Discussões sobre todos os carros da Citroën
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loudenvier
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por loudenvier »

rodrigo cardozo escreveu: Discordo... Quando comprei o C4, testei todos os concorrentes e optei sem pestanejar pelo Citroen, e não me arrependo nem um pouco (apesar de sentir falta do teto solar que tinha no carro anterior). O Focus seria minha 2ª opção, principalmente pela baixa disposição do motor em comparação ao C4 (o interior, apesar de inferior, dá p/engolir). Comparei somente carros automáticos (C4, Focus, I30, Subaru e Vectra GTX). O AL4, apesar das críticas, é disparado o mais ágil dos citados!!! Como nunca tive problemas com o meu, como citei antes, até agora o meu carro é só alegrias e não me arrependo da escolha. No quesito conforto e mimos, nem vale a pena comentar, pois com exceção do teto Solar que não estava disponível na época, o C4 dá uma lavada na concorrência (por incrível que pareça, até hoje tem gente que se surpreende com a cabine - conforto e acabamento e o painel do C4, principalmente à noite, pela iluminação).
Eu acho que você está discordando "visualmente" e não "mecanicamente". Você realmente deu chances ao Subaru? Achou um carro de tração dianteira e 140cv, melhor que um de tração integral e 160cv? Como pode isto?!?! :-)

O Focus é melhor mecanicamente, mais confortável no rodar e mais estável que o C4. Como disse, é tão bom quanto um C30... Mas o automático dele é um lixo com apenas 4 marchas. Eu andei em um 407, acho que é o mesmo câmbio do C4 e concordo com você que é bem melhor que o automatico da Ford, pois o torque do C4 é um pouco maior (20,4kgf). Talvez este seja o grande diferenciador na sua análise... Mas o Subaro nem se compara... O carro não é bonito, mas é outro mundo mecanicamente...

Eu não compraria nenhum automático de 4 marchas apenas hoje em dia nem por um decreto mesmo... então, para mim, esta discussão não faz tanto sentido assim...

Como o meu é um VTR, o que posso dizer é o seguinte: EU NUNCA COMPRARIA UM FOCUS NO LUGAR DO VTR.

Os mimos eletrônicos do VTR (e talvez de todos os C4) são muito superiores... O volante de cubo fixo é uma humilhação à parte. Fica tão melhor para usar os controles do volante que já use o controle de cruzeiro mais vezes em 2 meses com o C4 do que em 2 anos com o C30. O limitador de velocidade pra mim é um show à parte e ótimo para quando não queremos ser multados mas o trânsito está intenso demais para usar o cruise control.

O painel é humilhante. O acabamento parece de carro 1 ou 2 níveis acima.

O acelerador, infelizmente, tem um vácuo perto dos 1000 RPM e demora para subir o giro, mas se mantiver em giro alto anda igual um louco...

Enfim: C4 VTR = Feliz igual pinto no lixo...

Como disse: nem considero o automatico.

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Rodrigo Peres
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por Rodrigo Peres »

rrabadan escreveu:Olá, pessoal!
Obrigado pelas respostas.

R$ 8000,00 em 9 meses é bem pesado! O antigo dono não efetuava a manutenção corretamente ou foram peças que você decidiu trocar?

Eu também estou olhando um Focus, mas o C4 é mil vezes mais interessante.
Tanto em acabamento como em conforto.

Qnt o preço das manutenções, não devo me assustar.
Tive um Golf e acredito que seja por aí.

Acabei encontrando um amigo e ele tem um C4 mecânico.
Reclamou do câmbio, mas nada que prejudicasse um pouco.

Valeu, pessoal!
Cara eu podia ter economizado um pouco se tivesse feito alguns orçamentos, mas em sp é difícil tempo pra isso. Os amortecedores poderiam ser mais baratos se fossem de outra marca.
Tentei deixar o carro com a máxima confiabilidade possível, não sabia como o último dono cuidou.
Posso estar errado, mas pelos itens que troquei e fiz manutenção tenho um carro que não vai dar dor de cabeça e não vai me deixar na mão. Assim espero!

rrabadan
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por rrabadan »

Marquei de ver sábado um GLX.
Vamos ver se sai negócio.

