raspa em situações em que não raspava antes.
kneotti escreveu:Que eu saiba o principal para baixar o carro são as molas.
Molas regulam a distância do carro com o chão.
Amortecedores regulam a volta do curso da mola. Seguram para o carro não quicar...
Exatamente, o elemento que controla a rigidez e a altura do conjunto é a mola. O amortecedor somente absorve a energia do conjunto controlando e atenuando as oscilações da mola, ou seja, o amortecedor não só controla a volta do curso da mola como o kneotti disse, mas também ajuda na rigidez dela em maiores acelerações de compressão da mesma (buracos e ondulações de nossas vias ). Por isso um amortecedor com mais carga deixa o conjunto mais rígido e se a mola também é mais rígida, tem-se uma maior rigidez do conjunto. A maior carga também evita que a mola retorne com rapidez, o que para mim é o que causa as batidas secas dos nossos C4.

Na minha opinião se vc colocar um amortecedor mais curto, a mola vai trabalhar mais comprimida e com mais energia. Sinceramente não sei se isso é o correto, pelo menos para os amortecedores normais.

Abs.
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serginhoarnoud
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por serginhoarnoud »

Zeppelin escreveu:Não instalei as molas originais com os Cofap, mas segundo opinião de quem já fez melhora muito. Os amortecedores não são significativamente mais curtos. Eu só percebi que o carro baixou mais porque agora raspa em situações em que não raspava antes.
Ja é uma alternativa ne !
kneotti escreveu:Que eu saiba o principal para baixar o carro são as molas.
Molas regulam a distância do carro com o chão.
Amortecedores regulam a volta do curso da mola. Seguram para o carro não quicar...
Pois eh, eu sempre achei isso tambem, tanto que comprei as Eibach, mas a unica certeza que eu tenho é que essas molas esportivas com os amortecedores originais do C4 deixam o carro quicando um pouco e muito duro
Zeppelin escreveu:Exatamente, o elemento que controla a rigidez e a altura do conjunto é a mola. O amortecedor somente absorve a energia do conjunto controlando e atenuando as oscilações da mola, ou seja, o amortecedor não só controla a volta do curso da mola como o kneotti disse, mas também ajuda na rigidez dela em maiores acelerações de compressão da mesma (buracos e ondulações de nossas vias ). Por isso um amortecedor com mais carga deixa o conjunto mais rígido e se a mola também é mais rígida, tem-se uma maior rigidez do conjunto. A maior carga também evita que a mola retorne com rapidez, o que para mim é o que causa as batidas secas dos nossos C4.

Na minha opinião se vc colocar um amortecedor mais curto, a mola vai trabalhar mais comprimida e com mais energia. Sinceramente não sei se isso é o correto, pelo menos para os amortecedores normais.

Abs.
Eu imagino isso quando reproduzo a cena na minha cabeça (apesar de nao entender muito de modificaçoes na susp), mas os relatos de quem fez o carro nesses lugares (principalmente Beto) eh de que o carro fica as vezes mais macio que quando original.
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Zeppelin
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por Zeppelin »

No último feriadão rodei mais de 1400 km com meu novo conjunto Eibach + Cofap + Toyo proxes 4, como de costume, seguem minhas impressões:

Trajeto: BH > S.J. dos Campos > SP > São Roque > BH

Trecho Fernão Dias - BH > S.J. dos Campos, pista duplicada com maior parte em bom estado.
O carro simplesmente ficou show de bola. Fazendo curvas como antes só com as eibach, mas inclinando ainda menos a carroceria. Em trechos com ondulações, o carro não ficou quicando como com os amortecedores originais. Os pneus também são outro show, com um ótimo grip o carro gruda nas curvas. Este trecho de ida foi chutado, cheguei a fazer curva a 145km/h e a patroa não reclamou. :-0
Batidas secas ZERO.

Trecho em cidades com calçamento, o carro não ficou tão duro qnto eu esperava. Ficou bem parecido do que era com eibach + molas originais. A diferença é que com beeem menos batidas secas, mas mesmo com menor frequencia elas ainda acontecem com o carro pesado e piso mais irregular.

Trecho da serra de Monteiro Lobato, eu devia ter filmado esta descida com neblina. Nunca tive tanto tesão em dirigir meu C4 qnto nesta descida e no trecho da Fernão Dias. O conjunto molas, amortecedor e pneus trabalharam bastante comigo reduzindo e entrando forte nas curvas. Diversão pura! A patroa reclamou...

