-
- Membros
- Mensagens: 50
- Registrado em: 08 Set 2009, 23:11
- Estado: SP
- Cidade: Campinas
- Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
Vide isso, sobre o C4
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA
O consultor Carlos Napoletano, da Aptta Brasil, descreve em detalhes este item. Desenvolvida pelo grupo PSA e denominada AL4, possui muitas características positivas, mas é um dos principais déficits do modelo e levam o C4 ao reparador.
Este projeto de transmissão é utilizado em diversos modelos, como as famílias C4, C5, C8, e veículos da marca Peugeot. Em alguns casos não consegue atender às solicitações de veículos um pouco maiores, tendo comportamentos diferentes dependendo do veículo. É comum surgirem “trancos” nas mudanças de marcha. Alguns de seus componentes internos de controle de pressão (solenoides operados por pulsos) são subdimensionados para o trabalho constante da transmissão, ocasionando desgaste prematuro destes componentes.
O fluido utilizado na transmissão automática pode ser substituído, segundo informações da montadora, a cada 100.000 quilômetros, que recomenda utilizar o óleo da TOTAL (sintético LSD) para câmbio automático. O filtro de fluido desta transmissão não pode ser trocado normalmente, pois é embutido na carcaça, fazendo parte da bomba de óleo. Desta maneira, um item importante de preservação da transmissão é deixado para trás durante os serviços preventivos.
Como alguns de seus componentes internos são freados por cintas e a maioria dos apoios dos eixos internos serem buchas ao invés de rolamentos, a transmissão é muito sensível ao desgaste dos eixos e buchas, gerando patinações e trancos nas reduções.
O software que gerencia a transmissão passou por várias atualizações e o veículo necessita ser reprogramado na Concessionária em caso de troca de componentes internos da transmissão ou para compensar o desgaste do conjunto pelo tempo de uso.
Paulo Jr., da Engin, comenta sobre outros sintomas de falha: quando o câmbio não troca de marcha e trava na 2ª ou na 3ª, na maioria das vezes, a troca das eletroválvulas resolve o problema. A Citroën disponibiliza uma reprogramação do gerenciamento eletrônico do câmbio para corrigir defeitos de tranco.
“Também é frequente a quebra do coxim inferior do câmbio (foto 4), causando trancos em pequenas acelerações. Quando a quebra ocorre na peça de borracha, a troca é simples. Se for a peça em alumínio, para fazer o reparo é necessário desmontar as rodas, a homocinética e o semieixo”, ensina Paulo Aguiar.
http://www.oficinabrasil.com.br/index.p ... -reparacao
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA
O consultor Carlos Napoletano, da Aptta Brasil, descreve em detalhes este item. Desenvolvida pelo grupo PSA e denominada AL4, possui muitas características positivas, mas é um dos principais déficits do modelo e levam o C4 ao reparador.
Este projeto de transmissão é utilizado em diversos modelos, como as famílias C4, C5, C8, e veículos da marca Peugeot. Em alguns casos não consegue atender às solicitações de veículos um pouco maiores, tendo comportamentos diferentes dependendo do veículo. É comum surgirem “trancos” nas mudanças de marcha. Alguns de seus componentes internos de controle de pressão (solenoides operados por pulsos) são subdimensionados para o trabalho constante da transmissão, ocasionando desgaste prematuro destes componentes.
O fluido utilizado na transmissão automática pode ser substituído, segundo informações da montadora, a cada 100.000 quilômetros, que recomenda utilizar o óleo da TOTAL (sintético LSD) para câmbio automático. O filtro de fluido desta transmissão não pode ser trocado normalmente, pois é embutido na carcaça, fazendo parte da bomba de óleo. Desta maneira, um item importante de preservação da transmissão é deixado para trás durante os serviços preventivos.
Como alguns de seus componentes internos são freados por cintas e a maioria dos apoios dos eixos internos serem buchas ao invés de rolamentos, a transmissão é muito sensível ao desgaste dos eixos e buchas, gerando patinações e trancos nas reduções.
