Pra quem não conhece, este torneio é um campeonato organizado pela Federação de Automobilismo do Estado de São Paulo que geralmente é realizado em quatro etapas, todas em interlagos dividido em quatro categorias:
- Clássicos até 1988 Individual
- Clássicos até 1988 Duplas
- Modernos a partir de 1989 Individual
- Modernos a partir de 1989 Duplas
Diferente de um Track Day, onde cada um anda com o pé embaixo para tentar fazer o melhor tempo, no torneio de regularidade você escolhe um tempo e tem 10 minutos para aquecimento, 10 minutos para qualificação (decidir qual tempo você vai fazer) e 30 minutos para fazer este tempo escolhido.
No ano passado, você corria os 20 primeiros minutos e escolhia o seu tempo com base nos seus melhores tempos.
Este ano, a organização que definiu os três tempos a serem escolhidos: 2:28, 2:40 e 2:52.
Ao fim dos 20 minutos, todos voltam para o boxes e a organização escolhe as cinco melhores voltas (aquelas mais próximas do tempo escolhido por cada um) de todos participantes e anuncia a classificação final. Em ultima etapa em Dezembro, é anunciado o campeão somando-se os pontos obtidos em cada etapa.
Ao meu ver, as vantagens deste tipo de evento em comparação ao Track Day são que não importa o carro, você pode ir de Ferrari e escolher o tempo 2:52, isso nivela o evento dando chance de qualquer participante, com qualquer carro ser campeão, por não precisar “andar no talo” (você pode escolher um tempo alto), não haverá um desgaste excessivo do carro (pneus, freios, suspensão, motor e etc) e é um pouco mais barato – R$360, que ainda é caro, mas se você pensar que pagamos R$120 pra andar de kart, acho a experiência vale a pena.
No final do ano passado, tive a oportunidade de ir com o Felipe andar em interlagos de Audi pela Audi Experience – na ocasião eu dirigi um S3 (duas vezes) e um A1 e ele um TTS, uma Q3 e um A1. Posso dizer que no VTR (no meu caso, com Eibach e Atacama) você tem muito mais controle do carro nas curvas em comparação com o A1, o carro da Audi tomba muito e em comparação ao S3, é obvio que ele é melhor de aceleração que o C4, mas no quesito “curva”, nosso carro não fica muito atrás não (guardada as devidas proporções de carro/R$).
No começo (nos primeiros 10 minutos de treino) eu tentei “andar no limite” - entre aspas, porque não sou piloto e nunca tinha ido com o meu carro em interlagos e o meu melhor tempo foi 02:23. Quando parei nos boxes para informar o meu tempo vi que os pneus (Pirelli Phanton 225/40R18) estavam bem moles, então resolvi escolher o tempo de 02:40, afinal de contas eu tinha que trabalhar com o carro na segunda-feira então não queria judiar muito.
Nos 30 minutos de tomada de tempo (já andando mais na manha) meu melhor tempo foi 02:27, bem longe do 02:40 que eu havia escolhido.
A classificação final foi (oia eu aí em 14o lugar - rsrsrs):

As minhas passagens:

- Como vocês podem ver acima, são três postos de cronometragem, então não adianta você vim chutado e depois tirar o pé na reta dos boxes;
- É muito difícil se concentrar na pista, nos outros carros e no cronometro estando sozinho;
- É mais fácil ser constante perto do seu tempo escolhido andando perto do limite. Reparem que se houvesse um tempo 02:30 ou 02:35 eu provavelmente teria ido melhor. Da próxima vez escolherei o tempo de 02:28 que é um tempo perto do limite meu e do carro na pista;
- Tentei me policiar pelo tempo, usando o limitador e regulador de velocidade nas retas - não deu muito certo;
- Senti o pneu dobrar diversas vezes pois estava com a calibragem de rua (33/32). Da próxima vez vou colocar 40/41.
Uma das coisas mais divertidas é você conseguir descobrir o limite do SEU carro – o limite da frenagem, sentir o ABS funcionar em um ambiente controlado, perceber que o carro está escorregando (principalmente na curva do laranjinha) e ter ele na mão.
Bom, recomendo que vocês participem das próximas etapas...eu estarei lá tentando melhorar a minha classificação, hehehe.
Algumas fotos (tiradas com o celular – ainda estou aguardando a publicação das fotos oficiais do evento – assim que elas saírem, posto aqui):
Devidamente adesivado, vistoriado e aguardando o início:

Outros participantes (o “Fuka” não participou, mas o Evo sim):

Kia Optima e um A3T:

Um Cooper (1.6 aspirado, não o “S” que estava sendo guiado por um senhor com seus 70 anos):

O 500 não correu:

Um protótipo V8 centra e tração traseira – a lá Mad Max:

Evo é mato:

Porschezinho Boxter S (foi pra pista):

A ficha para você marcar seu tempo escolhido:

Rouge aguardando para entrar na pista:






Percorridos 74 Km com média de 5 km/l:

Vídeos:
Melhor volta cronometrada: