Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
solua10
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Picasso

Teste no AL4 estranho

Mensagem por solua10 »

Oi pessoal, deixa eu contar uma experiência que tive hoje ao visitar uma oficina mecânica especializada em cambio automatico aqui na minha cidade.
Hoje estive em uma oficina a fim de realizar a troca parcial do óleo de câmbio, fui atendido pelo proprietário que questionou o motivo pelo qual eu estava ali querendo fazer a troca do lubrificante, esclareci que é por motivo preventivo visto que ao meu ver o câmbio está com seu funcionamento normal, ele sugeriu dar uma volta no carro, temos que ;
Durante esse teste drive de pronto ele engatou a marcha ré que entrou suave, momento em que ele afundou o pé no acelerador de forma brusca que causou um baita tranco na transmissão, de imediato ele condenou meu câmbio de pronto passando um orçamento de 4.000,00 à 4500,00, então fomos pra uma baita ladeira onde ele parou o carro em posição D e soltou os freios, o carro após uns 3 segundos passou a retornar bem lento para trás, o diagnóstico pra isso foi baixa pressão, então pedi pra ele apenas verificar o nível do lubrificante por hora, segundo ele adicionou meio litro e o mesmo não apresenta deterioração aparente.
Então tendo em vista a narração acima eu pergunto a vocês, esse diagnóstico procede? Conheço outros métodos, mas este nunca vi, nem em pesquisas na Internet.
O que vocês acham?

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Re: Teste no AL4 estranho

Mensagem por Arr »

Não conheço esse AL4 Estranho :-) mas no normal ele volta mesmo em subidas fortes. Não quer dizer nada.

O tranco na aceleração em ré foi no cambio mesmo? Será que não são os coxins do motor?
O câmbio tem algum outro comportamento estranho?

Eu desconfiaria desse diagnóstico.

Só completando: ao colocar a alavanca na ré, ocorre um pequeno delay para a marcha efetivamente engatar. Se acelerar nesse meio tempo, vai causar tranco mesmo.

Fredvasco
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Grand Picasso

Mensagem por Fredvasco »

O C4 tem o lance de auxilio em ladeira, ele segura os freios intencionalmente por poucos segundos. Dependendo da ladeira, quando os freios soltam, o câmbio não vai segurar mesmo...

Acho bom você trocar é de oficina!!
Frederico Vasconcellos
Citroen Grand C4 Picasso 2008/2009

solua10
Membros

Mensagem por solua10 »

Concordo plenamente com as citações dos colegas, vou ao meu mecânico de confiança analisar os coxins, também vou em outra oficina mecânica para efetuar a troca parcial do óleo de câmbio e degradação do contador.
Antes de submeter meu câmbio a retifica vou aguardar algum dos sintomas de defeitos mais comuns.
Meu câmbio "estranho" em raras situações da uns solavancos na passagem de 1 para 2 ou na redução de 2 para 1, isso depois de exigir mais do mesmo, em ultrapassagens por exemplo, acredito ser normal, mas não posso afirmar, a título de informação meu c4 Picasso está com 90000km.
Obrigado pessoal

rafaelordovas
Membros
Estado: RS

Mensagem por rafaelordovas »

solua10 escreveu:Concordo plenamente com as citações dos colegas, vou ao meu mecânico de confiança analisar os coxins, também vou em outra oficina mecânica para efetuar a troca parcial do óleo de câmbio e degradação do contador.
Antes de submeter meu câmbio a retifica vou aguardar algum dos sintomas de defeitos mais comuns.
Meu câmbio "estranho" em raras situações da uns solavancos na passagem de 1 para 2 ou na redução de 2 para 1, isso depois de exigir mais do mesmo, em ultrapassagens por exemplo, acredito ser normal, mas não posso afirmar, a título de informação meu c4 Picasso está com 90000km.
Obrigado pessoal

Quanto aos solavancos de 1 para 2 e vice-versa o C3 da minha esposa fazia o mesmo, sendo que ele tinha 40.000km, troque o óleo da caixa pelo da Renault, pois ela usa a mesma AL4 porém com outro óleo, desde que troquei o C3 parou de dar solavancos, o mesmo fiz com o 207 e também ficou mais macio.

Sent from my iPhone using Tapatalk

solua10
Membros

Mensagem por solua10 »

rafaelordovas escreveu:
solua10 escreveu:Concordo plenamente com as citações dos colegas, vou ao meu mecânico de confiança analisar os coxins, também vou em outra oficina mecânica para efetuar a troca parcial do óleo de câmbio e degradação do contador.
Obrigado pessoal

Quanto aos solavancos de 1 para 2 e vice-versa o C3 da minha esposa fazia o mesmo, sendo que ele tinha 40.000km, troque o óleo da caixa pelo da Renault, pois ela usa a mesma AL4 porém com outro óleo, desde que troquei o C3 parou de dar solavancos, o mesmo fiz com o 207 e também ficou mais macio.

Rafael, muito obrigado por compartilhar sua experiência, tendo em vista os relatos de outras pessoas e agora lendo o seu, vou fazer exatamente o que você fez, mas tenho uma pergunta, no total foram utilizados quantos litros de óleo, este procedimento citado foi realizado com trocas parciais? No aguardo

rafaelordovas
Membros
Estado: RS

Mensagem por rafaelordovas »

Não sei dizer ao certo a quantidade pois foi meu mecânico que trocou (oficina especializada em franceses), a troca foi total, tirou todo óleo velho.

Arr
Membros
Veiculo: C4 GLX 2.0 Flex Automático

Mensagem por Arr »

Para fazer a troca total só retirando o câmbio, pois ficam quase 3 litros no conversor de torque.

Meu C4 está com 130.000 e óleo original.

solua10
Membros

Mensagem por solua10 »

Vou fazer três enxágues usando óleo DEXRON VI depois volto pra comentar

solua10
Membros

Mensagem por solua10 »

Amigos, consegui uma mecânica próximo ao meu trabalho, ele utilizou um scanner Napro para alterar o contador de óleo do meu C4 Picasso. <br />Missão realizada com sucesso <br />[emoji41] <br /><br /><br /><br />Imagem<br />Contador antes da alteração <br /><br />Imagem<br /Contador após degradação.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”