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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
No Stilo os tuchos pararam de bater porque com o Militec diluido no óleo, este ficou menos viscoso, permitindo melhor lubrificação de partes de espessura menor. O mesmo efeito seria alcançado com com o uso de um óleo mais fino, como o recomendado neste tópico (SAE 5W30).
OU até mesmo com a mistura de AGUA no óleo poderia provocar tal efeito de diminuição de viscosidade, mas claro, a capacidade lubrificante iria cair drasticamente.
A melhor coisa para reduzir atrito na partida é óleo pouco viscoso.
O uso de Militec na fabrica da Pirelli em equipamentos não é de espantar. Gente, lido com grandes empresas também (SADIA, Tractebel, Kepler Webber, COAMO, LIQUIGAS, InMetro) e é de espantar o nível técnico de alguns profissionais. Engenheiros que não sabem desenhar ou resolver sistemas equações de 2º grau. Técnicos que não sabem operar dispositivos de medição de dureza.
A tal da pedagogia esta acabando com o nível "resolvedor de problemas" da empresa e busca cada vez mais gente que acredita em milagres.
Daqui algum tempo, alguém mais "sábio" com uma prancheta na mão descobre que o Militec não fez diferença nenhuma no equipamento.
Entendam que, fora o produto não ter efeito perceptível, ele "fala demais". Não existe 20% de melhoria na Mecânica!!! Se gasta milhares de Reais para algo de 3%!!
Um motor de Formula 1 rende absurdos 25%!! O resto vai fora com atrito, calor e ruido.
Respeito também a opinião de quem usa, mas agora ninguém pode dizer que fumou até morrer de câncer porque ninguém avisou que faria mal.
Vejam que a gente não vê o nome Militec na carenagem de carros de competição. A Mobil prometeu 4% de melhora de consumo com o óleo deles. O Militec promete 20%!!! Isso pode ser verdade mesmo?
A empresa do mundo que mais gasta com desenvolvimento de mecânica de eficiência é a Toyota. Torram milhões todos os anos nisso. Dai, chega uma fabriqueta Americana que nem site decente tem, dizer praticamente assim: Os engenheiros japoneses da Toyota não sabem coisa alguma. Nós vendemos eficiência em potes de 60 ml. Voces jogam fora milhões de dólares por ano. Nós já temos a resposta do problema a anos.
Pensem! O que os acionista da Toyota iram fazer!!! Vender as ações?? Ninguém mais vai investir na empresa!! Porra, a Toyota inventou o sistema de qualidade total, o Just in Time!!! A normalização ISO 9000 só existiu porque a ideia começou dentro de uma fabrica da Toyota!!
Coloquem a mão na consciência e pensem se isso esta certo mesmo.
OU até mesmo com a mistura de AGUA no óleo poderia provocar tal efeito de diminuição de viscosidade, mas claro, a capacidade lubrificante iria cair drasticamente.
A melhor coisa para reduzir atrito na partida é óleo pouco viscoso.
O uso de Militec na fabrica da Pirelli em equipamentos não é de espantar. Gente, lido com grandes empresas também (SADIA, Tractebel, Kepler Webber, COAMO, LIQUIGAS, InMetro) e é de espantar o nível técnico de alguns profissionais. Engenheiros que não sabem desenhar ou resolver sistemas equações de 2º grau. Técnicos que não sabem operar dispositivos de medição de dureza.
A tal da pedagogia esta acabando com o nível "resolvedor de problemas" da empresa e busca cada vez mais gente que acredita em milagres.
Daqui algum tempo, alguém mais "sábio" com uma prancheta na mão descobre que o Militec não fez diferença nenhuma no equipamento.
Entendam que, fora o produto não ter efeito perceptível, ele "fala demais". Não existe 20% de melhoria na Mecânica!!! Se gasta milhares de Reais para algo de 3%!!
Um motor de Formula 1 rende absurdos 25%!! O resto vai fora com atrito, calor e ruido.
Respeito também a opinião de quem usa, mas agora ninguém pode dizer que fumou até morrer de câncer porque ninguém avisou que faria mal.