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rodrigo cardozo
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por rodrigo cardozo »

loudenvier escreveu:
rodrigo cardozo escreveu: Discordo... Quando comprei o C4, testei todos os concorrentes e optei sem pestanejar pelo Citroen, e não me arrependo nem um pouco (apesar de sentir falta do teto solar que tinha no carro anterior). O Focus seria minha 2ª opção, principalmente pela baixa disposição do motor em comparação ao C4 (o interior, apesar de inferior, dá p/engolir). Comparei somente carros automáticos (C4, Focus, I30, Subaru e Vectra GTX). O AL4, apesar das críticas, é disparado o mais ágil dos citados!!! Como nunca tive problemas com o meu, como citei antes, até agora o meu carro é só alegrias e não me arrependo da escolha. No quesito conforto e mimos, nem vale a pena comentar, pois com exceção do teto Solar que não estava disponível na época, o C4 dá uma lavada na concorrência (por incrível que pareça, até hoje tem gente que se surpreende com a cabine - conforto e acabamento e o painel do C4, principalmente à noite, pela iluminação).
Eu acho que você está discordando "visualmente" e não "mecanicamente". Você realmente deu chances ao Subaru? Achou um carro de tração dianteira e 140cv, melhor que um de tração integral e 160cv? Como pode isto?!?! :-)

O Focus é melhor mecanicamente, mais confortável no rodar e mais estável que o C4. Como disse, é tão bom quanto um C30... Mas o automático dele é um lixo com apenas 4 marchas. Eu andei em um 407, acho que é o mesmo câmbio do C4 e concordo com você que é bem melhor que o automatico da Ford, pois o torque do C4 é um pouco maior (20,4kgf). Talvez este seja o grande diferenciador na sua análise... Mas o Subaro nem se compara... O carro não é bonito, mas é outro mundo mecanicamente...

Eu não compraria nenhum automático de 4 marchas apenas hoje em dia nem por um decreto mesmo... então, para mim, esta discussão não faz tanto sentido assim...

Como o meu é um VTR, o que posso dizer é o seguinte: EU NUNCA COMPRARIA UM FOCUS NO LUGAR DO VTR.

Os mimos eletrônicos do VTR (e talvez de todos os C4) são muito superiores... O volante de cubo fixo é uma humilhação à parte. Fica tão melhor para usar os controles do volante que já use o controle de cruzeiro mais vezes em 2 meses com o C4 do que em 2 anos com o C30. O limitador de velocidade pra mim é um show à parte e ótimo para quando não queremos ser multados mas o trânsito está intenso demais para usar o cruise control.

O painel é humilhante. O acabamento parece de carro 1 ou 2 níveis acima.

O acelerador, infelizmente, tem um vácuo perto dos 1000 RPM e demora para subir o giro, mas se mantiver em giro alto anda igual um louco...

Enfim: C4 VTR = Feliz igual pinto no lixo...

Como disse: nem considero o automatico.

Olha, o que gostei do Focus, foram a suspensão (disparado melhor que o C4) e o T.Solar... Como disse antes, não foi suficiente p/ me convencer em detrimento do C4...

Também, como havia afirmado, testei (andei) nos carros que citei... E o Subaru, em 2010, ficaria em penúltima opção de minha escolha. C4, Focus, I30, Subaru e V.GTX, seria a minha ordem... Questão de opção pessoal, mas o desenho do Subaru e o Interior são bem questionáveis, embora concorde com você sobre a parte mecânica (não sei como estaria a versão atual, mas na época, só se tivesse bala p/ um WRX...rsrsrsrs).Detalhe: só uso álcool, tendo 151 cv's e 21,6 kg/f de torque...

