Olá pessoal!
Sou novo aqui e fiquei muito interessado ao ler a mensagem do Lincão descrevendo o problema que ele teve no VTR! Meu C4 Hatch 2.0 mecanico flex (2012) já passou por algo semelhante, mas na verdade a falha ocorria mais em alta rotação, fora as questões com motor frio.
1) Primeiro sintoma do problema era que em muitas partidas frias a alcool, se esticasse uma 1ª ou 2ª já aparecia "falha no motor" ou "check engine". Sim, eu sei que não se deve esticar com o motor frio, mas não podia chegar em 3.500 rpm que ele já fazia um barulho de "espirro" nas trocas e o erro aparecia, comprometendo completamente o funcionamento do motor (engasgando). Tinha que parar, desligar por alguns minutos, e tentar religar para ver se o erro sumia. Em muitas das vezes o erro não sumia e era obrigado a levar na concessionária (em garantia) para fazer a leitura pela OBD e "zerar parametros". Pessoalmente, sempre achei esse procedimento falho, uma vez que a leitura deveria servir para entender as mensagens de erro/alerta e trabalhar preventivamente para evitar que o problema voltasse a ocorrer. Lição aprendida: ligar o carro e não esticar qualquer marcha até que atingisse a 3ª marca do mostrador digital de temperatura (eu já tive carro frances, mas não demandava tamanho cuidado, o Clio 1.6 flex apenas cortava giro cedo com motor frio). Se esticar na 1ª ou 2ª marca o carro dá uma espirrada e pode aparecer erro. O consultor/mecanico deu algumas dicas conhecidas como andar +10km apos abastecer, não trocar de combustivel frequentemente, virar a chave e esperar a injeção ler antes de dar a partida. Hoje o problema diminuiu bastante, mas nao foi extinto (suspeita de leigo: imagino que a CSS fez algum ajuste pra não aparecer mais erro). Alguém sabe a causa raiz do erro e formas mais efetivas de contornar o problema?
2) Era nítida a perda de potência em alta rotação (acima de 5.000 rpm). Por um período (entre 30 e 40K km) ele subia a rotação "normalmente" até uns 4.000 e depois começava a perder aceleração até estabilizar em ~5.500, qualquer que fosse a marcha mas principalmente em 3ª ou 4ª (resultado: o conta-giros digital se quer ficava vermelho - shift light). Em 1ª ainda se conseguia cortar giro devido a rapidez com que o carro ganha giro, mas o carro acelerava aos tranquinhos. Nas outras marchas ele chegava a perder velocidade com o pé embaixo e a rotação alta, sem chegar perto dos 6.000 ou cortar giro de vez (6.500). Exigente do jeito que sou, estava muito decepcionado pois provavelmente estava rodando com 130cv ou menos e giro limitado na prática em 5.000. O risco de ficar na mão numa ultrapassagem em mão dupla era enorme. Levei na concessionária Louvre de Taubaté, onde meu carro foi carinhosamente apelidado de Relampago McQueen (devido os varios testes dos mecanicos para resolver o problema), e tudo foi testado (segundo os mesmos), inclusive velas novas. Como não estava na km, não foram trocadas na época. O problema foi resolvido esvaziando o tanque, colocando 10L de gasolina aditivada, rodando uns 30km em rotação normal e acostumando o carro com o novo combustível. Depois disso, peguei o carro e enchi uns 3 ou 4 tanques com gasolina (até meu bolso e pé reclamarem) e voltar com (quase) sucesso para o alcool. Hoje meu carro está 90%, o problema de corte prematuro de giro não ocorre como antes, mas é nitida a perda de potencia e falta de folego pra subir giro em algumas situacoes. Ja comparei com outros C4 usados da propria CSS e carros mais novos de 2 colegas (ambos 2.0 mecanicos, com baixa km). Resultado: meu C4 está manco e não sei o que fazer.
Pergunta: essa limpeza da TBI é realizada em garantia? É realizada ou recomendada em alguma das revisões? Já estou com 55K e ainda na garantia, como nunca me falaram disso vou deixar o carro na segunda-feira e sugerir isso, além da tal "limpeza química do coletor de admissão" (descarbonização). Alguma sugestão ou problema similar já visto?
Obrigado a todos e até algum encontro!
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Re: Comparação de barulho do filtro esportivo
Olá , então o ideal é comprar esse filtro http://www.streetpower.com.br/filtro-de ... 3-pol-p89/
e o adaptador http://www.streetpower.com.br/adaptador ... pol-p4990/
Correto ?
Obrigado ! Mt louco o barulho! .
e o adaptador http://www.streetpower.com.br/adaptador ... pol-p4990/
Correto ?
Obrigado ! Mt louco o barulho! .
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Re: Comparação de barulho do filtro esportivo
Quero também fazer no meu C4 Hatch 2.0. É isso mesmo que o 08nene citou?08nene escreveu:Olá , então o ideal é comprar esse filtro http://www.streetpower.com.br/filtro-de ... 3-pol-p89/
e o adaptador http://www.streetpower.com.br/adaptador ... pol-p4990/
Correto ?
Obrigado ! Mt louco o barulho! .
Vi esse link la atrás http://www.tuningparts.com.br/filtro-de ... pid=TLw7Sf
Isso serve?
Tem que ser 77mm?