Aí dacoregio, blz? A que tu atribui esse consumo bom com podium e aditivada? Trecho, pé, óleo???dacoregio escreveu:3 imagens valem mais que 3.000 palavras:
Usando Podium:
Usando Aditivada Petrobras:
Usando Alcool (detalhe do frio... esse dia peguei +3º C):
- kravitz
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
- dacoregio
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
Então Kravitz, atribuo a uma série de fatores.
1) Trecho da pista não foi tão plano. O segredo maior acho que foi constância da velocidade. Para quem acha que piloto automático só serve para gastar mais combustível em subida, tenho a contra prova. Mesmo que ele abra totalmente a borboleta de aceleração na subida, caso a rotação não esteja elevada, o consumo não será elevado. O ar passa com perda de carga minima, pois a abertura da borboleta é máxima.
2) Combustível de qualidade sempre. Nunca coloquei gasolina comum no carro. Nunca abasteci em posto que não tem procedência. Mais especificadamente sobre a Gasolina Podium, fora ela ser exclusiva no reservatório de partida a frio do meu carro, no tanque só coloquei uma vez, justamente essa vez dos 17,2 km/l. Ela infelizmente não vale a pena. Ela me proporciona uma economia de 3,6 %, porem custa 26,5 % a mais. Prejuízo de 22,8%.
3) O óleo que tenho usado é uma padrão de viscosidade menor (5W30) com aditivação melhor que o da Total (API SM contra o API SJ ou SL). Na próxima troca (que já deveria ter ocorrido) estou migrando para o API SN. Essa aditivação pode ser responsabilizada porque graças a ela, os depósitos de carbono no motor são menores, permitindo fechamento completo de válvulas e mínimas perdas de compressão, melhorando a capacidade do motor em transformar energia química (do combustível) em cinética (movimento).
Acho que o principal dos 3 fatos que apresentei acima é a velocidade de cruzeiro. Como só viajo com esse carro (na cidade tenho usado uma Parati 1990 com 276 mil km tão originais quanto ela) por estradas asfaltadas, geralmente catarinenses onde o limite é 80 km/h e absolutamente respeito a norma, seto esta velocidade no controlador e espero o destino chegar.
Sim, é um saco. No começo. No início tenho a impressão que a paisagem não passa, mas depois a gente se acostuma. O plus é que, como os caminhões com tacógrafo só podem rodar a essa velocidade também, a gente só alcança eles nas subidas forte, onde geralmente tem terceira faixa, o que facilita a ultrapassagem. Questão obvia, se todos rodam na mesma velocidade, não chegam perto um do outro.
De Parati eu fazia de Beltrão a Floripa em 9 horas e 40 minutos. De C4 levo 10 horas e 30 minutos. Só que a economia de combustível é muito visível. Eu não faço isso, mas consigo rodar de Beltrão a Florianópolis (700 km) e voltar até Lages (230 km) com um tanque de aditivada.
Tem gente que diz que o 1.6 gasta combustível igual ao 2.0 e anda muito menos. Que anda muito menos é verdade. O 2.0 é um capeta no asfalto. Só que quando tu leva os 38 cavalos a mais que ele tem para comer, eles cobram bem por isso.
Gosto de carro de aceleração. Porem, para que preciso de uma carro que passa os 200 km/h? O 1.6 chega em 200 km/h no velocimetro. Quando corrigido com GPS, consegui 198 km/h no meu. Precisamos de mais do que isso aqui no Brasil?
Que o propulsor 1.6 submotoriza o C4 em arrancadas é verdade, porem dá eficiência no uso do combustível. E foi isso que busquei quando optei por ele na compra. Faço médias que alguns carro 1000 não conseguem.
E tem um detalhe, calculei um erro entre 4 e 5% no computador de bordo. Na ponta do lapis esse numero são pelo menos 4% melhores.
Andando sem fazer força para ser econômico, mas respeitando os 80 km/h, meu carro faz 15,5 km/l sem esforço na gasolina. No Álcool 10,5 km/l.
Então molecada, o segredo é respeito a velocidade máxima, combustível bom e óleo moderno. O Total Quartz só é bom na Europa. Aqui no Brasil eles vendem tecnologia de 10 anos atras.
1) Trecho da pista não foi tão plano. O segredo maior acho que foi constância da velocidade. Para quem acha que piloto automático só serve para gastar mais combustível em subida, tenho a contra prova. Mesmo que ele abra totalmente a borboleta de aceleração na subida, caso a rotação não esteja elevada, o consumo não será elevado. O ar passa com perda de carga minima, pois a abertura da borboleta é máxima.
