Teve um problema no seu C4 e resolveu? Ensine aqui como! Não sabe solucionar o seu? Pergunte Aqui!
loudenvier
Membros
Estado: RJ
Veiculo: C4 VTR
Contato:

Re: Consumo excessivo de óleo

Mensagem por loudenvier »

Amigos, o C4 1.6 "parece" queimar mais óleo que o 2.0 por simplesmente ter muito menos óleo. Eu coloco 5L no meu VTR e "toca" no máximo... No 1.6 são 3L... Ou seja, tem muito mais o que "queimar" no 2.0 antes de dar aviso de nível baixo. Com o mesmo ritmo de queima 3L viram 2L enquanto 5L viram 4L (um chega no mínimo o outro nem na metade do nível).

Outro ponto muito importante a considerar: o tipo do óleo. O óleo de fazer pipoca usado pela Citroën certamente queima MUITO MAIS facilmente que um óleo de alto nível, 100% sintético (óleo semi-sintético é só propaganda). Portanto coloque um 5W40 ou 10W40 categorizado como API SN (o mais moderno, pode escolher a marca, todas serão infinitamente melhores que o Total - pentosin, mobil, havoline, lubrax supera, ipiranga f1 master, etc.) e seja feliz.

Te garanto que vai queimar menos óleo (ou nenhum), proteger melhor o motor durante as partidas e te fazer um dono de C4 mais feliz.

junassis
Membros
Estado: SP
Veiculo: C4 Hatch 1.6 Manual

Mensagem por junassis »

loudenvier escreveu:Amigos, o C4 1.6 "parece" queimar mais óleo que o 2.0 por simplesmente ter muito menos óleo. Eu coloco 5L no meu VTR e "toca" no máximo... No 1.6 são 3L... Ou seja, tem muito mais o que "queimar" no 2.0 antes de dar aviso de nível baixo. Com o mesmo ritmo de queima 3L viram 2L enquanto 5L viram 4L (um chega no mínimo o outro nem na metade do nível).

Outro ponto muito importante a considerar: o tipo do óleo. O óleo de fazer pipoca usado pela Citroën certamente queima MUITO MAIS facilmente que um óleo de alto nível, 100% sintético (óleo semi-sintético é só propaganda). Portanto coloque um 5W40 ou 10W40 categorizado como API SN (o mais moderno, pode escolher a marca, todas serão infinitamente melhores que o Total - pentosin, mobil, havoline, lubrax supera, ipiranga f1 master, etc.) e seja feliz.

Te garanto que vai queimar menos óleo (ou nenhum), proteger melhor o motor durante as partidas e te fazer um dono de C4 mais feliz.
Vou tentar a sua dica...

dacoregio
Membros
Estado: PR
Contato:

Mensagem por dacoregio »

junassis escreveu:
loudenvier escreveu:Amigos, o C4 1.6 "parece" queimar mais óleo que o 2.0 por simplesmente ter muito menos óleo. Eu coloco 5L no meu VTR e "toca" no máximo... No 1.6 são 3L... Ou seja, tem muito mais o que "queimar" no 2.0 antes de dar aviso de nível baixo. Com o mesmo ritmo de queima 3L viram 2L enquanto 5L viram 4L (um chega no mínimo o outro nem na metade do nível).

Acho que tem muita coisa a ver isso que foi dito. Gostei muito do "óleo para fazer pipoca", pois esse Total que tem no Brasil e muito jaguara de vagabundo. O Total europeu é bom, mas esse SJ ou SL do Brasil...

But, achei que meu carro tinha parado de queimar óleo, mas não foi bem assim.
Na verdade, mudei a atitude com o carro.

Antes só rodava com ele na estrada e ele queimava essa barbaridade comentada.
Dai comecei a só rodar na cidade pois dei um tempo nas viagens (comprei uma casa e o dinheiro encurtou). Paralelo a isso notei uma redução no consumo de óleo.

Mas foi só colocar o carro na estrada outra vez e o consumo elevou outra vez.

A explicação:

Na cidade, com percurso curto, o motor roda pouco tempo aquecido. Assim, as folgas modeladas pelo aquecimento ficam pouco tempo aparentes. Consequentemente, o motor queima menos óleo.

Na estrada, o motor roda bastante tempo na temperatura de regime. Então sim, o motor toma um porre de óleo. Já testei e deu certo.

