Cyro escreveu:Muito boa a instalação. Parabéns!!!
Gostei demais do padrão das caixas no porta-malas. Outras coisas que me chamaram a atenção foram esses anéis de borracha que você colocou nos mid e também o isolamento das portas.
Esse isolamento das portas é manta asfáltica? Caso positivo, você também forrou a porta internamente? Em caso negativo, você usou o que? Apenas para isolar a parte interna da porta?
Se eu entendi direito, esse anel de borracha do mid faz uma vedação da saída do sinal. Esse anel é colocado entre a base de instalação (porta) e o falante, certo? E a perda posterior do mid? O seria algo como um cone envolvendo todo o mid, evitando a perda sonora posterior também? Nesse caso qual seria a função do isolamento das portas?
Você está trabalhando o som com efeito "palco", priorizando os canais anteriores. Qual a idéia ao converter o sinal de 4 canais, amplificando e depois anulando o posterior?
Só pra deixar claro, eu gostei demais do seu projeto, por isso tantas perguntas. Não é questionamento, mas esclarecimento. Não me leve a mal com as perguntas, pois são apenas para conhecimento do projeto, pois desejo ver o isolamento da porta e se possível esses anéis nos meus mid.
Mais uma vez parabéns.
Fala Cyrão!!!...
Não se preocupe meu amigo!.. Estamos todos aqui para aprender, então o que eu puder esclarecer, o farei com o maior prazer! Também, se eu falar alguma besteira, por favor me corrijam!.. heheheh...
Aliás,..., uma coisa importante.. é que desde Junho estou trocando informações com o Bora (elborabom) que manja muito de som e eu queria aprender algumas coisas. Sei que o meu projeto não é exatamente o que ele gosta de ouvir, mas acabei fazendo uma mistura entre conceitos de qualidade e o meu gosto pessoal. Enfim..., eu só tenho a agradecer e MUITO o Bora...., pois ele me ajudou demais!!!
Vamos lá:
1- O isolamento das portas foi feito apenas na lâmina interna, ou seja, naquela onde o falante é montado. Já na parte de fora da porta (que dá para o meio externo) não foi feita nenhuma isolação. De acordo com o que entendi, a porta em si tem uma porção de furos na frente, mas não na traseira. Sendo assim, quando você usa esse isolamento, você veda todos os buracos e faz com que tudo se torne uma única peça, bem mais rígida. Esse material é o mesmo utilizado em telhados. É uma espécie de alumínio com uma camada de resina atrás. Não me lembro o nome desse material, mas você aplica muito rapidamente, já que ele tem uma cola atrás. Depois que vc aplica esse material, a porta fica rígida na frente e você dá socos e ela não vibra. Faz um som tipo como uma coisa "oca". É um material bem leve e dá um resultado muito bom! Não sei se manta asfáltica é melhor, mas entendo que fez o resultado esperado, ou seja, restringiu a litragem da porta e conferiu rigidez à folha interna;
2- O anel de borracha é o seguinte.. Imagine um cone de borracha, onde a base dele tenha o diâmetro do falante, onde então você o aparafusa junto com o mid na porta. Aí esse cone abre para a frente aumentando um pouco o diâmetro, mas com cerca de 5cm de lateral. Ou seja, é um cone bem baixo, já que ele tem essa função de ocupar o espaço que normalmente existe entre o falante e a lateral da porta (acabamento). As fábricas deixam esse espaço ali para que o falante não bata na lateral. Porém, o som se propaga em todas as direções quando sai do mid, inclusive para o lado..., então, se vc deixa esse espaço entre falante e lateral livre, parte do som que sai do falante vai para dentro da porta (entre lateral e folha interna da porta) o que resulta em perda sonora! O cone cria um caminho para o som sair diretamente para fora da porta (inibindo a perda de som) e ainda cria mais um ponto rígido no acabamento da porta. Melhora muito o resultado do som! Sobre perda posterior do mid, não entendi sua pergunta. Pelo o que sei de princípio de falantes, a sonoridade se dá quando você isola o mundo posterior do mundo anterior ao falante. Ou seja, o fato do Mid estar na porta e a porta toda vedada, você acaba criando uma caixa acústica. Talvez a litragem não seja a ideal (talvez esteja acima do necessário), mas é muito melhor assim que a porta toda furada. Eu decidi não colocar mais material dentro da porta, para ter menos peso no conjunto. Citroën tem uma péssima mania, principalmente quando o carro é duas portas..., as portas são gigantes e muito pesadas... e se adicionasse material MUITO pesado, iria piorar isso. Por enquanto as portas do meu C4 estão em ordem e eu quero mantê-las assim!
3- Nós resolvemos amplificar também os canais posteriores, pois foi deles que puxamos o sinal para a caixa conversora mono, criando o sinal para o subwoofer. Além disto, quando tenho passageiros atrás, eu jogo um pouco de stereo para não excluí-los da curtição... heheheh... Mas, claro..., em situação diária deixo praticamente todo o som com Fader para a parte frontal. Quanto ao efeito palco, isso foi o que busquei com o posicionamento dos tweeters no painel...., até porque esse kit Focal 165VR tem tweeters muito macios..., muito gostosos de ouvir, e esse posicionamento deles voltados para trás aumentou muito o palco e detalhamento da parte média e aguda de baterias (por exemplo) e sem machucar os ouvidos. Se fossem outros tweeters (mais metálicos) o ideal seria deixá-los dentro do painel, fazendo o som refletir no vidro da frente para quebrar um pouco a irritação que eles poderiam causar. Em situação normal, sentado nos bancos da frente do carro, você nem ouve os falantes traseiros, tamanho o preenchimento da cabine com o som do kit duas vias! Além disso, quando tocam os bipes dos sensores de estacionamento, eles tocam iguais (no mesmo volume). Se não tivéssemos amplificado os canais traseiros, eles iriam tocar bem diferente. Enfim.., poderíamos não ter amplificado os canais traseiros, mas a escolha foi para manter a flexibilidade do sistema de som (para 1, 2 ou 4 expectadores) e nivelamento dos bipes.
Acho que era isso!.. Se tiver mais dúvidas e eu puder esclarecer, por favor fique à vontade para perguntar!!!
Forte abraço,
Rodrigo.