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De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
No dia 19/01/2013 aconteceu a 1a etapa do Torneio de Regularidade no autódromo de Interlagos em SP. Tomei conhecimento deste torneio através do blog “Auto Entusiastas”, em um post do Bob Sharp.
Pra quem não conhece, este torneio é um campeonato organizado pela Federação de Automobilismo do Estado de São Paulo que geralmente é realizado em quatro etapas, todas em interlagos dividido em quatro categorias:
- Clássicos até 1988 Individual
- Clássicos até 1988 Duplas
- Modernos a partir de 1989 Individual
- Modernos a partir de 1989 Duplas
Diferente de um Track Day, onde cada um anda com o pé embaixo para tentar fazer o melhor tempo, no torneio de regularidade você escolhe um tempo e tem 10 minutos para aquecimento, 10 minutos para qualificação (decidir qual tempo você vai fazer) e 30 minutos para fazer este tempo escolhido.
No ano passado, você corria os 20 primeiros minutos e escolhia o seu tempo com base nos seus melhores tempos.
Este ano, a organização que definiu os três tempos a serem escolhidos: 2:28, 2:40 e 2:52.
Ao fim dos 20 minutos, todos voltam para o boxes e a organização escolhe as cinco melhores voltas (aquelas mais próximas do tempo escolhido por cada um) de todos participantes e anuncia a classificação final. Em ultima etapa em Dezembro, é anunciado o campeão somando-se os pontos obtidos em cada etapa.
Ao meu ver, as vantagens deste tipo de evento em comparação ao Track Day são que não importa o carro, você pode ir de Ferrari e escolher o tempo 2:52, isso nivela o evento dando chance de qualquer participante, com qualquer carro ser campeão, por não precisar “andar no talo” (você pode escolher um tempo alto), não haverá um desgaste excessivo do carro (pneus, freios, suspensão, motor e etc) e é um pouco mais barato – R$360, que ainda é caro, mas se você pensar que pagamos R$120 pra andar de kart, acho a experiência vale a pena.
No final do ano passado, tive a oportunidade de ir com o Felipe andar em interlagos de Audi pela Audi Experience – na ocasião eu dirigi um S3 (duas vezes) e um A1 e ele um TTS, uma Q3 e um A1. Posso dizer que no VTR (no meu caso, com Eibach e Atacama) você tem muito mais controle do carro nas curvas em comparação com o A1, o carro da Audi tomba muito e em comparação ao S3, é obvio que ele é melhor de aceleração que o C4, mas no quesito “curva”, nosso carro não fica muito atrás não (guardada as devidas proporções de carro/R$).
No começo (nos primeiros 10 minutos de treino) eu tentei “andar no limite” - entre aspas, porque não sou piloto e nunca tinha ido com o meu carro em interlagos e o meu melhor tempo foi 02:23. Quando parei nos boxes para informar o meu tempo vi que os pneus (Pirelli Phanton 225/40R18) estavam bem moles, então resolvi escolher o tempo de 02:40, afinal de contas eu tinha que trabalhar com o carro na segunda-feira então não queria judiar muito.
Nos 30 minutos de tomada de tempo (já andando mais na manha) meu melhor tempo foi 02:27, bem longe do 02:40 que eu havia escolhido.
A classificação final foi (oia eu aí em 14o lugar - rsrsrs):
As minhas passagens:
- Como vocês podem ver acima, são três postos de cronometragem, então não adianta você vim chutado e depois tirar o pé na reta dos boxes;
- É muito difícil se concentrar na pista, nos outros carros e no cronometro estando sozinho;
- É mais fácil ser constante perto do seu tempo escolhido andando perto do limite. Reparem que se houvesse um tempo 02:30 ou 02:35 eu provavelmente teria ido melhor. Da próxima vez escolherei o tempo de 02:28 que é um tempo perto do limite meu e do carro na pista;
- Tentei me policiar pelo tempo, usando o limitador e regulador de velocidade nas retas - não deu muito certo;
- Senti o pneu dobrar diversas vezes pois estava com a calibragem de rua (33/32). Da próxima vez vou colocar 40/41.
Uma das coisas mais divertidas é você conseguir descobrir o limite do SEU carro – o limite da frenagem, sentir o ABS funcionar em um ambiente controlado, perceber que o carro está escorregando (principalmente na curva do laranjinha) e ter ele na mão.
Bom, recomendo que vocês participem das próximas etapas...eu estarei lá tentando melhorar a minha classificação, hehehe.