Trechos de cidades com asfalto ruim (BH, S.J. dos Campos e SP), esta é a parte ruim, o carro fica mais duro em asfalto remendado, com morro. A suspensão do C4 é barulhenta tanto nestes pisos qto em calçamentos, mas as batidas secas foram muito poucas. Eu também andei mais na maciota.

Trecho de volta, era para não ter novidades, pois voltei sendo acompanhado pelo meu irmão na velocidade de 110 a 120km/h, mas o consumo me surpreendeu. Enchi o tanque no começo da Fernão Dias em SP, antes da subida da serra e cheguei em casa tranquilo com este tanque, consumo de 12,9 km/l marcado no CB e eu ainda peguei trânsito parado na entrada de BH e em 2 pedágios. Lembrando que há uma diferença de 4% no diâmetro do pneu, o consumo ficou em 13,4km/l, só fiz consumo melhor com o carro todo original e andando bem mais tranquilo (13,6km/l na F. Dias)
O consumo pode ser explicado pelo pneu, eu já havia notado uma diminuição no consumo em cidade com os Toyo. Outro fator é que, como o carro faz curva melhor, há menos retomadas.

Outra novidade é que em nenhum momento os pneus rasparam nos plásticos dos paralamas traseiros. Isto sempre aconteceu em desníveis de pontes e grandes ondulações na pista depois que troquei os pneus para 225x45 R18, tanto com as Eibach qnto com as molas originais. Com os amortecedores novos nenhuma raspada e com o carro pesado, ou seja, estes amortecedores traseiros não saem mais do meu carro.

Para finalizar, as rampas. Raspou na casa do meu irmão e continua raspando aqui em casa. Nas poucas valetas que passei não raspou, mas eu passei beeem devagar em todas. Isto não tem como, a única coisa que posso fazer é uma mod na rampa de casa.

É isso aí, eu ainda continuo na dúvida com relação às molas. Em breve devo tomar uma decisão definitiva.

Abs.
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por victor lage »

Eu e Zeppelin ja trocamos muitas informacoes(e fotos), sobre os amortecedores, eu aconselho a todos a troca pelos turbo gas cofap, meu carro particulamente ficou um Kart, com certeza mais duro ele e 1.6 tem eibach rodas aro 18 e pneus225x 45. Aquele barulho de ferro batendo em ferro quando passa em qualquer ondulacao simplesmente no meu acabou, converse com outras pessoas do nosso meio e troquem, voces vao ver o que e a suspensao citroen.

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Zeppelin
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por Zeppelin »

victor lage escreveu:Eu e Zeppelin ja trocamos muitas informacoes(e fotos), sobre os amortecedores, eu aconselho a todos a troca pelos turbo gas cofap, meu carro particulamente ficou um Kart, com certeza mais duro ele e 1.6 tem eibach rodas aro 18 e pneus225x 45. Aquele barulho de ferro batendo em ferro quando passa em qualquer ondulacao simplesmente no meu acabou, converse com outras pessoas do nosso meio e troquem, voces vao ver o que e a suspensao citroen.
Fala Victor, vc tem um conjunto muito parecido com o meu: Eibach + Pneus 225x45 R18 + Cofap traseiros. As únicas diferenças são que o seu carro é 1.6 e eu tb instalei os Cofap na dianteira.
Este barulho de ferro batendo eu felizmente nunca tive no carro, só as batidas secas mesmo.

Se vc permitir eu posso postar as fotos do seu carro aqui para efeito de comparação.

Abs.
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por Zeppelin »

Hoje fiz 2 vídeos e tirei algumas fotos do meu carro raspando na maledeta rampa. São 2 raspadas por dia, no mínimo. :o(

Primeiro nínel da rampa:
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Segundo nínel da rampa:
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Aqui sem os meus 90kg:
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Normalmente entro um pouco de lado e raspa menos, como o intuito deste vídeos é de ver onde esta raspando para fazer os enchimentos, fiz questão de entrar reto. Em breve vou mexer na rampa e se der vou documentar para fazer um tópico de DIY.


Abs.
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por kneotti »

Acredito que se dobra a rampa de ataque (primeiro ponto de contato) resolva.


Tomei a liberdade de baixar um das suas imagens...
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Re: C4 Hatch Sport Exclusive - BH - Fotos atuais pág. 8

Mensagem por Zeppelin »

kneotti, aqui no trampo não consigo ver imagens, mas depois vejo em casa.

De qualquer forma, como sou engenheiro civil, vou fazer o esquema todo em autocad. Já tenho até o C4 hatch em escala.

Abs.
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