Com relação ao "lag" do acelerador, não noto este problema no Aut (faço todas as atualizações de software de motor e caixa disponibilizadas pela CCS)... E quando uso o modo "S" então... O bixinho dispara...
RODRIGO
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loudenvier
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por loudenvier »

rodrigo cardozo escreveu:Olha, o que gostei do Focus, foram a suspensão (disparado melhor que o C4) e o T.Solar... Como disse antes, não foi suficiente p/ me convencer em detrimento do C4...

Também, como havia afirmado, testei (andei) nos carros que citei... E o Subaru, em 2010, ficaria em penúltima opção de minha escolha. C4, Focus, I30, Subaru e V.GTX, seria a minha ordem... Questão de opção pessoal, mas o desenho do Subaru e o Interior são bem questionáveis, embora concorde com você sobre a parte mecânica (não sei como estaria a versão atual, mas na época, só se tivesse bala p/ um WRX...rsrsrsrs).Detalhe: só uso álcool, tendo 151 cv's e 21,6 kg/f de torque...

Com relação ao "lag" do acelerador, não noto este problema no Aut (faço todas as atualizações de software de motor e caixa disponibilizadas pela CCS)... E quando uso o modo "S" então... O bixinho dispara...
O SUBARU é muito feio! Concordo plenamente.

Acho que no automático não aparecerá o LAG do acelerador, pois ele controla na "embreagem" (conversor de torque). Dá para reproduzir o mesmo com a embreagem no manual, deixando subir o giro primeiro antes de soltar a embreagem... Mas, pqp, ter que ficar fazendo isto para o carro responder é um saco... Descarbonização da TBI diminuiu muito o problema.

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rodrigo cardozo
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por rodrigo cardozo »

loudenvier escreveu:
O SUBARU é muito feio! Concordo plenamente.

Acho que no automático não aparecerá o LAG do acelerador, pois ele controla na "embreagem" (conversor de torque). Dá para reproduzir o mesmo com a embreagem no manual, deixando subir o giro primeiro antes de soltar a embreagem... Mas, pqp, ter que ficar fazendo isto para o carro responder é um saco... Descarbonização da TBI diminuiu muito o problema.
Parceiro, alguns colegas afirmam existir uma atualização que resolveria o problema... Não saberia confirmar a existência da mesma, mas acho que vale uma "sondada" com os CT's em uma CCS... Ainda mais se o problema chega a atrapalhar o modo de dirigir e/ou colocar o motorista em situações de risco...
RODRIGO
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Lucasand
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por Lucasand »

Bom dia amigos(as)
Vou aproveitar o tópico para registrar minha dúvida.
Estou quase comprando meu carro, e seria o C4 hatchGLX, mas tenho bastante duvidas sobre uma melhor compra, vi vários modelos na faixa dos 30.000 ano 2009/2010 com até 60mil km rodados, e a dúvida seria : 1.6 ou 2.0 AT ( até agora nao achei em recife um 2.0 MT) estava querendo fugir de uma possível bronca no cambio AT, pq se por ventura acontecesse seria bastante frustrante desembolsar mais de 2,5 mil reais em apenas 1 único item no meu primeiro carro, e tambem nao quero um carro que faça menos que 7km/l de GASOLINA na cidade, acho um absurdo você pegar um carro para fazer isso, eu acho que ninguém bateu na sua mãe. Entao resumindo tudo, qual seria uma compra melhor custoxbeneficio em todos os quesitos, oleo, gasolina, etc.. etc..? O C4 1.6 ou 2.0 AT ?

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AndréLS
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por AndréLS »

Quando comprei o meu morrendo de vontade de ter um AT não tive coragem de apostar na roleta russa.