O software que gerencia a transmissão passou por várias atualizações e o veículo necessita ser reprogramado na Concessionária em caso de troca de componentes internos da transmissão ou para compensar o desgaste do conjunto pelo tempo de uso.
Paulo Jr., da Engin, comenta sobre outros sintomas de falha: quando o câmbio não troca de marcha e trava na 2ª ou na 3ª, na maioria das vezes, a troca das eletroválvulas resolve o problema. A Citroën disponibiliza uma reprogramação do gerenciamento eletrônico do câmbio para corrigir defeitos de tranco.
“Também é frequente a quebra do coxim inferior do câmbio (foto 4), causando trancos em pequenas acelerações. Quando a quebra ocorre na peça de borracha, a troca é simples. Se for a peça em alumínio, para fazer o reparo é necessário desmontar as rodas, a homocinética e o semieixo”, ensina Paulo Aguiar.
http://www.oficinabrasil.com.br/index.p ... -reparacao
-
- Membros
- Mensagens: 61
- Registrado em: 06 Nov 2008, 11:16
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
- Localização: São Paulo-Capital
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
Acabei de buscar o carro, agora com as eletroválvulas trocadas.rodrigaosp escreveu:Pois é caros,
Também venho lutando contra este problema.
Estou no eu segundo C4 e no primeiro não tive o problema. Já neste, começou com 25mil KM. Fizeram duas atualizações de software, mesmo com a minha afirmação de que não resolveria, que sou do clube, que conheço o problema, etc.
Preciso do carro e encarei uma viagem longa. Eis que o problema acontece a cada 60 KM mais ou menos!!! Parei 8 vezes para retirar a mensagem!!!
Absurdo. Vamos ver agora como fica após a troca das eletroválvulas.
Lhes mantenho informados.
Abraço,
Rodrigaosp
Saí e fui logo para a Anhanguera (moro em Jundiaí, meu carro foi comprado na Le Mans, onde também faço as revisões). Andei 70 km suaves, sem trancos, com o carro bem solto e ágil, melhor que quando zero.
Andei mais uns 30 km na Bandeirantes e tudo perfeito também.
Vamos ver agora na segunda feira, vou para São Paulo e veremos como se sai no trânsito.
Mas por enquanto, a troca das eletroválvulas funcionou.
Lhes mantenho informados.
Abraços,
Rodrigaosp
-
- Membros
- Mensagens: 9
- Registrado em: 19 Mai 2012, 15:52
- Estado: SP
- Cidade: Santo André
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
Depois destas todas, estou mais que convencido que o carro realmente não vale a pena. Estou partindo para um Azera, que após pesquisas não encontrei nada que demonstre defeitos recorrentes ou falha construtiva. A unica coisa encontrada é baixa vida util da bateria original, mas que pode ser substituida sem problemas por outra. Como pretendo comprar um carro 2008 até 2010 (devido as perdas por desvalorização do carro zero), não vejo maiores problemas com este defeito. Compro o carro, instalo bateria nova e corro para o abraço. Alguem tem conhecimento de outros problemas com o azera?
abç
abç
-
- Membros
- Mensagens: 99
- Registrado em: 12 Out 2010, 13:09
- Estado: PE
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
Fala galera!
Deixei meu carro pela 3ª vez na CSS Louvre de SJC para ver esse tranco quando freio o carro. Ficaram de ver e na sexta eu peguei o carro. O coonsultor falaram que depois de muitos testes verificaram que o sensor do pedal do freio estava com problema e trocaram. Devido ele, segundo a CSS, o carro dava um tranquinho (espécie de totó por trás) pq ele não sabia que tinha freiado e então acelerava de novo um pouquinho dando o coice.
No segundo dia com o carro, ele continua fazendo a mesma coisa, ou seja, não foi isso que arrumou.
Resumo da obra:
1ª vez = atualização do software do câmbio (não resolveu) - 2 dias na CSS
2ª vez = troca da caixa de câmbio em SP (não resolveu) - 30 dias na CSS
3ª vez = recall e troca do sensor do pedal do freio (não resolveu) - 3 dias na CSS
Alguém tem alguma luz para mim?? Estou desanimaço.