Algumas fotos (tiradas com o celular – ainda estou aguardando a publicação das fotos oficiais do evento – assim que elas saírem, posto aqui):
Devidamente adesivado, vistoriado e aguardando o início:
Outros participantes (o “Fuka” não participou, mas o Evo sim):
Kia Optima e um A3T:
Um Cooper (1.6 aspirado, não o “S” que estava sendo guiado por um senhor com seus 70 anos):
O 500 não correu:
Um protótipo V8 centra e tração traseira – a lá Mad Max:
Evo é mato:
Porschezinho Boxter S (foi pra pista):
A ficha para você marcar seu tempo escolhido:
Rouge aguardando para entrar na pista:
Percorridos 74 Km com média de 5 km/l:
Vídeos:
Melhor volta cronometrada:
Pra quem não conhece, este torneio é um campeonato organizado pela Federação de Automobilismo do Estado de São Paulo que geralmente é realizado em quatro etapas, todas em interlagos dividido em quatro categorias:
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Diferente de um Track Day, onde cada um anda com o pé embaixo para tentar fazer o melhor tempo, no torneio de regularidade você escolhe um tempo e tem 10 minutos para aquecimento, 10 minutos para qualificação (decidir qual tempo você vai fazer) e 30 minutos para fazer este tempo escolhido.
No ano passado, você corria os 20 primeiros minutos e escolhia o seu tempo com base nos seus melhores tempos.
Este ano, a organização que definiu os três tempos a serem escolhidos: 2:28, 2:40 e 2:52.
Ao fim dos 20 minutos, todos voltam para o boxes e a organização escolhe as cinco melhores voltas (aquelas mais próximas do tempo escolhido por cada um) de todos participantes e anuncia a classificação final. Em ultima etapa em Dezembro, é anunciado o campeão somando-se os pontos obtidos em cada etapa.
Ao meu ver, as vantagens deste tipo de evento em comparação ao Track Day são que não importa o carro, você pode ir de Ferrari e escolher o tempo 2:52, isso nivela o evento dando chance de qualquer participante, com qualquer carro ser campeão, por não precisar “andar no talo” (você pode escolher um tempo alto), não haverá um desgaste excessivo do carro (pneus, freios, suspensão, motor e etc) e é um pouco mais barato – R$360, que ainda é caro, mas se você pensar que pagamos R$120 pra andar de kart, acho a experiência vale a pena.
No final do ano passado, tive a oportunidade de ir com o Felipe andar em interlagos de Audi pela Audi Experience – na ocasião eu dirigi um S3 (duas vezes) e um A1 e ele um TTS, uma Q3 e um A1. Posso dizer que no VTR (no meu caso, com Eibach e Atacama) você tem muito mais controle do carro nas curvas em comparação com o A1, o carro da Audi tomba muito e em comparação ao S3, é obvio que ele é melhor de aceleração que o C4, mas no quesito “curva”, nosso carro não fica muito atrás não (guardada as devidas proporções de carro/R$).
No começo (nos primeiros 10 minutos de treino) eu tentei “andar no limite” - entre aspas, porque não sou piloto e nunca tinha ido com o meu carro em interlagos e o meu melhor tempo foi 02:23. Quando parei nos boxes para informar o meu tempo vi que os pneus (Pirelli Phanton 225/40R18) estavam bem moles, então resolvi escolher o tempo de 02:40, afinal de contas eu tinha que trabalhar com o carro na segunda-feira então não queria judiar muito.
Nos 30 minutos de tomada de tempo (já andando mais na manha) meu melhor tempo foi 02:27, bem longe do 02:40 que eu havia escolhido.
A classificação final foi (oia eu aí em 14o lugar - rsrsrs):
As minhas passagens:
- Como vocês podem ver acima, são três postos de cronometragem, então não adianta você vim chutado e depois tirar o pé na reta dos boxes;
- É muito difícil se concentrar na pista, nos outros carros e no cronometro estando sozinho;
- É mais fácil ser constante perto do seu tempo escolhido andando perto do limite. Reparem que se houvesse um tempo 02:30 ou 02:35 eu provavelmente teria ido melhor. Da próxima vez escolherei o tempo de 02:28 que é um tempo perto do limite meu e do carro na pista;
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- VTRPOA
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Re: De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
Muito legal Lincão!
Já participei desse tipo de evento, mas com carro antigo e a turma é bem legal.
Parabéns pela postagem e fotos.
Abraços!
Já participei desse tipo de evento, mas com carro antigo e a turma é bem legal.
Parabéns pela postagem e fotos.
Abraços!
