Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
MJFS
Membros

Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do tanque

Mensagem por MJFS »

Bom dia,

Não sei se já existe algum tópico com os assuntos acima mas preciso tirar umas dúvidas, meu C4 1.6 está com 5.850 kms e baixou muito o óleo do motor e o aditivo do sistema de arrefecimento, isto é normal?!?!

Outra coisa que me deixa encanado, o tanque de combustível tem 60 litros de capacidade mas já aconteceu várias vezes de eu deixar bem vazio, quase ficando na rua por pane seca rs... e qd paro no posto para abastecer nunca passou de 47 litros!! Cadê os outros 13 litros?!?!

Se alguém puder me ajudar!!

Att.

dacoregio
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Contato:

Re: Óleo do motor, aditivo de arrefecimeto, capacidade do ta

Mensagem por dacoregio »

Essa do óleo é verdade extrema. Baixa óleo mesmo e em quantidade assustadora.

Para uma troca de 3,25 litros do motor 1.6, eu compro 5 litros pois 2 o bicho bebe nos 10 mil km.

Sobre a água do radiador, ou tu tem um problema na junta do cabeçote ou na tampa do vaso coletor de expansão.

Tenta primeiro trocar a tampa que vedando mal, permite evaporação da água do sistema. Reze para ser só isso porque se for a junta do cabeçote, tem que desmontar metade do motor...
Marcelo Monteiro Da Correggio

Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power

MJFS
Membros

Mensagem por MJFS »

Valeu pela dica Dacoregio, qt ao óleo do motor meu mecanico de confiança sugeriu óleo para 5 mil km, agora qt ao sistema de arrefecimento fiquei preocupado, esta semana vou tentar dar um pulo no mecanico para dar uma olhada nisso!!

Valeu!!

Jaisson
Membros
Estado: RS
Veiculo: C4 GLX 1.6 Flex
Contato:

Mensagem por Jaisson »

Me espantei como baixa o óleo desse motor. Tenho um GLX 1.6 2010 e mês passado eu só não ferrei com o motor porque apareceu o aviso no painel de nível do óleo baixo. Quando fui verificar na vareta não tinha mais nada. Completei e deu 1L exatamente. Não estava acostumado a verficar o nível do óleo de carro novo mas com esse vou tomar cuidado mensalmente.

AndréLS
Membros
Estado: SP

Mensagem por AndréLS »

Fui agraciado com um motor bem afinado.
Desde novo, em 10mil km consumiu 1/5 de vareta de óleo, jamais completo.

dacoregio
Membros
Contato:

Mensagem por dacoregio »

Andre, tu não foi agraciado não...

Eu descobri o que fazer para esse carro não baixar óleo. É só não deixa-lo rodar quente. Ja explico.

Se eu ficar rodando dentro da cidade, percurso de 3,5 km de casa para o trabalho, o óleo não baixa, pois o motor mal aquece.

É colocar na estrada que o motor opera um tempão aquecido, o bicho bebe de arrotar.

Fiz uma viagem a Florianópolis, 10 horas de motor ligado. Usando óleo 5W30 consumi R$ 5 a menos de Álcool combustível, só que os 400 ml de óleo que ele fez sumir em 700 km, me custaram R$ 15. Assim, prejuízo de R$ 10.

Agora em Outubro estou voltando ao óleo 15W40.

AndréLS
Membros

Mensagem por AndréLS »

Não sei não...
Sou leigo no assunto, mas acho assim, que quando frio, o motor trabalha com folga nas peças, quando quente devido a dilatação tudo fica justo, do modo como foi projetado para trabalhar, em regime normal de temperatura.
Então na minha lógica leiga, o consumo de combustível e óleo seriam maiores quando operando frio.
Também tenho esse exemplo de estrada, em junho fiz São Paulo-Porto Alegre-São Paulo, 2700km, quase 30 horas rodando e o óleo firme e forte no mesmo nível.
E foi assim por 10000km com óleo de fábrica e em amaciamento, agora estou usando 5w40.

dacoregio
Membros
Contato:

Mensagem por dacoregio »

Não, é o contrário. Quando o motor esta frio trabalha mais apertado. O coeficiente de dilatação volumétrica entre as peças é diferente. O pistão é de alumínio e o bloco e camisa de cilindro de Ferro Fundido.

O projeto com as tolerâncias dimensionais corretas é baseado no motor aquecido. Estas folgas do motor aquecido é que permitem a queima de óleo.

O consumo de combustível é menor com menos folgas, só que as mesmas folgas permitem o consumo de óleo.

O motor frio trabalha mais apertado e por isso o consumo é maior antes do aquecimento.

Apesar da sua viagem ter sido um trecho considerável, verifique se as leituras de volume de óleo foram feitas na mesma condição.

Verificar o nível com o motor frio e comparar com o volume de motor quente imediatamente após ter sido desligado não é possível.

A autorizada pode ter completado o nível e tu não ficar sabendo.

Meu primeiro susto com isso foi aos 6.000 km quando ligou um alerta para nível de óleo baixo no meu motor. 1 litro de óleo tinha sido queimado. O óleo original de fabrica.

AndréLS
Membros

Mensagem por AndréLS »

Vou fazer um comentário pertinente a troca de óleo.
Aos 10mil fiz a 1ª revisão, o carro ficou com quase 500ml acima do máximo, o consultor argumentou que é devido a essa comum queima de óleo, eu disse que o meu não baixa e gostaria que retirassem um pouco. O carro foi pra css, ia pro box e diziam que tava normal, voltava pra minha mão e dizia que acima do máximo não é normal assim como explica o manual. Voltava pro box, novamente não mexiam, e assim foi por 2 dias e cada vez indo e voltando do box umas 3x.
De qualquer maneira, nos é cobrado e não é exposto uma taxa de recolhimento de óleo usado, tudo bem, baratinho, e também o parafuso do bujão. Mas como se a css usa sistema de vácuo pra retirar o óleo e nem tira o parafuso? Além disso, a cor do óleo recém adicionado era em tom de 2 meses de uso, na verdade é vagabundagem e pressa de enfiar a mangueira do vácuo, tirar um tanto e por o óleo deles a granel. Tem tanto serviço que meu carro ficou 3 dias pra fazer a 1ª revisão. No final das contas ainda estou paganado as parcelas da revisão, só pelo carimbo mesmo, porque fui numa loja de óleo, tirei tudo de novo e coloquei 5w40 novinho, paguei 2 vezes.
Chega um ponto que nenhum argumento convence um ignorante e medíocre funcionário mal remunerado que já tá claramente p**o de ser contrariado.

MJFS
Membros

Mensagem por MJFS »

Pois é AndreLS, odeio css e logo terei que levar meu carro pra fazer a 1º revisão senão perco a garantia, mal olham o carro e fazem tudo sem vontade, e temos que torcer para não voltar com um riscado ou algo parecido!! Mas isto é com qq marca, pra mim css só serve pra comprar o carro 0km, mais nada!!

Bom, qt ao óleo do motor, meu mecânico de confiança indica colocar óleo para 5 mil km e não 10 pois o carro queima um pouco mesmo! Qt ao liquido do sistema de arrefecimento, meu carro baixou um pouco mas o mecânico disse que está tudo ok com o motor, só completou mesmo. Depois de 1 mil km, tanto o óleo do motor qt o sistema de arrefecimento não baixaram nada, mas estou sempre de olho nos dois!

Qt a capacidade do tanque continuo na dúvida, não parece caber 60 lts, sei lá!!

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”