O engraçado que comentei com eles todas as vezes. Se na hora que meu carro vai reduzindo a passagem da 2ª para a 1ª acontece aos 18 km/h nada acontece, perfeito. Se passa dos 18 e reduz por exemplo aos 10 km/h é batata. Tranco, totó, coice... =/
Deixei meu carro pela 3ª vez na CSS Louvre de SJC para ver esse tranco quando freio o carro. Ficaram de ver e na sexta eu peguei o carro. O coonsultor falaram que depois de muitos testes verificaram que o sensor do pedal do freio estava com problema e trocaram. Devido ele, segundo a CSS, o carro dava um tranquinho (espécie de totó por trás) pq ele não sabia que tinha freiado e então acelerava de novo um pouquinho dando o coice.
No segundo dia com o carro, ele continua fazendo a mesma coisa, ou seja, não foi isso que arrumou.
Resumo da obra:
1ª vez = atualização do software do câmbio (não resolveu) - 2 dias na CSS
2ª vez = troca da caixa de câmbio em SP (não resolveu) - 30 dias na CSS
3ª vez = recall e troca do sensor do pedal do freio (não resolveu) - 3 dias na CSS
Alguém tem alguma luz para mim?? Estou desanimaço.
O engraçado que comentei com eles todas as vezes. Se na hora que meu carro vai reduzindo a passagem da 2ª para a 1ª acontece aos 18 km/h nada acontece, perfeito. Se passa dos 18 e reduz por exemplo aos 10 km/h é batata. Tranco, totó, coice... =/
-
- Membros
- Mensagens: 61
- Registrado em: 06 Nov 2008, 11:16
- Estado: SP
- Cidade: Jundiaí
- Veiculo: C4 Pallas Exclusiv Flex Automático
- Localização: São Paulo-Capital
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
Pessoal,rodrigaosp escreveu:Acabei de buscar o carro, agora com as eletroválvulas trocadas.rodrigaosp escreveu:Pois é caros,
Também venho lutando contra este problema.
Estou no eu segundo C4 e no primeiro não tive o problema. Já neste, começou com 25mil KM. Fizeram duas atualizações de software, mesmo com a minha afirmação de que não resolveria, que sou do clube, que conheço o problema, etc.
Preciso do carro e encarei uma viagem longa. Eis que o problema acontece a cada 60 KM mais ou menos!!! Parei 8 vezes para retirar a mensagem!!!
Absurdo. Vamos ver agora como fica após a troca das eletroválvulas.
Lhes mantenho informados.
Abraço,
Rodrigaosp
Saí e fui logo para a Anhanguera (moro em Jundiaí, meu carro foi comprado na Le Mans, onde também faço as revisões). Andei 70 km suaves, sem trancos, com o carro bem solto e ágil, melhor que quando zero.
Andei mais uns 30 km na Bandeirantes e tudo perfeito também.
Vamos ver agora na segunda feira, vou para São Paulo e veremos como se sai no trânsito.
Mas por enquanto, a troca das eletroválvulas funcionou.
Lhes mantenho informados.
Abraços,
Rodrigaosp
Como havia dito, fui para de Jundiaí a São Paulo, com as eletroválvulas novas.
De imediato percebi a suavidade extrema das trocas. Nunca foi assim nem quando zero. Com isso veio uma melhoria no consumo; as trocas não são só mais suaves mas acontecem em faixas mais "normais" (nada de esticar desnecessariamente a 3a como acontecia antes).
Foram 150 km hoje, 100km na estrada. Carro perfeito.
Espero que continue assim. Vou continuar monitorando com cuidado durante a semana.
Abraço,
Rodrigaosp
-
- Membros
- Mensagens: 5
- Registrado em: 01 Jan 2012, 16:22
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
Bom dia pessoal
E aí, como vão as coisas?
Uma série de relatos indignados, mas nada de providências, o negócio não evolui.
