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Blends
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por Blends »

loudenvier escreveu:Várias empresas de óleo prometem redução no consumo de combustível, mas isto não passa de mito e marketing. E também tem o efeito placebo. Muita gente até pisa menos, sem nem perceber, para ver se o consumo realmente melhora (eu consigo fazer 7.5km/l ou 10km/l aqui na Barra da Tijuca apenas mudando o jeito de "pisar" no acelerador entre um reabastecimento e outro).

Não adianta mudar a viscosidade do óleo e achar que o motor que não foi feito pensando naquele óleo ficará mais econômico.

Se trocar todos os filtros, pode-se conseguir alguma economia, mas mesmo assim muito pouco. Lembrem-se que 4% de economia prometida pelos "novos óleos" significa passar de 8km/l para 8,32km/l e não os valores que estão relatando. Se assim o fosse, vocês têm alguma dúvida que os departamentos de marketing dos fabricantes dos óleos não iriam usar como propaganda?

Tudo é efeito placebo.
Não acredito que seja placebo, até pq o uso em estrada, é 100% dos Km rodados usando o "piloto automático", logo, não há como ter alguma interferência humana para que ocorra essa diferença.
O uso do oleo 5W30 não é indicado pela Cotroen, porém é indicado pela Peugeot, que utiliza o mesmo motor.

serginhoarnoud
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por serginhoarnoud »

Na verdade é um pouco lógico que mudar a viscosidade do oleo altere o consumo. Se vc usa um oleo mais grosso, o motor trabalha mais pesado, mais preso, fazendo mais força para as mesmas acoes. Com um oleo mais fino, ao contrario. A questao seria QUANTO de economia estamos falando. Eu acho dificil, pois desde que eu me convenci que nao dava pra acelerar com pneu perfil 30, eu venho buscando o maximo de economia hehe. E isso ficou mais facil dps que eu troquei o oleo, mas com certeza pode ser so placebo. Pra mim, nao interessa, o que importa eh que eu to fazendo medias melhores.
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loudenvier
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por loudenvier »

Blends escreveu: Não acredito que seja placebo, até pq o uso em estrada, é 100% dos Km rodados usando o "piloto automático", logo, não há como ter alguma interferência humana para que ocorra essa diferença.
O uso do oleo 5W30 não é indicado pela Cotroen, porém é indicado pela Peugeot, que utiliza o mesmo motor.
Estou plenamente convencido que seja, sim, placebo. Me diga qual era sua média antes e depois desta mudança de óleo. Se for mais do que 4% de economia, acima dos mais altos devaneios do pessoal de marketing dos fabricantes de óleo, então tem realmente algo estranho, não acha?

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loudenvier
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por loudenvier »

serginhoarnoud escreveu:Na verdade é um pouco lógico que mudar a viscosidade do oleo altere o consumo. Se vc usa um oleo mais grosso, o motor trabalha mais pesado, mais preso, fazendo mais força para as mesmas acoes. Com um oleo mais fino, ao contrario. A questao seria QUANTO de economia estamos falando. Eu acho dificil, pois desde que eu me convenci que nao dava pra acelerar com pneu perfil 30, eu venho buscando o maximo de economia hehe. E isso ficou mais facil dps que eu troquei o oleo, mas com certeza pode ser so placebo. Pra mim, nao interessa, o que importa eh que eu to fazendo medias melhores.
Isto faz sentido para o leigo. Muitas coisas "fazem sentido" à primeira vista, mas não sobrevivem a um escrutínio mais cuidadoso. Se o motor não for preparado para a viscosidade, não importa diminuí-la, ele não vai rodar com menos esforço. A diferença de viscosidade do óleo não impactará no esforço que o motor fará para "mover". Isto só impacta nos motores ESPECIFICAMENTE feitos para rodar com estes óleos super finos. Estes motores, inclusive, não podem rodar com os outros óleos. Procure mais sobre isto nos forums de mecânica, principalmente no exterior onde estes contos da carochinha são refutados em divertidas discussões acaloradas entre mecânicos, usuários e até marqueteiros...

Mas suponhamos que haja uma diferença no consumo... Seria muito difícil imaginar que superaria os 4% informados por estes mesmos exagerados marqueteiros, não acha? Mas o pessoal aqui tá mostrando economias acima de 10%!!!! Isto não faz o menor sentido. Contraria toda lógica.

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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por serginhoarnoud »

Cara, se o pessoal aqui tá mentindo, não vai ferir ninguém, a não ser o "mentiroso". O meu carro mudou o consumo. Antes, era dificil manter acima dos 8.0km/L na cidade. Após completar 15mil km, depois da troca de óleo dos 10.000km na css, troquei pelo 5w30 e conseguia manter facilmente a média perto dos 9km/L (um pouco abaixo disso, mas se pegasse um trânsito bem livre, chegava a quase 9.5).
Finalmente, furei um pneu das 20" e troquei as rodas por umas de 15" de ferro que eu tinha em casa guardadas: média subiu bastante e agora eu mantenho facilmente ela acima de 10 na cidade com trânsito médio e, livre, 11km/L.
Sim, são várias mudanças, mas eu tenho tudo anotado e computado em um app de celular. Desde 0km eu uso filtro e escape esportivo, rodas 20" e carro rebaixado. Antes de por as rodas de ferro, mas depois da troca de óleo, pus algo perto de 50kg de som (lastro), que não alterou significativamente no consumo (não notei diferença alguma).
Se vc acha que eu estou mentindo, ou que eu to fazendo alguma coisa além disso pra alterar o consumo positivamente, problema não é meu.
Outros detalhes importantes: abasteço 90% das vezes no mesmo posto BR com gasolina aditivada (supra), calibro meus pneus constantemente e o carro anda basicamente só com lastro (caixas de ferramenta, agora o som, lixo - isso é bastante hehe) e motorista, sem passageiro(s).
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caldas
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por caldas »

