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CAI feita em casa para Simota
Baseado no esquema da CAI vendida pela K&N para o modelo de motor dos C4, resolvi criar um modelo semelhante para o filtro Simota.
O modelo da K&N é constituído pelos materiais abaixo:
A instalação é bastante simples, necessitando apenas uma abertura na parte inferior do carro:
Baseado neste esquema, peguei um filtro de ar duplo fluxo Simota e criei uma CAI semelhante:
O filtro Simota montado, já com adaptador para encaixe no sistema original. Usei um pedaço de escapamento 2,5 polegadas cortado em uns 10 cm:
Barra em Z para a fixação do filtro Simota, presa no local de fixação da tubulação original:
A mangueira que comprei é de 2,5 polegadas, flexível e resistente a calor e pressão. Na prática uma tubulação mais simples poderia ser usada, pois não necessita resistência a pressão e a temperatura é moderada, já que a colocação deve evitar calor. Comprei 4 metros de mangueira, mas 3,5 metros irão dar e sobrar:
Pintura da mangueira pronta pra instalação:
Retirei totalmente o sistema original, incluindo toda a tubulação, para criar espaço para passagem dos tubos pelos mesmos locais do original:
Lateral esquerda inferior sem a tubulação original: espaço de sobra para passar a tubulação programada:
Passando o tubo em teste para a medida de tamanho e trajeto a ser feito:
Descendo o tubo pelo caminho do sistema original, dá pra passar facilmente 2 vias de tubo sem nenhum tipo de corte nas estruturas originais. A fixação de todos os pontos dos tubos foi feita com tira de nylon, que precisa ser tamanho grande para poder envolver os tubos.
2 tubos passados e cortados no padrão definitivo (antes da pintura):
Passando os tubos definitivos:
Os tubos foram passados para ficarem na lateral da área de tomada de ar do parachoque, de forma a não interferir na refrigeração normal do radiador.
Aspecto dos tubos saindo junto ao filtro de ar. Usei as estruturas do carro e a própria base do filtro para fixar os tubos:
Após a montagem do parachoque a entrada dos tubos passa praticamente desapercebida sob o parachoque:
Close da tomada de ar (OBS: foto feita abaixado, para detalhar):
O aspecto do carro visto de frente, sem que se veja praticamente a entrada de ar:
O modelo da K&N é constituído pelos materiais abaixo:
A instalação é bastante simples, necessitando apenas uma abertura na parte inferior do carro:
Baseado neste esquema, peguei um filtro de ar duplo fluxo Simota e criei uma CAI semelhante:
O filtro Simota montado, já com adaptador para encaixe no sistema original. Usei um pedaço de escapamento 2,5 polegadas cortado em uns 10 cm:
Barra em Z para a fixação do filtro Simota, presa no local de fixação da tubulação original:
A mangueira que comprei é de 2,5 polegadas, flexível e resistente a calor e pressão. Na prática uma tubulação mais simples poderia ser usada, pois não necessita resistência a pressão e a temperatura é moderada, já que a colocação deve evitar calor. Comprei 4 metros de mangueira, mas 3,5 metros irão dar e sobrar:
Pintura da mangueira pronta pra instalação:
Retirei totalmente o sistema original, incluindo toda a tubulação, para criar espaço para passagem dos tubos pelos mesmos locais do original:
Lateral esquerda inferior sem a tubulação original: espaço de sobra para passar a tubulação programada:
Passando o tubo em teste para a medida de tamanho e trajeto a ser feito:
Descendo o tubo pelo caminho do sistema original, dá pra passar facilmente 2 vias de tubo sem nenhum tipo de corte nas estruturas originais. A fixação de todos os pontos dos tubos foi feita com tira de nylon, que precisa ser tamanho grande para poder envolver os tubos.
2 tubos passados e cortados no padrão definitivo (antes da pintura):
Passando os tubos definitivos:
Os tubos foram passados para ficarem na lateral da área de tomada de ar do parachoque, de forma a não interferir na refrigeração normal do radiador.
