Criou alguma Modificação no seu C4? Acrescentou algo que não veio de Série? Publique aqui e Ensine Como! Tem alguma Idéia mas não sabe Executar? Pergunte aqui!
kaue_ma
Membros
Estado: MT
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

(DIY) Limpeza Corpo de Borboleta (TBI) Citroen C4

Mensagem por kaue_ma »

PessoALL,

Fiz um vídeo para ajudar o pessoal a fazer a limpeza do corpo de borboleta do C4.

É bem tranquilo e realmente qualquer pessoa consegue fazer.

Materiais usados e tudo mais está nas fotos...

Qualquer coisa é só me perguntar.

https://youtu.be/473mbHTpWV0
Editado pela última vez por kaue_ma em 28 Out 2015, 17:59, em um total de 1 vez.
C4 Hatch Branco

rceluppi
Membros
Estado: PR
Veiculo: C4 VTR

Re: Limpeza Corpo de Borboleta (TBI) Citroen C4

Mensagem por rceluppi »

deu erro no sistema anti poluição depois que instalou?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

kaue_ma
Membros

Re: Limpeza Corpo de Borboleta (TBI) Citroen C4

Mensagem por kaue_ma »

rceluppi escreveu:deu erro no sistema anti poluição depois que instalou?

Não.

Não apareceu nenhum erro. Mas precisa ser feito exatamente igual ao tutorial.

Vc desliga o carro e remove a chave do contato; faz o desmonte do corpo de borboleta, limpeza e monta tudo novamente; depois de tudo no lugar vc liga a ignição do carro (NÃO LIGUE O CARRO, somente a ignição normal, até o painel acender) e deixa ela ligada por uns 2-3minutos sem mexer em nada, depois é só desligar e pronto. Está pronto para ser usado.

É importante deixar a ignição ligada esses 2-3 minutos, pois se vc for no motor vc vai ouvir o corpo de borboleta abrindo e fechando(mesmo com o motor desligado), que é o carro verificando os parâmetros e ajustando a folga da borboleta.
C4 Hatch Branco

thiago.gomes
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Re: (DIY) Limpeza Corpo de Borboleta (TBI) Citroen C4

Mensagem por thiago.gomes »

Show de bola, parabéns.
Tenho uma pergunta.
Vou tentar fazer essa limpeza no corpo de borboleta do meu Pallas, mas creio que vou tentar realizar o procedimento sem desmontar o corpo. A pergunta é, quando for realizar a limpeza, o carro tem de estar ligado ou desligado? Pergunto pq como vi no vídeo do tutorial, sobra um pouco de car80 com a sujeira que saiu do corpo.

Sent from my iPhone using Tapatalk

kaue_ma
Membros

Mensagem por kaue_ma »

thiago.gomes escreveu:Show de bola, parabéns.
Tenho uma pergunta.
Vou tentar fazer essa limpeza no corpo de borboleta do meu Pallas, mas creio que vou tentar realizar o procedimento sem desmontar o corpo. A pergunta é, quando for realizar a limpeza, o carro tem de estar ligado ou desligado? Pergunto pq como vi no vídeo do tutorial, sobra um pouco de car80 com a sujeira que saiu do corpo.

Thiago,

O carro precisa estar desligado para vc fazer a limpeza em bancada. Par vc remover o corpo de borboleta e limpar ele fora do carro. É a melhor forma e é a que eu recomendo. Não tenha medo de apresentar falhas pois se vc seguir o tutorial, a própria central vai corrigir a abertura do corpo de borboleta e não vai apresentar nenhuma mensagem de erro (2-3minutos com a ignição ligada porém com o carro desligado).

Para fazer a limpeza com o corpo de borboleta no carro, vc vai precisa fazer com ele ligado e ter alguém dentro do carro para poder dar umas pisadas no acelerador enquanto vc loja jatos do car80 na boca do corpo de borboletas, pois somente assim a borboleta vai abrir para vc poder limpar ambos os lados... e essa forma de limpar eu acho que pode aparecer alguma mensagem de erro no painel.

Mas eu fortemente recomendo vc remover o corpo de borboleta e limpar ele fora do carro... pois mesmo que vc consiga limpar ele montado no carro, vai sobrar sujeira nos cantos e em lugares que o jato do spray não vai conseguir chegar. Além de não ser uma boa ideia vc jogar car80 para dentro do motor, pois a sujeira do corpo de borboleta e do coletor de admissão vão ser queimadas dentro da câmara de combustão, o que não é uma boa ideia...
Editado pela última vez por kaue_ma em 29 Out 2015, 09:13, em um total de 2 vezes.
C4 Hatch Branco

rceluppi
Membros

Mensagem por rceluppi »

não recomendo fazer com o carro ligado, injetando car 80 se não tiver o lexia, bem provavelmente vai ter que resetar a ecu na concessionária depois. Aconteceu comigo mais sucesso pelo isto fazer fora do carro

thiago.gomes
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Pallas GLX Manual

Mensagem por thiago.gomes »

Otimo Kaue, esclareceu as dúvidas, vou tentar desmontar e seguir o tutorial. Valeu meu caro

kanove
Membros

Mensagem por kanove »

Bacana.. obrigado pelo tutorial.
abraço

Cezarloureiro
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Pallas GLX Automático

Mensagem por Cezarloureiro »

Quem limpou o corpo de borboleta sentiu alguma diferença no carro?

kaue_ma
Membros

Mensagem por kaue_ma »

Cezarloureiro escreveu:Quem limpou o corpo de borboleta sentiu alguma diferença no carro?
Amigo, a limpeza do corpo de borboleta tem como principal resultado a estabilização da rotação do motor.

Lembrando que a "TBI" suja prejudica a rotação somente em baixa rpm, que é o momento em que ela se encontra mais próxima de seu fechamento completo.

Quando a borboleta está suja, o carro precisa ficar corrigindo essa abertura a todo momento, fazendo com que a rotação em marcha lenta fique oscilando mais que o normal. Quando está muito sujo, o carro pode até morrer, pois a central não consegue corrigir a abertura rápido o suficiente em uma queda de rpm brusca.

A principal melhoria da limpeza é a estabilização da rotação em marcha lenta. A melhora na arrancada se dá devido a estabilização da rotação.
C4 Hatch Branco

Responder

Voltar para “DIY - Faça Você Mesmo”