Eu acho que você está discordando "visualmente" e não "mecanicamente". Você realmente deu chances ao Subaru? Achou um carro de tração dianteira e 140cv, melhor que um de tração integral e 160cv? Como pode isto?!?! :-)rodrigo cardozo escreveu: Discordo... Quando comprei o C4, testei todos os concorrentes e optei sem pestanejar pelo Citroen, e não me arrependo nem um pouco (apesar de sentir falta do teto solar que tinha no carro anterior). O Focus seria minha 2ª opção, principalmente pela baixa disposição do motor em comparação ao C4 (o interior, apesar de inferior, dá p/engolir). Comparei somente carros automáticos (C4, Focus, I30, Subaru e Vectra GTX). O AL4, apesar das críticas, é disparado o mais ágil dos citados!!! Como nunca tive problemas com o meu, como citei antes, até agora o meu carro é só alegrias e não me arrependo da escolha. No quesito conforto e mimos, nem vale a pena comentar, pois com exceção do teto Solar que não estava disponível na época, o C4 dá uma lavada na concorrência (por incrível que pareça, até hoje tem gente que se surpreende com a cabine - conforto e acabamento e o painel do C4, principalmente à noite, pela iluminação).
O Focus é melhor mecanicamente, mais confortável no rodar e mais estável que o C4. Como disse, é tão bom quanto um C30... Mas o automático dele é um lixo com apenas 4 marchas. Eu andei em um 407, acho que é o mesmo câmbio do C4 e concordo com você que é bem melhor que o automatico da Ford, pois o torque do C4 é um pouco maior (20,4kgf). Talvez este seja o grande diferenciador na sua análise... Mas o Subaro nem se compara... O carro não é bonito, mas é outro mundo mecanicamente...
Eu não compraria nenhum automático de 4 marchas apenas hoje em dia nem por um decreto mesmo... então, para mim, esta discussão não faz tanto sentido assim...
Como o meu é um VTR, o que posso dizer é o seguinte: EU NUNCA COMPRARIA UM FOCUS NO LUGAR DO VTR.
Os mimos eletrônicos do VTR (e talvez de todos os C4) são muito superiores... O volante de cubo fixo é uma humilhação à parte. Fica tão melhor para usar os controles do volante que já use o controle de cruzeiro mais vezes em 2 meses com o C4 do que em 2 anos com o C30. O limitador de velocidade pra mim é um show à parte e ótimo para quando não queremos ser multados mas o trânsito está intenso demais para usar o cruise control.
O painel é humilhante. O acabamento parece de carro 1 ou 2 níveis acima.
O acelerador, infelizmente, tem um vácuo perto dos 1000 RPM e demora para subir o giro, mas se mantiver em giro alto anda igual um louco...
Enfim: C4 VTR = Feliz igual pinto no lixo...
Como disse: nem considero o automatico.