Solicitamos apoio do Fórum em geral e da administração para nos orientar no que poderia ser feito à respeito deste problema da transmissão automática do C4 Pallas.
O que a gente poderia fazer unidos? Abrir um processo em conjunto?
Algum advogado no fórum para nos ajudar?
abraço a todos
E aí, como vão as coisas?
Uma série de relatos indignados, mas nada de providências, o negócio não evolui.
Solicitamos apoio do Fórum em geral e da administração para nos orientar no que poderia ser feito à respeito deste problema da transmissão automática do C4 Pallas.
O que a gente poderia fazer unidos? Abrir um processo em conjunto?
Algum advogado no fórum para nos ajudar?
abraço a todos
-
- Membros
- Mensagens: 9
- Registrado em: 19 Mai 2012, 15:52
- Estado: SP
- Cidade: Santo André
- Veiculo: Outros
- Localização: São Paulo
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
O detalhe que desanima, é que em um forum de admiradores da marca e modelo, em uma pasta apenas com tópicos sobre dicas de manutenção, 90% dos relatos é de defeito e proprietarios insatisfeitos. A Citroen realmente tem que tomar uma providencia, porque desta forma nada vai para a frente. Estive na Europa estes dias, e na Alemanha, a maioria dos carros são alemães, na Espanha tem de tudo, mas com predominancia tbem de carros de origem alemã. Na França, 50 % dos carros são PSA ou renault. E em todos estes lugares, o que se ve raramente são fiat, pois todos consideram uma verdadeira m***a, usados como 3 carro da familia ou o cinquecento, comprado como mini carro que pode ser usado em determinadas localidades que um carro normal não conseguiria devido a largura das ruas. Todos preferem comprar qualquer outro carro usado, do que um fiat novo, devido ao historico da Marca (so existe uma venda consideravel de Fiat no Brasil, e na italia, com carros tambem baratos), mesmo na italia, quem pode foge da Fiat. Isto significa que em outros lugares, a populaçao define o que é bom e ruim. Aqui, a citroen faz esta sacanagem com o povo e ninguem fala nada, e ela continua vendendo carros com os mesmos problemas. A melhor situação é realmente os proprietarios se unirem e colocarem a boca no trombone, para que a montadora tome uma posição.
-
- Membros
- Mensagens: 99
- Registrado em: 12 Out 2010, 13:09
- Estado: PE
- Cidade: Outra
- Veiculo: C4 Pallas GLX Manual
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
Eu acredito que começando já de uma forma digital já causa bastante impacto.
Escrever na página da Citroen no facebook, fazermos alguns blog, vídeos no youtbe, twiter, metendo a boca na citroen mesmo.. Eu já consegui fazer 3 pessoas não comprarem carro lá. O último de uma pessoa que nem conhecia e estava na Css fechadno um negócio fiz ela desistir na hora. O Vendedor quase quis morrer comigo!
Acho que temos que começar a agir e fazer da Citroen uma empresa que todos fiquem com um pé atrás na hora de comprar igual a Fiat
Escrever na página da Citroen no facebook, fazermos alguns blog, vídeos no youtbe, twiter, metendo a boca na citroen mesmo.. Eu já consegui fazer 3 pessoas não comprarem carro lá. O último de uma pessoa que nem conhecia e estava na Css fechadno um negócio fiz ela desistir na hora. O Vendedor quase quis morrer comigo!
Acho que temos que começar a agir e fazer da Citroen uma empresa que todos fiquem com um pé atrás na hora de comprar igual a Fiat
-
- Membros
- Mensagens: 32
- Registrado em: 28 Jun 2010, 21:02
- Estado: CE
- Cidade: Acaiaca
- Veiculo: C4 Pallas Exclusive Automático
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
rodrigaosp escreveu:Pessoal,rodrigaosp escreveu:Acabei de buscar o carro, agora com as eletroválvulas trocadas.rodrigaosp escreveu:Pois é caros,
Também venho lutando contra este problema.
