rodrigo cardozo escreveu: Também tem o colega que sugere que também poderíamos aguardar 10 min para a central reconhecer o combustível, mas parado é um saco né...?
Só esclarecendo, qndo disse que precisa aproximadamente 10 minutos para reconhecer o novo combustível e se ajustar, não precisa ser parado (até pq duvido que o frentista deixe vc ficar este tempo no posto :-)
Se vc rodar a 100km/h em 10 min são 16,7km; mas se rodar a 10km/h precisa rodar 1,7km e por aí vai...
rodrigo cardozo escreveu: Também tem o colega que sugere que também poderíamos aguardar 10 min para a central reconhecer o combustível, mas parado é um saco né...?
Só esclarecendo, qndo disse que precisa aproximadamente 10 minutos para reconhecer o novo combustível e se ajustar, não precisa ser parado (até pq duvido que o frentista deixe vc ficar este tempo no posto :-)
Se vc rodar a 100km/h em 10 min são 16,7km; mas se rodar a 10km/h precisa rodar 1,7km e por aí vai...
Perfeito! Quando falei em parado, imaginei o cara tomando uma gelada no posto, enquanto espera... rsrsrsrs...
A única vez que troquei de combustível foi quando voltei p/álcool depois do período de "amaciamento" exigido p/CCS andando só na gasosa (+/- 1.500km's). Afirmaram que o problema que tive ao abastecer o 1°tanque com álcool foi por não ter respeitado esse lance... Embora pareça idiotice, não tive mais problemas (nem quando voltei p/álcool, depois de andar uns 20km's antes de desligar o carro).
Sempre abasteci o meu sem me preocupar com os tipos de misturas possiveis (exceto nos primeiros 1000 km onde rodei só com gasolina a pedido da concessionária) e nunca tive qualquer tipo de problema com o meu C4 Pallas.
Pessoal, esse lance de carro Flex tem muito mitos, o que se deve ser feito na troca ou mistura de combustível é rodar no mínimo 10Km, isso vinha escrito no Manual da Montana e do Gol; ambos vinha como ATENÇÃO nos manuais.
Isso acontece pq o combustível tem que ser queimado e a injeção obter os dados de queima do combustível através da sonda lambda, depois de obter os dados a injeção saberá qual combustível está queimando, ou qual a maior % de combustível no tanque.
Desse jeito a injeção irá se programar, por exemplo se ela perceber que é álcool que está sendo queimado, ela irá injetar a gasolina do tanque de partida a frio, isso já é programado.
O que aconteceu foi que o carro estava no álcool, a Km rodada pelo carro não foi a suficiente para acabar o álcool que estava na linha de combustível já pressurizado; no dia seguinte o carro ao pressurizar o sistema, enviou gasolina, porém para a injeção, o carro estava pressurizando álcool, então a injeção, com os dados obtidos anteriormente, achou que era necessário injetar a gasolina da partida a frio, o que ocasionou o "encharcamento" do cilindro, e consequentemente uma queima gorda dentro dos cilindros, o que explica a fumaça (isso é extremamente prejudicial ao catalisador).
Então fica a dica, ao trocar o combustível, rode pelo menos 10Km e não 10 minutos como falaram.
Sobre os carros Flex, parece que a PSA resolveu não mexer na taxados motores como outras montadoras fizeram, então nosso carro se da bem melhor com a gasolina, tendo um consumo bem próximo ao mono-combustível a gasolina.
Blends escreveu:Pessoal, esse lance de carro Flex tem muito mitos, o que se deve ser feito na troca ou mistura de combustível é rodar no mínimo 10Km, isso vinha escrito no Manual da Montana e do Gol; ambos vinha como ATENÇÃO nos manuais.
Isso acontece pq o combustível tem que ser queimado e a injeção obter os dados de queima do combustível através da sonda lambda, depois de obter os dados a injeção saberá qual combustível está queimando, ou qual a maior % de combustível no tanque.
Desse jeito a injeção irá se programar, por exemplo se ela perceber que é álcool que está sendo queimado, ela irá injetar a gasolina do tanque de partida a frio, isso já é programado.
O que aconteceu foi que o carro estava no álcool, a Km rodada pelo carro não foi a suficiente para acabar o álcool que estava na linha de combustível já pressurizado; no dia seguinte o carro ao pressurizar o sistema, enviou gasolina, porém para a injeção, o carro estava pressurizando álcool, então a injeção, com os dados obtidos anteriormente, achou que era necessário injetar a gasolina da partida a frio, o que ocasionou o "encharcamento" do cilindro, e consequentemente uma queima gorda dentro dos cilindros, o que explica a fumaça (isso é extremamente prejudicial ao catalisador).
Então fica a dica, ao trocar o combustível, rode pelo menos 10Km e não 10 minutos como falaram.
Sobre os carros Flex, parece que a PSA resolveu não mexer na taxados motores como outras montadoras fizeram, então nosso carro se da bem melhor com a gasolina, tendo um consumo bem próximo ao mono-combustível a gasolina.
Pois é amigo, percebi que o carro não dá tanto pulo em baixa rotação quando está com gasolina, no alcool tem que dosar bem a embreagem, senão pula muito.