2) Combustível de qualidade sempre. Nunca coloquei gasolina comum no carro. Nunca abasteci em posto que não tem procedência. Mais especificadamente sobre a Gasolina Podium, fora ela ser exclusiva no reservatório de partida a frio do meu carro, no tanque só coloquei uma vez, justamente essa vez dos 17,2 km/l. Ela infelizmente não vale a pena. Ela me proporciona uma economia de 3,6 %, porem custa 26,5 % a mais. Prejuízo de 22,8%.
3) O óleo que tenho usado é uma padrão de viscosidade menor (5W30) com aditivação melhor que o da Total (API SM contra o API SJ ou SL). Na próxima troca (que já deveria ter ocorrido) estou migrando para o API SN. Essa aditivação pode ser responsabilizada porque graças a ela, os depósitos de carbono no motor são menores, permitindo fechamento completo de válvulas e mínimas perdas de compressão, melhorando a capacidade do motor em transformar energia química (do combustível) em cinética (movimento).
Acho que o principal dos 3 fatos que apresentei acima é a velocidade de cruzeiro. Como só viajo com esse carro (na cidade tenho usado uma Parati 1990 com 276 mil km tão originais quanto ela) por estradas asfaltadas, geralmente catarinenses onde o limite é 80 km/h e absolutamente respeito a norma, seto esta velocidade no controlador e espero o destino chegar.
Sim, é um saco. No começo. No início tenho a impressão que a paisagem não passa, mas depois a gente se acostuma. O plus é que, como os caminhões com tacógrafo só podem rodar a essa velocidade também, a gente só alcança eles nas subidas forte, onde geralmente tem terceira faixa, o que facilita a ultrapassagem. Questão obvia, se todos rodam na mesma velocidade, não chegam perto um do outro.
De Parati eu fazia de Beltrão a Floripa em 9 horas e 40 minutos. De C4 levo 10 horas e 30 minutos. Só que a economia de combustível é muito visível. Eu não faço isso, mas consigo rodar de Beltrão a Florianópolis (700 km) e voltar até Lages (230 km) com um tanque de aditivada.
Tem gente que diz que o 1.6 gasta combustível igual ao 2.0 e anda muito menos. Que anda muito menos é verdade. O 2.0 é um capeta no asfalto. Só que quando tu leva os 38 cavalos a mais que ele tem para comer, eles cobram bem por isso.
Gosto de carro de aceleração. Porem, para que preciso de uma carro que passa os 200 km/h? O 1.6 chega em 200 km/h no velocimetro. Quando corrigido com GPS, consegui 198 km/h no meu. Precisamos de mais do que isso aqui no Brasil?
Que o propulsor 1.6 submotoriza o C4 em arrancadas é verdade, porem dá eficiência no uso do combustível. E foi isso que busquei quando optei por ele na compra. Faço médias que alguns carro 1000 não conseguem.
E tem um detalhe, calculei um erro entre 4 e 5% no computador de bordo. Na ponta do lapis esse numero são pelo menos 4% melhores.
Andando sem fazer força para ser econômico, mas respeitando os 80 km/h, meu carro faz 15,5 km/l sem esforço na gasolina. No Álcool 10,5 km/l.
Então molecada, o segredo é respeito a velocidade máxima, combustível bom e óleo moderno. O Total Quartz só é bom na Europa. Aqui no Brasil eles vendem tecnologia de 10 anos atras.
Marcelo Monteiro Da Correggio
Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
Rodando na gasosa com os pneu originais, cheguei a fazer 18.2 km/l por 42 km aqui emdacoregio escreveu:3 imagens valem mais que 3.000 palavras:
Usando Podium:
Usando Aditivada Petrobras:
Usando Alcool (detalhe do frio... esse dia peguei +3º C):
Minas (hatch 2.0), depois não aguentei e comecei a pisar...
Qndo economizo chego a fazer de 13 a 13.8 km/l na Fernão Dias, normalmente faço 11.5 a 12 km/l andando bem.
Tenho certeza que não são as velas, pois com gasolina estava normal e só agora com quase 30k estou abastecendo com alcool.marcos_vinicius escreveu:Talvez pode ser o conjunto de velas já gastos. apesar desse motor não usar cabo de velas, já que as bobinas são juntas à flauta, vc sabe que o uso prolongado do alcool afeta muito as velas, já soube de casos em outros carros que as velas grudaram e tiveram que desmontar toda parte superior do motor. quando comprei o meu, apesar de pouco rodado, mandei troca-las.
Ontem rodei bastante depois do trampo e percebi uma mudança muito grande no comportamento do carro em baixa e depois no consumo. De uma hora para outra o carro ficou normal e o consumo que estava 4.5 km/l em 180 km rodados já esta em 4.7 km/l com mais 30 km rodados. Hoje meu carro subiu a rampa numa boa, sem qualquer problema.