Estou no eu segundo C4 e no primeiro não tive o problema. Já neste, começou com 25mil KM. Fizeram duas atualizações de software, mesmo com a minha afirmação de que não resolveria, que sou do clube, que conheço o problema, etc.
Preciso do carro e encarei uma viagem longa. Eis que o problema acontece a cada 60 KM mais ou menos!!! Parei 8 vezes para retirar a mensagem!!!
Absurdo. Vamos ver agora como fica após a troca das eletroválvulas.
Lhes mantenho informados.
Abraço,
Rodrigaosp
Saí e fui logo para a Anhanguera (moro em Jundiaí, meu carro foi comprado na Le Mans, onde também faço as revisões). Andei 70 km suaves, sem trancos, com o carro bem solto e ágil, melhor que quando zero.
Andei mais uns 30 km na Bandeirantes e tudo perfeito também.
Vamos ver agora na segunda feira, vou para São Paulo e veremos como se sai no trânsito.
Mas por enquanto, a troca das eletroválvulas funcionou.
Lhes mantenho informados.
Abraços,
Rodrigaosp
Como havia dito, fui para de Jundiaí a São Paulo, com as eletroválvulas novas.
De imediato percebi a suavidade extrema das trocas. Nunca foi assim nem quando zero. Com isso veio uma melhoria no consumo; as trocas não são só mais suaves mas acontecem em faixas mais "normais" (nada de esticar desnecessariamente a 3a como acontecia antes).
Foram 150 km hoje, 100km na estrada. Carro perfeito.
Espero que continue assim. Vou continuar monitorando com cuidado durante a semana.
Abraço,
Rodrigaosp
ainda funcionando?
quando (espero que nunca) der pau avisa!?
- rodrigo cardozo
- Membros
- Mensagens: 633
- Registrado em: 22 Ago 2010, 20:42
- Estado: RS
- Cidade: Porto Alegre
- Veiculo: Outros
- Localização: Porto Alegre
Re: CAIXA AUTOMÁTICA TRAVANDO 3a MARCHA
Apesar de nunca ter tido problemas com a AL4 (toc, toc, toc na madeira...rsrsrsrs), mantenho sempre as atualizações em dia do software da caixa. Na última que fiz semana passada (final 10, acho que 310...), notei:
- As trocas estão praticamente imperceptíveis em todas as marchas;
- Voltou a trocar bem parecido como em 2010, de 2ª p/ 1ª em 10km/h, de 1ª p/ 2ª antes dos 20km/h, de 2ª p/ 3ª a partir de 35km/h (aí depende da puxada que estamos dando), já entra a 4ª a partir de 60km/h (se estamos com pé leve), etc...
- Parece que o câmbio está mais "inteligente", percebendo que estamos esticando todas as trocas são retardadas, mantendo o giro mais alto (sem o modo S ativado);
- Com o S ativado, o bixinho dispara!!!
- Como disse antes, nunca tive problemas de trancos (nem outros), mas nesta atualização praticamente não se percebe as trocas (p/ cima ou p/ baixo).
Boa Sorte aos que estão com problemas, mas talvez seja recomendável tentar esta atualização,
Abç,
Rodrigo.
- As trocas estão praticamente imperceptíveis em todas as marchas;
- Voltou a trocar bem parecido como em 2010, de 2ª p/ 1ª em 10km/h, de 1ª p/ 2ª antes dos 20km/h, de 2ª p/ 3ª a partir de 35km/h (aí depende da puxada que estamos dando), já entra a 4ª a partir de 60km/h (se estamos com pé leve), etc...
- Parece que o câmbio está mais "inteligente", percebendo que estamos esticando todas as trocas são retardadas, mantendo o giro mais alto (sem o modo S ativado);
- Com o S ativado, o bixinho dispara!!!
- Como disse antes, nunca tive problemas de trancos (nem outros), mas nesta atualização praticamente não se percebe as trocas (p/ cima ou p/ baixo).
Boa Sorte aos que estão com problemas, mas talvez seja recomendável tentar esta atualização,
Abç,
Rodrigo.