Vejam que a gente não vê o nome Militec na carenagem de carros de competição. A Mobil prometeu 4% de melhora de consumo com o óleo deles. O Militec promete 20%!!! Isso pode ser verdade mesmo?
A empresa do mundo que mais gasta com desenvolvimento de mecânica de eficiência é a Toyota. Torram milhões todos os anos nisso. Dai, chega uma fabriqueta Americana que nem site decente tem, dizer praticamente assim: Os engenheiros japoneses da Toyota não sabem coisa alguma. Nós vendemos eficiência em potes de 60 ml. Voces jogam fora milhões de dólares por ano. Nós já temos a resposta do problema a anos.
Pensem! O que os acionista da Toyota iram fazer!!! Vender as ações?? Ninguém mais vai investir na empresa!! Porra, a Toyota inventou o sistema de qualidade total, o Just in Time!!! A normalização ISO 9000 só existiu porque a ideia começou dentro de uma fabrica da Toyota!!
Coloquem a mão na consciência e pensem se isso esta certo mesmo.
Editado pela última vez por dacoregio em 22 Mai 2012, 23:58, em um total de 1 vez.
Marcelo Monteiro Da Correggio
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
E a respeito do Mobil 5W30 API SM, já temos coisa melhor.
A Petrobras lançou a linha Lubrax Tecno com viscosidade 5W40 API SN sintético puro. Custa R$ 32 o litro.
Será este óleo que usarei na troca em Outubro, já que não rodarei 10 mil km até lá.
A Petrobras lançou a linha Lubrax Tecno com viscosidade 5W40 API SN sintético puro. Custa R$ 32 o litro.
Será este óleo que usarei na troca em Outubro, já que não rodarei 10 mil km até lá.
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Sobre o óleo, ouvi dizer que não é aconselhável colocar 100% sintético nos C4...
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
O manual de manutenção orienta o uso de semi-sintetico ou sintetico. De uma olhada lá.
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Calma, sao coisas diferentes.dacoregio escreveu: O Molykote e o Militec tem efeito identico: Nenhum.
Nao coloco a mao no fogo se o Molykote realmente melhora alguma coisa pois nunca apurei um teste mas é feito de dissulfeto de molibdenio que é lubrificante e suspostamente age como modificador de atrito e/ou desgate no motor dependendo da concentraçao.
Ele é usado em oleo de alta performance.
Subjetivamente ele reduziu o ruído do motor.
A minha unica duvida quanto a ele é como afeta o catalisador e emissoes por conter enxofre.
----------------
Quanto ao oleo lubrax. Apesar de estar escrito 100% sintetico ele nao necessariamente é "sintetico". Tem que saber a base e a classe dele.
#http://motorcycleinfo.calsci.com/Oils1.html
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
dacoregio escreveu:E a respeito do Mobil 5W30 API SM, já temos coisa melhor.
A Petrobras lançou a linha Lubrax Tecno com viscosidade 5W40 API SN sintético puro. Custa R$ 32 o litro.
Será este óleo que usarei na troca em Outubro, já que não rodarei 10 mil km até lá.
Olá, é a minha primeira participação no forum, gostaria de saber se é possível o uso deste óleo no C4 VTR, gasolina, pois me parece que as fornecedoras de óleo recomendam no máximo 10w40 se não me engano, seria devido ao variador de fase?
Abraço!
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Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Ate pelo manual o recomendado é o 5w40 ( pra climas muito quentes 15w50).
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Rapaz, vi que você possui um manual de manutenção do C4 1.6... você sabe onde encontra o manual do VTR (C4 Coupé)?? eu procurei e não encontrei !
dacoregio escreveu:Os elementos líquidos naturais e comuns já são da maneira que ele falou. Por exemplo:
Mel: Coloque no frezzer - ele fica duro
Coloque em banho maria - ele fica fino
Assim, o óleo não precisaria de tratamento algum.
Então bolaram o óleo monoviscoso na década de 40. Ele mantinha a viscosidade dentro da faixa de temperatura de projeto. Ou seja, poderia estar 5°C, a viscosidade seria SAE 40. Se a temperatura fosse para 86°C (temperatura tipica do motor a gasolina) ele se manteria em SAE 40.
O Fusca usava esse óleo.