Meu palpite é que alguma coisa estava segurando o carro ou fazendo o motor perder desempenho.
Daqui a pouco pego estrada e vou no alcool para verificar se realmente melhorou.
Abs.
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viewtopic.php?f=26&t=10229&start=140#p144273
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
Eu tenho usado podium sempre, fica mais econômico e anda mais.
Abasteci hoje, andei uns 10km e ainda tenho autonomia de 680km hahahaha
Sei que não quer dizer muita coisa, mas é legal ver quase 700km ali.
Abasteci hoje, andei uns 10km e ainda tenho autonomia de 680km hahahaha
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
Para quem já teve Vectra e Golf, eu estou muito contente com esta média. C4 Pallas 2.0 Auto, sempre com o cruise control ligado na maioria do tempo 100-110 na gasolina aditivada (Esso e Ipiranga). Foi na minha última viagem de SC para SP pela Regis. Tem 3 grandes serras no caminho e ainda rodei 3 dias no transito engarrafado de SP. Quando cheguei em SP a média estava em 12.9.
Tenho um cliente no Oeste do PR e são 800km de minha casa, como para lá são menos de 300km duplicado e ando muito tempo sem o CC ligado, a média cai para 11-11.5.
Sempre ando com o ar ligado regulado entre 21 e 23graus.
Carlos.
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
Bom dia, Galera. Estou a menos de um mês com o meu C4 Pallas GLX 2.0 e já descobri que quem tem problema de consumo alto tem pé pesado mesmo... consigo média de quase 14km/l na cidade.
C3 Picasso 2014
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
NOSSA SENHORA!
E eu achei que o meu estivesse econômico fazendo uns 11 o.o
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
Realmente o carro tinha melhorado bastante, tirando a dificuldade de subir a rampa com ele frio e carregado para viagem. Cheguei a fazer 10,5 km/l nos primeiros km, mas não tive muita paciência e pisei mais. Qndo parei por uns 10 min para um "pipi stop" o CB marcava 8.6 km/l, voltando para estrada o consumo voltou a piorar. Zerei um CB para conferir e fez 7.3km/l pisando bem menos.Zeppelin escreveu:... Meu palpite é que alguma coisa estava segurando o carro ou fazendo o motor perder desempenho.
Daqui a pouco pego estrada e vou no alcool para verificar se realmente melhorou.
Depois me ocorreu que este comportamento pode acontecer qndo eu dou partida direto, sem virar a chave e esperar as luzes apagarem. Lembro de ter feito isso na parada. (faço isso 90% das vezes)
Depois testei e parece que o carro melhora, mas não deu para medir o consumo pq na minha cidade ando de 1a, 2a e no máximo 3a. Na volta dei carona para meu irmão que pesa mais de 100 kg e suas bagagens e andei bem diferente do usual, fazendo mais retomadas.
Segunda voltei para gasolina e hoje estou com uma mistura de 25% de alcool, o carro subiu a rampa frio cantando pneu. O consumo já está quase normal como antes do alcool. Agora dificilmente meu C4 será abastecido com alcool, não gosto de frequentar posto combustível.
Abs.
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
Meu irmão já chegou a fazer média de 14 km/l no Pallas GLX manual dele. No meu anterior, também um Pallas GLX manual, tirei no máximo 12 km/l, rodando com ar ligado aqui no trânsito de Brasília. No meu novo, um Pallas Exclusive automático, não consegui passar ainda de 9 km/l no trânsito aqui, com ar ligado e usando só a gasolina aditivada de procedência. O carro ainda está com 800 km rodados, portando amaciando. Vamos ver pra frente.
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Re: Consumo C4 - Informações e Depoimentos
Eu e a minha namorada fizemos essa media quando fomos visitar o pai dela em Taquari (quase 100km de Porto Alegre).
Eu fui dirigindo e cheguei lá com 14.7km/L de média, mas ai andamos na cidade, um pouco mais de trânsito na estrada, ela gostou de pisar no C4 com o escapamento esportivo, enfim, ela baixou um pouco na volta hehe
Mas fiquei beem contente com a economia do carro, nunca imaginei que ele pudesse render tanto hehe
Ainda mais com os pneus mais largos (225). A gasolina que eu usei nesse tanque (e repeti) foi a Premium da Ipiranga. Quanto ao histórico do carro, gasolina aditivada (maior parte Supra e V-Power), um pouco de Etanol (8 tanques na sequência - pouco mais de 2.000km) e alguns tanques de Podium.
BMW 120i