-
- Membros
- Estado: GO
- Veiculo: C4 Pallas GLX Flex Automático
Re: Óleo Mobil Eco Power 5W30 SAE API-SM
Alguem aqui ja usou o 10W30?
- loudenvier
- Membros
- Estado: RJ
- Veiculo: C4 VTR
- Contato:
Eu não usaria, pois está dentro dos limites inferiores e superiores de nossa temperatura e prefiro ter mais "folga".leliton ayres escreveu:Alguem aqui ja usou o 10W30?
No meu Volvo C30 2.4 antigo, de 5 cilindros e 170 cavalos, um motor mais exigente que o do C4, eu só usava óleo sintético (totalmente sintético) 5w30, morando no Rio de Janeiro.
-
- Membros
- Estado: ES
- Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual
Boa noite pessoal. Faz alguns meses que fiz a revisão de 30 mil km do meu citroen c4 hatch 1.6 GLX. Após 5 mil km rodados percebi que o oleo baixou um pouco na vareta, nada absurdo mas comprei um litro de oleo para completar o original mesmo total quartz 10w40. Ai que vem o problema, eu nao consigo de jeito nenhum tirar a tampa de oleo do motor, eu rodo para a esquerda e ela afrouxa mas nao sai, ao girar um pouco mais ela tranca novamente. A pergunta é. Tem algum macete para tirar a tampa? Será que ela foi mal encaixada na ultima revisão?
Estou um pouco preocupado por que a maldita tampa fica frouxa mas nao sai de maneira alguma, ela gira apenas 1/4 de volta. Será que pode ter quebrado alguma trava da tampa? Como posso resolver isso? Vou na concessionária onde fiz a ultima revisão amanha bem cedo.
Estou um pouco preocupado por que a maldita tampa fica frouxa mas nao sai de maneira alguma, ela gira apenas 1/4 de volta. Será que pode ter quebrado alguma trava da tampa? Como posso resolver isso? Vou na concessionária onde fiz a ultima revisão amanha bem cedo.
- loudenvier
- Membros
- Contato:
Olhem que interessante: uma lista de óleos recomendados para o C4 por país:
http://wiki.answers.com/Q/What_engine_o ... citroen_c4
Achei legal o 0W30... provavelmente conseguirá melhor rendimento com este, ou, no mínimo, partidas mais tranquilas para o motor (mas ele pode ficar mais barulhento!)
Acabei de achar o manual de aplicação de óleo para a Citroën:
http://silmarx.byethost14.com/files/car ... _Guide.pdf
A parte que nos mais interessa é a aplicação para a América do Sul:
SOUTH AMERICA
- TOTAL QUARTZ TOTAL QUARTZ diesel
- Mixed oils for all engines Oil specifically for diesel engines
GASOLINA
9000 5W40 / 7000 10W40 / 7000 15W50 / 5000 15W40 / 5000 20W50
DIESEL
7000 10W40 / 5000 15W40
Ou seja: Nem o 0W30 nem o 5W30 são indicados. Me pergunto se isto não tem a ver com nossa péssima gasolina, já que ele é indicado no resto do mundo todo. Imagino que no Sul o 0W30 seria ótima escolha... mas, outra vez, não é o indicado para o nosso carro! Apesar de um monte de gente os estar utilizando sem problemas. Acho que vou colocar um 5W40... Pois fiquei encucado com o xW30 não ser indicado para nossa terra. Algum motivo deve existir!
http://wiki.answers.com/Q/What_engine_o ... citroen_c4
Achei legal o 0W30... provavelmente conseguirá melhor rendimento com este, ou, no mínimo, partidas mais tranquilas para o motor (mas ele pode ficar mais barulhento!)
Acabei de achar o manual de aplicação de óleo para a Citroën:
http://silmarx.byethost14.com/files/car ... _Guide.pdf
A parte que nos mais interessa é a aplicação para a América do Sul:
SOUTH AMERICA
- TOTAL QUARTZ TOTAL QUARTZ diesel
- Mixed oils for all engines Oil specifically for diesel engines
GASOLINA
9000 5W40 / 7000 10W40 / 7000 15W50 / 5000 15W40 / 5000 20W50
DIESEL
7000 10W40 / 5000 15W40
Ou seja: Nem o 0W30 nem o 5W30 são indicados. Me pergunto se isto não tem a ver com nossa péssima gasolina, já que ele é indicado no resto do mundo todo. Imagino que no Sul o 0W30 seria ótima escolha... mas, outra vez, não é o indicado para o nosso carro! Apesar de um monte de gente os estar utilizando sem problemas. Acho que vou colocar um 5W40... Pois fiquei encucado com o xW30 não ser indicado para nossa terra. Algum motivo deve existir!
-
- Membros
- Estado: BA
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Olá galera!!!