Aspecto dos tubos saindo junto ao filtro de ar. Usei as estruturas do carro e a própria base do filtro para fixar os tubos:
Após a montagem do parachoque a entrada dos tubos passa praticamente desapercebida sob o parachoque:
Close da tomada de ar (OBS: foto feita abaixado, para detalhar):
O aspecto do carro visto de frente, sem que se veja praticamente a entrada de ar:
- spriteco
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Re: CAI feita em casa para Simota
eu tenho o k&n mas nao tive tempo de instalar o tubo ainda e agora olhando tuas imagens me deu algumas idéias, hehe.
como ficou o resultado na questão consumo urbano?
como ficou o resultado na questão consumo urbano?
- fabio_sd
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Re: CAI feita em casa para Simota
Excelente trabalho! Melhor que o K&N, cuja instalação por baixo do carro pode aumentar o risco de admissão de água. No Cyro's CAI o posicionamento das entradas de ar ficou muito melhor. Parabens!
Fabio_SD
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Re: CAI feita em casa para Simota
Grande Ciro vc é um Macgyver mesmo em..rssss só uma perguntinha com tantas curvas do tubo será que o ar chegará ao filtro? Quando vi o título pensei que era um sistema direto para o filtro e depois que vi que o filtro está no lugar original e os tubos são para levar um ar mais frio. E ai sentiu diferença?
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Re: CAI feita em casa para Simota
não vou falar nada...esse´e´xarope mesmo.....tirar o parachoque envelopado, enfim....esse e´o HIGHLANDER !
legal Cyro ! bom, se pegar um poco d´gua, até ela percorrer todo o sistema acho que não chega...muito bom !
o nosso ( Fertulha, eu, Insano e Maluko ) a entrada do ar será por cima...vc sabe, mod em cima de mod....
abs !
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Re: CAI feita em casa para Simota
A idéia inicial é essa mesmo, até porque o sistema da K&N não leva em consideração a presença de protetor de carter que inviabiliza a saída da CAI como no esquema oficial. Precisaria furar o protetor para poder sair a CAI no local. Como por essas bandas o risco de pequenos alagamentos é comum o problema é maior ainda....fabio_sd escreveu:Excelente trabalho! Melhor que o K&N, cuja instalação por baixo do carro pode aumentar o risco de admissão de água. No Cyro's CAI o posicionamento das entradas de ar ficou muito melhor. Parabens!
Em relação a passagem de ar pelos dutos até o filtro, passa bem fácil. Em primeiro lugar pelo diâmetro de tubo usado e pelo fato de serem dois tubos e em segundo lugar, por não haver ângulos na tubulação que faz curvas suaves (diferentemente do sistema original de que 2 curvas de 90 cada e uma de 180. Testei com um ventilador e a saída de ar na área do filtro foi muito boa. Em alta velocidade com certeza passa muito ar por lá.MarcoVTS escreveu:Grande Ciro vc é um Macgyver mesmo em..rssss só uma perguntinha com tantas curvas do tubo será que o ar chegará ao filtro? Quando vi o título pensei que era um sistema direto para o filtro e depois que vi que o filtro está no lugar original e os tubos são para levar um ar mais frio. E ai sentiu diferença?
A questão de desempenho é muito phoda de falar... Eu mesmo já li tudo sobre filtros esportivos sem mudança de ECU e "teoricamente" sei que não muda nada. O que posso comparar é o desempenho do carro antes e depois do filtro e ainda do 1º VTR com Simota no esquema comum (só filtro com o duto original) e o esquema desse que mostrei aqui. Posso dizer que de forma TOTALMENTE subjetiva o carro melhorou com o novo filtro. Não há mudança de rendimento em alta rotação, mas percebo uma melhora em arrancadas e retomadas. Não é só barulho não... Sei que vão falar que isso é impressão e que só um dinamômetro poderia dizer a verdade. Não sei se o carro ganhou um ou dois cv, mas acho que pode haver alguma mudança mais na curva de torque que em potência específica... Como disse antes, pode ser apenas impressão e não quero causar polêmica. A fonte de inspiração veio de um produto semelhante criado e recomendado por uma das maiores fabricantes de CAI que é a K&N... Deve haver alguma verdade nesses fatos...
