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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Bom, como foi pedido, estou postando as fotos para explicar como é feita a troca do líquido de arrefecimento do carro.
Vou explicar passo a passo caso alguém que não entenda absolutamente nada de carro possa fazer também.
O reservatório de arrefecimento fica localizado na parte esquerda do cofre do motor, bem ao lado do calço.
A mangueira do retorno que vamos tirar é essa preta bem fina que encaixa na lateral.
Para retirá-la é bem simples, apenas pressione a presilha que vai liberar o encaixe.
Depois de retirar a mangueira do retorno, coloque ela para baixo. Não coloque para fora do cofre pois a água podre pode vir a cair na pintura. Agora ligue o carro e espere até que comece a sair a água pelo retorno (se estiver muito frio pode demorar a abrir a válvula). Assim que água começar a sair coloque a mangueira com água corrente (a quantidade de água entrando deve ser pelo menos igual ao que vai sair pelo retorno, podendo ser até mais), meu dedo indica onde deve ser colocada a mangueira.
Deve-se esperar até que a água saia totalmente limpa pelo retorno, o que dependendo do estado da água e do sistema de arrefecimento pode demorar. Caso tenha MUITA ferrugem e a água demore demais a ficar limpa é bom levar em alguém que mexa com radiadores para fazer uma revisão no sistema.
Asim que a água sair limpa, tire a mangueira até que fique quase sem água no reservatório e adicione o fluido, vá repetindo esse processo até colocar os dois litros. Depois de tudo pronto, mantenha o carro ligado por mais uns dois minutos para misturar o fluido com a água.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Vou explicar passo a passo caso alguém que não entenda absolutamente nada de carro possa fazer também.
O reservatório de arrefecimento fica localizado na parte esquerda do cofre do motor, bem ao lado do calço.
A mangueira do retorno que vamos tirar é essa preta bem fina que encaixa na lateral.
Para retirá-la é bem simples, apenas pressione a presilha que vai liberar o encaixe.
Depois de retirar a mangueira do retorno, coloque ela para baixo. Não coloque para fora do cofre pois a água podre pode vir a cair na pintura. Agora ligue o carro e espere até que comece a sair a água pelo retorno (se estiver muito frio pode demorar a abrir a válvula). Assim que água começar a sair coloque a mangueira com água corrente (a quantidade de água entrando deve ser pelo menos igual ao que vai sair pelo retorno, podendo ser até mais), meu dedo indica onde deve ser colocada a mangueira.
Deve-se esperar até que a água saia totalmente limpa pelo retorno, o que dependendo do estado da água e do sistema de arrefecimento pode demorar. Caso tenha MUITA ferrugem e a água demore demais a ficar limpa é bom levar em alguém que mexa com radiadores para fazer uma revisão no sistema.
Asim que a água sair limpa, tire a mangueira até que fique quase sem água no reservatório e adicione o fluido, vá repetindo esse processo até colocar os dois litros. Depois de tudo pronto, mantenha o carro ligado por mais uns dois minutos para misturar o fluido com a água.
Qualquer dúvida é só perguntar.
- kneotti
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Show... Agora é encontrar o liquido para eu ter trabalho no final de semana.
Valeu. Obrigado.
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Se fizer isso com agua da torneira vai enferrujar tudo de volta. Tem de deixar esgotar a agua com o motor funcionando ou usar agua de bateria (destilada).
- kneotti
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
NovoRei escreveu:Se fizer isso com agua da torneira vai enferrujar tudo de volta. Tem de deixar esgotar a agua com o motor funcionando ou usar agua de bateria (destilada).
Na boa, vc acha que os mecânicos usam água destilada ou desmineralizada?
Sei que é o ideal, mas o difícil é encontrar 3 litros, pois os outros 2 são aditivo.
- Zeppelin
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Show de bola o passo a passo, agora só não faz quem não quer. Ou quem não precisa, carro na garantia é feito na CSS.Kbelooooo escreveu:Bom, como foi pedido, estou postando as fotos para explicar como é feita a troca do líquido de arrefecimento do carro.
Vou explicar passo a passo caso alguém que não entenda absolutamente nada de carro possa fazer também.
Me lembrei de qndo eu fazia isto na minha Weekend, utilizava Paraflu que era recomendado pela Fiat. A Citroen recomenda o Radiex? Sempre é bom saber...
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
O que a citroen recomenda na verdade é o deles mesmo, mas eu fiquei amigo do pessoal da ccs (eles são apaixonados por vtr) e me falaram que esse é equivalente ao que eles colocam, o que eles usam lá já é diluído e caríssimo.
Esqueci de falar que realmente o MAIS certo não é colocar água da torneira, mas se manter o sistema limpo regularmente isso não deve acarretar em problemas, quem quiser pode ligar o ar condicionado de casa e pegar a água proveniente do condensador!
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Pessoal,
Estou um pouco confuso. Para o VTR, quando eu for na loja, devo pedir qual Fluído de Freio e qual Líquido de Arrefecimento? Existe específico? Existe um melhor que o outro?
Valeu!
Estou um pouco confuso. Para o VTR, quando eu for na loja, devo pedir qual Fluído de Freio e qual Líquido de Arrefecimento? Existe específico? Existe um melhor que o outro?
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zz
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
GuiCastro,GuiCastro escreveu:Pessoal,
Estou um pouco confuso. Para o VTR, quando eu for na loja, devo pedir qual Fluído de Freio e qual Líquido de Arrefecimento? Existe específico? Existe um melhor que o outro?
Valeu!
Meu carro ainda está na garantia, portanto ainda vai demorar mais de 1 ano até eu fazer esta troca. Mas segundo as informações deste tópico:
Fuido de freio: Bosch DOT 5 (sugestão do Cyro)
Liquido de arrefecimento: Radiex (sugestão do Kbelooooo)
Abs.
Editado pela última vez por Zeppelin em 28 Mai 2012, 23:14, em um total de 1 vez.
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Nao é dificil achar.kneotti escreveu:NovoRei escreveu:Se fizer isso com agua da torneira vai enferrujar tudo de volta. Tem de deixar esgotar a agua com o motor funcionando ou usar agua de bateria (destilada).
Na boa, vc acha que os mecânicos usam água destilada ou desmineralizada?
Sei que é o ideal, mas o difícil é encontrar 3 litros, pois os outros 2 são aditivo.
Liquido de arrefecimento nao é tao simples. Pode-se dividir em alguns grupos dependendo do tipo da base e do aditivo.
Se colocar o errado pode corroer ou entupir o sistema. Principalmente no nosso caso em que parte do motor é de aluminio.
Se eu me lembrasse de cabeça/certeza já diria agora.
- Zeppelin
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Re: Líquido de arrefecimento e fluido de freio Citroen
Será que este é o utilizado pela Citroen?Kbelooooo escreveu:O que a citroen recomenda na verdade é o deles mesmo, mas eu fiquei amigo do pessoal da ccs (eles são apaixonados por vtr) e me falaram que esse é equivalente ao que eles colocam, o que eles usam lá já é diluído e caríssimo.
Esqueci de falar que realmente o MAIS certo não é colocar água da torneira, mas se manter o sistema limpo regularmente isso não deve acarretar em problemas, quem quiser pode ligar o ar condicionado de casa e pegar a água proveniente do condensador!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tr-vts-_JM
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