Na decada de 60 apareceu o óleo multiviscoso. Ele teria uma variação de viscosidade com a temperatura.
Segundo How Stuff Works em http://carros.hsw.uol.com.br/questao164.htm ;
"...Os óleos multiviscosos (como 10W-30) são resultado da adição de polímeros ao lubrificante. Os polímeros permitem ao óleo possuir viscosidades diferentes em temperaturas diferentes. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no motor na hora da partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional.
Em temperaturas frias, os polímeros ficam inertes e permitem que o óleo flua como indicam os seus baixos números (SAE 5). À medida que o óleo se aquece, os polímeros começam a se desdobrar em longas cadeias que impedem o óleo de afinar tanto, como normalmente aconteceria. O resultado é que a 100° C o óleo alcançou o valor indicado pelo número mais alto de viscosidade (SAE 30)..."
Assim, mantenho minha opinião.
Vocês firam a foto acima do Cruze, carro mundial da Chevrolet que indica o óleo 5W30. Não foi a GM brasileira que disse, foi a Americana que supervisiona a mundial.
Segundo o manual de reparação oficial na Citroen (aquele que não nos é disponibilizado e temos que baixar na internet a versão em espanhol), a pagina 19 comenta que o óleo 5W30 é uma configuração que pode ser utilizada.
Baixe e confira:
http://pt.scribd.com/doc/36890625/Manua ... Citroen-C4
Quando tu desliga o motor e passa uma noite, todo o óleo escorre para o carter praticamente.
Ao acionar o motor após este período o óleo deve percorrer as tubulações de lubrificação o mais rápido possível até os pontos de trabalho.
Quem faz isso mais rápido? O óleo fino ou o grosso?
Após o motor estar quente e as folgas internas se elevarem. Que óleo não passara nestas folgas internas? O óleo fino ou o grosso?
Veja a característica do óleo que o nosso colega nos passou acima:
Motul 8100 X-CESS 5W40
Densidade a 15°C (59°F) 0,854
Viscosidade a 100°C (212°F) 14,0 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) 83,1 mm²/s
Índice de Viscosidade 173
Ponto de Congelamnto -39°C
Ponto de Fulgor 228°C
TBN 11,2 mg KOH/g
Significa que:
A 100ºC ele escorre cobrindo uma área pequena por segundo; 14 mm²
A 40ºC ele escorre mais por estar mais fino cobrindo em 1 segundo uma área de 83,1 mm².
zz
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Ola, esta eh a minha primeira participacao no Forum, onde vim para procurar informacoes sobre o Pallas, quem sabe, futuro carro.
Fiquei espantado com a qualidade tecnica das discussoes deste topico, parabens pelo nivel!
Eu venho de veiculos Ford (e foruns); a ford usa o oleo 5W30 desde os motores ZETEC 16V dos Escort (1.8) em 1999, depois com os Rocam 8v (1.6), Zetec 16v (2.0), Duratec (2.0, 2.3 e 2.5), ate os motores atuais; de fato, este oleo tem ajudado estes motores nao somente a funcionar bem, como tambem a, junto com a engenharia dos mesmos, mostrar numeros de economia de combustivel significantes.
Assim, (ainda) nao sei qual oleo a citroen indica para os seus motores, mas eu iria tranquilamente de 5W30 pensando nestes aspectos e nos tantos outros defendidos nas paginas anteriores.
parabens pelo nivel!
Fiquei espantado com a qualidade tecnica das discussoes deste topico, parabens pelo nivel!
Eu venho de veiculos Ford (e foruns); a ford usa o oleo 5W30 desde os motores ZETEC 16V dos Escort (1.8) em 1999, depois com os Rocam 8v (1.6), Zetec 16v (2.0), Duratec (2.0, 2.3 e 2.5), ate os motores atuais; de fato, este oleo tem ajudado estes motores nao somente a funcionar bem, como tambem a, junto com a engenharia dos mesmos, mostrar numeros de economia de combustivel significantes.
Assim, (ainda) nao sei qual oleo a citroen indica para os seus motores, mas eu iria tranquilamente de 5W30 pensando nestes aspectos e nos tantos outros defendidos nas paginas anteriores.
parabens pelo nivel!