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piolho
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por piolho »

Lucasand escreveu:Bom dia amigos(as)
Vou aproveitar o tópico para registrar minha dúvida.
Estou quase comprando meu carro, e seria o C4 hatchGLX, mas tenho bastante duvidas sobre uma melhor compra, vi vários modelos na faixa dos 30.000 ano 2009/2010 com até 60mil km rodados, e a dúvida seria : 1.6 ou 2.0 AT ( até agora nao achei em recife um 2.0 MT) estava querendo fugir de uma possível bronca no cambio AT, pq se por ventura acontecesse seria bastante frustrante desembolsar mais de 2,5 mil reais em apenas 1 único item no meu primeiro carro, e tambem nao quero um carro que faça menos que 7km/l de GASOLINA na cidade, acho um absurdo você pegar um carro para fazer isso, eu acho que ninguém bateu na sua mãe. Entao resumindo tudo, qual seria uma compra melhor custoxbeneficio em todos os quesitos, oleo, gasolina, etc.. etc..? O C4 1.6 ou 2.0 AT ?
Quanto a problemas no câmbio, não sei opinar. Pode ser até questão de sorte dar problema ou não. Com o automático que tive antes (caixa AL4) rodei apenas 36.000 km; no atual (caixa AT8), apenas 11.500 km.

Com relação ao consumo, minhas médias foram as seguintes:
* 1.6 (câmbio manual): 7,89 km/l com álcool e 10,94 km/l com gasolina
* 2.0 (câmbio automático AL4): 6,48 km/l com álcool e 9,57 km/l com gasolina
* 2.0 (câmbio automático AT8): 6,93 km/l com álcool e 9,48 km/l com gasolina

Essas médias foram feitas em Brasília, onde tudo é mais ou menos plano, favorecendo o consumo. Com relação ao meu jeito de dirigir, uso bastante freio-motor, mas, em compensação, sempre arranco na frente de todo mundo, no semáforo. :-p

Lucasand
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Re: Ajuda em compra de um C4

Mensagem por Lucasand »

piolho escreveu:
Lucasand escreveu:Bom dia amigos(as)
Vou aproveitar o tópico para registrar minha dúvida.
Estou quase comprando meu carro, e seria o C4 hatchGLX, mas tenho bastante duvidas sobre uma melhor compra, vi vários modelos na faixa dos 30.000 ano 2009/2010 com até 60mil km rodados, e a dúvida seria : 1.6 ou 2.0 AT ( até agora nao achei em recife um 2.0 MT) estava querendo fugir de uma possível bronca no cambio AT, pq se por ventura acontecesse seria bastante frustrante desembolsar mais de 2,5 mil reais em apenas 1 único item no meu primeiro carro, e tambem nao quero um carro que faça menos que 7km/l de GASOLINA na cidade, acho um absurdo você pegar um carro para fazer isso, eu acho que ninguém bateu na sua mãe. Entao resumindo tudo, qual seria uma compra melhor custoxbeneficio em todos os quesitos, oleo, gasolina, etc.. etc..? O C4 1.6 ou 2.0 AT ?
Quanto a problemas no câmbio, não sei opinar. Pode ser até questão de sorte dar problema ou não. Com o automático que tive antes (caixa AL4) rodei apenas 36.000 km; no atual (caixa AT8), apenas 11.500 km.

Com relação ao consumo, minhas médias foram as seguintes:
* 1.6 (câmbio manual): 7,89 km/l com álcool e 10,94 km/l com gasolina
* 2.0 (câmbio automático AL4): 6,48 km/l com álcool e 9,57 km/l com gasolina
* 2.0 (câmbio automático AT8): 6,93 km/l com álcool e 9,48 km/l com gasolina

Essas médias foram feitas em Brasília, onde tudo é mais ou menos plano, favorecendo o consumo. Com relação ao meu jeito de dirigir, uso bastante freio-motor, mas, em compensação, sempre arranco na frente de todo mundo, no semáforo. :-p
Amigo, você poderia relatar algo sobre a manutenção preventiva do C4 1.6 MT ? Se eu pegar um com procedência e sem avarias internas, qual seria a media que eu iria gastar com ele na manutenção preventiva? (Assim que eu comprasse ja botaria a suspensão do 307)

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