Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
JORGEMAZZA
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Re: Como testar se o relê da ventoinha está com problema?

Mensagem por JORGEMAZZA »

Na verdade eu estou querendo arrumar eu mesmo.
Por isso estou perguntando no forum.

Para mandar arrumar, os orçamentos são absurdos pois eles mentem.
Então, mesmo que minha ventoinha não esteja queimada, ele vão falar que estão.

O que eu estou estranhando é que mesmo com a ventoinha parada a temperatura do painel não aumenta. continua em 3 barrinhas. E outra coisa que não entendi é que o ventilador interno também parou.

Qual a ligação do ventilador interno com a ventoinha externa?

danilort
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Automático

Mensagem por danilort »

Retirei o carro da Concessionária e levei pra uma oficina de confiança aqui do fórum ((21) 25733930 - Oficina do Fracês) . Fui super bem recebido e me foi explicado que terei mesmo que trocar a ventoinha. Após a troca da ventoinha, pode ser necessária a troca da resistência. O mais importante é que o valor da mão de Obra será a mesma e eu posso levar a ventoinha que eu quiser para botar, sendo que eles estão me oferecendo uma nova original por R$1.070,00. Ainda posso tentar recondicionar a minha ventoinha.

Alguém do RJ tem algum lugar de confiança para recondicionar o motor da ventoinha??
Obrigado!
Imagem
C4 Hatch Exclusive Pack Tech

rgazetta
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Mensagem por rgazetta »

O motor não fica mais que 200,00 pra recondicionar e fica novo em folha.

Retirar o para-choque requer cuidado tem partes que se não tomar cuidado quebra.
=====================
Reginaldo G.
C4Pallas 2009 Flex Automático
Idea 2012 Flex Automático

JORGEMAZZA
Membros

rgazetta escreveu:O motor não fica mais que 200,00 pra recondicionar e fica novo em folha.

Retirar o para-choque requer cuidado tem partes que se não tomar cuidado quebra.

Como faço para saber como tirar esse plástico que protege o radiador?
Pode dar uma ajuda?

JORGEMAZZA
Membros

danilort escreveu:Retirei o carro da Concessionária e levei pra uma oficina de confiança aqui do fórum ((21) 25733930 - Oficina do Fracês) . Fui super bem recebido e me foi explicado que terei mesmo que trocar a ventoinha. Após a troca da ventoinha, pode ser necessária a troca da resistência. O mais importante é que o valor da mão de Obra será a mesma e eu posso levar a ventoinha que eu quiser para botar, sendo que eles estão me oferecendo uma nova original por R$1.070,00. Ainda posso tentar recondicionar a minha ventoinha.

Alguém do RJ tem algum lugar de confiança para recondicionar o motor da ventoinha??
Obrigado!

Oi Danilo.
O seu C4 parou a ventoinha e parou também o ventilador interno?
O meu parou os 2... mas quando aciono o ar condicionado, a ventoinha funciona.
O seu carro marcava no painel que ele estava esquentando.
O meu não aparece no painel que está esquentando... fica sempre nas 3 barrinhas...
É o mesmo caso do seu mesmo?
Abc

rgazetta
Membros
Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático

Mensagem por rgazetta »

Pra remover o para-choque, tem que soltar ele todo por baixo e interno as rodas dianteiras, ai solta os parafusos de cima na frente dele, ai você puxa com cuidado que sai todinho é 1 peça só.

A ventoinha é 4 parafusos + uma tomada elétrica de encaixar, fácil fácil.
=====================
Reginaldo G.
C4Pallas 2009 Flex Automático
Idea 2012 Flex Automático

danilort
Membros

Mensagem por danilort »

JORGEMAZZA, no meu caso parou a ventoinha e, preventivamente, o ar-condicionado parou para não sofrer danos (segundo os mecânicos tanto da citroen e da oficina onde o carro está). Me explicaram na oficina que o acionamento da ventoinha dos C4 possui dois estágios, sendo que é possível que a ventoinha arme com uma demanda menor ou maior de refrigeração para o motor. No meu caso a ventoinha não estava mais armando de jeito nenhum mas no seu pode ser que somente esteja armando devido ao funcionamento do ar condicionado, devido ao uso do tal segundo estágio (não tenho certeza, mas estou deduzindo das informações passadas pelos mecãnicos).
Imagem

JORGEMAZZA
Membros

danilort escreveu:JORGEMAZZA, no meu caso parou a ventoinha e, preventivamente, o ar-condicionado parou para não sofrer danos (segundo os mecânicos tanto da citroen e da oficina onde o carro está). Me explicaram na oficina que o acionamento da ventoinha dos C4 possui dois estágios, sendo que é possível que a ventoinha arme com uma demanda menor ou maior de refrigeração para o motor. No meu caso a ventoinha não estava mais armando de jeito nenhum mas no seu pode ser que somente esteja armando devido ao funcionamento do ar condicionado, devido ao uso do tal segundo estágio (não tenho certeza, mas estou deduzindo das informações passadas pelos mecãnicos).

Eu também acho que é isso que falou... mas qual a solução?
Qual o defeito? O relê, o sensor de temperatura outra coisa?

JORGEMAZZA
Membros

Wah escreveu:A minha ventoinha ja liga direto, toda hora ela liga e desliga, mesmo com o A/C desligado!! As barrinhas da temperatura estão sempre no meio, não dando a entender superaquecimento..!!! Será q pode ser o relé tbm??
O meu é o inverso. As barrinhas também estão sempre no meio, mas a ventoinha não está acionando. E estou sentindo o carro esquentar, e as barrinhas no meio...
Não entendo...

danilort
Membros

Mensagem por danilort »

O seu carro pode não estar aquecendo devido ao fluxo normal de vento... (Isto se vc estiver verificando o "não aquecimento" em velocidade)... Se quando não estiver andando, em dias quentes, em locais com alta temperatura a ventoinha não armar e a temperatura não subir no painel, pode ser que realmente o sensor não esteja registrando a alta temperatura...

No meu caso acabei trocando a ventoinha, e nada mais... após a troca da ventoinha, o mecânico percebeu que a tal resistência ainda está boa e as demais peças também...
Ar condicionado agora voltou a gelar 100% e o acionamento da ventoinha está perfeito... 1º e 2º estágio.
Imagem

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”