VT[color=#FF0000]R[/color] Noir Obsidian, Aero, Xenon Direcional, Couro c/ aquecimento, K&N, Resolfen, Eibach Pro-Kit, Continental Extreme Contact, Mini Antena.
- bruno figueiredo
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Re: De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
Show Lincão!!! É isto ae, agora quero ver parar, hehehe....
Parabéns!
Abs.
Parabéns!
Abs.
Bruno Figueiredo.
- kravitz
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Re: De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
Show lincão, parabens! E todos os carros que tu passou estavam andando pra valer mesmo? Tirando a tia do ix35, claro hehehehe. O VTR fez bonito hein! Abraço!
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Re: De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
Valeu!kravitz escreveu:Show lincão, parabens! E todos os carros que tu passou estavam andando pra valer mesmo? Tirando a tia do ix35, claro hehehehe. O VTR fez bonito hein! Abraço!
Nem todos...percebi que no começo (os primeiros 20 minutos) o pessoal estava mais com o pé embaixo (dos carros "grandes")...depois muita gente tirou o pé para fazer o tempo "sério"...
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- motoba
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Re: De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
Ta ai um lugar q um dia ainda quero brincar:) parabens pelas boas imagens e pq nao pelo tempo? muito provavelmente tera uma melhora nos proximos.
E valeu por ter compartilhado com a gente...show de bola lincao!!!
E valeu por ter compartilhado com a gente...show de bola lincao!!!
We will we will ROCK YOU!
- RodVTS98
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Re: De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
Nooossaaa!!!.. Show de bola, Lincão!!!... Saudades de andar em interlagos!!!... Parabéns!!
Agora, vc foi macho de andar com as aro 18 na pista, hein!!!... Caraca!!... O asfalto é muito abrasivo!!!.. Não arrancou uns cotoco dos pneus?!?.. Hehhehe
Abração!
Rodrigo.
Agora, vc foi macho de andar com as aro 18 na pista, hein!!!... Caraca!!... O asfalto é muito abrasivo!!!.. Não arrancou uns cotoco dos pneus?!?.. Hehhehe
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Rodrigo.
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C4 VTS 180cv - O sonho acabou... SAUDADESSS!!
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Re: De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
Show de mais... muito bom mesmo!
Esse seu VTR ta lindissimo!
Mandou bemzao na pista..
Eu teria mo medo dos nego fechar.. se perder nas curvas e te ferrar! kkkkk tipo a tia do IX35
VTR na pista acho que o ideal era ir com umas 16ou 17 perfil 50, isso deixaria o carro mais ligeiro sem também ficar sem muita aderência!
E foi corajoso mesmo de rodar com os pneus 18 no asfalto da pista!
Abssss
Esse seu VTR ta lindissimo!
Mandou bemzao na pista..
Eu teria mo medo dos nego fechar.. se perder nas curvas e te ferrar! kkkkk tipo a tia do IX35
VTR na pista acho que o ideal era ir com umas 16ou 17 perfil 50, isso deixaria o carro mais ligeiro sem também ficar sem muita aderência!
E foi corajoso mesmo de rodar com os pneus 18 no asfalto da pista!
Abssss
Citroen DS3
Curte um som eletronico?! Então:
Siga-me no instagram--> cfilth_x
Ou ouça meus sets --> http://soundcloud.com/cfilth
Curte um som eletronico?! Então:
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Re: De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
Valeu RodVTS98 e cfilth!
Bora de 18 mesmo...andei pesquisando o preço de rodas de ferro aro 15 ou 16 e pneus pra elas mas não compensa...cadapneu desse que eu estou usando (Pirello Phanton) custa R$350 e vou pagar uma média de R$1.200 num jogo novo de rodas+pneus - com isso eu troco os pirelli de novo e sem falar que teria que escutar a patroa buzinar no meu ouvido depois pq não tenho onde guardá-las no apartamento.
[]'s
Lincão!
Bora de 18 mesmo...andei pesquisando o preço de rodas de ferro aro 15 ou 16 e pneus pra elas mas não compensa...cadapneu desse que eu estou usando (Pirello Phanton) custa R$350 e vou pagar uma média de R$1.200 num jogo novo de rodas+pneus - com isso eu troco os pirelli de novo e sem falar que teria que escutar a patroa buzinar no meu ouvido depois pq não tenho onde guardá-las no apartamento.
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Re: De C4 VTR em Interlagos – Torneio de Regularidade
Muito legal Lincão! Parabéns! Sem contar que seu carro ta pi** das galaxias..
doido, sabe quando que vai ser a próxima etapa?
divulga aí pra gente..
doido, sabe quando que vai ser a próxima etapa?
divulga aí pra gente..