Assim moçada, quando os funcionários da autorizada lacrarem o motor para fazer o teste de consumo de óleo, perceba o percurso que será utilizado.

Se o carro for colocado na estrada, ele vai queimar muito mais óleo.
Se for utilizado na cidade e mal chegar a esquentar, vai queimar bem menos. Dai eles vão te dizer que esta tudo normal. E a gente sabe que não esta.

Acho estranho que a engenharia da PSA ainda não percebeu isso, ou ainda não passou as oficinas. Ou sabe e não passou... sei lá.

Acho uma lastima o controle de qualidade desta empresa estar no cliente. Não sou Engenheiro da Citroen para concluir estas coisa para eles.
Editado pela última vez por dacoregio em 12 Ago 2016, 22:40, em um total de 1 vez.
Marcelo Monteiro Da Correggio

Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power

BICUDO
Moderador
Veiculo: C2 VTS do Bicudo

Mensagem por BICUDO »

Pessoal tenho um motor derivado do 1.6 fabricado aqui
TU5JP4S no c2vts, o motor tem um rejime de funcionamento em alta e só e a gasolina mesmo assim gasta óleo também é uma característica desse motor.
Hoje o c2 está com 120mil rodados sendo 100 na minha mão, ja tem 3 anos com ele, todo ano levo o carro para fazer exames de esteira dinamômetro
E ele está se mantendo nas especificações de fabrica 130cv com 16kgf.
Recomendações que eu uso, oleo com uma velocidade rápida de lubrificação
5w40, trocas a cada 5mil em média se for fazer viagens longas bate volta sao Paulo/ petropolis vai uma troca de óleo
Já que ando em ritmo forte com ele.
Nunca completo óleo o nível fica bom mas e desperdício de óleo novo ele fica contaminado e pode gerar boras mo motor.
As trocas sempre sao feitas com o motor
FRIO. Assim tenho certeza que não tem nada na parte de cima do motor que chega a ficar mais 500ml quando ele lubrificado quente.
E o filtro sempre trocar.

Lembrado que estou falando de um 1.6-16v não tropicalizado que não estáva acostumado a adição de álcool na gasolina.
Que em dias quentes perde e muito o seu rendimento e em dias com temperatura externa na casa dos 15 fica um avião. ....
Como falei gosto de anda forte várias madrugadas levo meu bichinho de estimação esticar as pernas uma vez na semana certeza ele chega aos 208 com 7 mil giros. ....
E isso os TU5JP4 forma eleitos os melhores motores do mundo nessa categoria e por vários anos seguidos
E adquiridos pela BMW para os seus carros e agora modificados por ela e adquiridos pela PSA como THP 1.6 turbo
PSA, BMW e os Mini cooper

ralpholemos
Membros
Estado: MG
Veiculo: C4 Hatch 2.0 Manual

Mensagem por ralpholemos »

Pessoal, peguei meu C4 1.6 dia 18 e estava com 29400km portanto já quase na hora de fazer a revisão. Com 30200km eu ia no sábado marcar a revisão e na sexta à noite deu a mensagem de nível baixo de óleo. Então no sábado a CSS trocou o óleo e segunda terminou a revisão. Vi na nota que colocaram 10W40. Está certo? Não sabia desse consumo excessivo de óleo, tinha um ford ka 2011 e não baixava nada!

dacoregio
Membros
Contato:

Mensagem por dacoregio »

Sim, esta certo. Não deixem colocar óleo mais grosso que isso. O negócio é se acostumar com essa característica absurda.

Tomara que o catalisador não sofra por conta desse problema. O que eu duvido.

Saindo de Beltrão até Curitiba, ida e volta com 1 tanque de gasolina aditivada Petrobras. 960 km com 60 litros. Media de 16 km/l. Isso é bom.

Só que consumiu 0,6 litros de óleo. Isso é muito ruim.

É colocar o bicho na estrada e o motor bebe óleo que é uma desgraça.