No manual do meu carro pede o 15w50
Acho o óleo grosso, mas é o que recomenda o manual.
Outro "problema" que vejo em colocar óleos muito finos como o 5w30 é ele passar pelos anéis de seguimento e ser queimado na câmara de combustão, com isso vai abaixar o nível do óleo e você vai ter que ficar completando, além de ficar verificando o nível.

Outro problema é usar esse óleo 5w30 no calor do Rio de Janeiro pro exemplo. :(

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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por loudenvier »

Não falei que ninguém estava mentindo, mas tão somente que estão se confundindo. Este é o efeito placebo. Muita gente se cura de verdade sem remédio algum!

No seu caso o óleo não teve NADA a ver com a melhoria no consumo. Se mudar o óleo passasse de 8km/l para 9km/l este seria o óleo mais miraculoso do universo conhecido! Como eu te falei, eu faço de 7.4 a 10km/l na cidade dependendo de como piso e do trânsito que pego...

A mudança do pneu com certeza muda bastante o consumo. A calibragem também. Temos que notar que muitas vezes quando vamos trocar o óleo o camarada lá calibra os pneus e tudo mais. Tudo isto entra no efeito placebo.

Sem testes científicos isto fica só no achismo. Mas uma coisa que não pode ser contestada é que NENHUM óleo irá passar dos 8km/l para perto dos 9km/l. O que mudou foi outra coisa, não o óleo: foi a tocada, foi uma calibragem melhor, foi sorte no trânsito, só não foi o óleo.
serginhoarnoud escreveu:Cara, se o pessoal aqui tá mentindo, não vai ferir ninguém, a não ser o "mentiroso". O meu carro mudou o consumo. Antes, era dificil manter acima dos 8.0km/L na cidade. Após completar 15mil km, depois da troca de óleo dos 10.000km na css, troquei pelo 5w30 e conseguia manter facilmente a média perto dos 9km/L (um pouco abaixo disso, mas se pegasse um trânsito bem livre, chegava a quase 9.5).
Finalmente, furei um pneu das 20" e troquei as rodas por umas de 15" de ferro que eu tinha em casa guardadas: média subiu bastante e agora eu mantenho facilmente ela acima de 10 na cidade com trânsito médio e, livre, 11km/L.
Sim, são várias mudanças, mas eu tenho tudo anotado e computado em um app de celular. Desde 0km eu uso filtro e escape esportivo, rodas 20" e carro rebaixado. Antes de por as rodas de ferro, mas depois da troca de óleo, pus algo perto de 50kg de som (lastro), que não alterou significativamente no consumo (não notei diferença alguma).
Se vc acha que eu estou mentindo, ou que eu to fazendo alguma coisa além disso pra alterar o consumo positivamente, problema não é meu.
Outros detalhes importantes: abasteço 90% das vezes no mesmo posto BR com gasolina aditivada (supra), calibro meus pneus constantemente e o carro anda basicamente só com lastro (caixas de ferramenta, agora o som, lixo - isso é bastante hehe) e motorista, sem passageiro(s).

Blends
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por Blends »

Troquei o óleo do carro hoje e fui novamente de 5W30!
Engraçado que a Citroen nao indica este oleo, porém a Peugeot indica, ambas utilizam o mesmo motor, o TU5JP.
O consumo afeta e muito com o oleo, amanhã pegarei estrada mais uma vez, 300km, chegando no destino posto fotos do consumo.
Na troca foi: Filtro de oleo e o oleo somente, nada a mais.

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loudenvier
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por loudenvier »

Blends escreveu:Troquei o óleo do carro hoje e fui novamente de 5W30!
Engraçado que a Citroen nao indica este oleo, porém a Peugeot indica, ambas utilizam o mesmo motor, o TU5JP.
O consumo afeta e muito com o oleo, amanhã pegarei estrada mais uma vez, 300km, chegando no destino posto fotos do consumo.
Na troca foi: Filtro de oleo e o oleo somente, nada a mais.
Dê uma pesquisada nos forums sobre óleo e verá que não existe mágica para melhorar o seu consumo mudando a viscosidade do óleo. Nem os fabricantes indicam mais do que 4% de ganho (o que nenhum mecânico/preparador gringo confirma). Não compare consumo de estrada com cidade ou misto.

Mas se querem se convencer que o óleo faz esta mágica, realmente não tem mais o que ser feito.

Xamã
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Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM

Mensagem por Xamã »

Prezados,

tô no 5w - 30, API SN, ILSAC - GF5, da Texaco, desde os 2.000 kms, e o motor tá girando redondo/macio e um mais econômico desde o momento em que passei a utilizar.

Estou achando o desempenho deste óleo muito bom, face à excelente relação custo x benefício.

Preço do litro, no RJ: R$ 20,00.

Acho que está bom, para quem está trocando a cada 5.000 kms...

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