Tirar o parachoque pra mim é moleza. Coisa de 15 minutos... A questão de estar envelopado não muda nada, dando até pra dar uma melhorada nas dobras do envelopamento que estavam um pouco enrugadas. Como o envelopamento foi feito com tudo montado, ao desmontar ficou até melhor que antes.Romero escreveu:não vou falar nada...esse´e´xarope mesmo.....tirar o parachoque envelopado, enfim....esse e´o HIGHLANDER !
legal Cyro ! bom, se pegar um poco d´gua, até ela percorrer todo o sistema acho que não chega...muito bom !
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abs !
Em relação a entrada de água... eu escolhi este tubo especificamente por isso. Ele é levemente ranhurado por dentro de forma que algumas gotas de água que eventualmente entrem no sistema percam velocidade no choque com as paredes do tubo e diminua a possibilidade de atingir o filtro. Andei lendo sobre isso e descobri que pequenos respingos no filtro duplo fluxo são tolerados não entrando no motor como um filtro de corpo simples de filtragem. Logimante não dá pra abusar numa chuva torrencial... Melhor encostar num posto e tomar uma coca zero com kibovo...
A questão de fazer um CAI por cima como você comentou é um pouco questionável do ponto de vista técnico, já que o ar mais "alto" em relação ao asfalto é mais quente, pois absorve mais calor de outros veículos circulantes. Em uma condição de uso sem qualquer movimento essa diferença é desprezível, mas em trânsito mais forte pode fazer diferença... De qualquer forma depois posta a idéia dessa CAI por cima....
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Re: CAI feita em casa para Simota
Aê Cyro, campeã essa CAI aí, ainda lembro da gente trocando idéia no MSN sobre isso, acabei não fazendo.
Mas já que vc tá mexendo bem com esse tubo grosso, vamos estudar uma prá fazer no PÍCanto...rs
Mas já que vc tá mexendo bem com esse tubo grosso, vamos estudar uma prá fazer no PÍCanto...rs
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Re: CAI feita em casa para Simota
Gostei da ideia....ficou um trabalho legal....e testar com o ventilador essa foi a sacada...show....
para o C2 tem muita coisa na net...com relaçao ao filtro...o pessoal da europa...costuma tirar os farois auxiliares (neblina) e puxar os dutos por lá...isso para as preparaçoes mais fortes....
logo devo fazer algo...igual...Cyro.
Abs.
para o C2 tem muita coisa na net...com relaçao ao filtro...o pessoal da europa...costuma tirar os farois auxiliares (neblina) e puxar os dutos por lá...isso para as preparaçoes mais fortes....
logo devo fazer algo...igual...Cyro.
Abs.
- fmiglior
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Re: CAI feita em casa para Simota
Show Cyro!! muito legal!!
Cyro, se colocar coolers de PC nas mangueiras pra fazer um "ar forçado", pode melhorar pro carro em baixa?
coloca um botão no painel, na cidade deixa ligado vai ter sempre ar novo e fresco na região do filtro, ja na estrada pode desligar pois o fluxo de ar ja da conta.
As de pc já são 12v o que facilita pra instalar, mas não sei se elas geram um fluxo bom.
o contra disso é que em velocidade maior, uma ventoinha na ponta do tubo pode gerar na verdade restrição do fluxo.
vou dar uma estudada nisso hahaah.
Cyro, se colocar coolers de PC nas mangueiras pra fazer um "ar forçado", pode melhorar pro carro em baixa?
coloca um botão no painel, na cidade deixa ligado vai ter sempre ar novo e fresco na região do filtro, ja na estrada pode desligar pois o fluxo de ar ja da conta.
As de pc já são 12v o que facilita pra instalar, mas não sei se elas geram um fluxo bom.
o contra disso é que em velocidade maior, uma ventoinha na ponta do tubo pode gerar na verdade restrição do fluxo.
vou dar uma estudada nisso hahaah.
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