Na cidade, andando com motor frio, o consumo é baixo. Não cheguei a medir pois meu C4 só roda praticamente em estrada (75% dos 28 mil km foram de estrada).

ralpholemos escreveu:Pessoal, peguei meu C4 1.6 dia 18 e estava com 29400km portanto já quase na hora de fazer a revisão. Com 30200km eu ia no sábado marcar a revisão e na sexta à noite deu a mensagem de nível baixo de óleo. Então no sábado a CSS trocou o óleo e segunda terminou a revisão. Vi na nota que colocaram 10W40. Está certo? Não sabia desse consumo excessivo de óleo, tinha um ford ka 2011 e não baixava nada!
Marcelo Monteiro Da Correggio

Audi A4 Sedan 1.8 Ambiente Turbo B8.5 - 2016
VW Parati GL 1.8 - 1990 - Gasolina - Webber TLDZ
Ex - Citroën C4 Hatch 1.6 16v GLX - 2010 - Flex Power

brunoas182
Membros

Mensagem por brunoas182 »

Ufaaa....

Minha namorada comprou um C4 1.6 GLX em Março/2013 e agora em Outubro/2013 esta com exatos 7.300km e ontem aconteceu o mesmo que o pessoal vem discutindo. NIVEL DE ÓLEO BAIXO.
Em função de residirmos a 100km da CC o Mecânico Chefe mandou eu completar, coloquei SHELL Helix HX7 5W30 100% Sintético, exatos 1 litro.

Putz, achei moh sacanagem ter que "andar" com 1lt de óleo em um carro desses, PAHHH KBAAA!!!

Mas enfim, liguei na CC e me disseram o msm blabla que já foi descrito aqui!!!

maxcwb
Membros

Mensagem por maxcwb »

KKKKK

Melhores momentos:
"Total = óleo para fazer pipoca"
"Tem que andar com 1L de óleo no porta-malas"

Que horror...
Bom, coloquei ELF novo "evolution SXR", tava 21 o litro. Ele é 5W40, SM, ACEA A3, sintético, índice de viscosidade 170 (muito bom). Fiquei bem encanado de usar o 5W30, pela baixa viscosidade a frio = será que a bomba consegue manter uma boa pressão em baixa rotação? fico cabreiro embora tenha visto muitos relatos positivos.

Agora a surpresa, antes de trocar, o antigo dono havia deixado no porta-malas uns 400ml de óleo... achei que era cortesia, até o dia que a luz do service ligou dizendo "nível de óleo baixo". Entendi tudo, em 5000km foi os 400ml. Já tomei o susto, é o primeiro carro que eu tenho que consome óleo assim. Fiquei até surpreso: "nossa que inteligente me dizendo que falta óleo! Mas peraí, pra onde ele foi????"

Alternativas:
1 - Ou o anel não raspou e foi pra câmara... tipo o desmonte do C4 pallas pela 4 rodas.

2 - Ou a vedação das válvulas é ineficiente... tipo milhares de reclamações de clientes com 1.6 16V carbonizando totalmente a cada 20mil km, mesmo usando álcool, porque escorria óleo pelo retentor das válvulas e acumulava tudo na cabeça do pistão.

Sei lá, normal não é muito não.

Só por curiosidade: http://www.celtaclube.com.br/forum/inde ... 16228&st=0
onde o mais importante é...: http://www.maxtorres.com.br/img/oiltests.pdf

victor lage
Membros
Estado: RJ

Mensagem por victor lage »

ola Brunoas182, também tenho c4 1.6, moro aqui no rj, estou usando total quartz 7000 15w-50, meu carro com o óleo que veio sempre baixava, pegue o MANUAL DE MANUTENÇAO E GARANTIA e veja na pagina 12 no gráfico qual a melhor opção de grau SAE para seu carro nas condições climáticas onde você vive. Abraços.

brunoas182
Membros

Mensagem por brunoas182 »

victor lage escreveu:ola Brunoas182, também tenho c4 1.6, moro aqui no rj, estou usando total quartz 7000 15w-50, meu carro com o óleo que veio sempre baixava, pegue o MANUAL DE MANUTENÇAO E GARANTIA e veja na pagina 12 no gráfico qual a melhor opção de grau SAE para seu carro nas condições climáticas onde você vive. Abraços.
Victor
No manual diz que poderia até ser o 10W40, mas questionei ao Mecânico qual eles usam, e ele disse que é o 5W30, como o carro esta na garantia, preferi não fugir disso, pois se acontecer algo, não tem como tirarem o deles da reta....
De momento o carro ficou bem firme, antes de completar com o SHELL Helix parecia um pouco "frouxo". Andando na cidade, parece outro carro, bem melhor.

Responder

Voltar para “Manutenção e Prevenção”