Dá uma olhada nesse site aqui... Ele detalha tudo sobre oleos lubrificantes.
http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o- ... z2cbrUtb1s
em especial o porque não usar um determinado tipo aqui no Brasil, em função da nossa caracteristica tropical!
Dá uma olhada nesse site aqui... Ele detalha tudo sobre oleos lubrificantes.
http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o- ... z2cbrUtb1s
em especial o porque não usar um determinado tipo aqui no Brasil, em função da nossa caracteristica tropical!
-
- Membros
- Estado: BA
- Veiculo: C4 Exclusiv 2.0 Flex Manual
Por fim, como está no site>>>
"Para finalizar, colocando em um exemplo, se seu carro requer um óleo SAE 10W40 com API SL, use sintético SAE 10w40 e se puder, com API SM (para maximizar o desempenho). Você até poderia usar algum óleo com o primeiro número SAE menor que 10 e o segundo número eventualmente um pouco maior do que 40, (como o SAE 5W40). Mas nunca deve elevar o primeiro número nem diminuir o segundo além do que é o recomendado pelo fabricante. Por exemplo, nesse caso não é adequado usar o SAE 20W60, exceto em condições especiais previstas no manual, como após alta quilometragem (normalmente 100.000 km)."
Leia mais: http://oleoparacarros.com.br/2011/03/o- ... z2cc1fcGSF
"Para finalizar, colocando em um exemplo, se seu carro requer um óleo SAE 10W40 com API SL, use sintético SAE 10w40 e se puder, com API SM (para maximizar o desempenho). Você até poderia usar algum óleo com o primeiro número SAE menor que 10 e o segundo número eventualmente um pouco maior do que 40, (como o SAE 5W40). Mas nunca deve elevar o primeiro número nem diminuir o segundo além do que é o recomendado pelo fabricante. Por exemplo, nesse caso não é adequado usar o SAE 20W60, exceto em condições especiais previstas no manual, como após alta quilometragem (normalmente 100.000 km)."
- loudenvier
- Membros
- Contato:
Ou seja, exatamente o que já falamos durante todo o tópico! :-)reiaurora escreveu:Por fim, como está no site>>>
Contudo o "segundo número" (viscosidade em 100º, ou 90º não me lembro, ou seja, em regime de operação) para o C4 varia de país para país, e é W30 na maior parte do mundo.
O "primeiro número" (viscosidade em baixa temperatura, acho que 0º ou 5º) indica o quão "fino" ele é quando vc dá partida no carro. Para lugares com temperaturas muito baixas o óleo poderia ficar muito "grosso" e demorar demais a lubrificar o motor... No Brasil não temos este problema, mas a viscosidade em baixa indica o quão rápido o óleo vai começar a atuar com eficiência, por isso coloco 5W, e, se achasse um que valesse a pena (<R$ 50/L), colocaria 0W.
Agora, o que eu uso é API SN, melhor ainda que o SM indicado pelo artigo, que deve ser um pouco defasado por não mencionar os mais modernos!
-
- Membros
- Estado: RS
- Veiculo: C4 Exclusiv Sport 2.0 Flex Manual
Eu to usando o 5w30 há 3.000km e tá tudo certo ainda. Sexta pela manhã (já que amanhã não vai dar =/) vou dar mais uma conferida no nível, pois domingo eu vou participar de um Track-Day com ele. A última vez que eu tinha conferido, tava tudo certo.
Estou usando aqui em casa esse 5w30 num Peugeot 307 1.6 com 110.000km. Frio, ele queima um pouco de óleo, mas, depois de aquecido, fica 10. Quero por o 5w40 nos dois carros na próxima troca, já que está começando o verão aqui no sul =)
Estou usando aqui em casa esse 5w30 num Peugeot 307 1.6 com 110.000km. Frio, ele queima um pouco de óleo, mas, depois de aquecido, fica 10. Quero por o 5w40 nos dois carros na próxima troca, já que está começando o verão aqui no sul =)
BMW 120i
-
- Membros
- Estado: SC
Li a recomendação do manual e também retirei bastante informações aqui do forum, porém ainda estou na dúvida entre essas duas opções:
Mobil 5W30 Ecopower
Motul 4100 Turbolight 10w40
Ambos de base semi sintética. Não sei qual óleo o dono utilizava antes, mas creio que seja o 15w50 da concessionária, o carro tem 72k km, qual óleo vocês recomendam entre esses dois ?
Mobil 5W30 Ecopower
Motul 4100 Turbolight 10w40
Ambos de base semi sintética. Não sei qual óleo o dono utilizava antes, mas creio que seja o 15w50 da concessionária, o carro tem 72k km, qual óleo vocês recomendam entre esses dois ?
C4 VTR 2007
- fmiglior
- Moderador
- Estado: SP
siga recomendação do manual. 5w40 ou 10w40. se quer escolher entre esses dois, vá no motul 10w40
EX C4 VTR